100 anos de perdão: Funaro processa Yunes e pede Temer de testemunha

Diz a Folha que o “corretor” Lúcio Funaro  – o jornal evitou a palavra “doleiro” – entrou hoje com uma queixa-crime na  7ª Vara Criminal de Brasília contra José Yunes, amigo e ex-assessor do presidente Michel Temer, pelos crimes de injúria e difamação”.

Funaro , na ação, diz que “jamais foi operador da Odebrecht” e  “jamais foi levar dinheiro da construtora” no escritório de José Yunes. Yunes declarou em entrevistas e, ao que parece, em depoimento à Procuradoria Geral da República que Funaro esteve lá para levar  uma “encomenda”, cujo destino seria definido pelo ainda Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Por isso, Yunes declarou-se“mula involuntária” de Padilha, termo que denota claramente que a “encomenda” era dinheiro.

De acordo com o amigo de Temer, o corretor, apontado como operador do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), levou para ele um “pacote”, a pedido de Eliseu Padilha, hoje ministro da Casa Civil.

Yunes disse ainda não saber o que havia dentro do “pacote” e que uma terceira pessoa, da qual ele não se recorda, passou para retirar a encomenda.

A origem desta suposta entrega de dinheiro está na delação  delação premiada de Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht, que afirmou ser o escritório de Yunes  um dos endereços destinatários de pagamentos para campanhas do PMDB, acertada num jantar no Palácio do Jaburu, em 2014, Temer, ele próprio,  Padilha e Marcelo Odebrecht, ex-presidente e herdeiro do grupo.

Outro delator, o ex-diretor da Odebrecht José Filho, em depoimento ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), vinculou uma pessoa de codinome Paulistinha à entrega de dinheiro no escritório de Yunes e disse não conhecer o Funaro.

Funaro arrolou como testemunhas Michel Temer, Eliseu Padilha,  os delatores Cláudio Melo e José Filho e, outra surpresa,  Antonio Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, que confessou ter recebido R$ 240 mil da Odebrecht, por intermédio de um sobrinho, Luiz Appolonio Netto.

Desconhece-se a ligação deste pagamento com Funaro mas algo houve, para ele ter arrolado Delfim como testemunha.

Fernando Brito:

View Comments (7)

  • Meio século depois de bombardear com mais de 500 mil toneladas de explosivos no campo do Camboja, Washington quer que o país pague uma dívida de guerra de U$$ 500 milhões .

  • ... Mais uma absolvição do eterno e absolutamente honrado presidente doutor honoris causa Luiz Inácio LULA da Silva!
    E prossegue a 'DESmoroLIZAÇÃO' do juizeco de piso 'mor(t)o' & dos procuradores abilolados da 'PORCA-tarefa' do 'miniSTÉRIO' PRIVADA da Operação midiático-golpista 'Farsa a Jato'!
    Depois dessa, só resta ao aloprado &$ irresponsável 'Menino Evangélico Maluquinho' "vazar o power point no próprio CUnha &$ do restante da 'coxinhada'"!
    Evangélico?
    Só se for da IgrejadoCUnha.com !

    ***

    PGR dá parecer favorável para trancar ação sobre acervo de Lula
    Em parecer, subprocuradora entendeu que não houve pagamento de vantagem ilícita da OAS a Lula pelo custeio do armazenamento do material

    Por jornalista Eduardo Gonçalves 15/03/2017 15h27

    A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu parecer favorável para o trancamento da ação relacionada ao transporte e armazenamento do acervo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, serviços estes que foram custeados pela OAS. A manifestação foi emitida no processo que julga um habeas corpus impetrado pelo defesa do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
    Para a força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba, os pagamentos da empreiteira foram feitos a título de propina por favores obtidos em contratos da Petrobras. A subprocuradora Aurea Maria Etelvina Nogueira entendeu que não houve quitação de vantagem indevida, pois há a previsão legal de pessoas físicas e privadas se interessarem por objetos de interesse público. A pedido de Okamotto, a OAS pagou diretamente à empresa Granero para guardar os presentes ganhados por Lula em seus dois mandatos como presidente. No processo, Lula, Okamotto e o ex-presidente da OAS Leo Pinheiro são réus pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
    (...)

    FONTE, pasme: http://veja.abril.com.br/politica/pgr-da-parecer-favoravel-para-trancar-acao-sobre-acervo-de-lula/

  • Estou começando a achar que este papinho de reforma da previdência é mais uma para despistar as críticas que poderiam estar sendo geradas em maior número e grau contra as golpiragens dos tramoieiros de Brasília. Na verdade o reformão ta virando uma reforminha. Onde já se viu um Ministério inteiro ultra e mega delatado e a mídia se ocupando com esta reforminha dos infernos. Já passou da hora destes ministrecos do Temer irem plantar batatas em outra freguesia.

    • reforma no dicionário da direita significa cortar orçamentos, remover direitos.

    • Esta na hora destes ministério de canallhas e golpistas ir em fila indiana parava Papuda.

  • Por acaso na cotacao do dia R$240.000,00 equivaleria a exatosU$ 100,000.00?

Related Post