2017: Ou rua ou ditadura

Está mais ou menos assentada a ideia –  à esquerda e, sobretudo, à direita – de que Michel Temer, que já andava mal das pernas, perdeu as condições de permanecer, mesmo a médio prazo, no que, em tese, seria o comando do país.

Em tese, porque, em que pese a folgada maioria que tem ainda para aprovar medidas  no Congresso vai se tornando evidente que essa maioria custa caro – como Renan, no Senado – e não está disposta a aceitar que o PSDB se adone mais do governicho da República, como deixou claro o “centrão”.

A delação da Odebrecht, claro, é um rombo da sua já rota imagem, mas nada é mais grave que a economia em deterioração  – e sem sinais de recuperação adiante, sonho de uma noite de verão do golpismo – e sujeita ainda ao imponderável reflexo das mudanças na economia mundial que virão com o Governo Trump.

É atingido por este torpedo abaixo da linha d’água  que um governo com menos de 10% de aprovação – as pesquisas devem começar a sair nos próximos dias – se joga numa reforma previdenciária tão obtusa que consegue, por incrível que pareça, ter um grau de aceitação que nem ele, Temer, conseguiu atingir: zero.

Dela, recolhe já a incredulidade da elite, que não vê como se vá conseguir implantar tal grau de arrocho –  que atinge em cheio a classe média de meia idade, sua massa de manobra política – e o ódio do povão que, aturdido, espanta-se ao ver reimplantada a escravatura do labor eterno. Que, aloás, mesmo no Império havia sido mitigada pela Lei do Sexagenário, a Lei Saraiva-Cotegipe, que dava ao negro cativo  a liberdade aos 60 anos, trabalhando ainda mais três para indenizar o seu “proprietário”. Ainda assim, nem este “pedágio” teria de pagar se atingisse 65 anos.

Todo o esforço da direita, diante disso, será para manter a pauta das atenções nacionais voltadas pela uma cruzada anti-corrupção que, embora seletiva, transborda lama sobre os santos – sem trocadilho com os apelidos da Odebrecht – de seu próprio altar.

O nosso, distinto, deve se voltar para a preservação dos direitos, pelo emprego, pela retomada da atividade econômica .

Se prevalecer a política das elites, é certo que estaremos, com tal ou qual formalidade, ao golpe dentro do golpe, com a instituição de um governo de matir autoritária pior do que a deste e de entrega do país tão danoso quanto o atual.

Se a esquerda, porém, deixar de lado a auto-análise, disputas  de segmentos e de espaços minúsculos e assumir a defesa do nosso povão, fazendo dela o único divisor de águas da política, as ruas se encherão e novas eleições serão inevitáveis.

Do contrário, ficaremos disputando votos em bares e bairros de classe média.

Fernando Brito:

View Comments (37)

  • Está certo ou a voz do povo ou ditadura militar,é melhor que deixar esses ladrões entregar o país ao capital estrangeiro.

    • Ditadura militar no seu rabo. Quem disse que um tosco fardado e que os que comem alfaia e se vestem de verde-amarelo têm lisura pra alguma coisa. Os dois já GOLPEARAM NOSSA DEMOCRACIA e desconhecem a palavra COLETIVIDADE. SÃO SÓRDIDOS E MORALISTAS HIPÓCRITAS.

  • A única que poderia assumir esse "resto" de mandato: Dilma. Pense e veja.

  • A CANOA DA MÁFIA FASCIGOLPISTA VIROU!
    A Folha dos Frias da puta joga o traíra decorativo no mangue dos caranguejos do CU(nha)!
    Já tem ratos e ratas 'vazando' pela proa, pelo estibordo, pelo bombordo...
    Perdão!
    Aos/às dignos(as) e limpos(as) ratas!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Nome de Temer é citado 43 vezes em delação de executivo da Odebrecht
    Delações preocupam Temer, e ordem é "esperar a poeira baixar"
    Planalto teme que delação da empreiteira chegue a processo no TSE

    10/12/2016

    (...)

    FONTE, pasme: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/12/1840240-delacoes-preocupam-temer-e-ordem-no-governo-e-esperar-poeira-baixar.shtml

    • Ajuste desprezível:

      Perdão!
      Aos/às dignos(as) e limpos(as) ratos(as)!

      • Meu caro Messias Franca de Macedo, "Delações preocupam Temer, e ordem é “esperar a poeira baixar”". Se for esperar a poeira baixar, vai demorar muito, pois até essa "lama" secar e virar poeira, vai tempo....

        • Prezado e consciente Alex Herren,
          o afastamento do traíra usurpador 'disenterino' já estar recebendo o ultimato pelos do andar de cima!
          Restará à patuleia a comunicação do que virá!
          "Ê vida de gado,
          povo marcado,
          ê,
          povo feliz"!

  • A trilha sonora da queda monumental da pinguela da máfia fascigolpista TEMERo$$$a/TEMERária!
    Ah esta estúpida, beócia e eterna oPÓsição ao Brasil e ao [verdadeiro] honesto, generoso, sapiente e impávido povo trabalhador brasileiro!
    Emilinha Borba - Marcha do remador (Se a canoa não virar eu chego lá - 1964)
    https://www.youtube.com/watch?v=yHMe8oO-uE0

  • Sensacional!
    Até que enfim um 'cabra macho' nesta joça de "republiqueta do CU(nha) TEMERário/TEMEro$$$o do Fim do Mundo"!
    Além do congênere doutor Marco Aurélio Mello!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$

    EX-MINISTRO DA JUSTIÇA DIZ QUE MORO É CRIMINOSO

    Um dos autores da carta em que intelectuais brasileiros protestaram contra o convite da Universidade de Heildeberg, na Alemanha, a Sérgio Moro, o ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão acusa o juiz responsável pelos processos da operação Lava Jato de ser "um criminoso"; em mensagem enviada ao professor alemão Markus Pohlmann, Aragão diz ainda que "Moro é um criminoso, também sob a perspectiva alemã. Ele se tornou punível quando violou sigilo funcional, para não falar em prevaricação"

    10 DE DEZEMBRO DE 2016 ÀS 17:34

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/269841/Ex-ministro-da-Justi%C3%A7a-diz-que-Moro-%C3%A9-criminoso.htm

  • A voz de Higienópolis,Alphaville,Morumbi e cia pelo resto do Brasil é a voz de tudo menos a de Deus.

    Lugano no SPFC.O povo exigiu e olha o que deu.

    Romário na copa de 2002.O povo queria e se esse sujeito tivesse ido o Brasil teria perdido a copa com certeza.

    Se o grande técnico Zagallo não escala Ronaldo o comentarista especial da Globo e um dos caras mais repugnantes que existe no esporte,o povo sofrido e enganado iria dizer que o Brasil perdeu porque Zagallo não escalou o tal jogador.

    Alphaville é Higienópolis garantiram que com o golpe o Brasil seria o principado de Mônaco gigante para todos.

    Sérgio Moro salvaria o Brasil da rota do cometa de harley.Vejam só a merda que deu.

    Então meu povo,temos milhões de exemplos de que quando os brasileiros(30-35%)resolvem abrir a boca para dar uma de Bolsonaro,Jabor,Irineu,Frias,Reinaldo,Darteina,Heloísa Helena, Marina Silva,etc,etc ,terminamos sempre no esgoto.

    • OBS: O jogador Lugano foi exigido pela torcida do SPFC e não pelo povo de modo geral.

      E no mais,desculpem a franqueza,já que por causa de meia dúzia de gente ruim pagamos todos nós.

  • Mas as nossas "lideranças" de Esquerda, exceto Lula, não conseguem botar o povo nas ruas. Reina uma incompetência generalizada e não conseguem sequer sentar para conversar, mesmo que for só pra divergir. Uma lástima. Enquanto isso a globo prepara tudo para uma nova ditadura de décadas.

  • O Titanic dos golpistas, lançado ao mar naquele fatídico 17 de abril, sabíamos todos, iria mais dia menos dia adernar. À direita.

    Ainda não afundou de vez, mas tá quase.

    O capitão do Titanic golpista - a Globo - está com um pé em cada um de dois botes, esperando qual deles vai salvar o golpe e a sua hegemonia:

    - o bote do consórcio PSDB/Demo/PPS/PSB (salvo algumas exceções)

    - o bote do fascismo institucional (lava-jato, hipertrofia do Judiciário, Estado policial, etc)

    As atuais circunstâncias levam a se pensar que é um ou outro, que os dois não sobreviverão juntos.

    Pode-se dizer que o primeiro deles está bem mais frágil (vai insistir de FHC ou Nelson Jobim) e o segundo mais municiado e agulhado para prosseguir (discurso miliciano, messiânico e redentorista criminalizando a política).

    Há um outro fascismo com o qual se mistura, mas que lhe é concorrente porque:

    - caricato,
    - de difícil controle nas ruas (até repórteres da Globo golpista ali apanham), e
    - com forte conexão bolsonazi/fração evangélica do Centrão (de difícil assimilação pela Globo e em luta pelo poder no Congresso contra o rolo compressor do braço político da Globo: PSDB/Demo/PPS)

    À esquerda resta unir-se contra todos esses. E rápido.

    • Patrice L, você falando em Titanic, me fez lembrar da Caravela encomendada pelo príncipe da privataria para comemorar os 500 anos do descobrimento do Brasil. Custou uma baba e não conseguiu navegar nem 300 m, quase foi a pique.

      • Mas foi a pique a PLATAFORMA encomendada, em empresa de fundo de quintal, pelo genrinho do FHC. Devem ter faturado o ape de Paris nessa maracutaia.

Related Post