Movimentos sociais organizam “descomemoração” dos 50 anos da Globo

Levante da Juventude convoca para manifestação contra a Globo

publicado em 24 de abril de 2015 às 13:37, no Viomundo.

No Rio de Janeiro

Ato em São Paulo no Facebook

Ato em Porto Alegre

Ato em Brasília

Ato em Belo Horizonte

Ato em Salvador

Ato em Aracaju

50 ANOS DA TV GLOBO: VAMOS DESCOMEMORAR!

A TV Globo festejará os seus 50 anos de existência no dia 26 de abril. Serão promovidos megaeventos e lançados vários produtos comemorativos. No mesmo período, porém, muita gente está disposta a promover a “descomemoração” do aniversário do império global, um ato de repúdio ao papel nocivo desse grupo de mídia na história do país. Uma palavra-de-ordem que se destaca em todo o Brasil em manifestações recentes é: “O povo não é bobo. Fora Rede Globo”. E motivos não faltam para esta revolta.

A emissora é filha bastarda do golpe militar de 1964. O então diretor do jornal “O Globo” Roberto Marinho foi um dos principais incentivadores da deposição do presidente João Goulart, dando sustentação ideológica à ação das Forças Armadas. Um ano depois, foi fundada a sua emissora de televisão, que ganhou as graças dos ditadores. O império foi construído com incentivos públicos, isenções fiscais e outras mutretas. Os concorrentes no setor foram alijados, apesar do falso discurso global sobre o livre mercado.

Nascida da costela da ditadura, a TV Globo tem um DNA golpista. Apoiou abertamente as prisões, torturas e assassinatos de inúmeros lutadores patriotas e democratas que combateram o regime autoritário. Fez de tudo para salvar o regime dos ditadores, inclusive omitindo a jornada das Diretas Já na década de 80. Com a democratização do país, ela atuou para eleger seus candidatos – os falsos “caçadores de marajás” e os convertidos “príncipes neoliberais”. Na fase recente, a TV Globo militou contra toda e qualquer avanço mais progressista, atuando na desestabilização dos governos que não rezam integralmente a sua cartilha. Nas marchas de março desse ano, ela ajudou a mobilizar o anseio golpista e garantiu a ele todos seus holofotes.

A revolta contra a Globo que ganha corpo está ligada também à postura sempre autoritária diante dos movimentos sociais brasileiros. As lutas dos trabalhadores ou não são notícia na telinha ou são duramente criminalizadas. A emissora nunca escondeu o seu ódio ao sindicalismo, às lutas da juventude, aos movimentos dos sem-terra e dos sem-teto. Através da sua programação, não é nada raro ver a naturalização e o reforço ao ódio e ao preconceito. Esse clima de controle e censura oprime jornalistas, radialistas e demais trabalhadores da empresa, que são subjugados por uma linha editorial que impede, na prática, o exercício do bom jornalismo, servidor do interesse público, em vez da submissão à ânsia de poder de grupos privados.

Além da sua linha editorial golpista e autoritária, a Rede Globo – que adora criminalizar a política e posar de paladina da ética – está envolvida em inúmeros casos suspeitos. Até hoje, ela não mostrou o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) do pagamento dos seus impostos, o que só reforça a suspeita da bilionária sonegação da empresa na compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002. A falta de transparência do império em inúmeros negócios é total. Ela prega o chamado “Estado mínimo”, mas vive mamando nos cofres públicos, seja através dos recursos milionários da publicidade oficial ou de outros expedientes mais sinistros.

Essas e outras razões explicam o forte desejo de manifestar o repúdio à TV Globo em seu aniversário de 50 anos. Assim, vamos realizar em torno do dia 26 de abril uma série de manifestações, em todo o país, para denunciar a emissora como golpista ontem e hoje; exigir a comprovação do pagamento de seus impostos; e reforçar a luta por uma mídia democrática no Brasil.

Sem enfrentar o poder e colocar limites à maior emissora do Brasil – e uma das cinco maiores do mundo – não será possível garantir a regulamentação dos artigos da Constituição que proíbem o monopólio para levar a cabo a democratização do país. Por isso, vamos às ruas contra a Globo e convidamos todos os brasileiros comprometidos com a democracia, a liberdade de expressão, a cultura nacional, o jornalismo livre e a soberania popular a participar das manifestações em todo o país.

Assinam (em ordem alfabética):

ANPG – Associação Nacional de Pós-Graduandos

Associação Franciscana de Defesa de Direitos e Formação Popular

Blog da Cidadania

Blog Maria Frô

Blog O Cafezinho

Blog Tijolaço

Blog Viomundo

Brasil de Fato

Campanha por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político

Centro de Estudos Barão de Itarare

Consulta Popular

Contracs – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços

CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

CUT- Central Única dos Trabalhadores

Enegrecer- Coletivo Nacional de Juventude Negra

FNDC- Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Fora do Eixo

FUP- Federação Única dos Petroleiros

Intersindical Central da Classe Trabalhadora

Intervozes

Jornal Página 13

Juventude do PT

Juventude Revolução

Levante Popular da Juventude

MAB- Movimento dos Atingidos por Barragens

Marcha Mundial das Mulheres

Movimento JUNTOS!

MST- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

MTST- Movimento dos Trabalhadores Sem Teto

Nação Hip Hop Brasil

Sindicato dos Professores de Campinas (Sinpro)

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

UBM- União Brasileira de Mulheres

UJS- União da Juventude Socialista

UNE- União Nacional dos Estudantes

Uneafro-Brasil

Vermelho

*Para aderir ao manifesto, envie o nome da sua entidade para contato@baraodeitarare.org.br

PS do Viomundo: Há atos organizados em várias outras cidades.


Fernando Brito:

View Comments (26)

  • Nem sei mais o que passa neste canal, cortei pra tudo.
    E amanhã eu vou pra rua por um Brasil livre de seu maior câncer.

    • Eu fiz o mesmo, há muito e longo tempo.

      Todos os brasileiros devem protestar e esta é a melhor forma: não dar audiência aos manipuladores da opinião pública no Brasil.

  • COMO DIZ O CAFEZINHO:
    Os Marinho, não são apenas os mais ricos, como também são donos do maior conglomerado de mídia. Ou seja, se eles já gozam de um poder descomunal, o que aconteceria se obtivesse o poder executivo, através de um partido amigo, como o PSDB?
    https://www.youtube.com/watch?v=x5I8m4GMMNw

  • Aqui vai os meus sinceros votos de INFELICIDADES a REDE ESGOTO DE TELEVISÃO,por seus 50 anos DESSERVIÇOS prestados à nação BRASILEIRA.Espero que sua audiência cai todos os dias,sendo assim os BRASILEIROS que amam este PAÍS temo que comemorar.Todos os que não se sujeitam a REDE ESGOTO DE TELEVISÃO deve juntar-se para coloca-la na linha.

  • Apoio toda iniciativa contra essa rede que tanto mal tem feito ao país com sua postura reacionário politicamente e com um poder que transcende governos. ABAIXO A GLOBO

  • Fora câncer impregnado em nosso amado Pais! Traidores do povo Brasileiro. Sonegadora maldita! O povo Brasileiro que tem amor à Pátria não deveria assistir telejornais globo, Band, SBT, ler jornais e revistas. Tudo lixo! Fico apenas nos blogs "sujos". Viva o Brasil, Fora globo! Fora Cia e Mossad!

  • Moro numa cidade pequena( nem tanto) e não vejo como participar.
    por que sempre ficamos de fora destes festejos...

  • Vejam como as frases de Goebbels refletem os discursos da globo. Abaixo:

    “Cortina de Ferro” [Expressão da autoria de Goebbels, que a usou pela primeira vez num discurso pela rádio, ao descrever o resultado do choque entre os Aliados e a União Soviética.]
    ?Joseph Goebbels

    - como a globo sempre referiu-se aos comunistas e o que ela mesmo usa para proteger seus asseclas.

    - “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”
    ?Joseph Goebbels

    Todo dia, toda hora, ela faz tudo sempre igual.

    - “De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade.”
    ?Joseph Goebbels

    Todo dia, toda hora, ela faz tudo sempre igual.

  • "Os concorrentes no setor foram alijados, apesar do falso discurso global sobre o livre mercado."....basta lembrar os seguidos e misteriosos incêndios nos auditórios e estúdios da antiga TV Record, então líder absoluta de audiência em São Paulo, nos anos que se seguiram à implantação da Globo com financiamento de grupo estadunidense. Lembrar também do insólito lacre dos transmissores da TV Excelsior de São Paulo, assim como o incêndio também misterioso do seu auditório. Todos esses fatos ocorridos nos meses que se seguiram à derrubada do governo democrático de João Goulart. É pouco...???

  • Ley de Medios Já ! ! ! !

    Ley de Medios Já ! ! ! !

    Ley de Medios Já ! ! ! !

    Ley de Medios Já ! ! ! !

  • MBL-G = Movimento Brasil Livre da Globo

    Rede Golpe de Manipulação: 50 anos cabresteando o Brasil para os seus interesses. 50 anos mamando no Estado e pregando o livre mercado.

    Vamos deixar mais 50 ? 50 deu!

    Desligue a Globo e ligue seu cérebro!

Related Post