FHC: o homem que consegue ficar pequeno até diante de Jader Barbalho

Quando um homem passa a raciocinar com as rótulas, não é de esperar que ele entenda os pensamentos e posições alheias senão  sempre pelo dobrar os joelhos a que se acostumou.

É isso o que fica evidente na declaração feita na noite desta quinta-feira pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Para ele,  os senadores “engoliram” a decisão do STF.

– A decisão tomada ontem, eu não quero discutir se é constitucional ou não, tinha que ser tomada. Já que os políticos não tomam, eles tomaram e o Senado engoliu a decisão dramática.

Para FHC, os senadores que votaram pela manutenção do dispositivo regimental que previa o voto secreto, nesta decisão, o fizeram porque “que defender: ‘olha, tem que ser secreto porque, se não for, eu caio’.”

Sirvo-me de um exemplo esclarecedor para revelar a pequenez moral de Fernando Henrique. Porque conseguir ser menor moralmente do que Jáder Barbalho é algo realmente digno de nota.

Barbalho defendeu de peito aberto a votação secreta, quando ninguém ainda o fizera. E, no voto aberto, apoiou a prisão de Delcídio.

Pior fizeram senadores que recorreram da decisão por voto secreto antes de que a maioria do Senado o praticasse, o que recusou fazer, por ampla maioria.

Foi esta a única confrontação de poderes que se ameaçou ter neste caso. Um decisão individual, monocrática, provisória, de um único Ministro do Supremo, o Dr. Luís Fachin, poderia ter confrontado não apenas a presidência do Senado mas uma eventual maioria que a apoiasse.

Realmente, é uma proeza de Fernando Henrique. Não apenas ser menor que Jader Barbalho , mas ser menor que Jader Barbalho e Renan Calheiros, juntos.

Para Fernando Henrique, os senadores “engoliram” o que mandou o STF.

Talvez, sim, aqueles com seus padrões morais de biruta de aeroporto, que se inclina para onde o vento sopra.

Como, talvez, tenham “engolido” a compra de votos para sua própria reeleição que, segundo ele, “não fomos nós que fizemos”, embora tenha sido ele o beneficiário.

É páreo duro com o “foi por razões humanitárias” com que Delcídio Amaral  procurou hoje, em seu depoimento, explicar o plano de fuga que queria traçar para Cerveró, mal sabendo que a gravação que dele fizeram é que era o verdadeiro “plano de fuga”, pela via da delação premiada.

Fernando Henrique tem esta ilusão de ótica que projeta em todos. É um homem que crê que, quanto mais alguém se ajoelha, mais cresce.

Vem daí o tamanho que tem na história brasileira, mesmo com toda a sustentação que a mídia lhe dá.

Não há palanque que transforme em gigante quem é um anão moral.

Fernando Brito:

View Comments (20)

  • Com essa postura dos Poderes Judiciário e Legislativo, á que os demo-tucanos defendem o golpe anti democrático; eu passo a defender o golpe democrático da Dilma, com apoio das nossas forças armadas, em defesa da Nação que está absolutamente ameaçada pelos descalabros desses Poderes!....

  • Depois desses episódios do STF e do Senado, o Brasil virou a terra do salve-se quem puder!.....

  • Esse cara é um bosta!!
    Ai que preguiça de ler o que FHC declara! Esse cara já encheu o saco!
    Será que ele não se toca?!
    Que vá para Paris curtir o amore dele

    • Em relação ao tamanho moral do dito cidadão; uma única palavra: Abatumou!

  • Este fundo marrom combinou deveras com o biografado! Que bom que na internet ainda não tem cheiro...

    • esse fundo marrom é a lama da Vale que ele vendeu a preço de banana e que agora está acabando com rios, cidades e o que mais estiver no caminho.

  • Clap, clap, clap.
    Preciso depositar minha cotinha do blog. Foi bom me lembrar do quanto é um dos mais corajosos e rapidos na análise. Grata.

  • Gigante moral é o Lula que chu seu escudeiro de 'idiota', 'louco' e 'imbecil'.
    Gigante moral é o diretório do PT que lançou nota de repúdio ao fiiado tomando reprimenda de Renan Calheiros pelo gesto de baixeza, logo de REnnan.
    Gigante moral são os senadores petistas lutando pelo voto secreto e depois votando contra a prisões nos seus parcos 13 votos, inclusive com o coleguinha Collor.
    Gigante moral é o blogueiro que disfarça o seu apreço por Delcídio mentindo que ele era tucano e depois desqualificando a tudo e todos responsáveis pela sua prisão e querendo incutir na cabeça doentia do tijoleiro que o grande safado nesse estória toda é FHC.......FHC...... FHC.
    Como seria um Diário do Poder se Lula soubesse escrever?!

    • O Lula foi contratado pelo New York Times e vai escrever para o famigerado jornal.

  • Como um acusado pode negar suas próprias palavras gravadas, ainda que de forma ilegal? Como os ministros do STF podem ignorar que suas reações estão diretamente ligadas a um constrangimento público ou que se tornou público por uma PF que não tem norte nem respeito à hierarquia? Como é que ficamos nós, que a tudo assistimos, que julgamento estes senhores esperam da opinião pública? A opinião pública real, não a publicada. Como explicar que o banqueiro padrinho e amigo de Aécio foi preso com tanta deferência? E que pode ser solto em até 5 dias? Acredito que muitos de nós, já sem paciência com globos, fatos e versões seletivas, não podemos ignorar e não ignoramos porque nos informamos, ligamos os elos dessa trama terrível, os elos que levam aos governos anteriores de Itamar Franco e FHC. Foi por conta de uma Petrobrás, a qual denunciara que Paulo Francis foi processado e morreu de desgosto. Escândalo originado no governo FHC, o decadente imoral de um cinismo e escárnio que a polyana elitizada armem Lúcia não enxerga, pobrezinha. Se fosse sério, todos que foram citados, incluindo Eduardo Paes, que já está numa reportagem para lá de escandalosa, todos deveriam ser investigados. Se Delcídio está preso (sem que seja defensável sua postura), outros também deveriam estar (todos os citados estão sob suspeição) para que não atrapalhassem as investigações. Isso incluiria parte considerável da PF, tropa sem dono e sem rumo. A não ser que o comando esteja com Moro, fato igualmente grave.

  • Apenas uma observação, para trazer a valor presente.
    FHC foi usufrutuário da reeleição, assim como Cunha do dinheiro roubado suiço.

  • Ah tá, FHC é menor que Jader Barbalho?
    Então faz sentido, por isto que o PT se aliou a Jader Barbalho, Fernando Collor de Melo, Paulo Maluf, José Sarney, Renan Calheiros, Gilberto Kassab e vários outros gigantes da moral e bons costumes.
    Que FHC continue um anão moral perante estes homens de bem (apenas alguns foram citados, a lista é muito maior) aos quais o PT se aliou.

    • Quem comprou a própria reeleição, liderou a privataria e possui fazendas e apartamentos milionários?

Related Post