Como transformar o que é moral e digno em obscuro e suspeito

Vejam vocês como é tratada a informação na imprensa brasileira.

Você é ministro das Minas e Energia e está estudando a nomeação de um servidor de carreira, com 18 anos de casa,  para um posto na Petrobras.

No seu partido há um Senador que foi diretor da empresa e que teve aquele servidor como subordinado.

Então você pergunta: Senador, o que acha do fulano, ele é pessoa séria, bom profissional?

E o Senado diz que é ótimo, capacitado, dedicado e honrado.

O que tem isso, senão o cuidado de ter informações sobre alguém e até, afinal, uma prova de que queria escolher corretamente?

Mas a manchete do Estadão é “Delcídio diz à PF que Dilma o consultou em 2003 sobre nomeação de Cerveró na Petrobras

Agora, revelado quem era Delcídio Amaral, sob a capa de homem respeitável e até depois da prisão não foi apenas o senador Aloysio Nunes Ferreira o único oposicionista a fazer-lhe um rosário de elogios, fica fácil transformar qualquer conversa com ele em “indício de crime”.

Como se qualquer pessoa pudesse achar que Dilma, com o comportamento que tem, pudesse ter um diálogo na base do “E aí, Dedé, aquele farol alto-farol baixo lá da Petrobras, tem jogo?”

Seria noticia se, sim, Dilma o tivesse consultado e ele apontado qualquer irregularidade no comportamento de Cerveró e ela teimado, ainda assim, em nomeá-lo. E isso Delcídio não ia fazer justamente por Cerveró ser seu cupincha.

Só lá pelo meio da matéria é que Delcídio fala que foi  nomeado diretor de Gás e Energia na empresa, em 1999, um ano depois que assinar ficha do PSDB,  atendendo a convite do então presidente da República Fernando Henrique Cardoso’, diretoria na qual Cerveró era seu gerente executivo.

Não se pergunta quem o indicou, como não se pergunta quem o colocou como Secretário Executivo – e depois, por quatro meses Ministro das Minas e Energia – no governo Itamar Franco, onde FHC foi ministro.

Claro, isso não vem ao caso.

O que importa é transforma uma consulta normal, lógica e absolutamente técnica em algo que aparente cumplicidade política e (i)moral.

 

Fernando Brito:

View Comments (19)

  • Tu podes ter razão, Brito. Só que este safado foi cupincha de tucano, trabalhou pró privatização/doação de empresas públicas, vem enriquecendo pulando de partido em partido que esteja no poder! Pô, será que a Dilma não sabia?
    A Dilma é uma bela decepção pra todos nós que confiamos e apoiamos na sua eleição é reeleição !
    Agora se recolheu as cordas e nós apanhando junto! Pra completar ponhe como seu líder de governo um rato!
    Lamentável.

    • ó antonio, virou líder do governo justamente por ser rato, oras bolas!

      • klaus, um rato não consegue sobreviver no meio de gatos. ele sobrevive somente quando junto aos seus

    • Companheiros, eu já falei, vamos parar com esse negócio de chamar nosso líder Delcídio de rato porque o homem já mostrou que não vai aturar desaforo, e se ele delatar a casa cai. Podemos também parar com esse negócio de defender a ética da Dilminha-Pasadena, que ninguém mais leva a sério. É mais fácil a turma acreditar que o artigo que o Lulinhazinho copiou da wikipedia valia mesmo 4 milhões.

  • As armas dos Obscurantistas são as mesmas há trezentos anos; desinformação, desmoralização, despotismo e dogmatismo. A velha guerra do Obscurantismo contra o Iluminismo vai muito além da desgastada questão entre direita e esquerda.

  • Esperar-se qualquer coisa positiva dessa TROUPE de criminosos da IMPRENSA,é inútil.Mas agora mesmo,lendo uma matéria no blog de L.Nassif,sobre o STF,chego a conclusão de que estão os ministros,metidos até o pescoço,junto com a DIREITA E SEUS ASSECLAS,na tentativa de GOLPE DE ESTADO,perpetrado pela BURGUESIA NACIONAL,de quem são seus meros SERVIÇAIS.E tem o apoio do que muitos,chamam de MÍDIA.

  • Este blog acusou o golpe com a historica prisao do Senador do PT em flagrante vexatorio.

    Os artigos ,antes entusiastas e vibrantes murcharam...hoje, amargos carregam o triste drama das ultimas e desesperadas braçadas de um projeto de poder que se ve afogando em lama

    Os viloes tradicionais os "coxinhas" Moro, FHC, Mendes , Serra, Aecio e agora tambem Delcidio continuam la

    Quanto aos comentarios...sem comentarios!

    EH dificil ter q dioturnamente garimpar boas novas para amenizar o misto de decepçao e revolta de imensa maioria dos brasileiros como mostram as pesquisas, com o partido que garganteava etica, honestidade e que vinha para ser diferenciado.

    Figuras importantes do partido estao presas e muitos terao o mesmo destino.

    • Não é um projeto de poder, Bronco Capiau, aí é que você se engana. É um projeto de nação, e ele não morrerá tão facilmente. De tudo o que aí está, inclusive a mixórdia de projeto paneleiro dos tucanos, ele ainda é o maior projeto que este país já viu ser posto em execução. E não vai ser o ideário neocon dos Estados Unidos, a usar os capiaus brasileiros para tentar barrar nosso progresso social e material, que vai conseguir detê-lo.

  • Então, infinitamente pior e suspeito que isso foi a conduta reiterada dos delegados aecistas da polícia federal e os procuradores fanfarrões que permitiram que o "japa bonzinho", com toda aquela capivara " acompanhar" os depoimentos das 'delações' premiadas.
    Considerando que aos citados delegados e procuradores que, neste século 21 é muito pouco "parecer honesto", conclui-se que o tal japa era intermediário de muito mais gente do que só dele mesmo.
    Sérgio Moro e sua 'força tarefa' estão afundados na lama da suspeição.

  • Fernando Brito
    A Mídia tem que fazer escolha:
    Afinal a Dilma é Autoritária, ou é a que não ouve ninguém?
    A questão é que tem muito otário caindo na conversa fiada da mídia e da Oposição.

  • Então, infinitamente pior e suspeitissimo que isso foi a conduta reiterada dos delegados aecistas da polícia federal e os procuradores fanfarrões que permitiram que o "japa bonzinho", com toda aquela capivara " acompanhasse" os depoimentos das 'delações' premiadas.
    Considerando que aos citados delegados e procuradores que, neste século 21 é muito pouco "parecer honesto", conclui-se que o tal japa era intermediário de muito mais gente do que só dele mesmo.
    Sérgio Moro e sua 'força tarefa' estão afundados na lama da suspeição e nem mais parecem honestos.

  • Nessa matéria de tentar transformar o moral e digno em obscuro e suspeito o blogueiro chapa-branca é PHD.
    Vejamos, o então governador do DF Arruda (ex-DEM) foi preso a mando do STJ justamente por obstruir as investigação da Operação Caixa de Pandora ao subornar um jornalista.
    Agora 05 anos depois o blogueiro quer zoar a decisão do STF (superior ao STJ) por mandar para cadeia o petista Delcídio que supera anos-luz as iniquidades de Arruda.
    O recado é claro, a imunidade política é relativa ao exercício da função pública adquirida não para se proteger de delinquências mil.

  • Bronco Capiau, seja quem for, os dados ainda estão rolando e o jogo não acabou. Teu entusiasmo é aquele dos ressentidos e oportunistas.A força que vocês tem é descomunal mas nossa resistência é ainda maior. Fico com o poeta Drummond : Os ombros suportam o mundo e ele não pesa mais que a mão de uma criança.....

Related Post