O Brasil que não levanta os olhos só pode ir ladeira abaixo

Estamos vendo o retrato dramático da opção política de fazer-se, no Governo, a aplicação das regras desejadas pelo mercado e pelos grupos políticos derrotados nas eleições de 2014.

O Governo não gasta (muito bem!), mas também não arrecada (viva!). A mídia contorce-se de prazer ao ver os efeitos destruidores das ações da República do Paraná sobre a Petrobras e sobre as empreiteiras e comemorou as  pautas-bomba de Eduardo Cunha, antes que este explodisse e, agora, o bloqueio da Oposição à votação de medidas econômicas.

E tudo isso num quadro de depressão da economia mundial, que castrou o crescimento chinês, fez regredir a tímida recuperação dos EUA e fez da Europa o terreno de crises sucessivas, agora dramatizadas pelos tiros terroristas.

Torçamos que  hoje, se consiga formar maioria para votar as mudanças do Orçamento que evitem uma paralisia ainda maior e atirem o governo a uma situação de irregularidade contábil que será estopim de mais uma crise política.

Mas, também, para que signifique o fim do ciclo Levy, que mirou um declive e levou a uma pirambeira, porque jamais conseguiu elevar o olhar dos agentes econômicos para o horizonte e manteve todos com os olhos permanentemente fixados no “ladeira abaixo”.

A queda do PIB registrada hoje elo IBGE não é, infelizmente, nada surpreendente. Ao contrário, apenas mais uma de uma série que não vai terminar, porque não há nada no horizonte que mude as tendências da economia.

Nada, nada mesmo, a não ser o que se dedicam, diaria e desesperadamente  a destruir: Lula

Um país que só se autodestrói não pode esperar que acreditem em seu futuro.

Fernando Brito:

View Comments (22)

  • O resultados desastrosos que estamos colhendo agora tem muito mais a ver com as opções feitas por este governo corrupto e inescrupuloso para se manter no poder, do que exatamente o cenário internacional. Levy, sendo um homem do mercado, teria muito mais a ganhar se lá continuasse; está "emprestando" seu nome e seu prestigio para um governo que nunca antes na história deste país se preocupou com a contas públicas; gastando, em nome de um projeto político o que podia e o que não podia. Nada é de espantar de um governo que se utilizou das pedaladas para fechar suas contas. Lamentável!!

    • Leve-o para controlar suas contas suas economias, tem que ser muito tapado pra ver em Levy, um exemplo de economista.

      • Exemplo então é o Guido Mantega e a Maria da Conceição Tavares né? Você está cego!!! O Meireles, o mesmo que o Lularápio gostaria de trazer de volta, já disse que faria o mesmo que o Levy está fazendo. Quem tem razão? O PT destruiu TODOS os fundamentos macroeconômicos construídos com muito suor e sangue e que agora, levaremos nos para nos recuperarmos novamente.

        • Complementando o comentário anterior: não preciso de economista para administrar minhas contas, pois, eu assim como ele, procuro mesmo como pessoa física ter lucro primeiro para gastar depois, ou seja, pupar mais e gastar menos. Os petistas não sabem o que é isso né? Acham que dinheiro dá em árvore.

        • Não citei que Mantega fosse a solução. Mas Levy não é! Isso tá evidente.

        • Qual os fundamentos macroeconômicos?...seu otário...os ajuste feito pelo psdBOSTA..foram extorquir o povão quando divirtam por 1000 e depois...pela URV...2,750...então são esses os fundamentos que fizeram o povão...tenha vergonha seu coxinha

  • "Um país que só se autodestrói não pode esperar que acreditem em seu futuro."

    Destruído por funcionário públicos consursados(PF, MPF, Judiciário de modo geral) e pela dupla também sem votos Levy/Tombini.

    Afinal, para que servem as eleições?
    Esqueci. Quem mantém a Zé, o Levy e o Tombini é a Dilma.

  • É, Brito....
    Voce nao está errado - "Um país que só se autodestrói não pode esperar que acreditem em seu futuro."
    Como destruir um país com a maior reserva de água doce do mundo, maior reserva de nióbio do planeta, maior produtor de alimentos, a 3° maior reserva de uranio, uma das maiores em metais, pedras preciosas, fauna, flora, etc???????????????????????????
    Se a mídia nao fosse dominada, oligopolizada, partidarizada(o pt nao fez nada para democratizar) e o povo tivesse um mínimo de informaçao isenta, a composiçao do congresso nas suas duas casas - camara dos deputados e senado - nao seria essa que está aí composta na maioria de entreguistas e ladroes.
    O custto de naoter enfrentado a globo vai sair caro para o Brasil. O povo está envenenado!!!!
    Quiça Ciro Gomes se candidate e os progressistas votem em peso nele para tentar salvar o que sobrar da economia e dos direitos sociais, trabalhistas, direitos humanos, direitos constituicionais etc, depois dessa madita lava jato, seletiva e cumplice de ladores, conduzida por um tal juiz |Moro, juiz de 1° instancia que está a serviço do setor privado nacional e internacional, assim como estao também as autoridades da justiça - pgr, stf, pf, mpf;.
    É muita desgraça para um país só. Inimigos em maioria.
    Que Deus se compadeça daqueles que mais necessitam da presença do Estado em suas vidas, porque do jeito que a economia do levy é aplicada nao sobrará nada do pib para garantir direitos e benefícios sociais.
    O país está se afundando em pagto dos juros dos títulos da dívida pública, aliás, os mais altos do mundo. Dilma é honesta mas é muito cabeça dura.!!!
    Vai insistir com Levy?? Com essa política de arrocho sobre a maioria composta de trabalhadores que estao perdendo seus empregos?? Queda na arrecadaçao do pib ficará pior com o desemprego. Isso é suicídio economico e político!!!!! Vamos nos fuder e ainda pagar a conta, é isso???
    Deus do céu, que encalacrada a gente se meteu...!

    .

  • O Brasil que trabalha não, mas Dilma merece pelo que tá passando, mal assessorada, intransigente, não tira (insiste) com Levy e Zé Ruela Cardoso. O fundo do poço é o destino.

  • Até hoje não vejo uma explicação razoável para esta maluca opção da presidenta Dilma pelo mais tosco neoliberalismo. Estas medidas levyanas não deram certo em parte alguma do mundo em nenhuma época. Economistas de peso como Krugman, Stiglitz e Piketty estão diariamente condenando as medidas do "pacote Levy", mas parece que é mais importante ouvir os economistinhas dos bancos e da mídia corporativa.

  • Com essa teimosia, nosso país só vai afundar, infelizmente. Só se ouve falar em corte, corte e corte. O povão não aguenta e a depressão só aumenta.

  • Receita para afunda o Brasil e o PT de vez: a Comissão de Ética (?) salvar o Al Cunha do impedimento de continuar ofendendendo, achacando, leasando a tudo e todos impunemente.
    Prevísivel, MESMO, é que diante de um despautério parlamentar deses, o dia seguinte será o dia do triunfo da oposição golpista, quando Al Cunha, aí sim, tentará emplacar o impedimento da Presidenta, e com isto manter "as pedras", que ela prometeu retirar do caminho do desenvolvimento do País, ionde sempre estiveram.
    O PT que não se iluda!!!

  • Só não me arrependo mais de ter votado na Dilma porque o outro era o aecio.

  • Ainda não desistiram do ataque à política nuclear do país. Seus objetivos iniciais eram desmantelar seriamente três pontos-chave da estrutura energética do país: O petróleo, a hidroeletricidade e a área nuclear. Com o ataque profundo à área nuclear, queriam ter acesso aos mais sérios segredos nucleares do país. Ficaram furiosos, vimos isso pela mídia, quando pediram uma papelada e o Almirante lhes deu uma papelada diferente, que de nada servia para seus aliados do hemisfério norte.
    O ministro Teori tirou-lhes da boca a possibilidade de ataque à área nulear, e transferiu o caso da Eletronuclear para a jurisdição federal do Rio. Mas eles ainda não desistiram de sua talvez maior presa. Pediram agora por petição que o STF reverta a decisão de Teori, e retorne a questão nuclear para seus caninos afiados. Argumentam que a "sistemática" usada no caso em tela na Eletronuclear é semelhente à sistemática usada na Petrobras e que eles são especialistas nisso. Ora, se assim fosse, todo caso de qualquer parte do território nacional deveria ir para o acompanhamento de um determinado juiz especialista neste caso, estando ele no Acre ou em Pernambuco. As diversas jurisdições devem ser especialistas em tudo, e não ficar como a do Paraná, que se dedica vinte e quatro horas por dia a seus esforços políticos anti-nacionais. Eles não deixam de ser divertidos, com essa crença cega de que todo o povo brasileiro é completamente imbecil.

    • Eles apostam 24 horas por dia que a manga vai chupar o cão ! Mas e quando o cão chupar a manga ? Essa mão negra de Washington DC não sossega enquanto não se apossar do petróleo brasileiro.

Related Post