O que seria do Brasil do golpe?
Em sua coluna, hoje, na Folha, em rápidas pinceladas, André Singer, especula sobre o que têm a oferecer os que se candidatam a assumir a presidência para a qual Dilma Rousseff foi eleita.
É, em resumo, nada.
Ou melhor, a continuidade do que eles próprios dizem ser o desastre.
“Existe, é verdade, em parte da opinião pública, a crença de que este governo carece de condição para seguir e deve ser interrompido, mesmo que para isso seja necessário forçar a mão das leis. Trata-se de um golpismo branco, autojustificado pela expressão moral do “assim não dá mais”. Ocorre que, em política, a frase é incabível, pois à política compete sempre indicar caminhos alternativos e não a impossibilidade moral de continuar.
Qual o projeto nacional do senador Aécio Neves, presidente do PSDB, que na quarta (2) saudou a decisão de Cunha? O que ele faria diferente de cortar e cortar gastos, esperando que ao fim do austericídio comece a haver uma recuperação, como agora parece ser o caso, por exemplo, na Espanha? A impopularidade da gestão Aécio seria similar à atual.
Que perspectiva oferece o vice-presidente Michel Temer que, na hora simbólica do pronunciamento presidencial, evitou postar-se ao lado da companheira de chapa? Até FHC considerou a “ponte para o futuro”, carta-programa firmada por Temer como garantia aos mercados, liberal demais. Se chegar a acontecer, o mandato do PMDB terminará em isolamento semelhante ao que acomete hoje o Planalto.”
Sem desconsiderar os perigos dramáticos da deflagração deste processo, Singer, porém, enxerga a possibilidade de uma retomada de sentido por parte do PT. E por parte do Governo, que precisa fazer algum sentido para ser defendido.
“Operando no fio da navalha, o PT procura, com enormes dificuldades, reencontrar o prumo. A decisão de apoiar a cassação de Cunha, que precipitou a explosão do deputado carioca, bem como a recusa em defender o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), mostra alguma vida no interior da legenda. Resta ver se haverá força para mudar também a política econômica. Nesse caso, a batalha que se aproxima ganharia algum sentido positivo”.
View Comments (15)
Dilma só terá salvação se detonar o Levy e toda direção do Banco Central, além do Zé.
Se continuar com estes três dificilmente chegará a 2018 e, se chegar, terá destruído o PT e o legado do presidente Lula.
Ou ela muda a direção do seu governo ou ficará para a história como a pior governante da história, deixando até o FHC na poeira.
O Merval, porta voz do Psdb e do Supremo, não gostou nada do PT não ter apoiado o Cunha, "Estão pavimentando a candidatura do Lula p/ 2018, querem se perpetuar no poder". Embora atue na emissora que quer todo o poder p/ ela, já faz mais 50 anos, sendo um poder paralelo dentro do estado e não tem voto. Mas coerência não é com o Merval
Tenho certeza que o Sr. merval não tem nada contra PSDB estar há vinte anos no poder em São Paulo. E deve ainda sonhar com mais 20 anos de tucanato no tucanistão.
No Blog da Helena está estampada a declaração do Bunlai "O pecuarista José Carlos Bumlai, preso na Operação Lava Jato, disse em seu depoimento aos delegados e procuradores federais que ajudou a fundar o antigo Partido da Frente Liberação (PFL) e o PSDB. O mais uma vez desmente a imprensa quando diz que Bumlai é só o amigo de Lula.
A continuar dessa forma a Mídia e Sergio Moro vão perder o interesse em ti.
O absurdo é perceber o quanto as instituições brasileiras são frágeis e estão sujeitas ao assalto de bandidos, que têm a força de parar o país, de chantagear ou até mesmo derrubar uma presidenta eleita pelo povo brasileiro, contra a qual não há qualquer acusação séria. Há meses que este bandido vem sendo denunciado com robustas provas e um passado ligado ao crime, o que mostra o quanto a justiça brasileira não funciona, quando não interessa a alguns. E como as instituições brasileiras precisam passar por uma depuração, pois se transformaram em trampolim para mafiosos.
A Lava Jato, com seus personagens – juiz, procuradores, delegados federais – com poderes acima da lei foi capaz de prender até senador com base em gravação clandestina, mas foi incapaz de colocar na cadeia este crápula, que há meses vem chantageando a república brasileira – não é só a presidenta não. E nenhum procurador geral da república, nenhum ministro do STF, nenhum delegado de polícia federal, tão valentões contra o PT, foram – ministros, delegados e procuradores – capazes de colocar um freio neste deboche público das instituições.
O argumento de que se trata de um poder autônomo foi por água abaixo com a prisão de Delcídio. Se podem prender um senador que disse que tinha ligações com ministros do STF, por que não podem prender um deputado contra o qual pesa todo tipo de acusação, delação e robustas provas, incluindo propinas depositadas na Suíça e outras na igreja evangélica, além de fartos materiais de chantagem contra empresas e pessoas.
Ora, é um absurdo todo um país ficar a mercê de um chantagista pilantra, que tem como aliados outros desqualificados como Aécio Neves, Agripino Maia, Caiado, Paulinho da Farsa, FHC, entre outros. Uma verdadeira quadrilha, que se une para destruir a democracia brasileira, chantagear o governo, impedir que o governo governe e que enfrente a crise criada em grande parte por estes próprios elementos e sua mídia golpista.
O Brasil dos de baixo, o Brasil da maioria que demora anos para arrancar cada conquista, não pode aceitar isso. Há que se dar um basta para esta palhaçada que se formou após a reeleição da presidenta Dilma, que a direita não engoliu e que usa seus agentes, os mais escroques, para tentar inviabilizar o governo federal e colocar o país sob um clima de terror e chantagem permanentes.
Penso que o PT deva acelerar a votação que definirá o impeachment da Dilma como quer a oposição. É um jogo de poquer, vamos por as cartas na mesa e acabar com esse embuste do Cunha e do PDDB. A seguir partir com tudo pela cassação do picareta Cunha.Colocar na testa do PSDB, DEM e Rede (Marina) como partidos golpistas associados a Midia. Em 2016 reorganizar a economia, destravar o BNDS, injetar volumosas quantia de dinheiro na Petrobras e recuperar o mercado de trabalho. No Brasil está tudo por se fazer somos uma nação com enormes potenciais, uma agricultura pujante, temos o presal, indústria diversificada, somos uma das maiores economias do mundo pertencemos ao BRIC, temos banco de fomento mundial próprio, não podemos ficar na mão de gangster chantagista, que esta lá por ambição pessoal.
O sentido do PT é a busca pela hegemonia, mas todos enxergaram isso e esse projeto de Poder foi forçosamente abortado. O sonho de todo petista é um Brasil sem imprensa livre e com controle estatal absoluto. O petista sonha com uma nação vermelha. O populismo de Lula e as benesses sociais são apenas a cortina de fumaça pra iludir o povo. Como disse antes, o povo, mesmo quando supõe conduzir, na verdade está sendo conduzido. E o populismo sabe exatamente que botões do painel apertar para conduzir a "vontade" popular.
Alissu, Alissu... sempre atrasado, menino!
Vc parece que está recém na segunda fase do processo de negação, Alissu. Deveria já estar barganhando, para a aceitação e a volta de uma vida saudável, ao invés de ficar tendo acesso às drogas que olavos, vejas, globo, bolsonaros, kims, marcelos reis et tucanagem golpista escrevem e fazem.
Rapá, rapá... olha lá.
Rodrigo Lima de Souza.
Diagnóstico preciso, Vargas. Os termos usados pelo rapaz parecem um CTRL-C CTRL-V desses manuais destinados a orientar os robozinhos dos barões da mídia e seus comparsas. Mal sabem esses "aprendizes" que seus orientadores são lacaios da plutocracia mais canalha e corrupta do planeta, a plutocracia brasileira.
Eles não percebem o plug da Rede Goebbels enfiado em suas nucas (e alguns percebem, mas não se importam), menos ainda que os planos desses plutocratas que os manipulam não os incluem, exceto como meros soldadinhos semi-humanos e descartáveis.
Falando em golpistas, CNN recusou-se a publicar artigo de Eva Golinger sobre a perfeição do sistema eleitoral venezuelano:
https://actualidad.rt.com/opinion/eva_golinger/193370-cnn-saber-verdad-sistema-electoral-venezuela
O sentido de vida da b... enrustida alissa e o do macaquinho, é vir aqui em um blog de esquerda, querer nos achincalhar. Para o desespero delles. Se não for Lula em 2018. Será Jaques Wagner. Ou mesmo Ciro Gomes ou Requiao. A direita delles não possui candidato.
Sugiro a todos ler e divulgar o artigo de Mino Carta na Carta Capital de hoje . Expressa bem o Brasil de hoje e de sempre. Dilma não esmoreça e vamos em frente!!!
Esta trágica e escandalosa inversão de valores que estamos vivendo, onde o mal sistematicamente vem vencendo o bem, tem muito a ver com a inação das instituições ditas "republicanas" que assistem aos shows da "força-tarefa" de Curitiba e o gangsterismo sem tomar qualque iniciativa em favor da justiça e da democracia. É como se não fosse com eles. Seria com quem então? Atualmente o único lugar onde se vê dignidade e patriotismo é no Poder Executivo Federal e em alguns Executivos estaduais, contrariamente ao que se vê na maior parte do mundo onde os governantes estão envolvidos com a corrupção política ou econômica, ou com a vassalagem a Wall Street.