Prezado Vice-Presidente Michel Temer,
Tomo liberdade de escrever esta humilde cartinha, a segunda, de novo inspirado no seu amor pelo latim, expresso na carta que o senhor enviou a Dilma Rousseff e tanto furor causou com aquele “verba volant, scripta manent” com que ela se inicia.
Dada a sua erudição, hoje facilmente compensada pelo tradutor do Google, tomo a liberdade de repetir na língua de Virgílio o que eu, garoto, muitas vezes ouvi em português, da minha velha avó, lá no IAPI de Realengo, e que vai para o latim com a ajuda de um leitor.
Simia, caudam tuam custodi.
Como seu latim é bom, ao contrário do meu, traduzo apenas para os que não compreenderam:
Macaco, olha o teu rabo….
Pois é…
Agora que encontraram no celular de Eduardo Cunha a mensagem de que uma doação de R$ 5 milhões feita ao senhor – ou por seu intermédio – furou a fila das verbas destinadas pela empreiteira OAS para a “turma” – está escrito assim na mensagem – do PMDB, como é que fica o seu afetado ascetismo?
Ninguém, claro, o acusa de ter o animus furandi, a intenção de roubar, até porque auctori incumbit onus probandi, quem acusa tem a obrigação de provar, como se dizia antes do “neodireito” do Dr. Sergio Moro, que dispensa estas formalidades.
Mas o senhor certamente conhece a cítara Accusans debet esse melior accusato, que significa que quem aponta o dedo aos defeitos alheios deve ser melhor do que o acusado.
E como fica agora o senhor, que sabe que o dinheiro da política vem das empresas, mas que não se peja em servir-se da hipocrisia de que só um partido o faz, quando o seu também faz e, como indica a mensagem, o senhor também faz?
Acta, non verba, Dr. Temer, atos e não palavras servem para avaliar as pessoas.
Se o senhor intermediou uma doação empresarial para seu partido, se Eduardo Cunha era o “contador” que zelava para que não se “furasse fila” na caixinha, certamente está degraus abaixo da integridade moral de daquela que vem buscando derrubar, servindo-se da “onda” que se faz com aquilo que, sabe o senhor, é mais antigo na política que a Sé de Braga.
Talvez seja, aliás, por isso que suas funções fossem decorativas, para evitar que tais práticas pudessem interferir na administração partidas nada mais, nada menos, que do segundo da República.
Mas a sua carta, Dr. Temer, é já prevista no Corpus Juris Civilis, com que Justiniano lançou, desde Constantinopla, há um milênio e meio, as bases do civilismo: Acta simulata veritatis substantiam mutare non possunt, os atos simulados não podem mudar a essência da verdade.
E a verdade essencial é que seus atos, como a carta, são movidos e estão impregnados pela traição e pela ambição.
Como, na Roma de Vespasiano, escreveu Caio Tácito: Acribus initiis, incurioso fine.
Quando os princípios são ruins, são desgraçados os seus fins.
View Comments (27)
Fernando,
A globo (e resto da corja) vai apontar seus canhões a Renan. Porque este ainda está com Dilma, e creio que o golpe virá agora pelo STE, quanto ao Lula está dificil de pegarem ele.
Ou seja, o Cunha não será afastado, ele será preso. ´´E a confissão de roubo dele próprio.
E o que começa a se desenhar e que o golpe é inviável.
Enquanto isso nem uma palavra sobre Renam e seus inqueritos. O. presidente do Senado esta devidamente blindado pelos petistas.Eh o Cunha da vez, os acordos jah estao a todo vapor pois o tempo voa e fevereiro de aproxima..
Quando a PF efetuou busca e apreensao na casa do Cunha, alguns amestrados que concordam com tudo que o "brog" escreve, rapidamente trataram de menosprezar a operaçao alegando que Cunha jah teria destruido as provas...
Este valioso celular contraria a tese dos "espertos"!
O bronco com sua lógica finíssima.
Quem disse que o celular era do Cunha?
O celular era do Leo Pinheiro da OAS., E ademais, seria um obra prima manter uma mensagem dessas para chantagear. Ou não? O que diz sua lógica finíssima?
Chantagear alguém que pode lhe tirar o tapete é algo que seduz qualquer um.
Quanto ao Renan quem sabe você pode verificar à época em que ele era ministro da justiça do FHC.
Quer ver:http://www.dgabc.com.br/Noticia/107947/fhc-cuida-pessoalmente-da-manutencao-de-renan-na-justica
Está bom assim?
Defecantum et caminhatum (Latim) para a sua opinião.
Não aguento de rir !!!! Continue escrevendo em latim, mas traduza, porque não sei latim !!!! O conteúdo é fantástico !!! Em latim ou português, estes bandidos tem que sair. Não merecem os lugares onde estão.
Renan Calheiros já dizia: "Acho que o PMDB tem muita culpa. Quando foi chamado para coordenar o processo político, do governo, da coalizão, o PMDB se preocupou apenas com os Recursos Humanos (Dinheiro p/ seus deputados) . Eu adverti sobre isso na oportunidade. O PMDB perdeu a oportunidade de qualificar sua participação no governo. O governo tem culpa mas o PMDB também tem muita culpa com o que está acontecendo . Dilma ( que necessita governar com coalizão de partidos) percebeu logo quem era Temer e o afastou do governo . Cada vez fica mais claro as razões do impeachment e as figuras que se opõem a uma pessoa que não transige com picaretagem e falcatruas.
Temer hoje pode ser chamado de Caim Temer, Judas Temer, traidor do povo brasileiro, homem que destruíu sua biografia, traidor da pátria, traidor da constituição, olhe para o seu e veja o rastro de detrito sólido da maré baixa vossa senhoria deixou!
Merval, sempre sem caráter, tenta dividir a culpa da sua bola de cristal furada (má intencionada?) com Fachin. E ofende o juiz ao insinuar que este último submeteu ao plenário o que já seria consenso interno. Ora, um relator não tem que produzir um voto conforme sua própria convicção e só a partir daí recolher aprovações ou discordâncias dos colegas de tribunal? E, em todo caso, como Merval sabe antes que a proposta a submeter é assim ou assado?
E, no contorcionismo mervaliano, o resto do tribunal aparece como traíra já que Fachin apresentara uma proposta previamente consensual mas que, para surpresa do Merval e do próprio Fachin, acabou torpedeada na sessão.
CARAMBA !!!!!!!!!!!
CARACOLES !!!!!!
Brito, você é muitooo bom de carta, cara !!!
Quanta inspiraçao !
O Temer(mimimi) nao merecia uma missiva tao cultural.
Voce foi fundo na alma dele; que ele imprima, leia e reflita.
Parabéns !!!
Houve uma época no Brasil que se ensinava latim, para saber escrever português, assim como filosofia para apreender a pensar. Hoje em dia a escola foi substituída pelas novelas da Globo e pelo Facebook. Daí para formar coxinha analfabeto foi uma facilidade.
A soberba eh terreno fertil nos comentarios...
Sé já rolava a piada de que a carta dele começa por "verbas voam" rs rs, agora se vê que a coisa é mais organizado e tem fila, ainda que se fure a mesma