Lula à PF: MP só prorrogou incentivo de FH e foi aprovada por unanimidade

Nota do Instituto Lula, agora à noite, sobre o tal “depoimento” do ex-presidente à Polícia Federal sobre a acusação insana de que uma medida provisória com apoio de todos os partidos precisaria ser “comprada”:

Lula esclarece edição
de MPs à Polícia Federal

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou informações hoje (6/01) à Polícia Federal sobre as Medidas Provisórias 471/2009 e 512/2010, editadas em seu governo para promover o desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sem favorecimento a qualquer setor. Lula prestou informações ao delegado Marlon Cajado em Brasília, colaborando, como sempre faz, para esclarecer a verdade. O ex-presidente não é investigado ou testemunha no inquérito.

A MP 471/2009 prorrogou, de 2010 até 2015, incentivos fiscais concedidos desde 1997 e 1999 ( por proposta do Governo FHC – Nota do Tijolaço) a indústrias automotivas e de autopeças instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País e foi aprovada por unanimidade no Congresso. A MP 512/2010 estendeu os incentivos a novos projetos destas indústrias, com exigência de novos investimentos em tecnologia e inovação.

As duas MPs geraram dezenas de milhares de empregos de qualidade em sete parques industriais na Bahia, Pernambuco, Ceará, Amazonas e Goiás. Ambas resultaram de reivindicações e diálogo com lideranças políticas, governadores, sindicalistas e empresários, amparadas em exposições de motivos ministeriais que levaram em conta a geração de empregos, renda, incorporação de tecnologia e arrecadação para os Estados em decorrência dos incentivos federais.

Lula não era mais presidente da República em 2013, quando o Congresso Nacional acrescentou emenda parlamentar à MP 627 relativa a tributação de empresas no exterior, emenda esta que prorrogou os incentivos regionais de 2015 para 2020.

Em 1o de outubro de 2015, o jornal O Estado de S. Paulo tentou vincular a MP de 2009 a um contrato assinado em 2014, cinco anos depois, entre a empresa LFT Marketing Esportivo, de Luiz Cláudio Lula da Silva, filho de Lula, e o escritório Marcondes e Mautoni, investigado na Operação Zelotes, que originalmente apurou favorecimento a grandes empresas no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). Os jornalistas estão sendo processados por Luís Cláudio.

Três semanas depois, o escritório da LFT foi alvo de uma operação busca e apreensão, solicitada por dois procuradores da Zelotes e autorizado por uma juíza substituta de Brasília. A ação foi considerada desproporcional e ilegal pela desembargadora federal Neuza Alves, do TJDF. O inquérito das MPs foi arquivado sem indiciar Luís Cláudio Lula da Silva.

O delegado Marlon Cajado abriu novo inquérito e foi neste procedimento que Lula prestou informações. O ex-presidente negou que a edição das Medidas Provisórias ou qualquer outro ato de seu governo tenha relação com o contrato entre as empresas Mautoni e LFT.

Fernando Brito:

View Comments (46)

  • Eeeeei! Fernando Briiiiito! Acorda!

    Ainda estamos diante da inexplicável wiki-consultoria milionária do filho de Lula (mais um prodígio dos negócios)!

    Esse é ou não um Brasil de mistérios???

      • O termo "mulato" é pejorativo e provém de mula, que é a cruza de duas espécies diferentes (jegue e égua). Me admira um militante de esquerda, defensor dos negros, se reportar a um negro com uma alcunha de origem escravagista.

    • o problema não é ser mulato ou negro mas o teu preconceito de chamar "milionário" um microempresário só porque ele é filho de nordestino que não comunga com a oligarquia branca que caga na tua cabeça, e tu pedes mais.

  • Enquanto isto,
    A mídia pig fica livre leve solta , cadê a lei dos médios.
    O Brasil zelitizado.

    • A elite do Brasil hoje, caro Profeta, é a chamada "burguesia do capital alheio".

  • Entre os mais esclarecidos, o PT já está derrotado, o problema está na população mais simples e desinformada. Para desmascarar o PT nessa faixa, nem a Petrobras é tão boa, pois o pessoal confunde milhão com bilhão e fica tudo parecendo igual.
    Mas a história do Lulinhazinho! Ah, essa é diferente: O filhotinho copiou um texto da Wikipedia e vendeu como "consultoria esportiva" de 3 milhões (uma Megasena) para dois advogados espertos que foram beneficiados por um decreto assinado pelo papai-chefão. Os militontos podem se auto-enganar o quanto quiserem, mas o seu João, a dona Maria, qualquer um sabe o que isso significa.

    • Ernesto, o PT está derrotado não entre os mais esclarecidos, mas sim entre os midiotas como você. Vocês midiotas só falam besteira. Não se aproveita nada.

      • É só você ver as segmentações. Entre quem tem mais escolaridade e/ou renda (o que geralmente coincide) o PT ainda tem alguma moral entre a turma de Humanas, geralmente bobocas doutrinados pelo professorzinho petista. No resto, petista é exceção. Já do outro lado, entre os recebedores do Bolsa Família, quase 80% votou no PT acreditando que ele criou as bolsas e a oposição as tiraria, como os petistas vivem lhes dizendo. E é claro que nós sabemos que isso é mentira e o Lula só mudou o nome das bolsas do FHC, mas eles não. O PT vive da ignorância de parte da população.

      • Não responda a trol. Clique no nome dele e você será direcionado para o face dele. Lá, sobre a foto de capa, tem um menu em que um dos itens é ‘…’ (3 pontinhos). Clique sobre os três pontinhos e escolha BLOQUEAR.

    • Nenhum estatizado consegue explicar como um jovem sem conteúdo nenhum conseguiu vender falsa consultoria (cópia do wikipedia) por mais de dois milhões de reais. A única, única, única, única explicação é a venda da medida provisória e o pagamento à família de Lula de forma oblíqua. Desafio esse dileto blogueiro a trazer aqui o currículo lattes do jovem Luiz Cláudio e suas credenciais na área da consultoria esportiva. De logo, aviso que ter sido gandula de treinos do Curíntia não conta pontos nesse tipo de currículo.

      Essa família é toda de consultores milionários... Quanto a Lula, o BNDES que o diga. Dinheirinho fácil esse do BNDES antes da Operação Lava Jato.

  • Lula O grande Presidente da Republica. verdadeiro chefe de Estado, humilha os mendigos mentais e espirituais isso e que e Presidente.

    • Vc tem a mão, Lula tem o saco. Só não sobe muito no movimento que vira outra coisa.

      • E voce que ta pindurado no saco do FHC pertinho do cu abre a boca que la vem merda!

        • Já me viste enaltecer algum político aqui?

          Sou libertário! Não tenho ídolos, meu caro. Você, ao contrário, choraria só de ver ao vivo o apedeuta.

          • Oi Alisson
            Que você minta pra você, tudo bem, mas esperar que os outros acreditem em sua mentira, é demais.
            Você é um reaça, da pior espécie.

  • Isso tudo a PF nem deveria perguntar. É claro e já sabia.

    O perigo à democracia é a PF estar sendo pautada pela mídia.

  • Lula Heroi Nacional..estatuas serao contruidas em sua homenagens livros serao escritos expressando o amor de um povo pelo seu salvador...e relatos serao feitos de sua grandeza..

  • O que os odiosos nao aguentam e a altivez do senhor Presidente da Republica Federativa do Brasil, Grandioso Lider mundial Comandante LULA...

    • Coxinha tem que engolir o SAPO BARBUDO é demais. Eles não se aguentam...rrsrsrsrsrssrrr

  • Por isso e que quando os gringos vem ao Brasil nao comprao papel higienico tem muito lambedor de bunda Alisson Souza,bronco capiau,Klaus,ernesto

  • É impressionante o esforço que eles fazem para pegar o Lula - se a justiça fosse minimamente imparcial, a turma do FHC iria demorar 100 anos para derrotar o Lula. Já que o judiciário é macho, quero ver investigar as MPs que o FHC fez em favor dos bancos até o ano de 2001, MPs que não gerou um misero emprego e ainda só enriqueceu mais os banco. Aliás, quero ver se eles tem coragem de investigar o que o FHC implantou no seu governo, a tal da Swap Cambial, tão ou mais nocivo que a privataria. Nós pagamos até hoje essa porcaria, só com essa valorização do dólar o Brasil já pagou mas de 100 bilhões nos últimos meses, isso tudo a troca de nada, só para garantir o lucro do capital vadio. O pior é que vem gente aqui no blog comemorar cada investigação pautada pela mídia que sacaneia o Brasil desde sempre - tende piedade Senhor.

Related Post