O incrível interrogatório sem perguntas de Cerveró

Cerveró  – Então eu fui indicado para a diretoria da BR Distribuidora por reconhecimento do Presidente pela ajuda que prestei para resolver aquele problema do empréstimo da Schahin –

Procurador – Sim, o como é que o senhor soube do reconhecimento do presidente Lula a isso?

Cerveró – …. (silêncio)

Procurador – Ele disse isso ao senhor, pessoalmente ou por telefone?

Cerveró – Não, senhor…

Procurador – E como é que o senhor soube disso?

Cerveró – …. (silêncio)

Teria sido assim o interrogatório do senhor Nestor Cerveró  que lhe rendeu redução da pena?

Deve ter sido, porque a “ligação” de Lula à sua nomeação e a razão dela ter sido a “gratidão” presidencial pela operação ocua exatas duas linhas e meia no depoimento premiado de Cerveró, que, há coisa de uma hora, foi liberado pelo “vazador” para ser publicado. Sim, porque duvido que um repórter experiente como o do Estadão fosse “deixar para depois” de ser furado pela Folha que havia uma menção a Lula, justo na primeira página do documento.

Mas vamos ao que diz o papelucho, cuja guarda estava a cargo dos procuradores Fábio Mangrinelli Coimbra e Rodrigo Telles de Souza.

QUE, como reconhecimento da ajuda do declarante nessa situação (a quitação do empréstimo), o Presidente da República LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA decidiu. indicar o declarante. para uma diretoria da BR DISTRIBUIDORA, a Diretoria Financeira e de .Serviços.

Só. Nada mais, oficialmente, foi dito ou lhe foi perguntado, porque não está no depoimento, nem que seja para dizer “que, indagado, não soube explicar que…etc…”

Inacreditável. Aliás, na página seis, Cerveró diz que  Delcídio ” também era considerado responsável pela indicação do. declarante para a diretoria da BR DISTRIBUIDORA”. Era considerado ou era? Foi Delcídio que falou a Cerveró  da suposta gratidão de Lula?

A única operação concreta a que Nestor Cerveró se refere é um suposto empréstimo do Banco do Brasil ao usineiro João Lyra, em 2010, por influência de Fernando Collor e que teria irritado Renan Calheiros. Há, porém, um “probleminha”: informa oficialmente o Banco do Brasil que o empréstimo foi recusado e não saiu…

Qualquer delegado novato de DP no pé do morro aqui no Rio interroga melhor. Até porque sabe que um depoimento destes, sem materialidade e sem concatenação é lixo no tribunal.

Mas, no tribunal  em questão, parece “não vir ao caso” e o depoimento é totalmente adequado ao que se busca, de fato: acusar Lula assim na base do “ouvi dizer”.

Não precisa nem dizer de quem ouviu dizer.

PS. Detalhe intrigante: Detalhe, a delação não é o mesma que estava nas mãos de André Esteves e Delcídio do Amaral por uma simples razão: ambos foram presos  no dia 25 de novembro e o depoimento foi prestado dia 7 de dezembro. É uma nova versão, certamente  revista e talvez ampliada. Assim se conduz uma montagem.

 

Fernando Brito:

View Comments (44)

  • Cerveró – Então eu fui indicado para a diretoria da BR Distribuidora por reconhecimento do Presidente pela ajuda que prestei para resolver aquele problema do empréstimo da Schahin –
    Procurador – Sim, o como é que o senhor soube do reconhecimento do presidente Lula a isso?
    Cerveró – …. (silêncio)

    NOTA:
    e se o presidente em tela for o [presidente] da Petrobras!
    e se o presidente em tela for o [presidente] do Flamengo do [eduardo] 'CU(nha) do 'Aécio Furnas Forever'?
    e se o presidente em tela for o [presidente] da Escola de Samba Mangueira sob o patrocínio da estatal petrolífera?!
    (...)

    E continuemos assistindo ao clássico PIG X Razão Futebol Clube!

    • OKAMOTTO DIZ QUE LULA NÃO CONHECE CERVERÓ

      "Eu conheço o Lula há muitos anos e não conheço o Ceveró. Nunca o vi nem mais gordo nem mais magro. E acho que o presidente também não conhece o Ceveró", afirmou o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, braço-direito do ex-presidente; em seguida, ele fez a ressalva de que o ex-diretor da Petrobras pode ter participado de algum evento com Lula; em delação premiada divulgada nesta terça pela imprensa, Nestor Cerveró disse ter sido indicado para um cargo na BR Distribuidora por "gratidão" de Lula por ter ajudado o PT a quitar um empréstimo com o banco Schahin;
      (...)
      "Deve ter algum evento (de Lula na Presidência) que o cara (Cerveró) foi. Agora, imaginar que teve uma reunião que ele (Lula) falou: 'olha estou te nomeando porque você é um cara assim, assado', isso, eu acho que não existe", acrescentou.

      12 DE JANEIRO DE 2016 ÀS 18:30

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/213037/Okamotto-diz-que-Lula-n%C3%A3o-conhece-Cerver%C3%B3.htm

    • ... O que dá raiva também:
      esses procuradores de merda, almofadinhas alienados, são descompreendidos!
      Deveriam lavar a boca com creolina e desinfetante bactericida de última geração antes de proferir o nome [presidente] Lula com a tentativa torpe, inútil e criminosa de enxovalhar a história de um dos maiores líderes da nação brasileira!
      Asquerosos!
      [Reles] Golpistas!
      Escroques!
      Nojentos!...

  • ESQUEÇAM A PROPINA BILIONÁRIA DE FHC! Ou, 'Os golpistas não saem em férias'!

    "'Quolé' Conversinha mole do Pedro Corrêa!
    Agora - como nunca dantes (sic) - é Dilma", afirma o PIG!
    Entenda

    #############

    Delator entrega registro de hotel para comprovar reunião com Palocci

    De São Paulo
    12/01/2016 17h29

    O operador de propinas Fernando Antonio Falcão Soares, o Fernando Baiano, entregou à Polícia Federal cópia dos registros de entrada e saída do hotel em que se hospedou em Brasília, em junho de 2010, ocasião que teria participado de reunião entre o ex-ministro Antonio Palocci e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. No encontro, ele afirma que foi acertado o pagamento de R$ 2 milhões para a campanha da presidente Dilma Rousseff.
    (...)

    CACHOEIRA - perdão, ato falho -, FONTE: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/01/12/delator-entrega-registro-de-hotel-para-comprovar-reuniao-com-palocci.htm

  • A charge pode até ser engraçada mas tem precedente no caso de Vladmir Herzog! Aquele que "se enforcou" sentado no chão. Ou melhor, foi suicidado.

  • Realmente e abismal a incompetencia desses inquisitores!
    O cervero faz uma enrolacao total e parece que os que estao ali sonham!

  • Lula ter nomeado Cerveró para tão importante cargo, em reconhecimento por ele ter facilitado um empréstimo ao PT? Não foi porque Cerveró já trabalhara em grande destaque na Petrobras, inclusive ao tempo de FHC sendo auxiliar do tucano Delcídio? O problema maior é quererem que nós, os brasileiros, engulamos uma patranha monumental como essa. Só falta agora a mídia e seus procuradores, policiais e juízes midiáticos, antes de qualquer publicação de suas maluquices, pedirem desculpas aos mais capazes de perceber suas jogadas. Esta estupidez não pode ter sido bolada na mente do Cerveró, que devemos reconhecer que é brilhante. Certamente deve ter sido bolada por alguém primitivo tanto quanto os primitivos e ingênuos que pretende enganar. Cerveró apenas teria acedido, por não ter outra escapatória.

Related Post