Do Facebook do cineasta Jorge Furtado, responsável por meu único sonho ditatorial além de proibir o paletó e gravata nestes nossos trópicos: o de tornar obrigatória a exibição, nas escolas, de sua genial “colagem”cinematográfica Ilha das Flores:
Nunca houve uma perseguição política contra um homem público como a que a direita e sua mídia estão fazendo agora contra Lula. O objetivo é só um: tentam enfraquecê-lo para a eleição de 2018 quando pretendem, pela quinta vez, retomar o poder que perderam em 2002.
Getúlio e Jango, outros dois presidentes que desagradaram interesses da elite brasileira (aumentaram o salário mínimo, protegeram a Petrobras dos interesses americanos, etc.), sofreram perseguição semelhante em 1954 e 1964, mas na época os jornais, rádios e tevês falavam sozinho e foi mais fácil e rápido derrubar os presidentes democraticamente eleitos.
A resistência contra um golpe de estado hoje seria bem maior. O fato de Lula ser um sobrevivente do apartheid brasileiro, sem a vocação suicida de um fazendeiro rico e deprimido como Getúlio, e a memória da tragédia da ditadura militar que sucedeu Jango, sugerem que desta vez a direita terá que voltar ao poder pelo voto.
Por isso a campanha midiática contra Lula é tão importante e de intensidade inédita. A notoriedade que hoje dão às decisões de um juiz medíocre de primeira instância em Curitiba e sua turma de policiais e procuradores tucanos é parte deste espetáculo grotesco, onde a imprensa de direita é, mais uma vez, a protagonista.
Aparentemente, a campanha está funcionando. Cresce o número de midiotas – leitores sem tempo para ir além dos telejornais e das manchetes da velha imprensa, onde pouco jornalismo sobrevive – que acreditam que Lula cometeu vários crimes, embora eles não saibam citar nenhum, se perguntados.
Os midiotas também não sabem em quem pretendem votar, não tem projeto algum para o país, não são a favor de nada ou de ninguém, são apenas “contra o Lula” e “contra o PT”.
Você não verá midiotas defendendo os políticos de oposição, até porque as opções são tão frágeis que eles sonham com a invenção de algum novo Collor, como Joaquim Barbosa, a tempo de enfrentar Lula ou algum candidato apoiado por ele – Ciro Gomes, por exemplo – antes de 2018.
Esta lógica, votar em “qualquer coisa menos o PT”, já produziu aberrações com Ivo Sartori, o desgovernador do Rio Grande do Sul. Se a midiotice tem poder suficiente para provocar estrago semelhante no país, descobriremos em 2018.
View Comments (24)
Ontem me deparei com uma menina que nem idade para voltar deve ter distribuindo panfletinhos (pagos por quem?) divulgando a micareta fascista do próximo dia 13/3. Tem gente, especialmente entre os que nem idade para votar tem, que está precisando levar uma bela sova com um bom livro de história. Mas vai ser difícil se o próprio governador Geraldo Merendinha gasta mais de 3 milhões da verba da secretaria da educação comprando assinaturas da veja, folha e estadão.
Será que a peladona do tapa sexo estará por lá?
O Deva Marchioli da turma do Facebook é o típico exemplo midiota. É impressionante como a descrição do Jorge Furtado coube nele.
É verdade. Fiquei pensando em: Quem será o candidato que o Deva vai votar pra presidente? Quais serão as propostas de seu governo? Como fará para acabar com os impostos, zerar a inflação e eliminar de vez a corrupção? Como ele espera que será a reação das pessoas conscientes a um governo fascista?
Com certeza, o Deva vai votar no juiz moro.
Na falta do JB, vai de Moro, mesmo!! Desde que seja um HERÓI certificado pelos probos filhos do falecido Roberto Marinho.
O desejo que o Marchioli nutre, de que o Brasil passe a figurar como a 51ª estrela na bandeira dos Estados Unidos, é tão grande que ele se apresenta como originário da "State University of Londrina".
TRIPLEX X TRIPLEX - O dos marinhos é investigado desde 2002, sob segredo de justiça, o do Guarujá da OAS, o CRI comprova é investigado com a suspeita de pertencer ao Lula, pois ele deu uma olhada. Qual o crime? O dos Marinhos,agride ao meio ambiente e a mata atlantica. uma ordem judicial mandou derruba-lo e nada acontece. Eis a diferença. Onde está o crime?
O crime do Lula foi tirar 24 milhões de brasileiros da miséria. Foi promover a ascensão de mais de 40 milhões de brasileiros à classe média. Foi ter dado esperança e dignidade a milhões e milhões de brasileiros até então abandonados pelo Estado e pela sociedade. O crime de Lula foi ter sido o melhor governante que este país já teve. O crime de Lula foi ter sido um estrondoso sucesso como governante, quando os plutocratas e seus sabujos esperavam que ele fosse um fracasso como governante. O crime de Lula é não ser um capacho, um lambe-botas da plutocracia, da Casa Grande. Tendo feito um governo infinitamente melhor do que capachos da Casa Grande como Fernando Henrique Cardoso, após oito anos presidindo o país seu governo foi considerado ótimo/bom por 83% da povo brasileiro e o seu desempenho pessoal como governante foi aprovado por 87% do povo! Um sucesso espantoso! Por isso, não me surpreendem os ataques criminosos, sórdidos e sistemáticos contra esse extraordinário ser humano, político e estadista. Somente destruindo o mito Lula, somente assassinando a sua reputação, os plutocratas conseguirão conduzir à presidência do Brasil os seus capachos. É para isso que serve a Lava Jato do Moro, o qual não passa de mais um capacho da Casa Grande. Só não vê quem não quer.
Primoroso. Nada mais a acrescentar.
"Os poderosos podem matar uma, duas até três rosas, mas nunca deterão a primavera." (Che)
O Jorge Furtado tem um trabalho muito interessante. Um de seus filmes recentes é O Mercado de Notícias, que trata da imprensa de modo geral. Uma das passagens interessantes é a história do falso quadro de Picasso que foi parar 3 vezes na capa da Folha. http://www.omercadodenoticias.com.br/
Pois o melhor diretor de cinema da atualidade no Brasil escreve um texto lúcido próprio de um artista intelectual. Fora da política e da democracia não há salvação. A campanha contra o PT realizado pela RBS-Globo resultou em um governador como Ivo Sartori, que vai conduzir o RGS à catástrofe, devido a sua completa incapacidade intelectual e gerencial. É disso que o Brasil deve se preparar e somente um homem com carisma de um Lula para evitar o que a oligarquia deseja, destruir o projeto social e de soberania do nosso país.
Não, meu caro Arthur. Não é a "completa incapacidade intelectual e gerencial" de Sartori que vai levar o meu Estado, o Rio Grande do Sul à catástrofe. Não é o Sartori que está conduzindo o Estado. São os seus acessores neoliberais.
-
Então, o objetivo não é a recuperação, mas a destruição do Estado. Este é o projeto. Inviabilizar as instituições públicas de uma vez por todas, visando atingir dois objetivos:
-
1 - Dificultar, o máximo possível, a reconstrução verdadeira do Estado por algum futuro governo que tenha esse compromisso
2 - Abrir espaço para o lucro privado no vazio que será deixado por essas instituições públicas deliberadamente inviabilizadas, sucateadas.
A direita não tem um projeto de país para nossa nação. O que eles pretendem fazer, quando e se voltarem ao poder?
Aparentemente, é impublicável (no sentido de não se tornar público) e indiscutível. Por quê?
Talvez porque está destinado aos midiotas crêem
Fernando, a mídia vil está "cobrando" esclarecimentos a Lula sobre o sítio de Atibaia. É muita cretinice, né? E o Instituto Lula está caindo na cilada midiática. Querem ouvir Lula para distorcerem suas palavras. Esse instituto é muito ingênuo. É só dar o seguinte recado: Que os irmãos marinho, primeiro, deem todas as explicações sobre o triplex de Paraty.
Por favor, leia o que diz esse link: http://www.redebrasilatual.com/blogs/helena/2016/02/mansao-de-donos-da-globo-e-alvo-da-lava-jato-no-esquema-mossack-fonseca-3618.html
Desculpe-me, agora vai: http:// http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2016/02/mansao-de-donos-da-globo-e-alvo-da-lava-jato-no-esquema-mossack-fonseca-3618.html
Agora dá pra entender o porquê da Globo desviar o foco para o Lula, o triplex e o sítio de Atibaia.
Já que o PT quer fazer um desagravo ao Lula, proponho ao pessoal da direção do partido e do Rio, fazerem um passeio turístico de barco pelas ilhas dos Marinhos inclusive convidando a imprensa estrangeira, para fotografar, filmar e tentar se aproximar do local público mas que foi privatizado. O próximo seria conhecer o aeroporto do Tio do Aécio. O seguinte conhecer como era o helicóptero do Pó. Depois uma visita a Furnas. Esse Brasil tem tanto lugar interessante...