É inacreditável a nota dos procuradores do Ministério Público paulista que se insurgem contra a decisão do juiz federal Valter Shuenquer de Araújo, integrante do Conselho Nacional do Ministério Público de suspender, liminarmente, o depoimento que dariam Lula e sua mulher, Mariza Letícia, hoje.
“Os promotores de justiça condutores da presente investigação criminal levarão informações e documentos ao CNMP, a fim de obter urgente revisão e reversão da decisão proferida, para que possam cumprir o objetivo de apurar os graves fatos envolvendo pessoas que se consideram acima e à margem da lei”
O texto, como se vê, é a negação do mínimo de equilíbrio que deveriam ter aqueles que sequer têm uma ação instaurada contra Lula.
“Pessoas que se consideram acima e à margem da lei”?
Como se, sempre que foi chamado a prestar depoimentos, Lula compareceu, civilizadamente?
Só, perdão, se forem os promotores, que acham que não são obrigados, como todos, a respeitar as decisões dos órgãos de controle administrativo e jurisdicional.
Quem julgou não foi um leigo, mas um juiz federal, que sabe muito bem analisar a questão regimental que foi posta: há outra ação correndo em Vara Criminal estadual sobre o mesmo tema e Cássio Conserino não recebeu representação por distribuição, mas pessoalmente e em desprestígio de promotores que teriam vinculação com o caso, segundo as próprias normas do MP.
Sem falar, claro, que há também a Lava Jato, que corre na Vara Federal de Curitiba.
Há, também, a grave questão de Conserino ter antecipado à Veja que Lula e Mariza seriam não apenas chamados a depor como “serão indiciados”, isto é, um completo desprezo pelo que vção dizer, apenas uma formalidade para a arapuca montada pela promotoria.
O confronto na porta do Fórum da Barra Funda, mesmo com o cancelamento do depoimento, é uma advertência no que pode dar este tipo de espetaculosidade, que em nada se parece com um processo de investigação civilizado.
É coisa de quem quer ver “o circo pegar fogo”.
E no meu tempo de guri havia só um tipo de personagem que tinha alegria em ver o circo pegar fogo.
View Comments (47)
Boa noite,
o problema não é a justiça e sim os homens!!! Quando o homem que esta acima da lei dos homens e de Deus ocorre essa barbare com o objetivo único de acabar com a figura humana de Lula e de sua família em prol de meia dúzia de bolso cheios e um monte de escravo a R$ 20, reais o dia!! Eles não gosta de Lula, não é isso e sim o que ele implementou que não tem mais volta no país. O problema é esse.
Tanta gente pra investigar o Lula, que leva uma vida perfeitamente compatível com os salários que ganhou sendo presidente e ninguém para investigar as contas do HSBC da Suíça, ninguém para investigar os mega-sonegadores da Zelotes, ninguém para investigar as empresas off-shore da Globo, a fazendinha do FHC, as quatro acusações a Aécio na lava jato, etc, etc, etc... Pra ser assim é melhor não ter MP. Pelo menos se economiza os polpudos salários dos srs procuradores, sem falar nos 4.300 de auxílio moradia. É um barquinho de lata do Lula por mês em auxílio moradia para procuradores e juízes.
O Brasil está a tornar-se um país patético. São os promotores de justiça que, no presente caso, se consideram acima e à margem da lei...
Esta notinha impertinente, que merece nova intervenção do CNMP, é a prova definitiva de que há membros do MP não a serviço da nação mas sim descaradamente a serviço de um partido, o psdb.
Este sim é um fato notoriamente comprovado: PSDB tem o judiciário inteiro ao seu dispor.
Por essa razão,que os Tucanos sempre se safam de suas falcatruas e maracutaias.
Bingo, Vinicius!
E depois temos que ler que o PT aparelhou o judiciário...
A população brasileira precisa ter acesso às contas de alguns promotores paulistas. Eles agem como aventureiros e isso soa muito estranho para quem está de fora. Parece coisa encomendada e por quem paga muito bem.
Alguém acredita mesmo que saiu de dentro da cabeça do tal promotor esta história? Pra mim ele não passou de alguém que se prestou a fazer este papel.
Não sei se da cabeça, mas saiu. Uma simples matrícula do imovel (do sítio), contaria toda historia, custa em torno de 50 reais e é um documento público, um vendedor de picolé pode parar por 15 minutos e sair com o documento do cartório em Atibaia.
Esta questão é básica. Como este promotorzinho babaca provaria que o imóvel pertence a Lula? Se não há escritura em nome dele ou de D.Marisa, do ponto de vista legal, game over. O presidente Lula e sua esposa não são obrigados a responder questões referentes a um imóvel que não lhes pertence. Se houver no futuro os quinze minutos de fama do promotorzinho é só o presidente Lula responder um sonoro NÃO a todas as perguntas.
São Paulo está podre depois de décadas de Tucanarianismo.
Todas as instituições aparelhadas, especialmente o judiciário. Muita coisa espúria deve acontecer neste poder em SP.
Aécio fez o mesmo em MG.
Eles são mestres em aparelhar a justiça.
Lógico. Tucano sabe roubar!
Enquanto isto, o Dr Janot deixa o Aético Never soltinho, para atrapalhar as investigações sobre eles.
Quando forem investigar ele, ele já terá todas "provas" de que as citações na LaJ são "calúnias"...
Ao Aético Never, todo o tempo do mundo para atrapalhar as investigações.
Ao Lula, sensacionais operações com nomes criativos e de surpresa!
Esta Justiça que está aí não é cega. Todo mundo sabe. O problema é que ela tem apenas um olho.
E o que ainda é mais lamentável é que contra o Lula há apenas suspeitas ridículas; essencialmente, trata-se apenas de um esforço e de uma torcida infernais para se encontrar alguma coisa que seja contra ele, por mais tola que seja, que possa justificar a sua prisão ou pelo menos liquidar a possibilidade de que ele se candidate novamente à presidência da república. É uma perseguição política e criminosa contra o Lula, promovida por membros do Judiciário, do MP e da PF. Algo profundamente vergonhoso, odioso. Quanto ao Aécio, por exemplo, há provas cabais para indiciá-lo e condená-lo, mas aí não vem ao caso. Mas que justicinha extremamente parcial e vagabunda!
Brito, uma sugestão, porque pra mim tá ficando complicado. Qualquer hora você poderia fazer um apanhado do que foi apurado por vc, DCM, Viomundo, GGN, RBA e nos dar um panorama-resumo? A mesma Mossack está no triplex do Guarujá, na mansão dos Marinho em Paraty, na Lava a Jato, na Fifa. Jonas Suassuna, do sítio de Atibaia, faz parte do mesmo conselho que o dono da Brasif, Jonas Barcelos, em nome do qual está a empresa do helicóptero usado pelos Marinho... Tá dando nó, rs.
Esse vagabundo julgando uma pessoa comum imaginem, esse é o modos operandi PSDB de governar,
Num país em que a justiça se acha no direito de punir sem provas e violar os direitos de certos indivíduos que estejam ligados a determinados grupos políticos, quebrando as leis que deveria preservar, porque se acha acima delas, não é exagero dizer que responder perante a justiça é sinônimo de responder perante deus. O problema é que esse deus, o deus togado, massacra uns e protege outros. O citado Capez e seus apaniguados políticos são protegidos dele, porque pertencem e/ou auxiliam a classe que está interessada na punição de apenas alguns delitos, mas não de todos. Moro e outros togados apenas provam mais e mais que não existe justiça no Brasil. É essa a gentinha que veste amarelo e vai gritar contra a corrupção nas ruas.