35 anos depois, o Brasil vai saber quem matou D. Lyda

Os saudosos da ditadura vão ter amanhã, afinal, uma oportunidade de verem o grau de loucura e a brutalidade que marcaram, até quase o final, o regime autoritário neste país.

 

Fernando Mollica, em O Dia, hoje, anuncia que a Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, presidida pelo advogada Rosa Cardoso, vai apresentar os resultados do inquérito que apurou os responsáveis pela carta-bomba endereçada ao então presidente da OAB, Eduardo Seabra Fagundes que, ao ser aberta por sua secretária, Lyda Monteiro, explodiu, matando-a, em agosto de 1980.

 

É preciso que os que têm 20 anos agora, como tínhamos àquela época saibam o que foi aquilo.

 

Uma mulher pacata, trabalhadora, ter seu braço arrancado  e sangrado até à morte pela obra macabra de fanáticos que, então, explodiam bombas a torto e a direito, como forma de tentar evitar a democratização do país.

 

No mesmo dia, duas outras bombas foram remetidas pelos terroristas: uma contra a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, outra contra o jornal Tribuna da Causa Operária. Seis pessoas ficaram feridas e uma delas, José Ribamar  de Freitas, recorda Mollica, perdeu um braço e a visão de um dos olhos.

 

O hoje advogado e professor Luiz Felippe Monteiro Dias, que há três décadas luta pelo esclarecimento do caso diz que “tudo o que quero saber é quem fez e quem mandou” a bomba que matou sua mãe.

 

Durante dez anos Felippe, na Comissão de Direitos Humanos da OAB do Rio, tentou investigar de forma sistemática o caso, mas as buscas eram boicotadas sempre que apontavam para uma solução. O momento mais próximo, diz ele, foi a descoberta máquina de datilografia usada para endereçar a carta.

 

“Nessa época os militares retiraram o inquérito da polícia. Não me conformo com o fato do crime não ter sido apurado. Conseguimos levar o caso para a abertura política, mas ele acabou no arquivo. O crime é imprescritível e a punição é inevitável”, diz.

 

Menos de um ano depois, quando a explosão do Riocentro matou os dois militares que pretendiam detonar uma bomba num pavilhão lotado de jovens, terminava a era das bombas no Brasil.

 

Lembrar do que se passou, por mais que seja chocante e desagradável reviver uma cena assim  é essencial para que não se ouça nunca  mais o som macabro das explosões da intolerância.

Fernando Brito:

View Comments (9)

  • Pois vc quer saber que vai ter gente que vai defender esses ataques a bomba? esse povo é doente, não raciocina, só vocifera.

  • Brasil, um país com whatsapp e facebook, mas sem nenhuma memória de história ...

  • lendo essas coisas da nojo de ser brasileiro. um pais que fez pacto com assassinos , torturados , para democratizar o pais, um pais que ate hoje borra nas calças de medo de passar a ditadura a limpo. um pais que nao honra a memoria dos herois que lutaram contra esse regime assassino e facista , e ate o presente momento é considerado subversivo. passados mais de vinte anos que democratizou o brasil e a sensaçao de impunidade continua ate hoje e os assassinos facistas torturados continuam dando as cartas. da vergonha sim de pais , um pais que nao tem peito e fica de joelho para uma imprensa empresa que fala o que quer e faz o que quer, um judiciario politico partidario da direita que trabalhava descaradamente para a direita golpista. e ainda queremos que acreditamos que essa meia democracia nao corre riscos? ta de brincadeira, o brasil corre risco a toda hora e os poderosos mandam no brasil e nao tem ninguem para puni-los. e um governo com um partido dito de esquerda , o pt bundao escondeu disso tudo , igual o diabo da cruz e para piorar tudo , um poste de pres. que ja se acovardou e entregou o poder de vez a direita. é por isso que o filho dessa mulher luta a tanto tempo por jusitça e vai acontecer, nunca que vai.

  • Eu tive parentes que foram presos, torturados e exilados por terem lutado contra a ditadura. Sei o que sofreram e eu e toda a minha família, e não desejo isso pra ninguém. E mesmo após retornarem ao país, após a anistia de 1979, meus parentes sofreram com perseguições através de telefonemas ameaçadores. Por isso, é triste ver os coxinhas ficarem reivindicando a volta dos militares ao poder. Não sabem o que estão desejando. Foi um período muito negro na história do Brasil.

  • Sr.Fernando.Ora os saudosos!Eles são milhares,ou milhões,espalhados pelo país!Poucos,é verdade,das camadas mais baixas da população,mas,da classe COXINHA,são milhares.São todos machistas,inclusive as mulheres,mas não gostam que os chamemos de " BICHINHAS " intelectuais,dada a dubiedade com que pensam,se pensam.Sugiro agora,criar-se um ABAIXO ASSINADO,ou SITE,já que a câmara dos coxinhas,os partidos que apoiam o impedimento da PRES.DILMA,criaram um SITE,para colher assinaturas de adesões.Nesse SITE,que sugiro,propor dar de presente para a COXINHAMA QUE ASSINAR,uma foto dos TESTÍCULOS de qualquer rico que for,para que fiquem contentes.E não gostam,os COXINHAS,que os chamemos de " BICHAROCAS ",mesmo que sustentem,não terem preconceitos.São aquelas pessoas,sintetizadas pela VELHA SENHORA,com o cartaz nas passeatas deles,lamentando não terem todos sido mortos pelo DOI-CODI,que simbolizam essa gente.Bom seria que com eles,na minha opinião,dever-se-ia, " FAZER SABÃO "!Nos remete àquela velha marchinha que dizia, " sabãozinho,sabãozinho,de BURGUÊS gordinho,toda vil reação,vai virar SABÃO!Com bastante SODA CÁUSTICA!

  • A impunidade da escória golpista civil-militar é responsável pelo surto de ódio que estamos vivenciando. A transição para a normalidade democrática ocorreu sem que militares e civis respondessem por seus crimes. Eles somente ficaram de lado, mas nem tanto. Não perderam força e são presença maldita na nossa reconquistada normalidade democrática. Por exemplo, é dificil ler artigo escrito pelo indecente e corrupto Delfin Neto o ''ambassadeur veint per cent'' como era conhecido em Paris quando foi embaixador. No rol corrupção um dos lideres era ele, Delfin Neto e seus cupinchas como Vilar de Queiroz e Carlos Alberto Andrade Pinto. O adido militar em Paris enviara ao Estado Maior do Exercito um relatório sobre as bandalheiras e corrupção na embaixada. Delfin, muitos anos depois como deputado, não foi em cana porque a Câmara negou licença ao STF de processá-lo.

    O outro fator não menos importante para o crescente ódio entre brasileiros é responsabilidade do PT e o blogueiro disse tudo no seu post do dia 7 de outubro de 2014 ''Onde o PT pode escapar da sua própria fábrica de alienação''. Cito dois trechos:
    ''O produto da inclusão, sem política e politização, é uma classe média sem valores senão os imediatos, como são os próprios do consumo e com uma moralidade que tudo tolera na apropriação privada da riqueza e vê no Estado – mudo ou com um discurso pasteurizado – apenas um serviçal (ou um estorvo) e não o indutor de sua própria ascensão.''
    ''O PT e seu Governo devem olhar bem para o que são e para com quem conta, nas horas do combate e  deixar de lado a pretensão de ser de  ”todos”, algo  que se esfumaça a cada embate, um vício que Darcy Ribeiro selou com a frase  sobre  querer ser “a esquerda que a direita gosta”.

    • parabens belo comentario, e o pior de tudo foi a revelaçao do requiao de que o pt salafrario junto com o jose dirceu e o lula que a globo seria a voz do governo. so por isso esse dirceu merece passar o que passou e o lula apanhar tdo dia do pig golpista. o pt acorvardou -se diante dos poderosos e nem de longe passou a incomoda-los . a prova disso tudo é a vergonha de jogar a sathiagara para debaixo do tapete , mandar o lacerda embora junto com o protogenes para satisfazer um banqueiro maldito e o stf. pt junto com o lula mais poste que hoje desgoverna essa pais é responsavel por muita coisa que estamos passando hoje.

  • Em 1980, aos 15 anos, comecei a trabalhar como Office Boy no Rio de Janeiro. Tinha que andar com a minha CTPS (Carteira de Trabalho) no bolso, pois a PM revistava quem bem entendesse e enquadrava como Vagabundo. Este relato não é nada perto do que passou a geração que me sucedeu.
    Fico surpreso de ver desmiolados pedindo o retorno dos militares ao poder. Presam pela ditadura.
    São teleguiados pela Globo e restante da mídia, que cresceram à sombra do golpe militar.

  • Hello Web Admin, I noticed that your On-Page SEO is is missing a few factors, for one you do not use all three H tags in your post, also I notice that you are not using bold or italics properly in your SEO optimization. On-Page SEO means more now than ever since the new Google update: Panda. No longer are backlinks and simply pinging or sending out a RSS feed the key to getting Google PageRank or Alexa Rankings, You now NEED On-Page SEO. So what is good On-Page SEO?First your keyword must appear in the title.Then it must appear in the URL.You have to optimize your keyword and make sure that it has a nice keyword density of 3-5% in your article with relevant LSI (Latent Semantic Indexing). Then you should spread all H1,H2,H3 tags in your article.Your Keyword should appear in your first paragraph and in the last sentence of the page. You should have relevant usage of Bold and italics of your keyword.There should be one internal link to a page on your blog and you should have one image with an alt tag that has your keyword....wait there's even more Now what if i told you there was a simple Wordpress plugin that does all the On-Page SEO, and automatically for you? That's right AUTOMATICALLY, just watch this 4minute video for more information at. Seo Plugin

Related Post