Escândalo da carne tem muitas “coincidências” fedorentas

Desastroso politicamente para Michel Temer – não apenas por Osmar Serraglio, mas porque atinge boa parte de sua base, a bancada ruralista – o escândalo desta nova operação “Vaca a Jato” tem outro fedor além da carne estragada.

Não apenas porque ensaia a abertura de uma frente de investigações onde a PF pode colocar em prática os seus já notórios métodos de envolver a política macro naquelas pequenas falcatruas que abundam na política micro, com a intenções que, hoje, qualquer um percebe.

Mas porque, “coincidentemente”, atinge um setor (dos muito poucos) em que o Brasil consegue ser um player mundial, o de proteína animal (carnes e processados).

Mauro Zaffalon, hoje, na Folha, dá a medida do que está nesse jogo.

O país sempre lutou para livrar-se do estigma de produzir carne de baixa qualidade e de ser negligente no controle sanitário. Foi só depois de duas décadas de luta que o Brasil conseguiu abrir o mercado dos Estados Unidos para a carne “in natura”.(…)
Em poucos anos, o Brasil passou de importador de carne a líder mundial em exportações no setor. São US$ 14,5 bilhões em receitas que entram anualmente no país vindos das exportações de proteína animal.
O avanço rápido do Brasil no mercado externo provocou a ira de outros mercados, que vão se aproveitar da situação para baratear ou até para impedir o avanço da carne brasileira.

O jornalista Florestan Fernandes, no Facebook, vai ao ponto: em três setores econômicos o Brasil incomodava os nossos “amigos” do Norte. Eram o petróleo, empreiteiras e indústria de carnes e embutidos( salsichas, presuntos, linguiças, etc ).

A BRF é também a terceira maior exportadora brasileira e a maior exportadora de aves do mundo, com 20% de participação do trade mundial, além de responder por 9% das exportações mundiais de proteína animal. Já a JBS é a maior produtora mundial de carne bovina e a terceira maior produtora de suínos nos Estados Unidos.

Onde, desde ontem, escritórios de advocacia se preparam para processar as duas empresas, pelas perdas sofridas por acionistas.

Coincidências, coincidências…

Há algo, também, que a opinião pública desconhece: os grandes frigoríficos não são estruturas autônomas, mas respondem por um parque de fornecedores, pequenos e médios criadores, sobretudo na região Sul, que alcança dezenas de milhares de propriedades de pequeno porte.

Há muitos odores desagradáveis brotando desta história.

Fernando Brito:

View Comments (58)

  • ... Ainda discorrendo sobre a fedentina miasmática exalada pela eterna oPÓsição ao Brasil...

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Ainda sobre o codinome ‘Amigo’ do Listão das [mega]propinas da Odebrecht

    O ‘Amigo’ do ‘Mineirinho’ da conta secreta em Cingapura pode ser o próprio amigo DEMoTucano ‘Mineirinho’!
    Ou ainda, o Marcelo Odebrecht podria ter homenageado o aécio neves com a alcunha ‘Amigo [do meu pai]’ por saber do apreço do pai [Emilio] pelo Tancredo Neves, extensivo “ao neto meritocrata” aecím!
    Nunca é demais lembrar que o ‘Mineirinho Tarja Preta’ &$ ‘FHC Brasif’ são amigos entre si de longas datas e de variegados interesses comuns, muitos, inclusive, espúrios e inconfessáveis, por óbvio!

    • Elogios à Odebrecht

      Outro personagem das páginas do livro é Emilio Odebrecht, então presidente do grupo empresarial que leva seu nome — e que hoje está mergulhado no escândalo investigado pela Lava Jato. O filho de Emilio, Marcelo, está preso por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. Ao patriarca da empreiteira, FHC só tem elogios: “Almocei aqui com Emilio Odebrecht e a Ruth [Cardoso]. Emilio veio trazer sugestões, nada para ele, só a respeito de vários temas de interessa nacional. É curioso. Tem um nome tão ruim a Odebrecht, e o Emilio tem sido sempre correto, há tantos anos”. Mais à frente, nova menção ao empresário e a escândalos envolvendo a construtora: “Curioso, a firma Odebrecht ficou tão marcada pela CPI dos Anões do Orçamento, com o negócio da corrupção, e no entanto o Emílio é um dos homens mais competentes do Brasil em termos empresariais”.
      O presidente afirma que em certo momento, Emílio o visitou para discutir “uma espécie de radiografia dos grupos empresariais brasileiros”. FHC diz que tem vontade de conversar com o empresário: “Temos que organizar o capitalismo brasileiro”. Atualmente, no âmbito da Lava Jato, a Odebrecht é acusada, entre outras coisas, de participar da formação de cartéis com outras construtoras para fixar preços em licitações.
      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/10/20/politica/1445357895_430625.html

      • Foi veiculado que há quatro anos monitoram as atividades que redundaram na operação contra a indústria de carnes do país. A data de início do monitoramento coincide com o ano de 2013, que o WikiLeaks classificou como o anos em que o Brasil foi o país mais espionado do mundo pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos. Será que o setor de carnes também estava já naquele ano sendo alvo daquela espionagem? Será que as informações sobre desvios de conduta no setor de carnes foram franqueadas também pelos irmão do Norte aos seus aliados do judiciário local? Com que objetivo?

  • … “Amarrando as pontas soltas dos esquemas do ‘Mineirinho’ com a Cingapura”, diria o procurador parcial da República (sic) “Rodrigo barbosa ‘mor(t)’ Gurgel” (idem sic)

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Governo Aécio Neves envia 20 universitários para Cingapura – eles vão participar de curso de 4 semanas em Tecnologia da Informação

    17/07/2009

    Com destino a Cingapura, 20 estudantes universitários da área de Tecnologia da Informação (TI) embarcam, neste domingo (19), rumo ao país asiático. Durante quatro semanas, os alunos das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), de Uberlândia (UFU) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) participarão do curso oferecido pela Republic Polytechnic, em Cingapura.
    (…)
    Pela primeira vez, um grupo será enviado à Ásia. A parceria consolida as relações de cooperação mútua entre Minas Gerais e Cingapura, por meio da Singapore Cooperation Enterprise – SCE.
    (…)

    FONTE: https://minasempauta3.wordpress.com/2009/07/17/governo-aecio-neves-envia-20-universitario-para-cingapura-ele-vao-participar-de-curso-de-4-semanas-em-tecnologia-da-informacao/

      • Sucessor do ‘Mineirinho’ – e relator do ‘golpe vagabundíssimo continuado’ no [suposto] Senado Federal, Antonio ‘Anestesia’ “impulsionou as maracutaias com a Cingapura das propinas da Odebrecht”!

        $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

        GOVERNO DE MINAS FIRMA ACORDO COM CINGAPURA

        12 DE ABRIL DE 2013

        (…)
        Em pronunciamento, Antonio Anastasia ressaltou que o acordo consolida este intercâmbio voltado principalmente para a capacitação e absorção de tecnologia com Cingapura. “Nosso grande desejo é que Minas Gerais seja plataforma para que Cingapura cada vez mais fique presente num país grande, populoso, com muitas riquezas naturais, mas que ainda precisa de muito conhecimento para se desenvolver. Esse documento vai aprofundar ainda mais as nossas relações, focando muito nas áreas da chamada Nova Economia, nas questões tecnológicas, nas questões de energia, nas questões aeronáuticas. Em todas elas Cingapura teve a expertise”, disse.
        (…)
        Oportunidades de negócios
        Antonio Anastasia ressaltou que a assinatura do memorando com Cingapura é estratégico no processo de internacionalização do Estado, possibilitando ainda bons negócios tanto para o país asiático, como para os mineiros.
        “Sabemos que as possibilidades são muitas na cooperação com Cingapura, país que, certamente, vai trazer empresas que terão aqui oportunidades de bons negócios. Para nós também, não só para recebermos tecnologia e conhecimento, mas por abrirmos cada vez mais a economia de Minas Gerais. Nosso Estado, durante muitos anos, ficou um pouco isolado por não ter acesso ao mar. Estamos revertendo esse fato. Estamos cada dia mais internacionalizando Minas Gerais e a parceria com Cingapura é estratégica”, garantiu.
        (…)

        FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/98786/Governo-de-Minas-firma-acordo-com-Cingapura.htm

        • BOMBA!

          VÍDEO SENSACIONAL! “Vá para Cingapura você também!” [Risos]

          ‘Coxinha’ [mega]colonizado delata a Cingapura do DEMoTucano ‘Mineirinho’!
          “(…) Cingapura é um dos países do mundo que não cobra impostos sobre bens de capitais. Não por acaso, Cingapura é o melhor país para se fazer negócios no mundo. E, aí, você vê o resultado da adoção do liberalismo econômico, de não impor burocracia (…) [Cingapura] É a segunda economia mais livre do mundo (…) Quem promove o estado de bem-estar social não é o governo, o Estado, não é através da via política. Quem promove o estado de bem-estar social é o mercado, o livre comércio, a Economia. (…)”

          "País RICO é país LIVRE!"
          Por Dâniel Fraga
          https://www.youtube.com/watch?v=F30iPkZ_DKc

        • O Anestesia, dizem, adora cobras! Cascavel, de preferência! Gosto não se discute.

    • Aécio é líder de inquéritos em lista de Janot e recebia propina em Cingapura

      17 de março de 2017

      (…)
      A lista de Janot, segundo a revista Época, é generosa com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves. O editor da revista, o rapaz que costuma falar demais, Diego Escosteguy, garante que “ele é o político de destaque com maior número de pedidos de investigação”.
      O depoimento de Henrique Valladares, ex-executivo da Odebrecht, seria devastador para o tucano. Entre outras coisas ele teria revelado que Aécio recebeu propina numa conta secreta em Cingapura em nome de um amigo.
      (…)

      FONTE [LÍMPIDA]: http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2017/03/17/epoca-aecio-e-lider-de-inqueritos-em-lista-de-janot-e-recebia-propina-em-cingapura/

  • O Brasil está sendo sabotado e desmontado....

    A lava jato não está combatendo a corrupção. Está destruindo a industria nacional: Petróleo, energia, mineração, defesa, infraestrutura e agora essa nova operação atinge um dos maiores produtos de exportação do Brasil. É GUERRA! Por ordens de fora do país, acabaram com a economia do Brasil com a desculpa de que estão "combatendo a corrupção". Tem que prender os corruptos sim, mas deve-se preservar as empresas e os empregos! Durante a crise norte-americana de 2008 a General Motors FALIU! Quem socorreu a empresa através de aportes bilionários? O ESTADO. O contribuinte norte americano através de seus impostos salvou a GM. Para não desaparecer, a multinacional foi ESTATIZADA no paraíso neoliberal. Depois de se recuperar, os empresários privados, responsáveis pela incompetência, foram afastados. O que vemos hoje no Brasil? Uma quadrilha de golpistas liderados por um juiz de primeira instância ordenando a morte da nossa indústria naval, paralisação de obras gigantescas de infraestrutura e o cancelamento de programas estratégicos de defesa e energia, tudo sendo secretamente ordenado principalmente por Washington, como foi denunciado varias vezes pelos vazamentos do Wikileaks, jornalistas independentes e até a mídia mundial. Ou seja, o Brasil está sendo sabotado de dentro por ordens de fora! É como se estivéssemos numa guerra onde o inimigo está infiltrado no país alvo. Só não vê quem não quer ou quem está cego pela mídia, pois nunca esteve tudo tão claro!Aurelio Amado de Oliveira

    No Congresso e nas estatais, tem-se o maior assalto à luz do dia da história da República:
    1. A privatização do satélite brasileiro.
    2. A entrega das concessões públicas às empresas de telecomunicações e radiodifusão.
    3. A anulação das reservas indígenas.
    4. A autorização para a venda de terras a estrangeiros que, se consumada, sancionará o maior processo de lavagem de dinheiro da história.
    5. A legalização do jogo.
    6. A entrega do pré-sal às operadoras estrangeiras, sem nenhuma exigência de contrapartida.
    7. As sucessivas tentativas de importação de alimentos, reeditando alguns golpes históricos da Nova República.
    8. A venda de ativos da Petrobras na bacia das almas.
    9. O fim do conteúdo nacional nos projetos de construção das plataformas marítimas.
    10. Reforma da previdência
    11. Reforma Trabahista

    • ... O Brasil assaltado à luz do dia!
      E na calada das madrugadas!
      E os mafiosos ladrões remunerados pelo erário!

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      O DEMoTucano 'Pedro Parente da [mega]corrupção' VENDE SONDAS PARA ESTRANGEIROS POR 5% DO VALOR PAGO PELA PETROBRAS

      Federação Única dos Trabalhadores (FUP) denuncia ser "suspeito o leilão internacional que a Petrobrás anunciou para doar à concorrência sete sondas de perfuração"; "Pela bagatela de US$ 40 milhões, os gringos vão poder levar a P-59 e a P-60, que custaram à estatal US$ 720 milhões. O lance mínimo estipulado pelos gestores é 5,6% do valor original dessas unidades, que foram adquiridas há apenas cinco anos. Outras quatro sondas não têm sequer preço mínimo", diz nota da FUP, que acrescenta que "o setor de perfuração e sondagem está sendo totalmente desmobilizado" pela nova diretoria da estatal; a entidade lembra ainda que, enquanto vende essas sondas, a empresa "gasta mensalmente milhões com os chamados flotéis e aluguéis de sondas terceirizadas"

      17 DE MARÇO DE 2017

      (...)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/economia/285608/Parente-vende-sondas-para-estrangeiros-por-5-do-valor-pago-pela-Petrobras.htm

  • Pois é, o que realmente fica é o espetáculo midiático, as $elebridades de toga e de farda e a destruição da industria e da economia nacional. Alguns dos bandidos fazem delações direcionadas, devolvem uma quantidade risível de dinheiro, e continuam a eleger-se ou eleger representantes para cargos políticos, outros nem presos são (mesmo que por um curto espaço de tempo) e são considerados muito importantes por ter realizado o golpe de estado nessa republiqueta bananeira, são eles deputados, senadores, ministros e presidento. E o que importa é que as mesmas atividades ilícitas continuam, as vezes nem os autores mudam. Como o ex ministro Eugênio Aragão já disse algumas vezes, EUA e Europa punem os corruptos não as empresas. Além disso, eles não têm uma empresa desgraçada monopolista anti-nacionalista da mídia para ajudar a afundar o país.

  • Paulo H Amorim aventa, que por trás dessa operação da PF, onde o delegado Grillo um dos heróis da lavajato , tentavam achar alguma ligação da Friboi com o Lula, ou o filho do Lula. Que as operações de compra de Frigorífico tenha sido intermediada pelo BNDES, com envolvimento do Lula, e na verdade esbarraram no PP e PMDB e na bancada ruralista, e ainda por cima com envolvimento do Serraglio.
    Isto já ocorreu quando investigavam Lula por supostas contas nas Ilhas Caimã, relacionados a Mosak-Fonseca e encontraram as falcatruas dos Marinhos da Globo e logo encerraram a operação.

  • Cada vez mais fica claro (para os atentos...) que a Polícia Federal se transformou em agente estrangeiro (mas remunerados pelo povo brasileiro), cuja função é inviabilizar o Brasil que deu certo. Afinal, ianques não gostam de competidores...

    • NASSIF: REPÚBLICA DO PARANÁ VAI DESTRUIR MAIS UM SETOR DA ECONOMIA

      O tamanho e o estardalhaço da operação Carne Fraca dá um tiro no peito do setor. Mais uma vez é conduzida pela Justiça Federal do Paraná e pelo delegado Moscardo Grillo. E com um estardalhaço injustificável. Prisão ou condução coercitiva de 46 pessoas, centenas de policiais envolvidos, o nome das empresas exposto globalmente. E tudo isso para verificar, segundo o Globo, “excesso de água, inobservância da temperatura adequada das câmaras frigoríficas, assinaturas de certificados para exportação fora da sede da empresa e do Ministério da Agricultura, sem checagem in loco, venda de carne imprópria para o consumo humano”; análise do jornalista Luis Nassif, que aponta "desmonte amplo do País"

      18 DE MARÇO DE 2017

      (...)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/a-republica-do-parana-prepara-se-para-destruir-outro-setor-economico

  • Alguém lembra da operação Zelotes, no qual 11 empresas estavam envolvidas entre as quais RBS ( Globo), Gerdau, Santander, Ford, Mitsubish, com desvios tributários de 18 bilhões.
    Quem foi investigado? Lula. Os demais ninguém sabe, ninguém viu

  • Mas tão quebrando sem dó este país varonil. Já não sei mais se as pedras que Dilma falou foram as peças sob investigação ou se era a economia que acabaria na UTI na mão dos golpistas, ou as duas coisas. Só o tempo dará estas respostas. Vamos aguardar.

  • ÓLEO E GÁS, CONSTRUÇÃO E, AGORA, CARNES. O QUE VAI SOBRAR NO BRASIL?

    Os setores mais importantes da economia brasileira estão sendo devastados por operações policiais; com a Lava Jato, foram destruídas empresas atuantes nos setores de construção pesada e óleo e gás; a prova mais recente foi o fato de o leilão dos aeroportos não ter tido a presença de nenhuma construtora brasileira; agora, com a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, foram atingidas as principais empresas de alimentos do Brasil, que é líder mundial na exportação de carne bovina e de francos, com vendas de US$ 13,9 bilhões em 2016, mas que certamente será alvo de novas barreiras sanitárias; as grandes questões que devem ser colocadas são: haveria uma maneira de combater a corrupção sem destruir empresas e empregos? a quem interessa a destruição de mais uma cadeia produtiva brasileira?

    17 DE MARÇO DE 2017

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/economia/285582/%C3%93leo-e-g%C3%A1s-constru%C3%A7%C3%A3o-e-agora-carnes-O-que-vai-sobrar-no-Brasil.htm

    • PARA EXPORTADORES, AÇÃO DA PF FAVORECE EUA E AUSTRÁLIA

      O presidente da AEB, associação que reúne os exportadores brasileiros, José Augusto Castro, considerou uma tragédia histórica a notícia de que frigoríficos brasileiros pagavam propinas a fiscais sanitários para liberar carnes e acredita que o impacto do escândalo vai além do mercado de proteína animal, influenciando também os preços de grãos no mercado global; "É a maior crise da história do Brasil do mercado de carnes", disse Castro à Reuters. "Vai aumentar custo com mais fiscalização e menos receita. Podemos ver uma perda de competitividade", acrescentou, citando como possibilidade a imposição de barreiras fitossanitárias mais rigorosas entre os importadores da carne nacional, além de perda de mercados para fortes concorrentes como Estados Unidos e Austrália

      RIO DE JANEIRO (Reuters) - 18 DE MARÇO DE 2017

      (...)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/economia/285653/Para-exportadores-a%C3%A7%C3%A3o-da-PF-favorece-EUA-e-Austr%C3%A1lia.htm

      • OPERAÇÃO DA PF ARRUÍNA IMAGEM DO BRASIL E PÕE EM RISCO US$ 15 BILHÕES

        Aconteceu o óbvio: um dia depois da Operação Carne Fraca, que acusou grandes empresas brasileiras de pagarem propina para vender carne podre, os jornais do mundo inteiro amanheceram com manchetes sensacionalistas sobre um setor da economia em que o Brasil é – ou era – líder mundial; o escândalo repercutiu no New York Times, na BBC e em sites especializados; a consequência natural será a imposição de barreiras sanitárias ao Brasil, que poderá deixar de exportar US$ 15 bilhões ao ano; internamente, a consequência será a demissão de centenas de milhares de pessoas num país que já tem 13 milhões de desempregados e também destruiu suas próprias construtoras e seus fornecedores da cadeia de óleo e gás em razão de operações policiais; enquanto o Brasil se transforma em selva, concorrentes internacionais comemoram

        18/03/2017

        (...)

        FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/economia/285646/Opera%C3%A7%C3%A3o-da-PF-arruina-imagem-do-Brasil-e-p%C3%B5e-em-risco-US$-15-bilh%C3%B5es.htm

  • Será que esta operação vaca a jato como já disseram por aqui servirá para tirar o brilho da outra operação a jato, justamente agora que o caldo entornou para o outro lado. Será?

    • ... A 'PORCA-tarefa' "colocando os bois adiante dos Tucanos"!
      Eu tenho convicção!
      Apesar de não possuir bola de cristal!

Related Post