Ainda sem maiores detalhes, a Folha anuncia a liderança folgada e crescente de Lula nas pesquisas de intenção de voto, com mais do que o dobro do segundo colocado, Jair Bolsonaro. Nem mesmo a hipótese de usarem Moro como candidato retira Lula da disputa pela vitória.
João Doria e e Geraldo Alckmin não passam de oito pontos.
Leia e aguarde mais informações:
A um ano da eleição de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança da corrida presidencial, com vantagem significativa sobre os principais adversários, segundo nova pesquisa do Datafolha. O petista, condenado em primeira instância pelo juiz Sergio Moro, tem pelo menos 35% das intenções de voto nos cenários testados.
O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) empatam em segundo lugar. Ele oscila entre 16% e 17% e ela varia entre 13% e 14% nos cenários com o ex-presidente no páreo.
Geraldo Alckmin e João Doria, ambos do PSDB, apresentam desempenho equivalente na disputa com Lula, Bolsonaro e Marina, segundo o levantamento. O governador de São Paulo e o prefeito da capital alcançam 8% das intenções de voto. Doria tem viajado pelo país tentando aumentar seu grau de conhecimento e apostando que com isso poderá subir nas pesquisas, mas isso até agora não se concretizou.
Nos cenários testados para eventual segundo turno, Lula pela primeira vez vence todos os adversários. A exceção é um hipotético confronto com o juiz Sergio Moro (que tem descartado concorrer a presidente), em que há empate técnico.
Na pesquisa anterior, de junho, o petista já tinha mais intenções que seus principais concorrentes no segundo turno, mas empatava também com Marina, além de Moro.
A participação de Lula na eleição é incerta, uma vez que ele pode ficar inelegível se for condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal por recebimento de um tríplex em Guarujá da construtora OAS. Caso ele fique inviabilizado, seu poder de transferência de votos para outro petista é restrito: só 26% dizem que votariam com certeza em alguém indicado por ele.
A pesquisa, que será publicada na edição da Folha deste domingo (1º), foi feita na quarta-feira (27) e na quinta (28). O Datafolha realizou 2.772 entrevistas em 194 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
View Comments (40)
E bolo cresce com o fermento da injustiça.
É a sabedoria silenciosa do povo que só a elite não vê
Caso viermos a sair desse pesadelo de golpe que destrói o nosso país e a democracia e pudermos ter eleições livres com Lula candidato, e o mesmo podendo se expressar ao povo e propor o país se reencontrar com seu destino, não sobrará pedra sobre pedra, Lula se elege no primeiro turno com o dobro do segundo colocado, isso a Mídia , o judiciário , o congresso, e o Mercado sabem mas eles não querem permitir mas sabem também que sem Lula o Brasil caminha para o abismo e a convulsão social.
Derrota dos canalhas
O fenômeno Lula. A direita pariu um monstro.
Por alguns motivos o Lula se afirma e destaca-se entre os demais: empatia com o povo e reconhecimento da sofreguidão a que submetidos foram os desvalidos desse pais nos último 500 anos e sinceridade e simplicidade ímpares.
Enfim, um líder nato - que mais se agiganta quando comparado com o tal moro, o tal dallagnol, o tal bolsonaro, a tal marina, o tal alckmin e o tal dória - porque maior que esses.
Lula se perpetuará. Os outros apequenados, que acima citei, vão se esvaecer em suas pobres insignificância.
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come e este bicho tem nome e sobrenome, é Lula da Silva. Se pensaram que conseguiriam matar o bicho se enganaram redondamente, pegaram o pau errado e bateram no lugar mais errado ainda. O povo não é bobo, cada dia mais se cosnscientiza que esta tal operação Lava Jato foi um engodo, uma grande armação para destruir o ídolo, o líder, o indestrutível Luís Inácio Lula da Silva. Ole, Ole, Ole, Olá, Lula, Lula.
Por alguns motivos o Lula se afirma e destaca-se entre os demais: empatia com o povo e reconhecimento da sofreguidão a que submetidos foram os desvalidos desse pais nos últimos 500 anos e sinceridade e simplicidade ímpares.
Enfim, um líder nato - que mais se agiganta quando comparado com o tal moro, o tal dallagnol, o tal bolsonaro, a tal marina, o tal alckmin e o tal dória - porque maior que esses.
Lula se perpetuará. Os outros apequenados, que acima citei, vão se esvaecer em suas pobres insignificância.
O povo sabe comparar aquele país respeitado em todo mundo, saído do mapa mundial da fome, com o Brasil de hoje, com essa justiça punindo quem ousou provar que esse país tem tudo pra dar certo.
O povo está dando uma lição nessa elite burra e endinheirada, lambe botas dos gringos.
Mauro Santayana cita que é como se estivessem em constante posição de exame proctológico com relação a eles.
Pra ser eleito,
Precisa ser votado...
Pra ser votado,
Precisa ser candidato...
Pra ser candidato,
Precisa estar elegível...
Pra estar elegível,
Precisa a oitava turma do TRF4 coadunar com a corrupção, e eu acho que isso não vai ocorrer.
Só faltou o dileto blogueiro dizer que a mesma pesquisa aponta que sem Lula no páreo, o eleito será Bolsonaro. Mostra a pesquisa toda, Fernandinho!
É bom lembrar ao dileto blogueiro que pesquisas pré eleições não possuem força para elidir inelegibilidade.
Aceita que dói e custará menos.
Se insistirem, não será eleito, será ungido pelo povo.
Acorda bocó, Lula não é mais o candidato, passou a ser uma ideia candidata do povo,
Lula hoje são milhões e continuará crescendo.
Saiu do plano material pra sonho, em que milhões sonham juntos.
Acorda medíocre, pregar ou provocar no Tijolaço é malhar em ferro frio.
É LULA PRESIDENTE, o resto é piti de bolsonetes!
Procura a foto dele na urna eletrônica quando digitar o 13. Hehehe!