7 de setembro de 1963: Globo fala em “comunização do Brasil”

Aproveitando a disposição global de pedir desculpas, e usufruindo do acervo de edições antigas que o jornal disponibilizou na internet, vamos lembrar de vez em quando à família Marinho que seus erros foram muito além do “apoio editorial” ao golpe. A Globo ajudou a preparar os espíritos, a construir um clima favorável na opinião pública a uma imperdoável agressão à nossa experiência democrática.

Por exemplo, no dia 7 de setembro de 1963, há exatos 50 anos, a Globo publicou um editorial afirmando que a Petrobrás estava sendo tomada por perigosos comunistas.

As acusações eram ridículas. O período mais radical do Macarthismo já havia terminado. Não havia razão para tanta paranóia.

A Petrobrás fora fundada sob terrível oposição do mesmo Globo, que agora fazia campanha sistemática contra a empresa e os nacionalistas que a dirigiam. Repare como o jornal opõe “comunistas” a “patriotas”, e alerta para a “comunização do Brasil”. Acusação mentirosa. Goulart fazia um governo de cunho nacionalista, e tinha o apoio da esquerda organizada: a UNE, partidos progressistas e movimentos sociais. Mas era totalmente inexato apontar a intenção de Goulart de “comunizar” o país.

Na mesma página, outra nota no mesmo tom:

Todo o dia, o Globo fazia diatribes assim, sempre promovendo o ódio ideológico contra a esquerda, criminalizando-a e produzindo uma atmosfera de paranoia, conspiração e intolerância política.

*

O artigo sobre o IBAD está na página 5 da mesma edição de 7 de setembro de 1963. Hoje está provado que o instituto, espécie de think tank coxinha pró-América (parecido com instituto Millenium), recebeu sim dinheiro do governo americano.

Fernando Brito:

View Comments (13)

  • Interessante como a história se repete. O que nao falta nos dias de hoje são "especialistas" do PIG a meterem o pau na mesma linha, substituíram os comunistas pelos petistas... enquanto isso a Petrobras vai colhendo resultados fazendo os especialistas engolirem suas criticas, mas eles nao desistem...

  • Hoje a linguagem é um pouco diferente... mas o espírito é o mesmo...a postura é a mesma frente ao país, ao governo e à Petrobras!

  • A Globo só esqueceu de pedir perdão, as famílias dos ditos comunistas, que ela ajudou a torturar,desaparecer e matar.

  • E mesmo após 50 anos essa mídia e outras ligadas as oligarquias voltam a detonar a Petrobras.

  • oh Fernando, não seja tão malvado, os rapazes do black blocs sao confusos como muitos outros (eu também acordo confuso muitas manhãs), mas estão mais para o anarquismo do que para a direita. Já os da mascara branca não sei, talvez eles não estejam muito longe daquele tipo de moralismo tosco que entusiasma tanta gente e já levou Collor ao poder, e Janio Quadros, e outros...

  • Os fascistas anonymous e black-blocs caíram no isolamento!!
    O povo brasileiro mais uma vez demonstra que não é maria-vai-com-as-outras, diferentemente dos intelectualóides babacas que despontam na mídia golpista, a mesma que anseia por noticiar mais um massacre, desta vez na Síria, patrocinado pelo Establishment imperialista. O que o povo deseja para esses fascistas, que prefeririam ser chamados de anarquistas, por terem vergonha do que são, é que sejam enquadrados pelas forças punitivas do Estado, em nome do respeito ao direito de ir e vir e da integridade dos cidadãos. Cacetete e prisão para esses vândalos arruaceiros!