Acaba de sair uma pesquisa nacional Datafolha – entrevistas ontem e hoje, em todas as regiões do Brasil, com 1214 pessoas, acima de 16 anos – indicando o tamanho da derrota política sofrida pelo bolsonarismo depois da tentativa de golpe que culminou com a invasão das sede dos Três Poderes da República.
São 93% os que condenaram o ataque a democracia, contra apenas 3% que a defenderam. 77% esperam que os golpistas sejam punidos e 76% acham que devem ficar presos (46%, todos; 15. a maioria e 15% ao menos alguns deles).
É o maior sinal de que o avanço da responsabilização dos golpistas não vai parar e há uma boa chance de que, algo incomum no Brasil, possa chegar aos mandantes e aos que apostaram nas toscas chances de que o golpe os devolvesse ao poder.
E significa praticamente uma ordem da população que o governo não caia no conto do “deixa isso pra lá” quanto às punições que são necessárias em toda a linha de responsabilidades.
“Para 39%, Lula cumpriu seu papel na crise. Já 37% acreditam que ele fez menos do que devia, enquanto 15% avaliam que ele fez mais.”. diz a pesquisa.
Certamente, depois da pesquisa, quem vacilava na intensidade da reação vai reduzir o compreensível medo de que isso fosse interpretado como “revanchismo”.
Ninguém foi bulir com Bolsonaro, ele é quem cavou uma sepultura política.