O sucesso das vaquinhas para arrecadar fundos para os “mensaleiros” questiona, seriamente, a teoria ventilada pela mídia de que havia uma grande pressão “pública” para condenar e prender os réus da Ação Penal 470. Podia até haver pressão de um lado, mas havia pressão de outro também para não deixar a corte suprema fazer um julgamento contaminado de ódio político.
Merval Pereira chegou a brandir, várias vezes, uma suposta ameaça das “ruas” ao STF – que jamais se concretizou, aliás. Apesar da oposição e mídia terem tentado enfiar, à fórceps, a pauta da prisão dos “mensaleiros” nas manifestações de junho, esta nunca foi uma bandeira popular nos movimentos. Quando a mídia – em especial a Rede Globo – começou a forçar muito a barra para manipular os protestos e direcioná-los contra o “mensalão”, os jovens logo identificaramo a tentativa de enganá-los e passaram a focar sua energia em protestos contra a Globo.
O povo, influenciado ou não pela mídia, pode até querer prender os “mensaleiros”, e é justo que o queira, pois tem confiança no trabalho e na seridade de nossos juízes. Mas nunca fez disso um cavalo de batalha, como quiseram fazer crer alguns próceres da mídia.
O Brasil está sim impaciente para acabar com a impunidade e combater severamente a corrupção. Mas os brasileiros com um mínimo de ilustração sabem que nada justifica flexibilizar direitos dos réus, condenando-os com base em teorias e não em provas. Ou mesmo contra as provas.
As doações à Delúbio superaram em R$ 600 mil o valor da multa que precisava pagar. Esse montante será repassado à Dirceu, cuja multa agora foi calculada em quase 1 milhão. Mas que ele não terá problema em pagar, também com a ajuda de internautas que viram excessos no julgamento.
O sucesso das vaquinhas para arrecadar fundos para os “mensaleiros” petistas pagarem suas dívidas demonstra não só a emergência do sentimento de solidariedade de internautas comprometidos com determinadas bandeiras políticas.
Revela também disposição para o enfrentamento.
28 respostas
Vamos reconhecer. Realmente existe uma forte pressao publica. Eles nao sabiam, e que era pra enfiar uma pica bem grossa no rabo deles.
A escabrosa participação do stf-mídia no julgamento dos apensados na Ap 470 me levaram a contribuir para a “vaquinha”. Sempre compartilhei dos sonhos políticos que Dirceu e Genoino nós apresentaram nas suas lutas por verdadeira democracia entre nos. Contribuir foi minha forma de me mostrar solidário aos réus e mostrar meu desprezo por este julgamento deturpado por nervais e seus comparsas.
é sensacional o resultado pelo que simboliza; mas nao consigo concordar com o pagamento, tao ilegal como a prisao, ambos produto de um julgamento que deve sempre ser contestado ; nesse sentido pagar a multa é, de uma certa forma, aceitar a pena e portanto legitimar o julgamento;
No curto prazo, o jeito é pagar. Em seguida, entra-se na Justiça para questionar e tentar anular essa multa. Caso isso aconteça, nada mais justo do que doar esse dinheiro ao Bolsa Família.
Concordo!
Existe esta maravilhosa militância do PT (que foi sumariamente afastada do centro de decisões pelo Lula e sua turma para que eles pudessem “ganhar a confiança dos eleitores” e chegar ao Poder). E existe também algumas lideranças que, em sua grande maioria, está na cadeia enquanto que seus colegas de partido os ignoram solenemente e morrem de medo de serem associados a eles. Só. O PT, como partido político, com militância política nas ruas à qual ele deve todo o seus sucesso não existe mais. Virou um bando de gente acomodada usufruindo das benesses do poder, de costas para o povo e suas necessidades e fazendo beija-mão e salamaleques aos poderosos e à mídia velha. Acabo de ver que o Bernardossauro deu uma entrevista ao Estadão dizendo que o governo não deve temer as ruas. O que ele quer? Que o governo não tome nenhuma providência contra os black blocs e deixem eles incendiarem o país? A quem serve isso?
José estava indo bem até sugerir uma “providencia” do governo contra os black blocs. É justamente tudo o que a direita quer, o enfrentamento com black blocs (são apenas anarquistas sem noção). Dê corda aos black blocs e eles mesmos se enforcam. Enfrente eles e terá um “martir” nas mãos, pois o pior (que para a direita é o melhor) vai acontecer. Política exige paixão aliada à razão.
Eles estão louquinhos para mostrar um cadáver adequado ás más intenções. Temos que ter cuidado, o que não quer dizer sermos covardes, pois são capazes de tudo para atingir seus objetivos.
Epa!!! Já saiu a nova lista (para Dirceu e JPaulo)? vou correndo olhar no site do PT para ser dos primeiros a fazer a doação. A última frase captou nosso estado de espírito: vamos ao enfrentamento!
Isso mesmo. Doei 50 pilas pro Genoino, 50 pilas pro Delúbio. Vou doar 50 pilas pro Dirceu e pro João Paulo Cunha numa boa. ENFRENTAMENTO é isso aí.
O mesmo digo eu. Vamos colocar em evidência que não engolimos esta farsa que foi a AP 470.
Isso é que está deixando mais loucos os togados supremos. Pensaram que eram o sucesso do momento e a resposta está aí. Cada pessoa que colaborou com o pagamento das multas está dizendo que não concorda com o circo que armaram.
Não sou filiada ao PT mas sempre votei no Lula e na Dilma Voto por uma razão: após o início do governo Lua, seguido por Dila, o nº de pessoas na pobreza está diminuindo gradativamente.
Para mim o Genuíno e o Jé Dirceu são considerados heróis. Só quem sofreu com a ditadura sabem o que foi aquele terrível período.
Fiz e farei doações com muito orgulho
Não sou filiada ao PT mas sempre votei no Lula e na Dilma Voto por uma razão: após o início do governo Lua, seguido por Dilma, o nº de pessoas na pobreza está diminuindo gradativamente.
Para mim o Genuíno e o Jé Dirceu são . Só quem sofreu com a ditadura sabe o que foi aquele terrível período.
Fiz e farei doações com muito orgulho
correções que se impunham
Eu também doarei sempre, mesmo não tendo filiação no PT. Nunca vi GOVERNO melhor do que o deles. Gosto de LULA, sua paciência, sua coragem, sua competência para o DIÁLOGO e para GOVERNAR, sem os radicalismos comuns da esquerda rançosa. Impossível ignorar que os fundos brasileiros rendem nas mãos desse GOVERNO. Fazem obras que, nos outros, eram nulas. Culpo a justiça brasileira por todos os males brasileiros e por nosso atraso perante o mundo pois eles entregam-se ao descaramento E NÃO fazem SEU TRABALHO A CONTENTO, deixam-se cooptar e ainda travam o GOVERNO profícuo. Todos os brasileiros se deram conta que existe uma perseguição política e injusta contra os heróis brasileiros, houve um julgamento de exceção. Não fosse assim, os maiores bandidos do país estariam presos; uma lista grande e sabemos bem seus nomes. Essa vaquinha contém, mais que tudo, um lembrete à elite perniciosa, cúpida, corruta e mentirosa do BRASIL : ESTÃO CUTUCANDO A ONÇA[POVO] COM VARA CURTA E VAMOS RESPONDER NAS URNAS!
Como se vê, ninguém usava máscara como os criminosos do black blocs e apoiadores usam. Os manifestantes não tinham vergonha de mostrar a cara.
Se outros condenados, mas de outros partidos, não pagarem, nada acontecerá. O negócio do STF é o PT, são os petistas…
Hahahá! Aí a direita pira! Ontem apareceu o tucano Jutahy Magalhães(PSDB-BA) levantando suspeitas sobre as doações e chamando-as de “deboche”. Hoje, é o cara-de-pau do Eduardo Cunha(PMDB-RJ). Como pode? Ooooh! Os militantes do PT(ou não) sendo solidários aos supostos “quadrilheiros”? Não pode ser! Isso é dinheiro vindo de Cuba, URSS ou da Coréia do Norte. Ou melhor, vieram das FARC. Sim das FARC. É um plano diabólico do Foro de São Paulo. Eu sei! O “astrólogo” Olavo de Carvalho já havia nos alertado disso! Eles estão chegando! O mundo será tomado por esses “vermes comunistas”. Hehehe! Essa multa do Dirceu será paga com pé nas costas! Ok? E isso se chama tomada de consciência política! Entendeu papudo? Morram de inveja porque só o PT pode se dizer um verdadeiro Partido Político neste país! Entretanto, as contribuições advêm inclusive de pessoas que nem mesmo militantes ou simpatizantes do PT são, ou seja, apenas estão INDIGNADAS como se deu a condução e o desfecho deste julgamento. Portanto, podem auditar! As doações são identificadas, e pagam tributo a Receita Federal. Escutem bem isso! Mais cedo ou mais tarde nós vamos desmascarar esse Julgamento de Exceção de cabo a rabo! Pronto falei!
http://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/128795/Tucano-sobre-doa%C3%A7%C3%B5es-a-petistas-%C3%89-um-deboche.htm?ls-acm0=100&acid=1018061
Hahahá! Mas vai faltar mesmo muito óleo de peroba pra tanta cara-de-pau do Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Não é mesmo? Esse pulha é simplesmente o MAIOR LOBISTA do Congresso Nacional. É o INIMIGO NÚMERO UM da cidadania. Defende abertamente o interesse de grandes conglomerados econômicos. A tal ponto do próprio Garotinho (PR-RJ), que já não é lá flor que se cheire, ter qualificado uma tentativa de emenda do Cunha a Lei dos Portos como “Emenda Tio Patinhas”. O último “grande feito” do Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi se posicionar no Congresso Nacional contra a aprovação do Marco Civil da Internet, relatado pelo deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que privilegia o interesse dos usuários da Internet em detrimento das grandes corporações Operadoras de Telecomunicações, tais como OI, TIM, Vivo, Claro, Telefônica, Embratel, Net, etc. O projeto está parado trancando a pauta de votações desde o final de novembro de 2013! Quase sempre envolvido em inquéritos policiais, falcatruas e chantagens fisiológicas em troca de indicação para cargos na Administração Pública, o “cretino” do Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é o líder da bancada do PMDB. Em 2010 fez uma campanha milionária, na verdade, uma das mais caras campanhas políticas para deputado federal do Congresso Nacional, em gastos declarados de mais R$ 4,7 milhões recebidos de empresas privadas. Sua influência é tanta que alguns deputados temem contrariá-lo e não obterem mais essas “doações privadas” na próxima eleição. Daí adviria parte de seu poder e influência para além do próprio PMDB. Outra parte de sua influência advém do fato do mesmo ser líder da Igreja Presbiteriana, e compor a poderosa, conservadora e até reacionária bancada evangélica do Congresso Nacional, que inclusive elegeu o pastor “falastrão” e “oportunista” Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da emblemática Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Tudo isso compõe um quadro a ponto de, frequentemente, o petulante Eduardo Cunha (PMDB-RJ) assumir posições públicas desafiando a própria Presidente da República, Dilma Rousseff, que sabidamente o detesta. Por isso, a sua “revolta” com a possibilidade concreta do STF decidir pela inconstitucionalidade das doações de empresas privadas para campanhas políticas valendo já para as eleições de 2014. É de conhecimento público e notório que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e muitos de seu grupo político como o Presidente do Congresso, Henrique Eduardo Alves(PMDB-RN) são radicalmente contra uma Reforma Política digna de nome e que reduza a influência do Poder Econômico sobre a classe política. Daí o seu “chilique” na Folha de São Paulo buscando pegar carona na crítica as “doações legais” de pessoas físicas militantes (ou não) aos condenados do Mensalão para tentar desmoralizar o julgamento da ADI 4650 que já conta com o voto de quatro dos onze ministros do Supremo. Portanto, você cidadão-eleitor-contribuinte não deixe barato, não! Denuncie em todos os foros possíveis a atuação deste INIMIGO NÚMERO UM da cidadania, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Se todos nós nos unirmos este ano esse “canalha” não se elege nem pra síndico de prédio! Nem com todo o “caixa dois” e tempo de televisão de seu partido e o apoio de sua poderosa igreja. Conto com a ajuda e colaboração de vocês! Eu estou fazendo a minha parte!
http://www.brasil247.com/pt/247/poder/128825/Sucesso-de-vaquinhas-pode-influenciar-decis%C3%A3o-do-STF.htm
Em certo sentido essa solidariedade significa a anulação das multas impostas aos réus e penso que ajuda muito na necessária anulação oficial do julgamento, para que se faça outro, de forma justa e para que se restabeleça a imprescindível credibilidade do STF junto aos cidadãos deste pais.
Doação é um ato jurídico reconhecido e validado universalmente por todas as famílias jurídicas (Ocidental, Common law, Socialista, Islâmica, etc). A pessoa capaz, por liberalidade sua, transfere do seu patrimônio dinheiro ou bens para o de outra pessoa, que os aceita. Esse dinheiro passa a integrar legalmente o patrimônio da pessoa que aceitou a doação, isto é, o dinheiro passa a ser de sua propriedade, podendo usá-lo com toda amplitude de sua liberdade: pode doar a outrem, pode destruir, pode investir, pode pagar empréstimos, dízimos, ofertas, débitos com o mercado e multa e favor do Estado. Pode fazer qualquer coisa que lhe dê na telha, desde que não esteja legalmente proibido.
Como o instituto da transferência de bem e de dinheiro (doação) é universal, não pode haver proibição para alcançar casos especiais.
Mas cuidado: é preciso que alguém alerte logo ao Dr Joaquim Barbosa e ao juiz da execução da pena dos réus petistas da AP 470, antes que seja tarde demais.
Vai que ele (o morcego brasiliano) descobre uma maneira de confiscar e por que não, pagar a sua conta em Miame, sua cesta basica!!!
O golpe de 1964 que apeou Jango do poder e lançou o Brasil numa ditadura de 20 anos teve como motivo a forte pressão publica.
Joaquim Barbosa deve satisfações pela fotografia com um foragido
Por jornalista Paulo Nogueira
Postado em 01 Feb 2014
A foto que está bombando no Facebook acompanha o ‘post’
Circula hoje pela internet uma foto que é um embaraço – mais um numa longa série – para Joaquim Barbosa.
Nela, JB aparece confraternizando, nos Estados Unidos, com um homem que parece um a mais na multidão.
Mas não é.
Ao lado de JB está Antonio Mahfuz, que os amigos chamam de Toni ou Toninho. A foto foi postada por Mahfuz no seu Facebook, e nela ele saúda o “justiceiro” JB.
Não haveria problema nenhum não fosse Mahfuz a chamada chave de cadeia. Ele fugiu do Brasil, há quinze anos, e deixou atrás de si copiosos calotes. Uma contabilidade recente coloca Mahfuz como réu em 221 processos.
(…)
FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/joaquim-barbosa-deve-satisfacoes-pela-foto-com-um-foragido/
#################
‘O Domínio do Fato’ [pegou Barbosa!]! ‘ Domínio do Fato’ Farto, por sinal! Nem um pouco, digamos, ‘tênue’!…
É a Lei dos Movimentos dos Corpos! ‘É a Física, Estúpido!’…
Com a palavra “a suprema” Rosa Weber, a mesma ‘miniSTRA’ do *”supremoTF” que sentenciou no plenário do Júri da “corte suprema ‘brazileira'”: “[Nos autos do Processo] Eu não identifiquei nenhuma prova contra o José Dirceu. No entanto, a Literatura Jurídica me permite que eu o condene! [Portanto, acompanho o relator (sic)] ”
*”supremoTF”: aspas monstruosas e letras submicroscópicas
NOTA FÚNEBRE: no ‘brazil’, “a corte suprema” é absolutamente ÍNFIMA! O que não deixa de ser um risco iminente à nossa subdemocracia de bananas! Vide, por exemplo, ‘o maior golpe jurídico-mediático ora em curso da história do Brasil, quiçá, do mundo, inclusive televisionado plin plin’!
República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
Foi uma sakanagem do Mafhuz!
O merval vai processa-lo.
Sacanagem foi COM o Mahfuz: sujou ainda mais a barra dele.
O garoto devia escolher melhor as companhias.
Veio-me à memória a fotenha do Alckmin com o “sangue bom” Ney do PCC:
http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/118006/Alckmin-pediu-voto-a-tubar%C3%A3o-do-PCC-Por-que.htm
http://flitparalisante.files.wordpress.com/2010/09/candidatodopccegeraldo.jpg
Pilatos disse a multidão: Não vejo nenhum crime neste homem (Jesus Cristo)por isso lavo as minhas as mãos.
Rosa Weber disse: Nos autos do processo não vejo nenhum crime contra o José Dirceu; no entanto a “Literatura Jurídica” me permite que eu o condene. QUE LITERATURA JURÍDICA É ESTA? ME EXPLIQUEM !…
Ao ouvir esta frase dita pela Ministra do STF, Rosa Weber fiquei estarrecido.
Rosa Weber fez pior que Pilatos pois ao menos ele lavou as mãos.
Devido a desconfiança em cima das doações, uma amiga minha sugeriu que as novas doações fosse acompanhadas do número 13, por exemplo: R$ 13,00; R$ 50,13; R$ 113,00; R$ 1013,00…