A abjeta pesquisa Datafolha sobre o espólio de Eduardo Campos. A Folha é um lixo moral.

O acidente que vitimou Eduardo Campos ocorreu por volta de dez horas. Sua morte foi, infelizmente, confirmada por volta do meio-dia.

Pouco depois, a alta direção do Datafolha, numa atitude abjeta e desprovida de qualquer valor moral e humano preparava, com esmero, as perguntas para registrar uma pesquisa, às pressas, para ver com quem ficaria o espólio eleitoral do morto, para ser colocada nas ruas amanhã.

Li sobre a pesquisa no blog da Maria Frô e fui conferir. O documento está lá, registrado no TSE, com suas perguntas cheias de morbidez.

Total abjeção moral e um estupidez científica, porque é óbvio que, no dia seguinte a uma tragédia que repercutiu todo o dia nos meios de comunicação, praticamente sem intervalos, nenhum resultado retrataria o cenário real, que os dias se encarregarão de trazer à normalidade, serenadas as compreensíveis e humanas comoções.

Humanas, claro, para quem é capaz de as ter, o que não parece ser o caso do board do Datafolha e da própria Folha, contratante da pesquisa por R$ 226 mil.

O objetivo deste gesto imundo, desqualificado do ponto de vista ético e do ponto de vista estatístico, é um só: tirar “cascas” da tragédia humana para mudar um processo eleitoral que as próprias pesquisas indicam como estável e relativamente sólido.

Paro, como prometi antes, por aqui com as considerações políticas.

Apenas externo minha perplexidade com esse desrespeito aos sentimentos da família, dos amigos e da sociedade brasileira, que se comoveu com a morte acidental de um homem em plena campanha presidencial.

Não esperaram sequer ser recuperado e sepultado o corpo do candidato morto.

A atitude do Datafolha, como a dos colunistas que imploram por uma candidatura Marina montada sobre a desgraça, é uma desonra para qualquer pessoa.

Não que Marina não possa ser candidata. Mas porque em tudo na vida há ritos e processos dignos para algo acontecer.

Ou não, como nos mostra a pesquisa-abutre do Datafolha.

É gente com este caráter que não admite contestação às “verdades” que diz.

Fernando Brito:

View Comments (68)

  • É SOBRE ISSO QUE ESTOU FALANDO!!! Que eles são um lixo nós JÁ sabíamos!! A questão é: Nós vamos deixar eles montarem o CIRCO?????

    • É isso aí. Leia o Merval, o Jabor, veja a Globo e GloboNews, Estadão, Folha, pesquisas sendo elaboradas,etc.. Todo o PIG enfiando Marina pela goela do PSB. Ocupando os espaços e montando o circo e nós aqui falando em ética, cumprindo um luto, pesquisa abutre, etc...

      • MARIA NÃO VAI SER A CANDIDATA OFICIAL. SEGUNDO BETO ALBUQUERQUE, DEPUTADO GAÚCHO, TUDO VAI PARTIR DO ZERO. O MEDO É COLOCAR A MARINA E, DEPOIS, ELA PASSA UMA RASTEIRA NO PSB - COMO FEZ COM TODOS OS PARTIDOS POR ONDE TRANSITOU.
        ACREDITO QUE BETO ALBUQUERQUE DEVA SER O CANDIDADO DO PSB.

        • Tá ficando difícil para o PSB não colocar Marina. Veja o que o irmão do Eduardo falou: "........ Como filiado ao PSB, membro do Diretório Nacional com direito a voto, neto mais velho vivo de Miguel Arraes, presidente do Instituto Miguel Arraes – IMA e único irmão de Eduardo, que sempre o acompanhou em sua trajetória, externo a minha posição pessoal que Marina Silva deve encabeçar a chapa presidencial da coligação Unidos Pelo Brasil liderada pelo PSB, devendo a coligação, após debate democrático, escolher o seu nome e um vice que una a coligação e some ao debate que o Brasil precisa fazer nesse difícil momento, em busca de dias melhores." Que ela dará uma rasteira no PSB é evidente que sim, pois isto faz parte de sua "natureza", como a história do escorpião e o sapo. Independente qualquer coisa vamos a luta e eleger Dilma no primeiro turno.

  • Por essas e outras que só compro esse jornal de vez em quando, aos domingos,porque necessito de papel barato para o meu cãozinho fazer xixi e cocô.

    • Wagner. Tome cuidado. Mantenha as notícias abjetas para baixo pois ainda pode fazer mal ao seu cãozinho...

    • Wagner, não precisa fazer esse sacrifício, passe numa IURD que eles distribuem jornal de graça aos domingos.
      Tenho feito isso e meu cão nunca reclamou (e além disso não ajudamos os Frias)

  • Além do que é crime eleitoral fazer pesquisa com o nome de alguém que não é candidato Quero ver a folha ser processada.

  • Lamentável tem sido o comportamento da Folha, em todos os sentidos. Meu repúdio e indignação.

  • Parece que o PIG e a GLOBO estão realmente é comemorando. Já estão fazendo "conta$". ABUTRE$!!!, NOJENTO$!!!FD...!!!

  • Abjeto é o SORRISO DE Aécio Neves enquanto falava sobre a morte de Eduardo Campos no Jornal Nacional.

  • O episodio aqui relatado mostra de forma clara o modo de agir do pessoal da direita conservador e sem qualquer tipo de respeito, são os chamados moralistas de plantão.

  • Eu tenho pena desta folha, atitudes como esta são digna de dó! E se acontece uma tragédia, com alguém da família deles, ai eles vamos ver como eles reagem! Mais respeito pelo sofrimento alheio, viu folha! Eu nunca vou te assinar, nunca!

  • Quem emprestou viaturas para a ditadura perseguir, matar e torturar compatriotas, movimento que chama de ditabranda é capaz de tudo, inclusive desse desprezível desrespeito, quando o candidato morto ainda está tendo partes de seu corpo sendo relhidos para reconhecimento e sepultamento, quando receberá as honrarias de que é merecedor. Mas já são vistas especulações. Há quem julgue Marina a substituta natural de Eduardo na chapa. Até onde sei houve muita resistência no PSB, que é partido de forte viés ideológico, para aceitar Marina. Na visão dos eleitores da candidata seria uma aceitação tranquila, transferia-se para o PSB, que usaria como cavalo para suas pretensões de chegar à presidência. Tanto é assim, que demorou para ser definido o cabeça de chapa. Caso a comoção do desaparecimento de Eduardo Campos seja capaz de diminuir as resistências internas e do eleitorado do PSB pela escolha de seu nome, uma vez candidata, a Marina hoje está muito enfraquecida eleitoralmente, desde que não conseguiu emplacar o Rede. Mesmo assim, ocorrerão movimentos, mesmo faltando pouco mais de um mês, que irão atingir em cheio, isso sim, o Aécio Neves. Parte não desprezível de eleitores que estão dando apoio ao Mineiro, na realidade votariam em Marina caso fosse a candidata. Enquanto os eleitores de Eduardo não teriam o mínimo constrangimento em apoiar a candata do PT que já sufragaram em 2010, na maior parte tenderá migrar para apoiar Dilma. Para a oposição a soma dos movimentos será negativa. A mídia tenta fabricar um carisma para Marina, mas sem nenhum demérito pessoal, pode alguém com sua voz, suas olheiras, seu aspecto enfermiço, seu discurso, seu modo de vestir, sua pretensa visão messiância, quase religiosa ser carismático? Não há mais jeito. Tudo indica que o páreo já está sendo corrido, estamos próximos à grande reta, não vai ser o atropelo de um dos concorrentes que irá mudar a tendência: Dilma vencedora no primeiro turno.

    • HILDERMES.....
      Nota-se que pouco sabe sôbre Eduardo Campos......
      Saiu do PT,por ver coisas que não compactuava, e vem me dizer que os eleitores dele, votaram na presidenta?
      Isso e falta de conhecimento ou leitura mesmo......
      Se informe melhor sobre O homem Eduardo Campos que teve a dignidade de sair desse partido indigno do povo!!!!!!

  • Está provado o naipe da imprensa direitista brasileira. Nenhum pudor, nenhum respeito pelo ex-candidato, nenhum respeito pela família e amigos, enfim, nenhum coração dentro do peito destes canalhas. Que Deus dê sabedoria a este povo para darmos a resposta que eles merecem dia 5 de outubro.

Related Post