É impressionante a paralisia da imprensa brasileira diante da ameaça de desabastecimento de São Paulo, em contraste com o terror diário que se faz sobre a possibilidade de um “apagão” por falta de água nos reservatórios que movimentam as usinas hidroelétricas.
Até o Príncipe do Apagão, Fernando Henrique Cardoso vem dando pitaco de que o Governo deveria pedir que se economizasse energia, por causa dos riscos.
É claro que a situação dos reservatórios não é a melhor possível, é pior que a do ano passado mas está longe de apresentar uma situação caótica.
Agora compare esta “onda” que você está vendo como a crise elétrica com o que está acontecendo em São Paulo e que só há 15 dias passou a receber cobertura da imprensa, assim mesmo com toda ela aceitando o “tudo sob controle” com que o Governador Geraldo Alckmin a trata?
A água “federal” é “imprevidência e falta de planejamento”. A paulistana é “seca”.
Tive o trabalho de coletar os números dos reservatórios – os do sistema elétrico e os do Cantareira, hoje e na exata data de hoje, há um ano, para que você mesmo compare.
Ainda mais porque os reservatórios das hidroelétricas têm seus níveis em discreta elevação ( 1,1% e 8,5%, nas regiões mais críticas, Sudeste e Sul, deste o início do mês) e os do Cantareira caem de forma expressiva ( menos 2,15%, no mesmo período).
E mais: mesmo sendo os mais importantes do país, os reservatórios do Sudeste podem ser complementados com o uso de energia de outras regiões. O Cantareira, não.
Agora imagine que o Governo Federal estivesse dizendo ia fazer uma obra, para daqui a dois anos, que resolveria em parte o problema?
Seria, com toda a razão, ridicularizado.
Porque é que Fernando Henrique, portanto, não guarda seus conselhos para Alckmin?
View Comments (7)
P´ra variar nossa Gestora vai ficar calada como uma boa vassala para não constrangir o pig.
Também não falará nada dos benefícios da vacina contra o HPV; nada sobre a Petrobrás; nada sobre o que a Teresa Campello acabou de informar: de que chegamos a primeira geração de crianças sem fome!!
Vai ficar quietinha p´ro titio pig não achar feio defender um projeto nacional.
Conforme o Fernando Brito disse: E o governo que você elegeu, “tolinho”, confiando no “controle remoto” e no “espírito republicano”, mudo…
é hora de ir para a rua afirmar o projeto nacional ,uma posição nacionalista contrapondo o facismo,nazismo e,principalmente,a mídia mais rica do planeta(que deposita o dinheiro em paraísos fiscais).
de cara :
PELO MARCO CIVIL BRASILEIRO!
http://jornalggn.com.br/noticia/criador-da-www-divulga-nota-em-favor-do-marco-civil-brasileiro
JÁ TA MAIS O Q NA HORA DE TROCAR O TRAUMAM DA SECOM ,TA PIOR Q A HELENA CHAGAS( ASSUME ISSO AI FRANKLIN),JA TO CANDADO DE VER ESSE GOVERNO APANHAR E NÃO SE MEXER.......... QUE RAIVA.SERIO!! OLHA JA TO ATE PENSANDO EM NAO VOTAR NA DILMA ...POR DEUS.....
O ministro Lobão é muito fraco de comunicação, bastariam 2 minutos de pronunciamento em cadeia nacional e desmascarava a palhaçada que a imprensa faz, não adianta entrevista para sair no jornal nacional.
Eu desisto de ficar vigiando a mídia golpista. Eles nunca vão mudar, estarão sempre criando crise nacional e enaltecendo os governos demo-tucanos, mas o que mais me intriga é saber que nada disso está adiantando e o governo popular, mesmo com todo o Brasil sintonizado nas TV abertas, não está causando efeito algum nas urnas nos últimos 12 anos.
Para colaborar com a economia de eletricidade os paulistanos vão parar de tomar banho quente. Nem frio.