A bengala do casuísmo

No dia 4 de março de 2015 o deputado Jair Bolsonaro votou “sim” à Proposta de de Emenda Constitucional 457, a “PEC da Bengala”, que passava de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória dos ministros dos tribunais superiores. O objetivo, mais que confessado, era não permitir que Dilma Rousseff indicasse  novos ministros no Supremo, já que Celso de Mello e Marco Aurélio completariam a idade limite, o que farão agora, no governo Bolsonaro, que indicará seus substitutos.

Agora, um grupo de deputados do partido de Jair Bolsonaro está colhendo assinaturas para uma nova PEC, desfazendo a mesma PEC da Bengala, para que o ex-capitão , além daquelas duas indicações, possa escolher os substitutos de Ricardo Lewandowski ( 70 anos em maio passado) e Rosa Weber (70 em outubro de 2018).

Assim, desavergonhadamente, para que Bolsonaro possa, de uma só vez, mudar mais de um terço da corte constitucional.

Como o amigo de sempre Luiz Fux, o dócil Dias Toffoli e os “convertidos” Edson Fachin e Luiz Roberto Barroso, são sete: maioria mais que suficiente para fazer a Constituição virar picadinho, ainda mais.

Ou melhor, suco. De laranja.

 

 

 

 

 

Após a CPI da “Lava Toga” ser arquivada, deputados planejam “atacar” em uma nova frente os ministros do Supremo Tribunal Federal. A deputada Bia Kicis está colendo assinaturas para a PEC que revogaria a PEC da Bengala e forçaria os ministros do STF a se aposentarem novamente aos 70 anos. A proposta já havia sido ventilada pelos parlamentares ligados ao governo no final do ano passado. Hoje os ministros se aposentam aos 75 anos. Caso passe, o presidente Jair Bolsonaro nomearia quatro magistrados na Suprema Corte, contra apenas dois previstos na regra atual. Ricardo Lewandowski, Rosa Weber (ambos com 70 anos) seriam aposentados automaticamente.

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • É a desfaçatez mais canalha e cínica que se poderia esperar de um governo cínico e canalha. Nenhuma surpresa. Os anestesiados pela burrice de outubro último ainda continuarão a acreditar que é uma "nova forma de governar".......

    • Como também é a cara da esquerda brasileira continuar confiando nos árbitros que validaram todos os gols de mão feitos até aqui.

      • esse golpe não tem ponta solta. Vcs lembram que o bozo vivia falando em "fraude nas urnas"? Se ele não ganhasse, mesmo com todas as fraudes, o terreno já estava preparado pra ele ser o aécio 2018. Não vamos nos iludir. A banca "investiu" muito $ aqui, desde 2013, até mesmo antes. Quer o retorno

      • Exatamente. Esta esquerda padrão Santelmo (Chico Anysio) vai perder o trem da história. Os mais jovens não terão tanta paciência e republicanismo quando compreenderem a realidade.

        • "(...)não terão tanta paciência e republicanismo(...)"

          Tomara! Chega de compactuar com esses trapaceiros que desrespeitam as regras!

  • E o campo progressista continua insistindo na ilusão de que voltará ao governo por vias institucionais/eleitorais. Aliás, também ficaram alimentando o sonho de que a casa grande e seus patronos externos aceitariam perder a última eleição e desperdiçar todo o dinheiro e trabalho que tiveram para dar o golpe. Destes democratas leite com pera, a direita bandida e seus chefes gringos dão risada.

    • E verdade.até hoje existem blogueiros ,setores auto-denominados progressistas que colocam nos pts a responsabilidade pela não-vitória nas últimas eleições.
      Até o canalha ciro tenta tirar uma casquinha dessa burrice política,falando mal dos pts.
      Os caras não largarão o osso ,eles o pegaram pela destruição da Democracia e ficarão um bom tempo.

    • A parte do "com STF, com tudo" que muitos não entenderam foi a "com TUDO".

      Campo progressista? Esquerda? Não tem. TUDO faz parte do golpe. Se não faz, é carta fora do baralho. Se verdadeiramente apoia Lula, não está por aí à solta, e menos ainda eleito, com cargo.

      Essa esquerda bandida está rindo JUNTO com a direita bandida e seus chefes gringos.

      Temos aí uma "oposição" de encenação, ganhando seu salário e sua parte do bolo. Essa "oposição" faz parte do "com TUDO", e está autorizada a neutralizar nossa ânsia por verdadeira justiça, presente em todos os cidadãos com um mínimo de esclarecimento.

  • Dizem que desgraça pouca é bobagem.
    Infelizmente, as coisas passaram dos limites.
    Agora, é aguardar o início da guerra com a Venezuela.
    Guerra é o sonho da extrema direita, porque a lei deixa de existir e tudo quanto é tipo de violência e desmando passa a ser normal.

    • O Mourão não é idiota. O pessoal que comanda a ativa nas forças armadas também sabe que não é assunto para brincar, duvido que saia guerra.

      • Espero que você esteja certa.
        Mas não duvido de mais nada.

    • nós não temos exército, são mais de 90% de reservistas q passam alguns meses no quartel.. periga é perdemos para os venezuelanos em caso de entrar nessa canoa furada.. deixa pros gringos q tem skill nisso

  • É o tal de "aparelhamento" do Estado do qual acusavam aos ingênuos petistas.
    A democracia capenga que vivíamos virando uma ditadura disfarçada,.a desprezível ideologia militar do "eu mando,vc obedece" levada ao poder.

  • Pior é que essa tropa truculenta do Bozo se elegeu gritando contra o aparelhamento do estado pelos petralhas e comunistas...
    E os midiotas acreditaram...

  • bem.. as togas supremas não podem dizer que não foram avisadas. mas, quando cumprir a lei se torna uma opção, rasgar a CF quase uma obrigação, está aí o resultado. CF iôiô. Uma beleza

  • Governo de milicos é isso aí! Na época da ditadura, as notícias não circulavam como hoje. Vai vir muita merda ainda! Aguardem.

  • Não faz diferença nenhuma ! Qualquer governo democrático terá de fazer uma constituinte e substituir TODO o STF. Ou alguém acha que pode existir democracia com Barroso, Fux, Toffoli, Fachin, o pupilo doTemer, etc ?

  • Eles deveriam fazer logo uma emenda mais abrangente.
    Por exemplo; "Fica definido que a aposentadoria compulsória dos ministros do STF passa a ser aos 70 anos quando o governo for de Direita e volta automaticamente a ser aos 75 anos, quando o governo for de Esquerda".
    Fica ainda mais sem vergonha , mas, pelo menos fica mais sincera.

Related Post