A briga pela verdade também enfrenta a Globo

A captação irregular do diálogo entre a então Presidenta Dilma Rousseff com o ex-presdente Lula, em 2016, não foi obstáculo para que O Globo reproduzir as frases gravadas em letras garrafais, em sua primeira página.

Agora, porém, a forma com que se obteve o conjunto de mensagens trocada entre promotores e o então juiz Sérgio Moro é colocada  como invalidadora do conteúdo que traz.

Não é assim, e o prova o artigo escrito pelo jurista Gamil Föppel El Hireche – membro das comissões de Reforma do Código Penal e da Lei de Execução Penal – no Conjur:

Impõe-se dizer que, se hackeados forem, as provas são ilícitas para investigar os sujeitos processuais, mas não são, decididamente, ilícitas para anular os processos em que atuaram, máxime porque a prova ilícita pode repercutir para a anulação dos procedimentos investigativos. Ou seja, não é prova ilícita para condená-los, é prova ilícita pro reo, para anular os processos.

O grupo Globo, ainda não se sabe a razão, está envolvido até a medula neste caso. Pudesse, dariaa Moro o mesmo tratamento que deu a outros que lhe serviram de instrumentos.

Por lá, e por muita gente com o distintivo guardado e com a identidade funcional escondida, há uma operação “caça-furada”, buscando formas de tirar a credibilidade do material divulgado pelo The Intercept.

Tem toda a razão a prudência de Gleen Greenwald, que o ex-ministro Renato Janine Ribeiro definiu como “estratégia brilhante”:

Ele previu até o argumento que iam usar: a defesa da lei e da privacidade. E respondeu a isso domingo, antes mesmo da reação do grupo: vcs não fizeram isso com Dilma? Que moral têm? Assim, tirou deles o argumento moral, que era o principal da LavaJato e que esta conduziu para a ideia de que os fins justificam os meios.
Enquadrou a mídia pátria. A imprensa internacional caiu matando. A Folha de hoje tem um relato bom das reações no estrangeiro. E os jornais de fora que li chamam todos nosso governo de exceção de “extrema-direita”. Nenhum usa o eufemismo “direita” (direita é Merkel, cara-pálida!) ou “liberal” (liberal é o Economist, stupid!). Vai ser difícil passar pano por muito tempo.
 Ao dizer que não divulgaria as intimidades dos membros do grupo , mostrou-se superior a eles (que publicaram conversas privadas de dona Mariza – sem falar na subtração do iPad do pequeno, hoje falecido, Artur) – e deve ter causado medo de que divulgue. Acuou-os.
 Finalmente, anunciou que soltará mais dados a conta-gotas. Tornou-se senhor do tempo ou, se quiserem, é quem decide quais serão as próximas etapas, o desdobramento do assunto (até porque ninguém sabe o que ele sabe).

Há, para roubar a expressão do caro Luís Nassif, um xadrez. E xadrez requer paciência.

Fernando Brito:

View Comments (27)

  • A GLOBO?Ora,ora,ora.Existem para defender "CANALHICE".
    desde sua fundação.Qualquer outro juízo,que se faça deles todos,de todos os tempos que existem, é PURO SOFISMA.

  • A Globo tá com medo de seus diálogos com os vazadores da lava jato. Pimenta nos olhos dos outros....Essa TV já não estava bem, pois apanha de todos os lados. Agora, meus amigos, o bicho pegou de vez!

    • “O problema ali não era a captação do diálogo e a divulgação do diálogo, era o diálogo em si, o conteúdo do diálogo, que era uma ação visando burlar a justiça. Este era o ponto.” Olha a frase dita pelo chefe da ORCRIM ao BIAL (funcionário da quadrilha do PIG)...

    • A Globo se aferrou àquilo que para ela parece ser a única saída: Tentar desqualificar o Intercept e tentar desqualificar as informações como tendo sido obtidas ilegalmente. Foi mal. Coitada da Globo. Ela ainda não entendeu a dimensão que a coisa tomou e que ainda vai tomar, talvez porque está acostumada a mudar a aparência das coisas em seu sítio doméstico e fazer seus espectadores acreditarem que dois e dois são cinco. Coitada da Globo. Além de vestir publicamente a carapuça, também emite sinais desconexos de desespero. Teria sido muito melhor deixar a coisa rolar até surgir algum eventual momento de pular do barco com mais segurança. .

    • Pode ser que apareça também ações dos golpistas tentando passar pano quando descobriram que o apartamento no Guarujá é dos Globo.

  • POR HORA O INTERCEPT FEZ UMA ÚNICA REFERÊNCIA A REDE GLOBO NO CONCLUIO CRIMINOSO CONTRA LULA,MAS VIRÁ MUITO MAIS,PORTANTO A CRIMINOSA REDE DE INTRIGAS ESTÁ APAVORADA E NÃO SABE COMO DESQUALIFICAR UM GANHADOR DO PRÊMIO PULITZER DE JORNALISMO.
    PODEM ACREDITAR QUE BREVE VIRÃO A TONA AS PROVAS DA CUMPLICIDADE DA REDE GLOBO NOS CRIMES COMETIDOS CONTRA A DEMOCRACIA E O ESTADO DE DIREITO.
    INTERCEPT PODE E VAI DESTRUIR A REDE GLOBO CELEIRO DE JORNAZISTAS ,CRIADOURO DE AMEBAS,ALIENADORA DE MENTES,MÃE DA MENTIRA,DESTILADORA DE ÓDIO E PRECONCEITO.
    QUANTO AO BANDIDO SÉRGIO MORO,TEREMOS ENTÃO NOTÍCIAS DE BEM ANTES DAS ELEIÇÕES DOS ACORDOS COM O CANDIDATO PSICOPATA PARA ALÇA-LO AO STF.

    • A Globo é a "cortina de ferro" tupiniquim, criação dos meganha-militares "anti-comunistas".

  • Criminosa Rede Globo, sempre criminosa, sonegadora e antinacional. Essa organização da famiglia Marinho não defende a verdade, nunca defendeu. Essa organização criminosa defende o criminoso e miliciano Marreco de Maringá, isto mostra o quão a famiglia Marinho é danosa ao país.

  • Moro destruiu empresas e tirou empregos de várias pessoas. E agora quem vai ficar sem emprego é ele. Ou seja, vai ficar sem o cargo de juiz, sem o cargo de ministro, e sem as palestras, porque ele vai perder a moral para ministra-las. Advogar está fora de cogitação. Ele não vai conseguir passar na prova da OAB. Então, como podemos ver a providência divina está a postos e o que é do capitão está guardado.

    • O Big Boss é grato pelos serviços prestados, e garantirá a ele um carguinho lá com o Tio Sam.

  • A estrategia de Greenwald funciona bem porque fica impossivel pra Globo e Cia tecerem uma narrativa coerente sem saber o que vem pela frente. Eles inventam uma historia hoje, o Intercept desmente amanha.

  • O Greenwald colocou Ri-do-rato bem na toca das ratazanas Moro, Dallagnol,Globo, Justiça ,MP e PF.
    O veneno já foi consumido com queijo e se espalhou pelo organismo dos asquerosos roedores. Não têm mais salvação.
    Só falta agora "Rosângela,A Feia", publicar no seu Twitter:
    #EuMorroComEle

    • Apenas por curiosidade; Rosângela, a Feia, é a "Conja" do Conje???

  • É mesmo, Globo, um estado totalitário (que você adora e se locupleta) tem que ser enfrentado dentro das leis desse mesmo estado. Ficamos assim combinados.

  • Será lindo ver a IMPLOSÃO IMEDIATA da GLOBO.

  • Glen pode ser a chance de ouro da esquerda, precisamos apoia-lo, deve estar sofrendo bastante ameaças. Hj o Jornal Hoje tentou minimizar os fatos e condenou os hackers, a esquerda precisa se unir e mobilizar-se o quanto antes. A greve geral bem que poderia durar até o fim do ano. Quanto mais pressão, melhor será.

Related Post