A Camde agora mora na Barra

A manifestação dos moradores da Barra, vaiando o pronunciamento da Presidenta Dilma Rousseff foi – se fosse preciso ainda mais – uma bússola para o caminh0 para as forças progressistas.

Para os que acham que há um “mundo novo”, é uma recordação acachapante de que é a classe média a tropa de choque usada pelas elites contra este ou qualquer governo popular no Brasil.

E que  as netas das “senhoras de Copacabana” que integravam a Camde – Campanha da Mulher Democrática – , que ia às ruas para as Marchas com Deus pela Liberdade” em 1964 agora mudaram de bairro e desfilam pelos condomínios comprados a prazo a sua intransigência e horror a qualquer coisa que cheire a povo.

É na Barra, como se sabe, que moram as Larissas que jamais aceitarão as Rosanas, embora as Rosanas nunca tenham feito mal às Larissas.

Nem todo mundo lá é assim, é claro. Mas as exceções não são capazes de evitar o “espírito do bairro”, que não é de um bairro, é de uma classe social.

Num excelente artigo, ontem, no Viomundo, Igor Grabois, ontem, 0 descreveu:

“A classe média tradicional se sente ameaçada pelas cotas nas universidades e não utiliza da saúde, educação e transporte públicos. Põe os filhos na escola particular – com mensalidades proibitivas – paga plano de saúde e anda de carro. Tem ojeriza do serviço público e o discurso anti-imposto cai como uma luva nas suas aspirações.”

Para os mais jovens, que não sabem como é que chegamos a uma ditadura que prendeu, torturou e assassinou jovens como eles, inconformados com as injustiças, fiquem sabendo que, como o cheiro de sangue enlouquece os tubarões, também o cheio de golpe transtorna esta gente “diferenciada”, que acha que seus privilégios são como os da subnobreza do Brasil colônia, que achava que os escravos deviam ser limpinhos e gentis, mas escravos.

Há 50 anos, estes grupos deram a “legitimidade” para o desfecho de um golpe militar. Aliás, nos primeiros anos, este até contou com apoio e simpatia ali, porque não havia chegado o 68 em que o tacão das botas atingisse os seus filhos nas ruas e universidades.  Eram “só” os comunistas, os pelegos sindicalistas, os populistas, os “corruptos” do governo Jango que mereciam cadeia, borduna e morte.

Há muita semelhança nos dois agires, mas há muitas diferenças nas duas situações. Não há, ao que se saiba, sublevações militares. Não há uma UDN expressiva e os líderes da direita estão longe de terem o perfil de um Carlos Lacerda. Não há, sobretudo, um clima de Guerra Fria que tolere a ruptura democrática como forma de solução de conflitos políticos.

Mas há, sim, além do desejo golpista, uma esterqueira onde ele viceja: o sistema midiático avassalador, capaz de silenciar uma multidão – como fez quando os protestos eram contra a ditadura – e de amplificar o que convém ao desgaste e ao enfraquecimento de um governo voltado para os desejos históricos de soberania e justiça para o Brasil, como fizeram a João Goulart.

Mas, agora, as coisas serão diferentes. Temos um governo que, apesar de tudo, tem base popular – nem as pesquisas lhe negam ampla maioria – para reagir e derrotar o clima de pessimismo e de insurreição que a mídia insufla e mobiliza.

A fala da Presidenta, ontem, marca o início de uma reação que, embora serena e pacífica, vai significar – esperamos – uma comunicação direta e clara com um povo que, em relação a ela, embora tenha respeito e admiração, não tem a ligação genética e automática que tinha com Lula.

Lula, quando passou maus bocados em 2005, quando as “cassandras” também previam o seu fim, foi buscar nas fontes do sentimento popular por justiça e soberania nacional as forças que lhe permitiram ressurgir e chegar ao fim de seu segundo mandato como um símbolo tão profundamente identificado com o povão que foi impossível,  mesmo com os piores métodos e manipulações, derrotar.

As vaias da Barra nos mostram que, agora, vamos no caminho certo. Mostrar ao povo o que está em jogo e nítidamente jogar ao lado do povo.

Acabou a bulimia, acabou a inação.

Perdeu, playboy.

 

Fernando Brito:

View Comments (12)

  • Uma análise, simples e clara do presente momento brasileiro. A Casa Grande não se conforma em dividir o bolo.

  • Eu cheguei a achar que eles tinha achado ruim o discurso, e isso seria ótimo, pois mostraria pelo menos que a oposição avalia o que o governo fala ou faz.

    Porém, depois que vi o vídeo, percebi que eles vaiavam DURANTE o pronunciamento. Ou seja, vaiaram pq não queriam ouvir! Aí se esvaiu toda a minha esperança de que a oposição raivosa estava pelo menos se politizando para criticar com argumentos.

  • só posso dizer e lamentar que a indefectivel #MidiaBandida Internacional, capitaneada pela SIP nas Americas e no Brasil pelo Instituto Millenium realmente não descansará enquanto não conseguir seu infausto intento de derrubar o governo de centro esquerda comandado por Dilma.
    Diariamente, a *radioitatiaia a maior, mais poderosa e mais querida de BHZ e das MG roda sua propaganda subliminar anti-politica, anti-democracia com tons levemente populares. Em toda a sua programação (seja no noticiario formal, nos programas regulares - em tudo tem sempre as dicas anti-democracia para derrubar o governo). Os ruins sao os mensaleiros, os ruins sao os presidentes das casas do congresso - que por "coincidencia" fazem parte da coligação governista.

    Nao estao incomodados com a pessima prefeitura de BH, com o pessimo governo Estadual... mas com os "mensaleiros" soltos!!! Querem que o JB passe por cima das Lei e prendam os "mensaleiros" antes do transito em julgado. Pregam ABERTAMENTE a quebra do Estado de Direito! É assustador.

    O FASCISMO de ultradireita da Midia-PIG, sempre impune, sempre perdoado pelo governo federal, cobrará preço alto demais...

    É será pago por nós, queiramos ou não.

    Preferia não ter vivido para testemunhar isto. 64 se repete. É uma farsa, mas os palhacinhos filhos da classe méRdia estão nas ruas para isto, serem a massa de manobra. Jovens burguesinhos "apartidários" e antipolitica com deus e a midia contra os mensaleiros petistas. Circo.
    De má qualidade...

    :/

  • Mora na BARRA, não vaie, pelo contrario aplaudi, pois a minha presidenta DILMA, tem tudo agora para mostrar ao povo quem são os verdadeiros BANDIDOS desse país, os projetos estão lá a muito tempo para serem votados, REFORMA POLÍTICA, FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA , REFORMA TRIBUTÁRIA, REFORMA AGRÁRIA, LEI DE MÉDIOS , DESTINAÇÃO DE 100% DOS ROYALTIES PARA EDUCAÇÃO, agora não são votados porque o PODE ECONÔMICO desse país não deixa, pois temos um caminhão de DEPUTADOS FEDERAIS a mando desse poder. EX. BANDIDA REDE GLOBO, VEJA, FOLHA, ESTADÃO, BAND, SBT, ITAÚ, DANIEL DANTAS, PSDB, DEM, PPS, agora vamos ver pra cima deles MINHA PRESIDENTE, bote tudo pra ser votados!!!!!!!!