A carta que a presidenta poderia enviar

(A imagem acima não tem nada a ver com o post. É só para enfeitar mesmo).

Conforme prometido no post anterior, rabisquei uma cartinha que a presidenta poderia enviar a seus apoiadores, tentando amenizar as dores e as frustrações de sua base, após as concessões que o governo teve de fazer ao centro conservador do Congresso e da sociedade.

Obama, a quem devemos fazer milhões de críticas, mas não à sua habilidade de se comunicar com a exigente e complexa sociedade norte-americana, envia regularmente cartinhas a seus apoiadores, explicando os dilemas do governo.

A cartinha de Dilma poderia ser algo assim:

“Amigos, amigas, mais uma vez quero agradecer a luta de todos vocês, o esforço gigante que protagonizaram para que não experimentássemos um perigoso retrocesso político este ano.

Me esforçarei ao máximo para honrar as esperanças depositadas em mim.

Vocês sabem, porém, que enfrentaremos inúmeras dificuldades.

A oposição cresceu no Congresso e na sociedade.

Estamos realizando investigações profundas e dolorosas em nossa maior estatal.

Setores da mídia, herdeiros da ditadura, ainda tratam a informação como uma arma política.

Então temos que agir com enorme prudência, sempre tendo em vista a segurança da nossa democracia e o bem estar do nosso povo.

Sei que há muitas mudanças a fazer.

Entendo também a magnitude das expectativas em relação ao novo governo.

O seu voto foi fundamental para minha vitória. Mas agora peço-lhes outro voto, um voto de confiança.

Mesmo que não aprove algumas decisões do novo governo, algum nome no ministério, não desacredite.

O meu objetivo ainda é o mesmo que o seu: mudar o Brasil para melhor.

Nossos compromissos profundos de campanha serão mantidos. 

Continuaremos fortalecendo nossos programas sociais, concentraremos esforços para melhorar a qualidade da saúde e da educação públicas, e faremos avançar as grandes obras de infra-estrutura.

Vocês podem ajudar monitorando e cobrando o governo.

Com paciência, perseverança, ousadia, ainda realizaremos juntos grandes conquistas.

Feliz 2015! Dilma Rousseff, presidente.”

Fernando Brito:

View Comments (20)

  • Eu responderia:
    Presidenta, não há necessidade de muitas palavras e explicações. Governe para o bem do povo brasileiro e estaremos satisfeitos e prontos para continuar a defende-la.

    PS: Irei a Brasília levando comigo,além de minha antiga bandeira vermelha, as bandeiras de Minas e do Brasil. Será bom vê-las presentes na festa democrática de sua posse e não em movimentos de golpistas e antipatriotas.

  • A nossa presidenta é muito competente mas sofre de comunicaçãofobia!

    A Dila tem medo de falar! O PiG mostrou o pronunciamento do rei da Espanha, da rainha da Inglaterra (que tem menos importancia política que a Dilma)!

    Que me interessa pronunciamento de reis e rainhas de um lugar tão longe daqui?
    Mas o PiG mostra que é serviçal dessas culturas e instituições decadentes!

    • Competente? Eu teria outro nome pra alguem que nomeia George Hilton (PRB-MG) , um cara envolvido com lavagem de dinheiro, pego tentando embarcar no aeroporto da Pampulha com 600 mil reais em dinheiro e que no congresso era da Frente de Combate a Roubo de Carga, pra cuidar do Ministério do Esporte e planejar, com todo esse currículo esportivo, as Olimpíadas.

  • A decepção ( pelo menos a minha ) maior é a falta da ousadia necessária a qualquer candidato a estadista ( para além das criticas à negação da política , péssima comunicação , ministério e assessoria fracas , falta de timing nas decisões ,etc...). Fico imaginando o JK , quando de sua eleição , tentando contemporizar com a UDN do Lacerda ,
    com o Marinho de " O Globo " , com o golpismo diário herdado do período Getulista , a República do Galeão , etc...Não teria construído Brasília , o cerrado e o interior não seriam o que são . Seria outro Brasil , sem as tranformações em todas as áreas , ocorridas naquela época. E JK seria um nome no rodapé da História . Portanto , ou a presidenta passa a entender de símbolos , sinais , gostar de política e ter muito mais ousadia , ou ficará cada vez mais difícil
    escrever seu nome na memória coletiva de nossa construção histórica .Para o mal do país e do povo brasileiro.

  • Fale a verdade cafezinho: Esta carta é da Dilma e ela mandou que você a divulgasse.
    Apoiado.

    • Eu acrescentaria um adendo a esta Cartinha que diria: Eu prometo que no ano de 2015 olharei com carinho as reclamações dos aposentados do INSS (que estão esperando, (uns por mais dez anos) a decisão de pagar os RETROATIVOS emperrados no trf1. Presidenta Dilma, cuidado, pois a Militância já deu a cara a tapa por V. Excia e o Lula nestes três mandatos, mas não se iluda não, pois a descrença está nos contaminando.

  • A respeito de OTIMISMO,hoje no PIG-MEU DO SUL a ZERO HORA,tem análise magistral de autoria de uns tais de CADU CALDAS E ERIK FARINA,posivelmente representantes das Petroleiras extrangeiras,que da conta dos imensos prejuízos da Petrobras e comparam-na às empresas de um tal de Eike,que os ex-puxa-sacos chamavam de Aike,e que diz bem da liberdade que esta matilha tem em dar maiores informações falsas,sem o devido contraditório.E tem trouxa que acredita nisso.Vale a pena dar uma lida,na edição de hoje,27.12.2014.Saudações...

  • A cartinha do Miguel, que deveria ser escrita por Dilma, de fato tem um significado político relevante. Um governo que se preze e que respeita os seus eleitores, precisa se comunicar com a população.

    Infelizmente, o governo federal se comunica com a população a cada três ou quatro meses em discursos de Dilma ou Lula, quando deveria construir um sistema diário de comunicação. A Globo, a Band, a Rádio Itatiaia, toda mídia golpista, enfim, não funciona a cada três meses. Eles bombardeiam a cabeça de milhões de pessoas diariamente.

    Por isso, Lula e Dilma e PT, quanto tempo vai precisar para que vocês aprendam a importância da comunicação na vida das pessoas? Já é um absurdo vocês não terem feito nada - aqui já vai uma carta-resposta à carta-de-Miguel do que deveria ser a carta-da-Dilma -, mas nada mesmo para incentivar a democratização da mídia no Brasil.

    A mídia golpista é o principal resquício da ditadura civil-militar implantada em 1964 e continua recebendo uma generosíssima bolsa-mídia de bilhões de reais para poucas famílias. Com muito menos que isso e um pouco de incentivo moral já seria possível criar uma grande rede nacional de comunicações alternativa, popular e de esquerda para enfrentar a mídia da direita.

    Por isso, Lula, Dilma, PT e afins, tomem vergonha na cara e contribuam para a criação de uma mídia alternativa e independente no Brasil. Deixem esse legado para as próximas gerações, que hão de responsabilizá-los por não terem lutado para acabar com esse criminoso monopólio da mídia, que destrói nosso país, todo dia um pouco.

    Que a iniciativa do Miguel incentive a presidenta Dilma a escrever muitas cartas e construir um mecanismo de comunicação do governo mais eficaz e transparente.

  • Ah, o Congresso Retrocesso. Mas quem sabe não seja preconceito. Eu me lembro bem da eleição do palhaço Tiririca, quantos comentários preconceituosos e ele se revelou melhor que a encomenda. Aguardemos, com o andar da carroça as abobrinhas vão se ajeitando.

  • O govrno e' muito fraco em comunicaçao , poderia fazer uma mensagem de natal ao povo ( como e feito em varios paises democraticos ou uma mensagem de ano novo mas parece que a babaquisse vai continuar e a midia mandando brasa no passeio de lancha da dilma e uma vergona to desanimado com o governinho.

  • O problema é que a Presidenta está mal acessorada em sua comunicação, infelizmente.

Related Post