Finalmente, hoje, em artigo na Folha de S.Paulo, Aécio Neves admite que o Aeroporto de Cláudio, junto a sua fazenda, serviu para sua comodidade pessoal, em atividades rigorosamente privadas.
E que a obra (que entre contratos e desapropriação custou, em dinheiro de hoje, mais de R$ 20 milhões) que consumiu farto dinheiro público, por não homologada e sem controle público já há quatro anos, só teve mesmo a serventia de dar-lhe este privilégio.
Mais importante que a semi-confissão do candidato tucano é o que o levou a ela, 11 dias depois de revelado o escândalo pela própria Folha.
Depois de várias gaguejadas e diversos “de novo este assunto?” irritados, Aécio tomou essa iniciativa, sem sombra de dúvida, porque as pesquisas internas do tucanato revelaram o estrago que isso fez em sua campanha.
Não foi um ato de honestidade, de quem quer e pode sustentar as atitudes que tomou.
Fosse assim, não teria se evadido de dizer, antes, o que diz agora.
O fez por três fatores, todos sem qualquer dignidade.
O primeiro é que sabe que existem provas deste uso. Não se descarte, até, que tenha sofrido ameaças de que elas seriam reveladas.
O segundo é que só tomou esta atitude depois que as pesquisas eleitorais internas do PSDB mostraram que o estrago não apenas era grande como está se agravando à medida em que o conhecimento da situação se amplia.
O terceiro, mais grave e por isso capaz de continuar ceifando o seu prestígio e o respeito pessoal que possa ter, é o que se provou um homem moralmente covarde.
Precisou ser exposto diariamente às suas contradições e omissões – ou, pior ainda, ser ameaçado por alguém que tinha provas do uso do aeroporto – para confessar que fez, por diversas vezes, uso particular da pista que a ninguém mais servia.
Depois disso, quem acredita na já implausível afirmação de que a obra milionária se justificava pelo “grande pólo industrial” que é aquele município de menos de 30 mil habitantes? Ou que o negócio entre o Estado e o tio, que tinha os bens bloqueados, não foi bom pela família, até porque parte do depósito já foi levantado pela tia, num processo tumultuado de separação e com, inclusive, uma ação de interdição por um dos filhos?
Aécio abaixou o bico.
Diante da mentira que pregou, durante 11 dias, a todo o país e à imprensa, desqualificou-se moralmente para dizer qualquer coisa.
A confissão tardia e cínica não lhe perdoa, exatamente porque é tardia e cínica.
Ficou do tamanho que é: um herdeiro de oligarquias, que controla e uso o poder que o sobrenome foi lhe trazendo e que trata o exercício do poder com a mesma irresponsabilidade que lhe valeu a fama de playboy mimado.
Resta saber o que não fazer com ele: se é melhor deixar que o fracasso recaia sobre sua inconsistência moral ou se tentarão uma muito improvável nova via para disputar as eleições.
O aeroporto de Cláudio foi sua bolinha de papel.
E essa, sim, capaz de provocar um estrago imenso.
View Comments (65)
Esse Aeroporto serviu para duas coisas previamente combinadas entre uma cachaça e outra e uns torresminhos: 1-Dar comodidade à família Neves nos deslocamentos para o lazer em suas fazendas. 2- Tirar o Titio do buraco financeiro que se encontra.Contava ainda com a omissão da mineirada e seus órgãos de imprensa dominados.Vá lá saber o que esse playboy aprontou nesses anos como Governador...
Essa criatura que vive nos ares(literalmente) deveria ser banida do partido, da política e ter sua prisão decretada imediatamente. Afinal não está caracterizado desvio do erário público? E a tal ficha limpa, como fica? CPI JÁ.!!!!
E aí? Só vai ficar nisso? Abusou conscientemente do dinheiro públicos para fins pessoais e apenas um reconhecimento de culpa o livra de tudo? Por menos que isso, alguns réus da AP470 foram condenados, execrados (inclusive por Aécio) e perseguidos pela mídia, por políticos e por juízes, mas para Aécio que é do PSDB (que não para de se sujar), que faz parte do núcleo da oligarquia e que é o queridinho da mídia golpista fica tudo bem? A base aliada do governo e os que comandam a candidatura de Dilma vão deixar barato? Se fosse o contrário? Com certeza já estariam pedindo a cassação da candidatura de Dilma e abrindo processo de impeachment. O vento que venta no PT tem que ventar no PSDB.
É assim mesmo. Ele é intocável, faz parte dos 1% potentes e poderosos. Se fizesse parte os 4 ps., pretos, pobres, prostitutas e petistas estaria na papuda condenado pelos magistrados joaquins.
Cadê o MP-MG? Cadê o TJ-MG? Cadê o TC-MG? Tanta gente fecharam os olhos assim, para esses malfeitos? E a ANAC? E a Aeronáutica? Também têm culpa nisso! Ou dá pra fazer pista de pouso nesse país sem que as autoridades aeroviárias fiquem sabendo?
Vamos procurar pelo QDO primo do Aéciopopov, um que vende sentenças em Minas, sujeito ajeitado pra tratar com a Justiça de Minas, basta vc ver uma matéria da Globo, precisamente do Fantástico, ai Ricardão vc vai ver que, família honesta e unida.
Ora cadê!
Devidamente aparelhado, como agir? Não se esqueça que ele conseguiu mandar para a cadeia (e ao que parece ainda está lá) o dono de um jornal que lhe fazia oposição
Ricardão Carioca, Cade o Helecoptero dos DEPUTADOS PARRRELA PAI E PARRELA FILHO, FEDERAL E ESTADUAL, cabos eleitoral do
Aecioporto.Cade meia tonelada de cocaina aprendida no helecoptero.Cade a POLICIA FEDERAL responsável pela aprensão.
CADE a MIDIA, IMPRENSA PARTIDARIA, divulga essa noticia. Cade
o relatório e informação da POLICIA FEDERAL. CADE O HELECOPTERO.
Edson, a nossa (in)Justiça ficou com peninha dos Perrelas e mandou devolver o helipóptero. Simples assim.
Cadê nós nas ruas exigindo punição aos mal feitos de criminosos de colarinho branco?
Puro jogo de cena para "esfriar" o assunto. Por enquanto fica uma perguntinha: e o "Domínio do Fato" - como aplicado a integrantes do PT - não vale quando para este embusteiro?
Defender a corja do PT também é demais.
O Aécio não vale nada e esses bandidos do PT menos ainda, os maiores chefes de quadrilha no Brasil são do PT.
No fundo são todos farinha do mesmo saco e nós ah nós fingimos de probres coitados mas somos cúmplices, pois quem põe essa corja em posição de roubar a todos nós, somos nós mesmos através do voto.
Senão vejamos o resultado das eleições.
cinquenta e quatro milhões de votos para a quadrilheira do PT e cinquenta e um milhões de votos para o quadrilheiro do PSB, parece que a decisão aqui é para qual quadrilha entregaremos o Brasil.
REVOLUÇÃO JÁ.
agora tenho medo! população brasileira pelo menos a dos estado de São Paulo e Minas Geraes, parecem se identificar bem com o dito "mulher de malandro" olha situação dos dois estados sem a cosmética do pig e assim mesmo são majoritários esses, esses, esses, creio que melhor e verdadeiro, PICARETAS teem suas eleições e reeleições quase que certas.Tadinho do restante da população razoavelmente consciente...
Se ele tivesse ficado em Minas, nada disso teria sido revelado. Aqui ele pode tudo. Foi para além das montanhas e se deu mal. Bem feito!
Só nos resta o guardião da moral e da ética Alvaro Botox Dias , pedir uma CPI para esse caso , sera que o catão dos pinhais perdeu a "coragem"?
que é isso,companheiro?
se esqueceu que nessa hora o personagem deixa de existir na tela.
Aécio, um anão moral.
quem conseguir expressar ao povo esta realidade, sem duvida conseguira tirar muito voto de aécio never.
Aecio é aquele filho de pai que enriqueceu na luta e trabalho,hoje tem uma empresa grande e sólida. E um so um filho, mas este é mimado, desinteressado, mulherengo e sempre teve tudo á mão a hora que quer. O velho pai vai entregar a este cara sua empresa? Nunquinha, prefere ate vender.
E o povo vai entregar a esse tipo 'num.tô.nem.ai a administraçao do pais?
Como o pai enriqueceu na luta e no trabalho se no currículo está a grilagem de 950 hectares de terras que pertenciam ao estado de Minas Gerais?
No caso dos 98 mil servidores sem concurso público que ele nomeou em 2007 e que o STF recentemente mandou demitir foi do mesmo jeito,alegou que não sabia que era inconstitucional.O assunto morreu por aí...
E esse fato (da exoneração dos servidores admitidos irregularmente) foi noticiado pelo jornal estado de minas SEM CITAR o nome do ex-governador. Eu conheço colegas esclarecidos, que têm assinatura do jornal, da veja e quetais, que não sabiam quem tinha homologado a Lei 100, considerada inconstitucional. Eles debatiam comigo dizendo que "o governo de MG, cometeu um erro aí...". Quando eu perguntava QUE governador, eles não sabiam responder. Mídia mineira é pior que a nacional quando se trata de proteger o tucano.