Muito bom, pela serenidade e pelas informações, o pronunciamento de Dilma Rousseff.
Absolutamente necessário e pertinente, embora seja tão certo que, como o dia há de clarear daqui a pouco, a oposição vá criticá-lo como de “eleitoral”.
Só há duas coisas a lamentar.
A primeira, incrível, é que algo assim tenha de ser feito.
Porque um evento esportivo e comercial, que já ocorreu em mais de uma dezena de países do mundo – alguns com pobreza igual e muito maior que a nossa – jamais se lembraram de dizer que isso fosse tirar dinheiro de saúde, educação ou de serviços públicos.
E não disseram porque é uma comparação improcedente.
Os números apresentados por Dilma mostram que tudo que se gastou – e por financiamentos – com estádios em três anos e meio não daria sequer para pagar uma semana dos gastos com saúde e educação.
Mas a campanha da mídia e da oposição transformaram a Copa em uma bandeira demagógica.
Por isso, é lamentável que isso tenha de ser desmontado.
E o segundo lamento é que, afinal, o Governo brasileiro esteja dizendo tudo isso tão tarde.
Com receio de cair numa politização da Copa, demorou a assumir uma postura mais agressiva, direta e confrontadora.
Os inimigos do trato democrático da informação não se fizeram de rogados e previram todas as pragas desabando sobre o evento.
O “não vai ter Copa” se tornou a regra na imprensa brasileira.
Mas vai ter Copa.
E ela vai, infelizmente, ser politizada.
Com efeitos negativos devastadores para quem o fez.
View Comments (48)
A Copa no Brasil já foi politizado no nascedouro. Não tem como ser diferente com uma oposição tão carente de poder, mas sem meios para voltar a ditar as regras, apesar do apoio que recebe da mídia aliada. Ou seja, o problema não é a Copa, mas as eleições. E nesse sentido, apesar do estardalhaço que fazem os partidos e os fracos candidatos de oposição, não parece que a realização da Copa (que queriam,mas não queriam que acontecesse) possa favorece-los. Por isso não entendi: que efeitos negativos devastadores e para quem?
A "giganta" - adormecida em berço esplêndido - acordou!
Penso que os efeitos devastadores estão reservados para os que apostaram no NÃO VAI TER COPA, os que apostaram contra o BRASIL e a sua capacidade de realizar o evento, apostaram todas as suas fichas no FRACASSO e na VERGONHA, e mais que isso, torceram para que não desse certo, como torcem desde sempre, para que o BRASIL não dê certo. Depois da COPA, OUTUBRO lhes cairá sobre a cabeça. Eles que vão preparando as ASPIRINAS, desde já.
“ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS 'MERCADO' & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS CORRUPTOS INIMPUTÁVEIS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !!
"O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO - O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
Este pronunciamento é o gol mais bonita da Copa.
É um golaço !!!
Pra quem dizia que o Brasil era o errado, os urubologos irão surtar.
FMI vai considerar cálculo do Banco Central para divulgar dívida bruta do Brasil
http://m.oglobo.globo.com/economia/fmi-vai-considerar-calculo-do-banco-central-para-divulgar-divida-bruta-do-brasil-12801806
O PIG e os vira-latas coxinhas sentiram o chute no traseiro deles dado pela Presidenta ontem. Vai ter Copa, e que Copa.
Estão alvoroçados. Os estádios serão entregues, as seleções estrangeiras estão em nosso solo, e os turistas estão curtindo.
Eles, os vira-latas e os do PIG, vão dizer hoje: Ah, mais as obras estão inacabadas. Não vai ter apagão, não vai ter caos aéreo, não vai ter dengue, não vai ter febre amarela, não vai ter estouro de meta de inflação, vai ter superavit primário, e vai ter emprego.
O que tem de ser dito é que o Brasil está em obras, e estará em obras por muitos anos, pois carece de infraestrutura social (creches, escolas técnicas, universidades, unidades básicas de saúde, etc) e de infraestrutura de transportes (estradas, portos, aeroportos, metrô, etc). Se as obras estão atrasadas é pelo fato delas existirem. Nos tempos demo-tucanos não havia obras atrasadas, pois não havia obras. E mesmo quando precisa de obra, como no caso do Sistema de Abastecimento de Água da cidade de São Paulo, falta planejamento para os demo-tucanos.
Parabéns. Excelente comentário.
ótimo comentário mesmo !!!!
Parabéns,Presidenta Dilma Rousseff! O seu discurso nos encheu de orgulho e aumentou a admiração que sentimos pela nossa Chefe de Estado. Seja bem-vinda,sempre! Temos a certeza de que o Brasil com o seu Comando será um país de exemplo para o mundo. Viva o Brasil! Viva o povo brasileiro! Viva a Dilma, nossa Presidenta! Dilma 2014.
o "Golden Gol" foi o horário do pronunciamento em Rede, que era sempre antes do JN.
Assim não deu tempo para o adversário mudar a pauta...
Isto mesmo, Geraldo Chaves. Também notei. Vamos ver hoje como será. Como, desde a década de 90, não vejo o "Mau Dia, Brasil", não sei da reação do nefasto canal.
Na mosca, saltou aos olhos que finalmente despertos do torpor de 2005 até ontem, resolveram dar o drible da vaca no JN, que sempre entrava na sequência com pauta negativa para “melar” o pronunciamento. Parece que o controle remoto está finalmente sendo deixado de lado para combater o terrorismo da desinformação e a velha sagacidade petista de “tirar leite de pedra”, está sendo resgatada, pois o inimigo não mudou, é o mesmo, a velhaca Casa Grande com seus atuais braços armados, a mídia do millenium e a ordem da justiça parceira. Agora é partir pra luta e para o “Não Vai ‘Ter’ Nem Primeiro Turno”, termina antes.
Enfim, a Presidenta falou em rede nacional.
Que seja toda semana.
O pronunciamento de S.Excelência, a Presidente DILMA foi de uma grandiosidade, proporcional a magnitude do evento.
Parabéns DILMA.
LULA 2018 para dar continuidade a esse desenvolvimento de inclusão social.
E o pedido de "habeas corpus" do psdbinho ao gilmar dantas, na busca desesperada de sobrevida, para autorizar faixas "ideológicas" nos jogos da copa? Repito aqui minha dúvida: a faixa "aécio, DO PÓ VIESTES, AO PÓ VOLTARÀS" pó(de)?
Claro que pó(de), não foi o partido dele que entrou no STF para que seja autorizada propaganda ideológica dentro dos estádios, meu pai sempre dizia, quem não pode com a mandinga não carrega patuá, carregou? Vai ter que aguentar.
A copa foi politizada ou a política foi "copada"? Quando a constituinte do país do futebol determinou eleições quadrienais coincidentes com os mundiais, será que foi casual? Grandes eventos esportivos catalizam o capital político, e não é de hoje, né, Cesar?
É Dilma 2014 e Haddad 2018 / 2022 (Com Lula no Senado)