Reproduzo mais um instigante artigo de Maurício Dias, da Carta Capital.
O timoneiro do golpe
por Mauricio Dias, — publicado 11/07/2015 08h56
na Carta Capital.
A memória nacional não esquecerá a pregação conspiratória de FHC, repetida pela oposição e aplaudida pela mídia dita isenta e imparcial
A primeira lenha atirada no fogaréu já existente está no discurso paroleiro de Fernando Henrique Cardoso, o timoneiro do golpe: “O governo Dilma perdeu a credibilidade”
Da convenção do PSDB, realizada em 5 de julho em Brasília, saiu a palavra de ordem de orientação aos partidos oposicionistas, com a finalidade de abalar ainda mais a situação política e econômica do País: botar lenha na fogueira e criar um clima de crise insuperável para forçar o impeachment da presidenta Dilma.
Assim o golpe foi anunciado. Mas será consumado? A primeira lenha atirada no fogaréu já existente está no discurso paroleiro de Fernando Henrique Cardoso, o timoneiro do golpe. Com as mãos no leme o ex-presidente sentenciou: “O governo Dilma perdeu a credibilidade”.
Desqualificar a capacidade da presidenta de governar é um achado malévolo premeditado pelo ex-presidente. Nessa desqualificação está embutido o preconceito da suposta fragilidade da mulher para exercer o poder. É o impulso machista movendo interesses políticos sombrios. Que no futuro ele não repita, como fez no passado, o pedido para ser esquecido pelo que faz no presente.
A oposição pode ser dura. Não pode ser irresponsável. Mas foram irresponsáveis os discursos radicais dos tucanos. Disparados na convenção do partido, deduzem que Dilma não vai concluir o mandato conquistado democraticamente nas urnas. Será derrubada antes.
Esse pessoal tem mais ousadia do que coragem. Entre a teoria e a prática há um abismo.
Embora todos os golpes se pareçam, há sempre, entre eles, um diferencial. O de agora é expressivo. Para o pesar dos oposicionistas não há tropas à disposição. A crise está circunscrita ao golpe, sem tropas nas ruas. Assim, só restou à oposição cuspir fogo.
Aécio Neves avançou contra o governo com a violência de noviço excitado. Ele chegou, por exemplo, a antecipar o triunfo da conspiração em marcha. Falou, sem marcar data, que o desfecho ocorrerá “talvez mais breve do que alguns imaginam”. Na sequência, cometeu um erro marcante ao dizer que perdeu as eleições “para uma organização criminosa”. Dessa forma, desqualificou o voto do eleitor contrário a ele.
Para o impetuoso mineiro, “o grupo político que está aí caminha a passos largos para a interrupção” do mandato de Dilma. Ele, por fim, tropeçou e caiu no buraco. Tomado pelo delírio, deixou escapar a frustração que carrega no peito após a derrota eleitoral. Em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, autonomeou-se “reeleito para a Presidência da República”. Ele queria fazer referência à recente convenção tucana que o reconduziu à presidência do PSDB.
Também obcecado, o ex-presidente FHC antecipou-se e carimbou o destino do objetivo: “Estamos prontos para assumir”.
Como os tucanos esperam para voltar ao poder poucos meses após a derrota pelo caminho democrático? Com o golpe. Dilma cai e eles assumem. Parte desse claro enigma está no artigo publicado pelo timoneiro do golpe, em O Globo: “… Espera-se que (as oposições) reiterem não ter o propósito antidemocrático de derrubar governos, mas tampouco o temor de cumprir deveres constitucionais, se os fatos e a lei assim o impuserem”. Adaptado aos fatos políticos, o trecho de conhecida poesia de Vinicius de Moraes seria declamada assim: ele espera fingindo, fingindo que não espera.
View Comments (19)
Já enchi o saco de repetir: se a esquerda não levar pras ruas multidões de milhão pra cima e mostrarem que estão dispostos a resistir vão levar o golpe e voltar 100 anos na historia em beneficio da incompetencia paulista. Nas "eleições" seguintes teremos que consultar o moro o gilmar dantas e os meganhas da policia federal em quem eles deicam votar. Como a classe media nao tem vergonha na cara aparentemente e isso que vai acontecer. Dane-se enchi o saco.
Miguel, este ato falho (nem tento) "Em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, autonomeou-se “reeleito para a Presidência da República”." , foi para rádio Gaúcha de Porto Alegre. Salvo que ele esteja repetindo este ato falho Brasil a fora. Aí é caso para internação.
Junte-se a este, mais um: "Nós, cariocas"... Nós, cariocas? Os cariocas morreram de rir. Fazer o quê?
FHC, com suas idiotas declarações, incluindo aquela de que serviria 'qualquer um' que vencesse o PT, está prestes a ter a sua mais nova e imbecil criatura aliada contra ele e seu partideco. O Absolutismo de Cunha que investe agora em reduzir as fiscalizações do TSE e a reduzir multas por crimes passados e futuros, demonstra que já temos uma monarquia em andamento. Lembram do "Estado sou Eu"? Pois é, Cunha está prestes a se tronar o Estado, demolindo o Estado de Direito que antes havia (ou o pouco Estado de Direito que ainda vigorava, sejamos justos). E chamam isso de Parlamentarismo.
O velho boquirroto não foge ao drama de sua história: trair. Traiu o amigo, na apropriação de trabalho intelectual;traiu a política, com o abandono da história política que interpretou até chegar ao poder e finalmente trai a democracia (dizem que tem outras traições, mas estas são pessoais), com a sua proposta golpista. É um sujeito desprezível
FHC não aprende, senta na cadeira antes da hora.
FHC, o maior sabujo já produzido neste país.
Será que esta esquerda estaferma consegue se unir pra aprontar um panelaço monumental caso o canalha do eduardo cunha insista mesmo em fazer pronunciamento na televisão? Será que pelo menos isso???
Aecio autonomeou-se reeleito presidente da republica, delirio mistura-se com fatos reais, e caso para psiquiatria ou... Psdb todos machistas, tem necessidade de se auto afirmar, todos sem excessao nao tem capacidade de governar o Brasil, o FHC o presidente estroina nao fez nada, quebrou o Brasil tres vezes, vendeu o que pode como disse Delfin vendeu as joias da familia, e deixou divida foi ridicularizado por Clinton na reuniao do FMI.( pesquizem e verao ) o Aecio acabou com Minas etc etc etc, Alkimin deixa Sao Paulo sem agua e aumenta agua (precisa dar lucro aos investidore) a eletropaulo e o golpe dos governadores do psdb. Muito bom Mauricio Dias desqualificar a presidente, isso e proprio da pequenez de FHC e psdb sao incapazes e nao reconhecem os meritos da Dilma, todos juntos nao dao uma Dilma
O verdadeiro cabeça do caos nacional, chama-se Aloysio Nunes, por que será que ele anda se escondendo?
tem noticias, tem gente perigosa, tem anselmos.
Alo, funcionarios da petrobrás, do BB - voces estao esperando o que? a guilhotina?
Mexam-se, comecem sua vaquinha e tomem consciencia de seus direitos. do perigo e de seus objetivos minimos.
A tal abin naõ tem minguem para se infiltrar, filmar e apurar sililogsamente nos locais adequados?
voces nao querem que, eu, leigo total no assunto lhes de as coordenadas elementares, querem?