Da leitura dos jornais, tudo o que se extrai da “denúncia” do ratinho de Eduardo Cunha nos negócios da Petrobras, o tal Fernando Baiano é que, em relação ao ex-presidente Lula o que ele tem é exatamente nada.
Vejamos: Baiano diz que chamou o tal José Carlos Bumlai para fazer Lula discutir a entrada de grupos no projeto de montagem de um empresa para construir sondas de petróleo no Brasil, em lugar de importa-las do exterior. O que teria de mais? Lula chamou o mundo inteiro para investir na indústria naval brasileira, em lugar de importarmos navios e equipamentos.
Até na Ucrânia foi pedir parcerias, em 2009: “nós vamos precisar ter uma forte indústria naval e uma forte indústria petrolífera, com a construção de muitas plataformas, muitas sondas, muitos navios petroleiros, muitos navios de apoio. E aí, também, nós poderemos construir uma parceria entre empresas da Ucrânia e empresas brasileiras.”
Não seria mais que sua obrigação, como Presidente da República, atrair investimentos para um país que produz petróleo produzir as sondas que extraem petróleo.
Ah, mas o grupo seria a OSX, do empresário Eike Batista. De novo, e daí? Naquela época, Eike era saudado como o detentor de maiores capitais para investimento no Brasil.
Será que, transformado nessa potência e querendo investir dinheiro numa indústria nacional, Eike Batista precisaria recorrer aos “bons serviços” de um ratinho miúdo para achar um “amigo” do Presidente que se dispusesse a falar com ele que queria investir? E investir numa empresa privada, porque a Sete Brasil só tem 10% de capital da Petrobras!
Portanto, ao que parece, a história é que Baiano teria tomado um dinheiro de Eike e comprado os serviços de Bumlai por algo que não tinha razão alguma para não ser grátis.
Ah, mas a participação da OSX seria de maneira escusa, desvantajosa, irregular ou, simplesmente, mau negócio. Sim, mas se o negócio não saiu, talvez por isso, qual é a irregularidade?
Então, vem outro momento incrível: Baiano pagou a Bumlai pelo que Bumlai não entregou.
– Olha, Baiano, eu sei que a parada não rolou, mas você vai me pagar pelo menos R$ 2 milhões porque tô precisando ajudar uma nora do Lula, que está com uma dívida num imóvel”
– Ah, tá bem, vamos fazer uns contratos de fachada e eu te dou essa grana.
Bem, Bumlai poderia ter tomado o dinheiro de Baiano com esta ou qualquer outra justificativa. Mas será que passa pela cabeça de alguém que se dê um dinheiro destes para “fazer um agrado” à família do Presidente da República sem saber sequer o nome da “nora”, nem de qual das quatro noras se trata?
O fato de, alegadamente, Lula ser amigo de Bumlai bastaria? E ainda que Bumlai, eventualmente, tenha dado uma “mordida” no Baiano, qual é a relação de Lula com isso?
Francamente, o que se tem – é o fato calculado de que a imprensa, antes de escancarar a “denúncia bombástica” nas manchetes não vai averiguar nem se a história tem lógica, que dirá provas.
Totalmente diferente do que ocorre com Eduardo Cunha, sobre quem há contas, depósitos e, agora, segundo disse Baiano, Baiano “um celular para falar sobre ilícitos com Cunha e que o deputado chegou a enviar um e-mail citando o pagamento”. Bom, se há um celular, este tem número e se tem número basta mandar pedir a relação das ligações feitas. E o e-mail, supõe-se, deve ter sido apresentado na delação.
Fica claro que a nota de Lauro Jardim, que agitou a semana desde domingo estava, no mínimo, invertida. Sobre Lula, não há nada, exceto alegações. Contra Cunha, sobre quem Jardim disse que nada havia de “bombástico” há, além da alegação da entrega de dinheiro, o nome de quem recebeu – Altair – o telefone da propina e o e-mail do pagamento.
A denúncia de Alberto Yousseff de que Aécio Neves tinha uma participação em dinheiro de corrupção em Furnas – “eu confirmo (que Aécio recebeu dinheiro de corrupção) por conta do que eu escutava do deputado José Janene, que era meu compadre e eu era operador dele” – não recebeu 1% do destaque do que “escutava Baiano” sobre “uma nora do Lula”. E olha que o pai de Aécio, Aécio Cunha, era dirigente de Furnas e a tal “nora” nem nome tem.
Infelizmente, o jornalismo partidarizado que se tem no Brasil, onde a “pauta” obsessiva é “destruam Lula”, sobre quem há quase 40 anos procuram falcatruas – como, antes, fizeram a Brizola – faz acusações independerem de fatos e, até, de lógica.
Só o que se espera – cada vez com mais apreensão – que a “justiça de espetáculo” não aja da mesma forma.
View Comments (39)
Se a imprensa tivesse com Aécio, Alckmin, Serra, FHC, etc, a postura que tem com o Lula, o PSDB já tinha acabado.
Já foi dito mais ou menos assim: A imprensa não existe para informar, existe para moldar a opinião dos leitores de acordo com as conveniências da classe dominante que a controla. Existe outra coisa dita sobre a imprensa: Com o tempo uma imprensa corrupta formará um público tão vil quanto ela própria. Daí eu li que pesquisa do datafalha nem mesmo todos os leitores da tal de folha de são paulo não concordam com o impeachment, então lembrei de outra coisa: É possível enganar a todos por algum tempo; é possível enganar alguns por todo o tempo, mas é impossível enganar a todos por todo o tempo.
Correção: nem mesmo todos os leitores da tal de folha de são paulo concordam com o impeachment
... MAS, a denúncia do BANDIDO e réu confesso pau mandado do 'CU(nha)' do [Aécio] 'Never' serve - e muito - para cevar o estômago putrefato e os intestinos miasmáticos dos(as) 'penas amestradas' a $oldo IMUNDO dos canalhas, covardes, criminosos... E [mega]corruptos barões patrões da "grande" MÉRDIA nativa, o tal infame PIG!
Ração para cevar também a língua podre dos(as) 'coxinhas', a tal 'opinião publicada', inclusive a partir de manchetes espalhafatosa, imbecis, irresponsáveis, 'fuleiras' e criminosas a exemplo desta publicada pela 'Folha' dos Frias da 'ditabranda'!...
RESCALDO:
eu também já estou de saco cheio com tantas sacanagens e delinquências!
Ah se o honesto, sapiente, leal e impávido povo trabalhador brasileiro resolvesse recorrer à luta armada contra esses escroques assassinos [seletivos - e impunes] de reputações a $oldo...
oPÓsição ao Brasil de MERDA!...
Deixe-nos viver em paz. energúmenos desalmados da direitona!
IMUNDA e inepta Casa Grande irrecuperável!...
ajuste desprezível - padrão PIG
Risos
... manchetes espalhafatosas...
A brigada anti-Lula do Paraná nada conseguiu obter espremendo o tal Baiano. Mas conseguiram descobrir que uma certa pessoa ligada a Baiano teria comprado um imível de uma nora de Lula. Com isso em mãos, as equipes golpistas midiáticas montaram uma notícia inviesada e vazia, mas que aparentemente incrimina um filho de Lula como tendo recebido dinheiro de propina. É preciso processar todo mundo, e na justiça comum. Tem que processar sempre, e o quanto possa, mesmo que dê em nada.
... Para o PIG o *BANDIDÃO e pau mandado do 'CU(nha)' do [Aécio] 'Never' não conhece o Michel 'TEMERoso'!
*O canalha do Fernando Baiano "conhece é uma nora do presidente Lula"!
São tão íntimos (sic) a ponto do cafajeste delator ao menos conhecer-lhe o nome!
É muita patifaria surreal e pré-medieval!
*Baiano o caralho!
Bahia,
Feira de Santana,
Brasil - em homenagem ao [eterno] presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à proba presidente Dilma Vana Rousseff, 'A Magnífica', eita 'Coração Valente', siô, haja temperança!
Messias Franca de Macedo
Comprovação que a Mídia percebe que o impeachment se tornou inviável e parte para a campanha presidencial de 2018. Agora que Eduardo Cunha já era, a campanha terá como tema central o Caos da economia do governo Dilma e ataque sistemático ao Lula ou quem vier a ser candidato pelo PT. A Mídia brasileira é um caso clássico de bandidagem se dizem íntegros e imparciais, mas são na verdade um covil de cafajestes.
'Renata Não Presta' &$ Gerson 'Cama(ar)rotti', a delinquência que desmoraliza o jornalismo!
Entenda algumas das safadezas dos pilantras!
'As penas amestradas' a $oldo IMUNDO dos Marín(hos) do FIFALÃO 'Renata Não Presta' &$ Gerson 'Cama(ar)rotti' cada vez mais estão com o Diabo no corpo.
Coitado!
Do Diabo nestes corpos putrefatos, miasmáticos e desalmados!
Risos
*'A dupla' (sic) '[Cama]arrottaram':
"Cada vez mais o cerco se fecha ao redor do..."
Do [eduardo] 'CU(nha)' do DEMoTucano [mega]corrupto 'Aécio Furnas Forever'?
Que nada!
'Elles' "arrottaram" que "o cerco está se fechando ao redor do [eterno] presidente Lula"!
A 'Dupla' formada por moleques!
Que me perdoem os moleques!
Que me perdoem as molecas!
*na edição de 15/10/2015 do 'Jornal da Dez', RouboNews - perdão, ato falho -, GloboNews!
EM TEMPOS NAZIFASCITERRORISTAS &$ GOLPISTAS:
a infame 'dupla' nem toca no 'nominho' "cheiroso" da molequinha - perdão, ato falho -, da coleguinha 'Cláudia Cruz Credo CUnha'!
Inclusive, a dupla de canalhas já encontrou a nova Marice Corrêa de Lima, a mais recente bola da vez dos(as) irresponsáveis assassinos [seletivos] de reputações a $oldo criminoso do Projac dos Marín(hos) da soNEGAção bilionária &$ do 'laranja' J. Hawilla(!):
"uma nora [sem nome!] do [eterno] presidente Lula!"
Nora sem nome delatada pelo BANDIDÃO Fernando Baiano - "pau mandado do CUnha" e operador do PMDBosta!
Baiano o caralho!
Jornalismo, idem!...
Bahia, Feira de Santana
República Destes(as) Bananas Podres
Messias Franca de Macedo
A Família do Cunha, ele, mulher e a filha vão todos parar no STF, mas devemos aguardar o desdobramento desse caso. Cunha não faz o tipo de Cristo, provavelmente ele dinamitará o Congresso. Se ele for para o infortúnio, se sentido traído e usado, não vai deixar barato. Ele vai politizar o processo que promete fortes emoções. A Mídia está receosa com esse julgamento e sua repercussões e tentará livrar a cara dos seus candidatos.
Agora o Lula se lascou para valer. Ouvi dizer que uma amiga da vizinha de uma prima da tia de Lula recebeu R$50,00, por "serviços prestados" a um cara que ela acha que é vigia em uma obra da Odebrecht.
É só questão de tempo para que as provas venham à tona e o Lularápio se junte aos cumpanheiros já presos.
No domingo era Lulinha, mas o enredo pelo jeito estava desamarrado e ontem mudaram para o negócio com a Sete Brasil que não houve e a nora, mas pelo andar a jato da carruagem, escancarando a pressa em tirar Cunha do palco, parece que o novo enredo nasceu mais que desamarrado, pois a Folha que deu como manchete hoje, no papel, já sumiu com o assunto na UOL e a Globo que condenou no JN, ontem, já reduziu as fontes do escândalo na tela do G1 e deslocou para baixo a não notícia, a "Farsa da Cunhada sem Nome, no Negócio que Não Aconteceu". Inês Pereira e Gil Vicente que se cuidem!