“Dos 38,6 km de linhas prometidos até 2015, apenas 7,5% foram concluídos.”
É o “balanço” feito, hoje, discretamente pelo Estadão sobre as obras do monotrilho paulista. “Após 6 anos, monotrilhos colecionam falhas, atrasos e estão mais caros”, é o título: precisa mais?
Os tais 7,5% correspondem a míseros 2,9 km de um trecho entre Vila Prudente e Oratório, na zona Leste paulistana, numa linha de quase 27 quilômetros, que estava prevista para ser entregue em 2012, até Cidade Tiradentes e agora sem prazo para terminar que já dobrou de preço, em valores reais, mesmo descontando a inflação.
Duas estações, num total de 18, funcionam, assim mesmo entregues por conta da campanha eleitoral do ano passado.
Alckmin promete para a campanha de 2016 mais um pedacinho, em outra linha, ligando o Morumbi a Congonhas. Deveria estar pronta, segundo o Estadão, em 2010.
Uma terceira linha, para o ABC, já se cogita em abandonar. Anunciada em 2012, contratada em 2014, a obra ainda não começou nem tem prazo para começar, com a desculpa de que o BNDES não entregou o dinheiro. Já se cogita abandoná-la.
Conversa. Financiamento de obra só é liberado á medida em que a obra anda, não existe nem pode existir pagamento prévio e quem já trabalhou com grandes projetos sabe que existe uma “coisinha” chamada cronograma físico-financeiro, onde o dinheiro sai à medida em que a obra anda.
O curioso é que a poderosa imprensa paulista muito raramente toca neste assunto. Campanha, então, só com as ciclovias de Haddad, que são vigiadas em cada centímetro. Que são, óbvio, muitíssimo menos relevantes em matéria de mobilidade de massas urbanas.
Aqui no Rio, se um Governador estivesse com cinco anos de atraso em uma obra do Metrô prometida estaria “morto”, numa cidade que, como São Paulo, cada vez está mais inviabilizada pelos automóveis.
É que nós, cariocas, somos impontuais, não é?
View Comments (15)
E o Ministério Público (privado) de São Paulo?? O digníssimos Drs. promotores não vão interceder pelo
povo???Ah...me esqueci ...o PT não governa São Paulo...então não precisa MP né! É tudo "limpinho e cheiroso" !
Como não precisa, precisa sim ainda mais que o governo de São Paulo é tucano.
O MP faz muito tempo tornou-se um órgão público que serve ao gabinete do governador e não a população.
Não sei quem envergonha mais a justiça, Gilmar Mendes ou o MP de São Paulo.
concordo plenamente com vc Ney Ceville os paulistas são tão metidos que se acham elite, votam como a elite, pensam que são elite mas no fundo estão apenas ajudando o rico a ficar mais rico e eles mais pobres .
Quero acreditar que a esclarecida Tania, ao descrever os paulistas, fez as devidas ressalvas para não incorrer em injusta e injustificada generalização.
Sou paulista e paulistano, é para generalizar sim.
Neste estado, o reelegeram com mais de 60% dos votos.
Se contarmos os votos dados ao pilantra falido que pousa de presidente de Fiesp e outros menos contatos, somos exceção.
Você quer generalizar os 60% dos votos?
Recomendo consultar um dicionário.
Quem sabe você consiga entender a impossibilidade de se generalizar 6 em 10....
60% para o geraldinho, mais todos os votos dados aos demais candidatos, mais brancos e nulos.
O que sobra é muito pouco.
Exceção!
Mas como podem ir a Miami de vez em quando, pensam estar ricos ou que são ricos.
Seguinte: o picolé fez consulta com o cacique cobra coral, este disse que monotrilho, um trilho só, ia ficar meio capenga. Aí ficaram meio que desconfiados da viabilidade do projeto e deram meia trava.
Prezado Fernando,
fã incondicional de seus comentários, permito-me divergir sobre a desnecessária farpa que incita ao anacrônico bairrismo "paulistasxcariocas".
Tanto cá como lá temos os nossos trogloditas hidrófobos.
Prefiro a dicotomia "esquerdaxdireita" à requentada "paulistaxcarioca".
Abraços,
Devemos considerar também a ocorrência de um possível grande suborno à diretoria do Metrô e políticos diversos porque:
A Bombardier nunca vendeu esse trem em lugar nenhum do mundo, São Paulo seria ou será sua vitrine, se ficar pronto.
Composições e vagões menores do que os trens do Metrô para atender a Cidade Tiradentes, já nasce lotado e não terá condições de atender a necessidade de transporte não só da Cidade Tiradentes mas dos bairros vizinhos.
Esse monotrilho é uma vergonha sem tamanho e já deveria estar pronto no início do governo anterior do cínico que ocupa o Palácio dos Bandeirantes.
Recentemente o governador rompeu o contrato com a construtora espanhola que era responsável pelas obras do ramal de Pinheiros, porém como todos se recordam semanas antes houve uma "tentativa de acerto" na qual o governo repassou R$ 53 milhões em pagamentos para dias depois romper o contrato.
Já que os jornais canalhas de São Paulo não explicam, alguém poderia explicar ?
Monotrilho atrasado, não vem ao caso, Brito. Simples assim, tal como o Detecta, sistema de controle da polícia, mostrado como em inicio de funcionamento na última campanha e que não saiu do lugar após a campanha e eleição do provinciano governador de "hodiernos" paulistas, para não mostrar ainda mais o que andam fazendo, que as simples câmeras caseiras já mostram, semana, após semana. Mas agora que a mídia está resgatando da cripta octogenários e nonagenários, como FHC, Bicudo e Tito Costa, para desconstruir o Lula, Dilma e o PT, a coisa anda..., mais à direção de antigamente, até que cheguem a psicografia política, como último recurso, aí então teremos até o Carlos Lacerda psicografado, dando holograficamente, pitacos sobre o PT, Lula e o que mais estiver atrapalhando a volta ao passado, tão caro e barato, aos acoitados da Casa Grande. PS: Depois do istoriador marco villa, reforçar o elenco com Tito Costa é avançar além do limite da irresponsabilidade, é encarnar Jim Jones sem cicuta, é escancarar que os truques acabaram e que a república do Paraná começou a trilhar o destino das novelas da Globo, cansou os cansados desavisados, que desconfiam como podem defender a contribuição de empresas a partidos, se ensinaram que a tão condenada corrupção da Petrobrás é causada exatamente por contribuições de empresas a partidos. É, não é mole não, é de dar nó até em descerebrados, imaginem então em simples desavisados descobrindo a lógica?
Todos sabem que os MPs do BRASIL inteiro são aparelhados pelos tucanos , então esqueça que algum promoto vai fazer alguma coisa , mas isso já era de se esperar , afinal governo dos tucanos fazem 500 ou 800 metros de metrô por ano e o rodo anel fazem 20 anos e nunca terminam , é o tal choque de gestão.
São Paulo é onde se descobrem os corruptores, parte da dinheirama transferida mas NÃO OS CORRUPTOS.
Lá os processos ficam anos arquivados indevidamente pelo MPF mesmo com as cobranças do MP suiço.
30 anos de TRENSALÃO ainda por averiguar.
METRÔ, SABESP, ROUBOANEL, BANESPA, TIETÊ e suas obras, etc. etc, etc
Pegaram o Malu, o suspeito de plantão, porque não era da "turma".
Por lá as obras duram mais do que as de qualquer outro lugar.
E o processo Bierrembach x Serra ?
Le mouvement est immense. http://lenitsky.com/ Les effets du tabac sont souvent meconnus et minimises.