A eleição se ganhará com os que agora têm a perder

Os analistas do Datafolha “descobrem” hoje que a divisão dos votos, no Brasil, não é essencialmente geográfica, mas social.

Muito bem, é um progresso, porque vai além do primarismo “coxinha” de considerar que a “culpa” da vitória de Dilma é “dos nordestinos”.

Mas ainda resta “descobrir” porque a classe média “intermediária” – classificação da Folha para os que ganham até R$ 3500 e têm nível médio se divide, quase que meio a meio, entre a candidata à reeleição e o tucano Aécio Neves.

É curioso, porque quase este todo contingente, há uma década, após os governos do PSDB não estava ali, mas abaixo, muito abaixo do padrão de vida – que não há de deixar de reconhecer como modesto –  de que hoje desfruta.

É que, quando não há debate político e sentido de causa coletiva no progresso a ascensão social embute o sentimento mesquinho de restringir à vitória pessoal a uma sensação de que é só a si que o sucesso se deve e uma tendência e desprezar os que ficaram abaixo.

Na simplicidade dos nossos, então, 16 anos, o meu amigo e colega de Escola Técnica Pedro Bravo Vasconcelos dizia que um dos problemas que nossa classe média era “comer pão com pó de pedra e olhar para o pobre que come cascalho ao seu lado e diz que a dela é mais macia”.

Isso é próprio dos processos de ascensão social, ao longo da história. O sociólogo, historiador e ativista político Mário Matos, de Cabo Verde, descreve o que seu viu, também por lá, com a independência e o progresso que se seguiu naquele país africano irmão:

“o pior é que, entre nós e um pouco por toda a parte, o parvenu (pessoa que ascende e muda de classe rapidamente; nota do Tijolaço), fiel à percepção social que dele predomina, geralmente não surge associado a comportamentos de frugalidade e simplicidade. Evidencia uma sofreguidão para exibir a sua condição de abastado, – é o campeão do consumo ostentatório – convencido de que é assim que obtém o reconhecimento social e do seu grupo de referência, procurando estabelecer a diferença social com os “de baixo”, tentando aproximar-se aos “de cima”...

Não é a todos que isso acontece, obvio, mas certamente é a muitos.

Vivemos  um processo construído, em boa parte,  pelas ilusões economicistas  do PT (de que bastariam os avanços econômicos para que esta classe média ascendente tivesse grande solidariedade política ao governo), pelo mito da “gestão técnica”  mas também porque, deixamos a pauta do conservadorismo – inflação e corrupção – se transformar na pauta nacional por um massacre midiático que foi aceito, desde o início deste governo, como temário das discussões.

Da “faxina” ao “petrolão”, os termos e a pauta foram criações da direita, que não tem um programa de desenvolvimento social  ou econômico a mostrar, senão o primarismo de acenar que, com uma dúzia de ministérios a menos, os problemas do Brasil resolvidos; e que com eles – a piada é grátis – a corrupção estará resolvida.  

Nenhuma receita nova que não tenha sido usada desde os tempos da “caça aos marajás” e do “Estado-elefante” com que usaram Fernando Collor e outros, para evitar que nossa redemocratização política coincidisse com o resgate do progresso social e afirmação nacional, que a ditadura de 64 veio para interromper.

Há, porém, uma diferença, extremamente importante e decisiva para este processo eleitoral.

É que esta classe média que ascendeu, despolitizada, tem num horizonte muito próximo no tempo a possibilidade de ver o que tem a perder e quase nada de concreto, afora aquelas velhas cantilenas, com o parco e pobre futuro “moral” com que lhe acenam,

Os que falaram e falaram em “padrão Fifa” talvez consigam, em parte, perceber que onde querem nos levar é, sim, ao “padrão FHC”.

O pouquíssimo engraçado e grosseiro ex-comediante Marcelo Madureira, convertido a “intelectual” na página de vídeos da campanha de Aécio Neves, trai-se ao afirmar, literalmente, que “Aécio reúne todos os requisitos para ajudar a colocar o país de novo nos trilhos”.

Vejam: estávamos, para esta gente, nos trilhos.

É por isso que não se pode cair na ilusão de que esta campanha tenha de ser, essencialmente, propositiva.

Porque não há nenhuma proposta de futuro a debater senão a de que ele não nos leve, outra vez, àquele passado. E nada será, para o segmento que se toma de ilusões, de ser colocado de frente àquilo que era, ao seu próprio fantasma.

E veja, estarrecido, muito menos o que ganhou do que aquilo que, agora, tem a perder.

Adiante, vencendo, talvez possamos tratar mais do futuro. Se não erremos, mais uma vez, praticando um “liberalismo do controle remoto” que deixe de fazer compreender que a justa ascensão de parcelas imensas do povo brasileiro à classe média não pode prescindir de que pensemos e nos sintamos o que somos: um só povo, cujos destinos e sucessos interdependem.

Fernando Brito:

View Comments (125)

  • Concordo com a avalição do Datafolha.
    Vai além do "primarismo" coxinha e também do primarismo "ultrarradical esquerdopata" de que paulista é elitista e portanto vota no Aécio.
    Agora, pesquisas são lidas e interpretadas assim: Se traz algo favorável ao meu candidato é boa e confiável, se por outro lado, revela números e indicadores favoráveis ao candidato adversário, então é "comprada".
    Estou vendo todo mundo comemorando os resultados. Acho que qualquer avaliação agora é prematura. O números divulgados não mostram muita coisa em definitivo.
    Muito cedo e o PT ainda tem que lidar com a bomba lançada ontem em rede nacional. Conseguiram irritar até o Lula.
    E não é para menos.

    • Quero saber por que Aécio usou dinheiro público para construir aeroporto próximo de suas fazendas em Cláudio e Montezuma. Por que os professores de Minas rejeitam Aécio? Por que Aécio se negou a fazer o bafômetro quando foi pego dirigindo bêbado e com carteira vencida no Rio de Janeiro? Por que Aécio é contra a participação social nas decisões do Congresso? Por que Aécio desviou dinheiro da saúde de Minas Gerais e o processo foi engavetado pelo MP de Minas? Por que a Justiça mineira não diz quem matou a modelo que sabia demais sobre o Mensalão Mineiro?

    • Paulista vota em Aécio não porque é elitista , é porque é um abestado mesmo.

      • Paulista que vota em Alkmim e Aécio é certamente um grande FDP...

        Obs: FDP - Filho De Paulista (para o comentário não ser censurado...)

      • Não existe comunicação que dê jeito com o monopólio do PiG e ele conspirando. Veja o MANCHETôMTERO. Veja na historia o que eles conseguiram fazer: Suicídio de GETÚLIO, golpe em Jango e ditadura de 21 anos cuja politica de estado era a tortura.

  • So que esta classe media esta mergulhada em empregos que valorizam a logica do mundo corporativo mais que de direita. Só sobem qe fizerem o que esperam que faça com a logica da direita. É assim que o PSDB manda em SP.O PT teria que ter uma açao muito mais agressiva para contrapor-se a tudo isso e isso chama-se trabalho de base, o que acabou;

    • Concordo com você, Laura. Infelizmente e com graves consequências, agora explicitadas, de há muito o PT abandonou o trabalho de base.

    • gostei de ver Jehoiachim................ontem vc tava desanimado como eu................mas a luta continua, vamos ao bom combate.
      è DILMA 2014....de novo!!!

  • Fernando,

    Seria interessante e didático fazer uma figura (para comparação) mostrando quem está com o Aécio (Malafaia, Bolsonaro, Pastor Everaldo, etc) e quem está com a Dilma (Leonardo Boff, Chico Buarque, Freixo, etc). Seria ótimo para mostrar aos indecisos e a quem pretende votar no Aécio quem está apoiando ele, ou seja, uma malta de reacionários de ultradireita da pior espécie. As pessoas precisam entender o que uma vitória desse filhinho de papai representaria, um governo conservador e voltado para saciar o apetite do "mercado".

  • Pois veja e leia se tiver tempo sr.Fernando Britto,que me ocorre dentre tantos pensamentos aos quais somos submetidos quando o cérebro teima em raciocinar,alguns que pautariam esta matéria,e que consiste no seguinte.Lá pelo meio do século dezenove,um comerciante-pensador alemão,radicado na Inglaterra,afirmava sobre a revolução socialista que,enquanto os ingleses estivessem submetidos aos badalos das l7,00 horas,pelo Big Ben,e parassem tudo que estivessem fazendo ,para tomar chá com a Rainha,do ponto de vista dele,nada se poderia fazer.Pois eu tenho pra mim,correlato ao que se discute agora,aqui no Brasil,progresso social,classe média ou pequeno burguesa e suas implicações nos processos de ascensão social,as mesmas conclusões em que chegou o historiados Mario Matos,de que o pequeno-burgues oriundo das classes mais abaixo da escala social,desde o momento que entra para às ante salas dos palácios,e de lá somente sairão em pequena quantidade para os cômodos mais acima,o que lhe permite a elite,desde que não invadam as partes mais privilegiadas de seus espaços e se o fizerem,em ínfimos números,e lá se transformarão no que hoje se substantiva,como os puxa-sacos mais bem colocados nos atos de REVERENCIAR GENITÁLIAS DE RICOS,e tão pronto cheguem lá.deixam trancadas as portas pra que outros de sua "Espécie ",por lá não transitem.Esses são os eleitores de nossos dias,que nem sabem o por que estarem ali e nem pra onde vão,pois seus atos e pensamentos,se os tiverem,se pautam pela INÉRCIA.Isto é o que se encontra sempre,quando interagimos com tais pessoas,e ficamos exasperados com suas interações com o mundo real,tal é a confusão que fazem,entre sonhos mal sonhados e a realidade.Estes são os eleitores incógnitos que deparamos em nossos dia-a- dia.São pra estes que os discursos políticos deverão ser dirigidos.Não com as arengas Pós-Socialistas e sim com os cínicos e difusos discursos da direita.Ou seja,propor trocar dois bons discursos pseudo-progressistas,por um voto NÉSCIO E DÚBIO.São estes nos dias atuais,os eleitores que nos poderão dar a vitória.Alguns exemplos?Psol,Pcb,Pstu, e demais correlatos.

    • O problema é que essa classe media se tornou apenas consumidora de bugigangas. Nada mais foi acrescentado, não usaram o dinheiro ganho com educação, informação. Limitaram-se a consumir. Mas dão valor demasiado a capacidade de ter, apenas de possuir. E vão perder feio com o tripé do ARROCHO NEVER.

  • Também acho que tem alguma coisa de errada nestes números. É evidente que em termos absolutos, o tamanho da população de baixa renda é expressivamente maior que as classes mais altas. Como então o Aécio está na frente se ele só lidera os 2 blocos de cima e perde nos outros 3 de baixo?

  • Alguém já disse:Prefiro o "Ciências Sem Fronteiras" que o aeroporto com porteira. Vamos à luta!

    • Muitos dos filhos da classe media que estão usufruindo do ciência sem fronteiras votam em Aécio. É o bolsa da classe merdia. Vão para universidades estrangeiras para farrear ao ponto de uma na Inglaterra pelo baixo nível dos estudantes ameaçar fechar a porteira para o gado que vota em Aécio não entrar. A farra que promovem está influenciando negativamente e prejudicando os outros alunos das universidades estrangeiras, os que querem apenas estudar. Vergonha!!!

  • Pois eu tenho muito clara na memória as lembranças da desgraça que causou justamente às camadas mais baixas da sociedade a crença no conto do Caçador de Marajás. Vi muita gente humilde em fila de banco que tinha caído no conto do vigário aplicado pela mídia (globo á frente, como sempre) e tinha se ferrado, fora muitos que perderam empregos devido à recessão em que o país foi mergulhado. E daí, será que esta gente aprendeu alguma coisa? Pelo que vejo no faceburro, parece que não. Analfabetos políticos que melhoraram graças ao governo do PT fazem campanha contra Dilma, obviamente naquele "altíssimo nível" que a gente sabe: a completa ausência de argumentação, só baixaria. Estou vendo um lado positivo no fato da mídia golpista ter deflagrado sua bala de prata tão cedo, porque, pelo menos, haverá tempo de tentar desmascarar o golpe. Aliás, que porra faz o dia inteiro o nosso ministro da justiça que não toma providências contra o envolvimento de gente da justiça no vazamento do depoimento do corrupto que virou herói da direita?

    • As balas de prata serão deflagrada, 25 horas por dia até a véspera do 2º turno.
      Assim como você, me pergunto como agentes publicos, sim, porque tais vazamentos estão partindo de servidores publicos federais, cujos gordos salários e mordomias, ao contrario do cidadão assalariado, são pagos com dinheiro público. E não tem ninguem no Governo que chamae esse Ministro à realidade? Os brasileiros estão refém dessa gente e de seus factoides? Para o mundo que eu quero descer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Incrível como o servidor publico responsabilizado pelo PiG por todo o mal que assolava o país ao ponto de ter criado um caçador de marajás, Collor de Mello, feito presidente para exterminar a classe vota na direita, no candidato do PiG.
      Não bastaram 8 anos sem aumento com o arrocho salarial de um governo que quebrou o Brasil três vezes, com juros a 45%, e dólar a 4,00. Isso é que é desinformação, ignorância.

  • Tenho relato de pessoa humilde que faz faxina em residências e que está totalmente antenada no perigo que é AE5 ganhar. Disse que FHC foi uma desgraça, com recessão e muito mais, e que, pasmem, estão tentando ressuscitar alguém que só trazia o FMI ao Brasil. O mais interessante é que a pessoa não tem internet. Ou seja, o PT tem que bater forte nesta tecla: FHC e Armínio Fraga, sempre lembrando de expressar-se didaticamente ao 'povão desinformado e ignorante' que FHC adora.

  • O PT tem que mostrar que na última eleição eles fizeram o mesmo: puseram um bandido pra acusar o PT e evidentemente nada do que ele disse foi provado. Mostrar que essa tática ja foi usada.

Related Post