Certos atos têm mais importância por serem praticados do que pela forma com que são praticados.
A entrevista do Diretor da Polícia Federal, Leandro Daiello, ao Estadão é um destes.
O policial poderia, se desejasse uma entrevista sem dados e destinada a “não dizer”, ficar calado, como normalmente ficam os policiais.
Se falou, foi para dar sinais.
Esperto, Daiello trabalhou com uma “neutralidade formal que – ninguém chega a diretor da PF sendo ingênuo – permite o objetivo de sinalizar a seus subordinados o “liberou geral” para que sejam efetuados atos cada vez mais ousados de investidas contra o governo eleito da República.
Diante de uma pergunta sobre o que aconteceria se investigações chegassem ao ex-presidente Lula ou à presidenta Dilma, poderia ter dito o que até os promotores da Lava Jato e o juiz Sérgio Moro têm dito: que ambos não estão sendo investigados. Mas preferiu uma mentira polida – “nós investigamos fatos, aonde os fatos vão chegar é consequência da investigação” – e um retumbante (e oco, claro) “doa a quem doer”.
É o suficiente para sinalizar o “liberou geral” para ao exercício da “meganhagem” atrás dos “grandes prêmios”.
Depois, outras frases de “valor absoluto”: “A PF, por sua doutrina, é imune a qualquer tipo de pressão. Não nos interessa quem está sendo investigado, mas fazer uma investigação competente, com provas robustas.”
O que, é claro, não valeu para Daniel Dantas, não é?
Nem para tudo o que se relatou no “Privataria Tucana”…
E a escuta clandestina, comprovada pelo encontro de equipamentos, encoberta por uma sindicância fajuta e apontada, em depoimento, por um agente e um delegado da própria PF, é tratada com impressionante calma: “Toda e qualquer conduta duvidosa é apurada de imediato pela Corregedoria. Estamos apurando se o fato existiu e se foi ilícito administrativo ou penal.”.
Poderia ter dito: “estamos identificando as responsabilidades e, caso se confirme uma ação ilegal dentro da sede Polícia Federal, os eventuais responsáveis serão afastados e punidos “. Dispensava-se até o “doa a quem doer”, doutor…e não reclame se isso for interpretado como um “calma, não vai dar nada”. Porque, afinal, já não deu, na primeira sindicância, não é?
Mas é ao Ministro da Justiça, certamente, a quem o Dr. Daiello, reserva o maior – talvez por merecimento – o maior papel de bobo.
“O ministro da Justiça não é seu chefe?
O ministro da Justiça é o responsável pela PF, mas na esfera administrativa. As ações da PF na esfera de investigação são feitas no limite da lei.
Então, o que tanto o senhor conversa com o ministro da Justiça? O senhor vive no ministério…
Assuntos correlatos à PF, fronteira, tráfico de drogas, equipamentos novos…
E investigação do PT, das campanhas da presidente?
O ministro tem conhecimento de uma investigação no dia em que a operação é desencadeada, logo após as buscas e prisões. O diretor-geral, nesse momento, informa ao ministro o que esta acontecendo, mas só nesse momento.”
Jura, Doutor?
Antes só ficam sabendo a Veja, a Globo, os repórteres escolhidos para os vazamentos, essa turma… Coisa que o Doutor não menciona porque, afinal, não existe, não é?
Entrevistas que não dizem nada, em geral, querem dizer muita coisa.
View Comments (43)
É o sargento dizendo ao general que quem manda no quartel é ele e não dá satisfação a ninguém.
O "BOM" disso tudo é que o povão vai percebendo que todo esse aparato jurídico, as Instituições, os poderes, o tal 'ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO", servem sempre os de sempre.
Ministério da Justiça não tem poder de mando na PF quanto mais no MPF. A Lava-Jato começou investigando lavagem de dinheiro e outras operações serão originadas com os novos crimes e criminosos descobertos no seu desenrolar.
E de fato o clima é 'doa a quem doer' mesmo. Seja para Lula, seja para Dilma... essa nova geração não reverencia caudilhos ou fanfarrões, é pau na moleira mesmo de inglórios farsantes.
Urnas não dão imunidade para ninguém. Quanto mais urnas viciadas, compradas e suspeitas que não refletem a vontade popular. E mesmo se representasse ninguém num estado de direito é intocável.
Há investigados e indiciados de todas a s agremiações.
Não adianta torcer para que a Lava=Jato tenha o mesmo fim das outras. Dessa vez não há brechas, lacunas e ambiguidades. Dessa vez A CASA CAIU.
PRECISAMOS CLAMAR POR MINISTROS E ASSESSORES DE PESO... NÃO VAMOS AGUENTAR COM ESTA CAMBADA DE INCOMPETENTE. CYRO GOMES, pelo amor de Deus, caso contrário, vamos ruir... de tanta inércia e incapacidade de combater 4 PIGs - que mandam e desmandam no Brasil, apoiados por Caiado e Tucanos gordos. A Polícia precisa investigar este povo - doa a quem doer, acabem com propagandas do governo nestes PIGS indecentes e busquem uma TV que apoie o Governo - Tipo RECORD, é urgente.... Precisam falar e investigar rapidamente - Furnas, saúde em minas, aeroporto do aécio, Lista do HSBC... outros e outros... não dá para toda esta máfia nos atacarem diariamente... somente o PT, Lula E dilma... e se colocarem como salvadores do Brasil em tudo que é mídia... e nós aceitarmos...
Boa, muito boa, no Governo Dilma, é tamanha a falta de autoridade que quem manda no quartel e no General é o Sargento(s) e o Sargento(s) de forma arbitrária quer destruir as Forças de apoio ao General e depois o próprio general, mas o General é republicano, seria cômico senão fosse trágico...
Puxa, vamos então, pelas palavras do Diretor da PF, saber agora quem são os donos dos 500 kg de cocaína encontradas no helicóptero do pó; vamos saber tudo sobre o escândalo do Banestado, privataria tucana, trensalão, da sonegação da Zelotes, das contas do HSBC, enfim, vamos desnudar a nação. Ops, mas segundo a nossa republicana PF essas investigações envolvem o PSDB e "não vem ao caso".
Vamos também saber ...se o deus da PF quiser... quem é ou são os donos do Jatinho que matou o Trairão Eduardo Paes e sua turma...afinal, ninguém anda voando em jatinho de milhões sem pagar "ipva do céu" né...e pra pagar tem que ter o registro do veículo e no nome do proprietário???
PS.: PF, taí uma instituição a qual não acredito mais, está podre como a própria podridão que ela diz combater. Está se tornando, rapidamente em um aparato elitista repressor seletivo, igual aos parceiros que completam o tripé, MPF e Judiciário.
Concordo com você Dinio. Essa policia federal que aí está, é uma vergonha.
A quem Daiello pensa que está enganando com sua bravata? Ao povo brasileiro? Ou só aos incautos? O dia seguinte dessa nova aventura golpista dirá.
Ao Zé da Justiça, que por sua vez, engana a Presidente Dilma.
E Dilma ainda diz que Zé é "homem da minha confiança". E 0 PT saiu em defesa do Zé para que ele não saísse do Ministério ??????
Pelo amor de Deus!!!!!! É muito masoquismo.
Ministério da Justiça e Polícia Federal estão acéfalos e sem rumo.
Se age assim, é porque a lei o faculta e só temos no Ministério da Justiça, otários !!!!! Eu disse OTÁRIOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Depois ficam lamentando que o fulano praticou, isto e aquilo, mas se o faz, é porque não tem ninguém com aquilo roxo para impedir, ou talvez trata-se, o que é mais certo, de toca zorra neste governo do PT !!!!!
Então ficamos nós, aquí, a reclamar da entrevista do "Sr. fulano" que "está cagando e andando para as normas juridicas e par o direito dos cidadãos!!!
É em última palavra, Casa da Mãe Joana !!!!!!!!!!!!
O AVISO QUE A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF NÃO OUVE!
E por onde anda o delegado Paulo Lacerda?
Alguém, urgentemente, tem que avisar à presidente Dilma Rousseff:
para enfrentar os estertores do golpe, o governo deverá, necessariamente, ter um MINISTRO da Justiça!
MINISTRO em vez de 'miniSTRO'!
Ao debochar do 'miniSTRO' 'Zé Tucano' da Justiça, o diretor geral da Polícia Federal "enxerga o 'miniSTRO' que foi, por exemplo, atacado na honra da autoridade pelo DEMoTucano José Aníbal no episódio do "processo/queixa crime anunciado 'ninguém sabe, ninguém viu'"!
Esse mesmo diretor geral da Polícia Federal tem sua visão potencializada ao enxergar o 'miniSTRO' 'Zé Tucano' concedendo entrevista exclusiva, pasme, à moribunda 'TV Veja'!
Presidente Dilma Rousseff, o José Eduardo Cardozo é um mero Nelson Jobin mais jovem!
O Nelson Jobin que alardeia publicamente com extremo gáudio:
"Eu sou muito amigo do presidente Fernando Henrique Cardoso!
Eu tenho laços estreitíssimos de amizade com o governador (sic) José Serra..."
É assim também o atual 'miniSTRO' da Justiça do seu governo:
um pragmático arrivista!
Um burocrata gélido!
à título de ilustração, diz muito pouco para o José Eduardo Cardozo a precarização da vida do João Vaccari Neto; do Henrique Pizzolato; do José Genoino; do José Dirceu...
No fundo, deve doer e preocupar mais, o opróbrio vivido pelo Marcelo Odebrecht!
Honrada presidente Dilma Rouseff, a senhora está rodeada por jacarés de bocarra arreganhada revelando - em meio à noite que parece nunca acabar - dentes rutilantes de ódio - e sangue!
Os jacarés adventícios pululam aos montes no PIG, no TCU, na PGR, no TSE, na Polícia Federal, na 'República de Guantánamo' instalada em Curitiba à revelia da Legalidade...
Digníssima presidente Dilma Rousseff durante os anos de prisão a senhora deve ter maturado exponencialmente as suas virtudes de resistência às iníquas adversidades, denodo, brio, sacrifício, paciência, renúncia, tolerância...
Lamento dizer, presidente Dilma Vana Rousseff: talvez esses atributos louváveis não configurem o mais pertinente receituário a ser aplicado ao atual momento crítico!
O paroxismo mais agudo do 'golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão'!
Momento emblemático, talvez:
o recado trivial dado pelo senhor Leandro Daiello, diretor-geral da Polícia Federal!
Recado dado ao Estadão!
[Portanto] Nada mais emblemático!...
Por fim, mais três:
"A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda enquanto farsa" Karl Marx.
"Realmente, no 'braZ$&l', coincidências não existem!"
[Tudo um jogo de cartas (esfarrapadas) marcadas!]
E abertas ao renovável digníssimo público!)
A terceira: afinal, por que não repatriar (idem sic) o ínclito delegado Paulo Lacerda?...
Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de 'Nois' Bananas
O Golpe vai ser dado pela Rede Globo. Para se ter uma idéia do poder dessa emissora, se ela tivesse feito uma grande cobertura da visita de Dilma aos EUA, entrevistando algumas vezes a Presidente como seria normal fazer, o golpe estaria morto. Mas o golpe não depende de pequenos motivos que podem ser amplificados e exagerados até ao absurdo, motivos de lava jato ou TCU ou TSE.
O golpe só depende do estado de espírito da opinião pública, como vai reagir a ele, e se pode sentir no ar se ela vai ou não apoiar o golpe. E quem faz o estado de espírito é a Rede Globo. Mas o que a Globo transparece é que é ela exatamente que quer o golpe e vai dar o Golpe. Seu escriba jagunço Merval já se apresenta nos jornais como um comandante do Golpe, escrevendo abertamente sobre ele!
Messias,
Dilma parece desejar o cenário que se apresenta.
É o que podemos obter de suas ações e omissões.
Afinal a serpente pariu o ovo denunciado desde 2010. Preparem-se.
mais uma edição fajuta do golpe de 1964, quando a Policia Federal do sr. Romeu Tuma e do delegado assassino Sergio Paranhos Fleury, deitaram e rolaram com a Operação Bandeirantes e o DOI-CODI e seus cadáveres de presos políticos devidamente "suicidados"
VADE RETRO SATANAZ.
È piada mesmo, ma midia a prisão do Zé Dirceu é ventilada faz tempo, e se acontecer com certeza varias empresas estarão lá ao vivo e a cores para mostrar, quando houve uma grande operação da pf em são paulo ou qualquer estado contra governos tucanos? Não acham isso estranho? Se o governo mantem um ministro incompetente como esse ou é igualmente incompetente ou suicida.
Deve haver uma maneira de tirar o problema do grampo da exclusividade de uma investigação interna administrativa da Polícia Federal, que já perdeu a credibilidade para grande parte dos brasileiros. Com certeza deve haver. PT, por favor, OAB, por dever ao Brasil, alguém que possa evitar um golpe do qual o país talvez jamais se recupere e pelo qual haverá de chorar lágrimas de sangue: Tentem levar o caso do grampo para uma investigação independente da Lava Jato! Nem que seja no Congresso Nacional!
Youssef entregou Aécio Neves e o cara ainda está solto. Essa é a Lava Jato kkk... Outro assunto. Coincidência ou não, o Fantástico tentará justificar o aumento da energia promovido pelo governo Alckmin. Quando o assunto era falta de água, o Fantástico culpou o desmatamento na Amazônia e muita gente acreditou na lorota. Engraçado é que a revista Veja desmentiu o Fantástico como mostra o link abaixo:
http://veja.abril.com.br/blog/cacador-de-mitos/2014/12/12/o-mito-do-ano-o-desmatamento-da-amazonia-provocou-a-seca-no-sudeste/