A entrevista dos blogueiros “limpinhos” com Lula, genial!

Estou aqui, num hospital, cuidando da família que anda cheia de ziquiziras, trabalhando até a madrugada e começando de novo com o dia a clarear, como podem ver os meus amigos leitores e as minhas gentis leitoras.

E depois de alguma bile gasta com a irritante pataquada de sermos cobrados de uma isenção que não temos e não queremos ter diante do mundo, e que jamais se confunde com sabujice – ah, a propósito: não sou camarada nem amiguinho do ex-presidente Lula, sou seu admirador – finalmente consigo dar gostosos sorrisos.

Ô coisa boa, bacana, essa de poder começar o dia sem o azedo da noite, feliz da vida porque, por mais que O Globo nos tente atingir, o que ele faz – e o resto da grande mídia faz – não resiste a um peteleco com que se espantam moscas.

O Paulo Nogueira escreve hoje, no Diário do Centro do Mundo, um artigo que lava qualquer alma que tenha atravessado esse lamaçal que é a mídia brasileira.

Ele se espanta ao ver o interrogatório feito a Conceição Lemes e – espante-se mais, Paulo! – é essencialmente o que me fizeram, sem o trecho da pergunta sobre o insólito convite a  Reinaldo Azevedo para entrevistar Lula, mas com outras, sobre como eu ganhava a vida e se tinha contratado, alguma vez, a empresa que mencionam.

Deste espanto, nasce a ideia genial de Paulo: fazer a lista dos convidados para um entrevista de Lula com os “blogueiros limpos”, todos com polpudos contratos com os mais poderosos império de comunicação.

Leia e divirta-se a valer, com esta seleção de “isenção”, “imparcialidade”, “neutralidade” e, claro, bons modos.

Uma bancada alternativa para entrevistar
Lula, inspirada pelo Globo

Paulo Nogueira

E o Globo procura os blogueiros que entrevistaram Lula em busca de informações para uma reportagem que mostre a razão de terem sido convidados.

O Globo parece fugir da resposta mais simples: é que fazem um jornalismo menos viciado do que o do Globo.

Para Kiko, vieram poucas perguntas. Mas vejo agora que para Conceição Lemes, que representou o Viomundo, foi uma série infindável de perguntas, como se fosse um interrogatório.

Ela as publicou, com as respostas – dadas não ao Globo, mas aos leitores do Viomundo.

Chegaram a perguntar a ela se recebera dinheiro para se deslocar até o Instituto Lula, em São Paulo, onde foi feita a entrevista.

Conceição disse que não. Pagou o táxi com suas próprias posses.  Não fez o que o Globo fez quando foi cobrir uma palestra de Joaquim Barbosa na Costa Rica.

O contribuinte pagou a conta da jornalista do Globo que acompanhou JB – aliás num jato da FAB.

Mas a questão que mais me chamou a atenção no interrogatório do Globo foi o que Conceição achava da ideia de Lula incluir entre os convidados “blogueiros de oposição”, como Reinaldo Azevedo.

Azevedo foi citado nominalmente, e então peço pausa para rir.

Seria de fato uma grande ideia. Tão boa que o próprio Globo poderia adotar e convidar Paulo Henrique Amorim para uma futura entrevista que os irmãos Marinhos concedam, de preferência ao vivo, como foi o caso de Lula.

Outra possibilidade é Miguel do Rosário, para discutirem o caso da sonegação bilionária da Globo na Copa de 2002. Foi um furo de Miguel, com seu Cafezinho.

Os Marinhos ficariam certamente felizes de ver, na entrevista, Fernando Brito, do Tijolaço. Fernando poderia perguntar sobre o direito de resposta de Brizola, na voz de Cid Moreira no Jornal Nacional. Brito, soube-se recentemente, foi o autor do texto de Brizola.

De volta a Lula.

Reinaldo Azevedo começaria se dirigindo a Lula, respeitosamente, por “Apedeuta”. O Brasil, para cuja autoestima ele tanto colabora, seria tratado como “Banânia”. E os petistas seriam, claro, os “petralhas”, uma palavra da qual ele se orgulha como se tivesse criado não ela, mas Guerra e Paz.

A bancada de entrevistadores de Lula poderia ser reforçada com outros nomes, na linha sugerida pelo Globo.

Diogo Mainardi poderia enriquecer, de Veneza, por Skype, a entrevista. Ele trataria Lula, com a devida deferência, como “Anta”. E levaria também as saudações de seu pai, Ênio, que fraternalmente vive pedindo a Deus que traga de volta o câncer a Lula.

Augusto Nunes é outro nome que deveria estar na bancada. Com sua habitual elegância, e com seu apreço pelos brasileiros do Nordeste, Nunes batizou Lula de “presidente retirante”.

Outras maneiras de Nunes se referir a Lula variam, britanicamente, de “Molusco” a “Cachaceiro”, de “Afanador” a “Burro”.

Podemos ver Nunes pedir a “Molusco” que envie lembranças a “Dois Neurônios”, como ele chama carinhosamente Dilma.

Num gesto de extrema civilidade, ele poderia entregar a Lula a capa emoldurada da Veja na qual “Molusco” leva um chute no traseiro.

Para seguirmos na excelente ideia do Globo, jornalistas da casa deveriam estar presentes também.

Merval Pereira, por exemplo, teria boas contribuições ao indagar Lula sobre o lulopetismo, o lulodilmismo e o lulobolivarianismo. Merval embelezaria a ocasião se se apresentasse engalanado com sua farda de Imortal.

Jabor é outro que não poderia ser esquecido. Ele compartilharia com Lula suas ponderadas reflexões sobre a bolchevização comunoestalinista do Brasil pelo PT. Ali Kamel poderia ser incumbido de fazer a edição do vídeo, ele que entrou para a história com o Caso do Atentado da Bolinha de Papel, que quase vitimou José Serra.

Realmente, uma grande ideia a do Globo.

Caso Lula saiba dela, tenho certeza de que ele em breve convocará uma outra entrevista, com os grandes jornalistas listados acima e mais alguns outros de igual grandeza.

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • Quem é o Globo, uma empresa que manipula, omite e distorce a notícia, para cobrar isenção de qualquer blogueiro, que, diga de passagem, hoje goza de mais prestígio do que esse organização globo que se ergueu dando sustento a uma ditadura.

    • As organizações Famiglia Marinho tem plena condições de entrevistar qualquer pessoa, pois tem isenção (não edita e manipula nada), defende o contraditório (e está sempre chamando o outro lado para dar a sua versão dos fatos) e nunca sonegou nada ( as organizações Famiglia Marinho tem até atestado de idoneidade dados pela Receita Federal).

      Eita mentira de Primeiro de Abril, data do golpe Militar que a famiglia Marinho colaborou e ajudou a organizar!

  • Imagino o avesso... E se os 'blogueiros sujos' vivessem ofendendo a dignidade dos tucanos com expressões como 'Banânia', 'corruptos', 'ladrões de buraco', 'paulistóides', 'arroganteirantes', 'reacionetas', 'bico frouxo'... Garanto que estariam se afogando em processos. No mínimo.

  • Abajá,...Bàbá,...Ajé...Biwá...Egun...Elebó..Iné. Ilá..
    Obatalá...Emi....
    PUPA...neles me Presidente!!!!
    E que eles vão tomar no Centro do Idí...

  • primeira medida apos dilma vencer em primeiro turno em outubro; lei dos medios; regulamentacao da midia urgente,,; segunda medida inverter a distribuicao do financiamento dado as empresas ae comunicacao; favovecendo aos blogs sujos; se possivel cortar a verba da globo e deixa~~la ir a falencia. dilma 2014.

  • primeira medida apos dilma vencer em primeiro turno em outubro; lei dos medios; regulamentacao da midia urgente,,; segunda medida inverter a distribuicao do financiamento dado as empresas ae comunicacao; favovecendo aos blogs sujos; se possivel cortar a verba da globo e deixa~~la ir a falencia. dilma 2014.

  • Que graça tem isso?
    Isso é o que temos TODO DIA.E ISSO não é jornalismo. Não gostei não.Não achei uma boa defesa da entrevista de Lula com os blogueiros, pois põe no mesmo plano jornalismo e anti-jornalismo.
    A melhor resposta é cade o DARF da GLOBO do Vianna.

  • Lá nos Pampas gaúcho tem um que poderia fazer parte desse time, ainda mais que vai ser candidato ao senado, nas eleições de outubro próximo.

  • Ah!
    A importancia da entrevista do Lula com os blogueiros foi justamente dar oportunidade da fala a ele que NAO é ESSE, que é i único oferecido pela assim chamada imprensa, que hoje, de imprensa não tem nada e é disso que se trata.mais uma vez, achei essa defesa acima muito fraca.
    O que importa é a CUNHA QUE SE ABRIU.

  • Está aí a resposta, nua e crua, para a pergunta que tira o sono do Globo e dos outros jornais... coff! "isentos" e... coff!! "imparciais": Blogueiros simplesmente fazem um jornalismo melhor.

  • Enquanto isso a Copa do Mundo tira toda referência as culturas locais, na forma de escolas de samba e culinária e substitui pelo rock´n´roll do dominador e lanches mac donalds. Essa é a copa do Lula e do PT:

    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/copa-2014/noticia/2014/04/permanencia-da-banda-saldanha-em-meio-as-estruturas-temporarias-do-beira-rio-desagrada-a-fifa-4476937.html

    Se eu encontrar um turista (quase impossível, serão pouquíssimos, já que quem vai assistir a copa é na maioria amigos dos políticos do PT e aliados, e a classe pequeno burguesa que sustenta suas campanhas ao mesmo tempo que planeja tirar o PT de la) eu vou mandar ele catar coquinhos.

    E o pior é vocês virem aqui apoiarem este processo que transformará este país em mais uma ditadura de esquerdinha! esquerdinha porque é só no discurso. Na prática, pega a escola de samba e tira a negrada do caminho dos turistas europeus limpinhos. Isso é o PT de verdade e não o papo furado do Lula.

    Muito Indignado.

    • Rola bosta desgarrado.
      Volta para o esgoto veja alex, que é teu lugar de origem.

    • [ Enquanto isso a Copa do Mundo tira toda referência as culturas locais] Quando as mentes mais brilhantes que esses país apoiaram o florescimento de uma nova esquerda, estava exatamente vendo que em tais horas iria apresentar ao mundo coisa apresentável. Portanto, nada de orquestra de berimbau, fank de lata, sujeito apenas pulando em torno de um pedaço de pau, mulatas bundosa sujas de suor, sujeito de boca suja de acarajé, vatapá, etc. E principalmente uma esquerda menos corrupta. Faça uma comparação proporcional entre o gasto com sambodromo, doado para bicheiro, e os gasto da copa que a diferença de corrupção será imensa. Tomara que a CPI da Petrobrás investigue desde dos tempos de Getúlio e jango para que se saiba quando era mesmo que essa era roubada

      ===============

      [Como os militares viram a emergência daquele novo sindicalismo?
      Foi o Paulo Egydio quem levou ao general Golbery do Couto e Silva a notícia de um sindicalismo moderno no ABC, e o general achou aquilo muito bom, tinha até simpatia pelo movimento. Era o início de um Brasil diferente, com certo equilíbrio nas relações capital/trabalho. Getúlio não estava preparado para governar no regime democrático e saiu por uma porta genial, que foi o suicídio. Aquela bala matou a UDN e colocou-o na história. Como ele mesmo postulou. ]
      ‘EU ASSUMI PARA SER DEPOSTO’
      http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,eu-assumi-para-ser-deposto,1146389,0.htm

    • Você não se dá conta de que seu ódio está saltando em cada palavra digitada? Um ódio que no fundo se dá pelo fato do país estar realizando importantes eventos de repercussão internacional, crescendo e aparecendo, gerando com isso milhares de empregos, construindo centros de esporte por todo o seu território no melhor nível de conforto do mundo, melhorando a infraestrutura de mobilidade urbana de suas grandes cidades? Se você acha que isto é errado, se explique melhor, encontre argumentos sólidos, e se engaje politicamente. Talvez você seja eleito para algum cargo. Mas não à custa de ódio, que na verdade foi passado a você por agentes tais como a Globo e a Veja.

Related Post