Em seu artigo de hoje na Folha, Janio de Freitas reflete sobre os sinais, que nos próximos dias se tornarão mais intensos, da corrosão do até agora monolítico bloco de apoio a Eduardo Cunha na Câmara.
Há vários fatores a influir sobre isso, além do fato de que Cunha não atrai para companheiros de infortúnio a bancada dos “com processo” que os acompanha – notadamente a dita “evangélica”, onde quase todos são “cunhistas” e todos respondem a ações judiciais.
Mas, sem dúvida, o maior deles é a vocação de sobrevivência do PMDB. Neste momento, esta vocação se expressa na ainda pouco crível intenção do partido em lançar candidato em 2018, observa Janio ao falar da luta surda que começa a se desenvolver no partido.
Mas há outro, que também é essencial: o PSDB e seu caudatário, o DEM, têm o desafio do”descolamento” de Cunha e, sobretudo, o de disputar com ele o protagonismo da oposição a Dilma, o qual foi tomado pelo de Aécio pelo peeemedebista.
Batalha sem ruídos
Janio de Freitas, na Folha
Na internet, no celular, em Brasília, no Rio, o deputado Eduardo Cunha multiplica-se em contatos e esforços que o fazem mostrar-se como pessoa confiante, que de fato é, e inatingível agora como o foi pelas muitas situações críticas que personificou. Mas desta vez há uma surpresa, inconciliável com os seus seis meses de domínio absoluto da maioria da Câmara.
Eduardo Cunha é um daqueles tipos que fazem paus mandados a granel. Em cada uma de suas situações embaraçosas, há sempre mãos de gato para negar que seja o autor de documentos, de intermediações, da articulação de negócios exóticos. E, ao que se saiba, sempre há também lealdade de sua parte. Um dos pormenores da acusação que o atinge na Lava Jato, e que ele repele, é sua alegada advertência, a um pagador de US$ 5 milhões, de que não faltasse igual pagamento a seu companheiro na operação. O mão de gato no caso.
As repórteres Simone Iglesias e Fernanda Krakovics noticiaram resistências na bancada peemedebista a incluir o assunto da Lava Jato em documento de apoio ao colega acusado. Queriam o texto limitado ao comando da Câmara. A bancada do PMDB é a de Cunha. Foi o centro de atração para formar-se o apoio às manipulações e votações comandadas por Cunha. Apesar disso, o documento não foi emitido: o próprio Eduardo Cunha, sem o que lhe convinha, teria decidido pela gaveta.
Mas a surpresa está menos nesse resultado do que na sua origem. Enfim começou no PMDB uma reação dos que não se alinham com Eduardo Cunha. Paralisados por estarrecimento desde a eleição de Eduardo Cunha para a presidência da Câmara, peemedebistas dessa corrente inquietaram-se com a acusação proveniente da Lava Jato e seus possíveis desdobramentos sobre o partido. Ou sobre si mesmos e seus planos políticos. E iniciaram uma ação em surdina dirigida aos colegas que lhes parecem mais acessíveis à tese do descomprometimento do PMDB com Eduardo Cunha.
Desde o outro fim de semana, há uma incipiente guerra sem ruídos entre peemedebistas. Com uma preocupação dos que a iniciaram: os argumentos, sem referência ao governo, devem ser em torno só da necessidade de recuperar a velha unidade do partido e, como decorrência, a candidatura própria a presidente com perspectiva de êxito.
O tipo de movimentação de Eduardo Cunha na primeira semana de recesso, em vez do habitual giro pelas bases eleitorais, tem tudo de contenção das perdas e busca de recuperação dos idos.
Ficou difícil saber se, a esta altura, seu problema mais premente está na Lava Jato ou dentro do PMDB: está mal em ambos.
View Comments (37)
EDUARDO CUNHA DEVE SER BANIDO DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA, POIS TEM SE PORTADO COMO UM VIGARISTA E OPORTUNISTA.
NA JUSTIÇA, A MAIORIA DOS PROCESSOS QUE TEM RESPONDIDO OU AINDA RESPONDE NO SUPREMO TRIBUNAL, EM SUA MAIORIA HÁ UM ÚNICO RELATOR: GILMAR MENDES. POR QUE?
Cunha é delatado menor da aliança PT-PMDB.
Vamos para os cabeças, per favore!
O Jânio sempre com jogo de cena.
Cunha representa o que há de mais retrógrado na política brasileira ... Cabeça, só do Aécim/FHC.
Quando o Janio vai abordar a conta do Lula no exterior?
e a campanha de Dilma com o dinheiro da Suiça?
Isso mesmo, agora mostre a todos as provas que você tem destes fatos. Mas postar foto do Taj Mahal dizendo que é a mansão do Lulinha não vale, nem do palácio de Versalhes porque estes já são bem conhecidos. Pegue algum palácio menos conhecido.
Só depois de você mostrar as suas contas e sua sociedade com o McDonalds pra contaminar as crianças no brazil ...
"cloves", eu já disse para você voltar para o esgoto.
E do prédio da ESALQ também não vale...
Quando tu criar um cérebro ameba.
Algum crítico do PT poderia me dizer o que acha do texto abaixo?
A paralisação por três anos de uma ação penal contra o deputado estadual Barros de Munhoz (PSDB), no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), está sob a investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O órgão quer saber por que o desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo segurou a ação até que os crimes apontados contra Munhoz prescrevessem.
É nessa hora que ninguém votou no Aécio!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Cunha já era descaradamente oposição ao governo. Quem tinha um aliado desse não precisava de oposição.
E ao amigo Cloves: já que tem a informação, que tal nos contar a respeito dessa conta do Lula no exterior e sobre a campanha da Dilma com o dinheiro da Suiça.
Era do HSBC, por acaso? Será que o nome dela consta daquela lista entregue ao Fernando Rodrigues do uol e por isso ele se recusou a publicar?
Ora, caro Cloves, eles têm tendado de tudo para pegar o Lula. Não tem uma prova, sequer, de que o Lula esteja envolvido em qualquer maracutaia que esses que você veladamente defende estão.
O "cloves" é tão retardado, mas tão retardado que eu desconfio que possa ser o reinaldo azevedo sob disfarce...
O cloves
é o típico coxinha-cebolinha a papaguear
“vloces” (por favor, revisor, sem acento).
Ramiro,não ofenda o Cebolinha,comparando ele com esse cloves.
Pelos comentários parece que é o Tijolinho, jardim de infância da petralha.
Enquanto a petralha toca o terror os camaradinhas aqui ficam brincando com a língua do L, tal a fixação libidinal pelo molusco de língua plesa. Freud explica tamanha subjugação.
Pode não ser o Rey, Daniel, mas alguém pago por ele ou por quem o paga.
Depois que o Eduardo Guimarães entrou com processo contra uma certa pessoa nebulosa, o blog dele anda infestado. Acha que isto vem de onde? Coxinha não dá ponto sem nó.
E o coxinha e troll cloves, minúsculo mesmo, sempre com as tais "suposições" e "supostos", sem mostrar uma e umazinha prova.
O Leinaldo da Oia disse plo cloves dizê pla vloces batê panela, dia 16, ploque o Lula é ladlão.
Ah, antes qu’eu m’esqueça muito de mim:
cloves, vai ploculá uma lola…
Pelo visto você Conça já encontrou a sua, a lola do lula.
José Carlos, tem um ditado que diz: se não pode com ele, junte-se a ele. Cada vez que eu vejo o Clovis, eu colo como resposta algum tipo de reflexão. Tal como:
Algum crítico do PT poderia me dizer o que acha do texto abaixo?
A paralisação por três anos de uma ação penal contra o deputado estadual Barros de Munhoz (PSDB), no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), está sob a investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O órgão quer saber por que o desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo segurou a ação até que os crimes apontados contra Munhoz prescrevessem.
É nessa hora que ninguém votou no Aécio!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vamos estimular esta prática. Ao invés de xingá-los, vamos colar algum fato noticiado na imprensa. Se não for troll vai refletir, se for troll fica a resposta sendo a divulgação dos acontecimentos entre as pessoas do blog.
É uma boa, já que troll vive da reação que consegue tirar das pessoas.
Alguém tinha dúvida das declarações do Cid Gomes? Cunha É o maior Achacador do Congresso Brasileiro.
Segundo o Vox Populi a base de Lula não se alterou desde quando foi eleito. Ele ainda tem maioria na preferência.
Acho que já é hora do Lula sair da toca. Ele precisa dar a injeção de contraste na politica. Tem que ficar claro quem o ataca, mostrar à população quem é oposição. Acredito que a população ainda não compreendeu que quem se opõe à Dilma, o faz contra Lula.
Os traidores de hoje vão ficar na mão em momento de campanha.
O mais provável, na minha modesta opinião, é que, Cunha já fez o serviço sujo que beneficiava José Serra. Agora já pode ser descartado. Por falar em serviço sujo, alguém tem ouvido falar em Joaquim Barbosa, para além do twiter dele? A criatura não seria candidata à presidência? Mais um tonto que foi usado e descartado.
A globo ainda não abandonou seu menino cunha? Será porque? Esquisito, mas revelador. Ou então falta um plano b e ela vai arriscar com o super corrupto cunha. Na corrupção eles são afins. Afinal que é mais corrupto, a globo ou o cunha? Há muito de comum entre eles, cunha e globo. Ela ainda conta com uma ajudinha providencial da lava jato?
Acho que a denúncia indevida mas consentida dos 5 milhões era para tirar ele do foco, mas deu errado e acabou sendo um tiro no pé da globo. Será que explica o desespero total do pig?
O Ciro Gomes é claro em entrevista, ao Jornalista Paulo Henrique Amorim, TV AFIADA: BANDIDO...
“Estamos vendo o desenvolvimento de um embrião fascista no Brasil”, diz Roberto Amaral
26/jul/2015, 14h33min
Roberto Amaral: “Nós metemos na cabeça que essa gente não formava mais opinião. Nos descuidamos e ficamos assistindo à construção de um monopólio ideológico, destilando conservadorismo de manhã, de tarde e de noite.”
[ http://i2.wp.com/www.sul21.com.br/jornal/wp-content/uploads/2015/07/20150724-9574gs240715-17.jpg?resize=800%2C533 ]
Roberto Amaral esteve em Porto Alegre na última sexta-feira para lançar e debater seu mais recente livro, “A serpente sem casca. Da crise à Frente Popular”.
Por jornalista Marco Weissheimer
O Brasil está assistindo ao crescimento de uma onda conservadora e autoritária, de cunho fascista, que pode lançar o País em um grave retrocesso político, econômico e social nos próximos anos. Toda vez que o país se deixou dominar pelo pensamento de direita, acabou sendo tomado pelos valores do autoritarismo, que vem das raízes escravocratas das nossas chamadas elites, preguiçosas, incultas e profundamente perversas. A advertência é do cientista político, escritor e um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Roberto Amaral, que esteve em Porto Alegre na última sexta-feira para lançar e debater seu mais recente livro, “A serpente sem casca. Da crise à Frente Popular” (Altadena Editorial) .
(...)
O ovo da serpente e o embrião fascista
“O ovo da serpente tem uma característica especial: ele não tem casca, mas sim uma película muito fina e transparente que permita que se veja o embrião se desenvolvendo. O que quero dizer com essa metáfora é que nós estamos vendo o desenvolvimento de um embrião fascista no Brasil. Está em nossas mãos a decisão.
(...)
“Não devemos nos iludir com os compromissos democráticos da direita”
“Ninguém deve se iludir com os compromissos democráticos e legalistas da direita brasileira. É uma direita que sempre apelou para o golpe e para o desvio democrático. Está aí a história dos anos 50 e 60 repleta de exemplos disso. Ela não tem compromisso com a democracia. Seu único compromisso é com seus interesses de classe. E, lamentavelmente, parece que a burguesia no Brasil tem mais consciência de classe do que muitos setores proletários.”
(...)
FONTES [LÍMPIDAS!]:
http://www.sul21.com.br/jornal/estamos-vendo-o-desenvolvimento-de-um-embriao-fascista-no-brasil-diz-roberto-amaral/
e aqui
http://www.ocafezinho.com/2015/07/27/roberto-amaral-e-preciso-esmagar-o-embriao-fascista-agora/