A falácia do “eleitor de Dilma”

Os leitores que acompanham meus textos sabem que, apesar dos pesares, e contra a maioria de meus colegas blogueiros, eu confio nas pesquisas de intenção de voto, e gosto de fazer análises de conjuntura com base nelas.

Eu sei que minha atitude é ingênua e temerária, mas o meu gosto por estatísticas (mesmo as subjetivas) é mais forte do que eu gostaria.

Entretanto, não podemos deixar que o respeito pelas pesquisas nos transformem em idiotas completos.

O caderno de política da Folha traz a seguinte manchete:

Daí o jornal nos apresenta graciosas caixinhas com o “perfil” do eleitor de cada candidato (imagem no alto do post).

Ora, aí a estatística confunde mais do que esclarece. Estamos falando de um eleitorado de mais de 140 milhões de eleitores. Dar a entender que todo eleitor da Dilma é pobre, mora no Nordeste, vive em cidade pequena, e só tem ensino fundamental é uma falácia monstruosa.

Em várias regiões do país, Dilma tem maioria em todas as faixas de renda e em todos os níveis de escolaridade.

Eu mesmo sou um exemplo.

Tenho ensino superior, leio em várias línguas e, com a generosa preferência dos meus assinantes, ganho por mês bem mais do que dois salários mínimos. Ah, moro no Sudeste, numa cidade com mais de 8 milhões de habitantes.

E sou um eleitor de Dilma. Votei nela em 2010 e votarei nela, obviamente, em 2014, pois não quero deixar a direita (disfarçada ou não) voltar ao poder.

A gente tem que tomar cuidado com essas generalizações medíocres.

E isso sem falar nesse odioso “bacharelismo” de terceiro mundo que ainda atazana a nossa cultura. Esse preconceito bobo que trata o diploma como sinal de inteligência. Não é. O cidadão com diploma às vezes é muito mais ignorante politicamente do que alguém que não fez faculdade.

Eu até me arriscaria a dizer que no Brasil, infelizmente, os piores analfabetos políticos tem curso superior…

Fernando Brito:

View Comments (38)

  • Eu até me arriscaria a dizer que no Brasil, infelizmente, os piores analfabetos políticos tem curso superior…
    Concordo plenamente. Trato com vários diuturnamente.

  • Pois é, Fernando. A tentativa dessa mídia golpista é dizer para o eleitorado que quem vota em Dilma é pobre, preto e p*, e provocar nas pessoas aquele raciocínio de descolamento, ou seja, não quero estar no grupo dos perdedores, dos analfabetos, dos sem-instrução. É um golpe baixo, pois se imiscui naquilo que há de mais entranhado em cada criatura: sua vaidade, sua auto(e alta)-conceituação, sua auto-imagem, que, via de regra, queremos ser a melhor possível. Se Dilma é dos pobres e ignorantes, quero me afastar desse perfil, então voto em Marina, ou Boécio, ou Campos. Veja que todos estes "teriam" eleitorado que ganharia até 500 mil, enquanto Dilma "ficaria" com todos os que não tem renda que ultrapasse 50 mil. Realmente, a mentira que se conta nessa infame pesquisa é, além de frágil, porque subestima a inteligência das pessoas, uma forma ardilosa e nojenta de afastar o eleitorado de Dilma pela vaidade. Triste mídia golpista.

    • Jaime, concordo com o seu raciocínio, permita-me apenas retificar a sua colocação sobre a renda, pois os parâmetros 50 mil e 500 mil são referentes à população e não à renda, pois para esta os parâmetros são sobre o salário mínimo, que para os eleitores de Dilma são restritos a 2 salários, tentando assim criar uma cisão entre os que ganham até 2 salários e os que ganham mais, tendo por trás disso uma carga de preconceito embutido, ou seja, os que ganham até 2 salários são burros, menos preparados e etc.. E conforme você colocou, concordo, nada mais entranhado nos homens que a vaidade.

    • Enquanto a direita canalha e hipócrita (parte da Direita, porque conheço pessoas de direita íntegras e sinceras, apesar deste deslize de raciocínio) utiliza a sua inteligência e os seus recursos, principalmente o PIG, na defesa dos seus interesses, o PT adota a tática do avestruz.

      Se a parcela esclarecida e progressista da sociedade não fizer pressão em cima destes candelárias acomodados ainda será comandada novamente pela direita.

      Queremos isto? Vamos nos limitar a protestos de teclado?

  • São pesquisas tão manipuladas que dá um nojo. Acho muito descaramento dessa mídia fascista e hipócrita.

  • Moro na região Centro Oeste, tenho curso superior, e ganho mais de oito salário mínimos, sou eleitor do Lula e também da Dilma, votei nela em 2010 e com certeza em 2014, os coxinhas querendo desqualificar o debate, como muito bem posto pelo Jaime, pseudo-burgueses preconceituosos, com certeza os pobres e os analfabetos (não políticos), votarão na Dilma, pois foi no governo trabalhista nos últimos dez anos, que eles estão conseguindo ser notados.

  • Ganho mais de 10 salários, tenho nivel superior, moro na Região Centro-Oeste e digo DILMA 2014!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Sou carioca da gema,vivi no Rio por 60 anos. Após minha aposentadoria resolvi conhecer o Brasil verdadeiro, suas profundezas. MS, MT, GO, TO, PA, CE,MA, RN,PE, AL, SE. Essa viagem já dura 10 anos. Hoje, já fazem 3 anos resido em João Pessoa. Vi o Brasil mudar nesses últimos 10 anos e essa mudança é enorme e de tão profunda não tem volta, pelo menos de forma pacífica. O povo pobre descobriu que pode ter uma vida melhor, descobriu o prazer de ter geladeira, maquina de lavar ou tanquinho,casa própria,carro, fogão, gás de rua, luz, comida e etc... Descobriu que seus filhos hoje tem expectativa de uma vida cada vez melhor. A politica paroquial ainda não mudou da mesma maneira, mas o povo já fez o "link" entre uma coisa e outra e já se nota os sinais de mudança.Por estas bandas, Deus é Lula e Dilma é Lula!

  • confirmo a Falácia!!! Minha renda é de +20 salários mínimos, 2 graduações (direito e administração), 2 especializações (gestão em administração pública e em direito legislativo), servidor público efetivo, moro em Brasília _ lago norte, tenho 42 anos, já votei no maldito fhc no primeiro mandato pois não sabia que praga era aquela..... Depois disso, só no projeto progressista e desenvolvimentista do pt, apesar de não concordar de alguns pontos defendidos pelo partido.

  • Complementando: Dilma 2014, Lula 2018 e 2022....... Psdbosta nunca mais, dudu e blabarina traidores nuncaaaaaa

  • Eu também tenho nível superior, especializações e funcionário público, concursado de nível superior no executivo, moro no Rio de Janeiro, voto no PT. Assim como o amigo já disse acho que o PT deveria ser mais ousado e fazer a reforma política e judicial.Porém, é um partido que realmente procura dentro da pressão que sofre,principalmente da mídia, distribuir a renda no nosso país, dando emprego e comida para todos. Dilma 2014!!!

    • O PT do Rui Tucanão é um PT rosado.

      Qual o ÚNICO partido com militância? PT!!

      Vide os milhões arrecadados com o pessoal do ''mensalão'' da Globo.

      Qual o partido que seria mais beneficiado com uma reforma política onde doações de empresas fossem proibidas? PT!!

      Mas o PT rosado, covarde, omisso, traidor e amarelão, essa que doa o patrimônio público, sangra o país para pagar juros, tira do desenvolvimento para pagar banqueiros não quer reforma de nada.

Related Post