A falta de coragem é o mal do Brasil

Imaginem se um candidato ou candidata, ou um jornalista, perguntasse hoje, no debate dos presidenciáveis,  com toda a gentileza e urbanidade:

– Candidata Marina Silva: a Folha de S. Paulo divulgou hoje um contrato de compra apócrifo do avião em que a senhora e Eduardo Campos faziam a campanha. A senhora disse que o avião teria sido emprestado à chapa que a senhora integrava como vice. O PSB agora diz que o avião foi doado. A senhora estaria disposta a determinar que, amanhã, que é o dia da segunda prestação de contas à Justiça Eleitoral, o PSB apresente à imprensa todos os contratos, recibos e demais comprovantes desta operação, seja ela de empréstimo ou de doação? Estes e, também, os comprovantes de pagamento dos pilotos, dos abastecimentos, dos hangares onde ficou o avião?

Assim, no más, como dizem os gaúchos.

Sem nenhuma acusação, nenhum juízo prévio, apenas com fatos.

Eu devo ser, de fato, um camarada muito antiquado.

Do tempo em que debate era muito mais que apresentar uma falinha articulada em lugares comuns.

Mas que colocasse os candidatos diante de realidades e de opções.

Vamos falar de quem interessa, porque tirando Eduardo Jorge, que tem mais coragem que coerência, o resto não conta.

Aécio provou que virou um nada, e conseguiu tomar até um direto no queixo de Dilma na questão dos investimentos na mobilidade urbana em Minas.

Marina é uma coleção de evasivas, frases feitas e senso-comum.

E Dilma, preocupada em ser técnica, deixando passar as bolas quicando na sua frente.

Antes que digam que eu sou crítico demais com a candidata do PT, aviso logo: eu sou da escola da polêmica.

Querem um exemplo? Na primeira questão, de Eduardo Jorge, sobre as penitenciárias.

– Eu concordo, Eduardo, as prisões são terríveis. Aqui, a única que conhece uma sou eu, quando a ditadura me prendeu e torturou porque eu lutei paraque a gente pudesse ter isso que nós estamos tendo aqui: o direito de cada um escolher o presidente com o seu voto. Agora, nós  investimos X milhões para os estados ampliarem e melhorarem as penitenciárias. E fizemos as penitenciárias federais, muito seguras e organizadas, tanto que o medo dos grandes bandidos é ir para uma penitenciária federal. Então é isso o que é de responsabilidade de meu governo: presídios federais, de segurança máxima. Lá não tem essa história de bandido controlar o crime de dentro da cela, com telefone celular, não…Agora, me fala, como é que a imprensa e estes candidatos que defendem que menores de idade vão para a mesma cadeia dos graduados do crime. As prisões estão superlotadas mesmo, é verdade, e como é que vão ficar com mais dezenas ou centenas de menores lá dentro. Sabe, Eduardo, a coisa que mais me apavora é a demagogia, dessa gente que fala em crise penitenciária e quer enfiar mais uns 200 mil presos lá dentro…

Mas este modesto blogueiro é antigo e antiquado.

Do tempo em que a gente tinha orgulho de nossas ideias humanistas e da verdade e podia usar toda a sua força cortante.

Não para agredir pessoas, mas para tosquiar as ideias desumanas, hipócritas e conservadoras, deixando com que ficassem peladas na praça.

Mas reconheço que Dilma mudou de postura, foi mais afirmativa e enfrentou.

É um grande passo.

Que será completado quando se entender, finalmente, que temos muito mais a atacar do que a defender.

O Brasil de hoje não é o nosso Brasil, é o Brasil deles, que apenas conseguimos melhorar um pouquinho.

Fernando Brito:

View Comments (70)

  • Está evidente que os comitês de Aécio e Blabarina já estão se reunindo. Vai sair um ministério de consolação para o Aécio, que o aceitará como um náufrago se agarra a uma tábua, pois perderá até Minas. Já está até evidenciando uma atitude subalterna e serviçal frente à sua virtual superiora.

  • Desculpem me, mas Dilma outra vez foi mal. Ficou sempre na defensiva, melhorando apenas no final contra o Aécio. Mas, contra a Marina perdeu feio. Não adianta ficar só apresentando números, isso já está claro. Dilma mostra números e Marina promessas vazias: Marina sai ganhando.
    Seria preciso uma pergunta como essa que colocou logo no início de seu artigo, ir "na jugular" da Marina, mostrar ao povo que quem está com ela são os mesmos que destruíram o Brasil há pouco tempo, falar da ética do jatinho, das contradições e vazio de seu discurso.
    Por que não bateu no FMI tres vezes? No desemprego e juros de 45% de FHC??
    Marina ganhou de novo.
    Falta um Lula pra falar a língua do povo.

  • De certa forma é agora que a campanha oficial está começando, pois só agora o quadro real dos candidatos se estabilizou. Tivemos 15 dias de fogos-fátuos, espetáculos midiáticos, catástrofes e enterros, palhaços e trapezistas. Agora a carroça começa a andar e as abóboras vão se organizar. A agora a Marina deve começar a justificar com argumentos e dados concretos as suas propostas e parar de caetanear...

  • Como diz aqui no meu sertão de Pernambuco, aécinho está mais perdido do que cego em tiroteio. Dilma ainda no 1º turno. Xô satanás!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Nenhum marqueteiro teve a felicidade de cunhar uma frase que sintetiza toda a trajetória desses 12 anos como tu fizeste muito bem no fecho: "O Brasil de hoje não é o nosso Brasil, é o Brasil deles, que apenas conseguimos melhorar um pouquinho" - apesar deles (acréscimo meu).
    Dilma "sabe dar nos dedos" - no sentido gaúcho. Responde bem, como quando detonou o Agripino no Congresso. Eu quero aquela Dilma, algumas vezes, pra demarcar território num debate. Agir assim numa resposta é essencial pra "intimidar o adversário".

  • Fernando, pela terceira vez te pergunto. Não há como os blogueiros "sujos" agendarem uma sabatina com a Dilma, Marina, Aécio e Genro ?
    Somente os blogueiros tem coragem de perguntar essas coisas amigo !
    Quanto a Dilma no debate é um desastre, mas conseguiu ser a melhor do G3.
    Outra questão. Alguém sabe onde anda o LULA ?

  • Brito:
    O que mais me incomoda nesses debates, é como você mesmo citou, "ver a bola quicando, diante do gol, sem goleiro e .... NADA!
    E isso acontece várias vezes, muda o assunto, e continua a apanhar.
    Para quem viu,... há que saudades do Brizola!

    • Geraldo, eu não diria apanhar, mas sim deixar de bater. É isto que agonia, ficar repassando papéis com os números dos feitos do governo. Isto tem que estar na ponta da língua. É como uma prova oral. Será que estes marqueteiros de merda (desculpem) não percebem o óbvio. É Dilma quem é a Presidenta do Brasil. É ela que tocou obras de norte a sul do país. Então é ela que tem que desconstruir estes palhaços, metidos à candidatos. Sinceramente, se eu visse alguém, com um mínimo de competência e qualificação para substituir a Dilma, eu admitiria de público -não que fosse votar-. Mas acontece que não tem. É um bando de AVENTUREIROS, para o que der e vier, qualquer palhaçada vale falar. Está se tornando enfadonho assistir estes debates. Só para não ficar no reclame, também dou um exemplo que o próprio imbecil do Aébrio deixou quicando para Dilma, e ela perdeu de fazer um golaço, como perde o Rafael Moura do meu Internacional (e dela): O panaca do Aébrio saiu com a pérola que o Brasil não tem Ferrovias, que no mundo inteiro é um transporte mais barato blá...blá...blá. Gente eu saltei do sofá esperando..."ela vai dar no nariz dele...nunca mais verás pó..." Seria do tipo: "Candidato, o Sr.continua com problema grave de memória, pois foi exatamente seu guru, o FHC,no governo do PSDB que a RFFSA foi privatizada, e o meu governo, está retomando as construções da malha ferroviária do Brasi." Desmanchava o babaca e mostrava quem é que manda, pô! Mas não fica procurando números nos papéis do púlpito e desconcentra do debate da emoção, e aí aparenta fraqueza e dúvida. E eu não tenho dúvidas que isto faz mal, o povo, principalmente os mais simples, não gostam, ficam em dúvida. O jargão é velho mas funciona: A MELHOR DEFESA É O ATAQUE !

      • "…nunca mais verás pó…" kkkkkkkkkkkkkkkkk Dilma vai ficar pensando nisso ano que vem, enquanto ficar pesando do porquê que ela não ganhou essa eleição.

  • Também achei que a Dilma não enfrentou de frente a Marina. A Marina ataca, mas com aqueles cliches.e tem que perguntar de forma que o publico entende de cara, na lata: Marina, voce está escondendo da juventude que pretende( ou os economistas de sua chapa) tornar o ensino pago na universidade publica brasileira? Ou, na pergunta das palestras: Foi divulgado pelo estado de SP hoje que vc faz palestras para bancos. A coordenadora de programa de sua candidatura é DONA de um dos bancos que alias mais demite no pais. Sua proposta de independencia do banco central, manutençao do tripé e acabar com o BB e caixa Economica em prol dos bancos privados assim como o BNDES interessa aos bancos. a senhora não está colocando o país sob o interesse dos banqueiros?
    E assim vai.
    Dilma alguma coisa colocou, mas tem uma fala muito tecnicista, e não se comunica bem. E quando começa a elencar numeros e repetir o que os marqueteiros mais ou menos treinaram é de chorar.Marina vem como imagem, de branco, maquidada, fazer seu jogo de imagem. O problema éque FALA para a TV e para o público e assim ganha elhor votos. Não fala nada, escorrega como um nabo, mas FALA PARA O SENSO COMUM e Dilma não a desconstroe bem. Isso é ruim.E aqui para o publico dos Bolgs sujos isso acontece, mas e a grande massa?

    • Um bom exemplo da esperteza da Marina é que qd foi perguntada depois do debate sobre a questão da Dilma de como arrumar os R$ 140 bi, ela desconheceu a pergunta e partiu de pau pra cima da Dilma. Ela a boa, a humilde e sofredora que diz que se deve debater ao invés de travar embates. Ela é muito esperta. Que a Dilma perceba isso e bem claramente.

  • Imagino o que pensa as pessoas que usam o cérebro pra alguma coisa útil. Debate no Brasil: 30 segundos pra perguntar, 1:30 segundos pra responder, 30 segundos pra réplica, mais blá, blá...
    Faço a pergunta pro (a) candidato (a): qual sua proposta para a saúde no Brasil? Fica frio, vc tem 1:30 pra responder.
    Realmente esse país é um verdadeiro espanto!!!

  • Creio que está mais que na hora de Lula, e não apenas Dilma, contra atacar Marina, pois ele conhece bem esta criatura que se autoproclama eleita pela providência divina, e pode desconstruir esta falsa imagem que grande parte do eleitorado tem que ela representa uma nova política. Outro ponto importante é que sejam retomadas as campanhas do cidadão invisível e de como era no passado, ressaltando que com Marina podemos ter um cenário bem pior, pois ela tem em seus quadros, pessoas que estão pouco se lixando para a população, mas sim para os interesses do mercado tanto que quem de fato “manda” em sua campanha é uma banqueira.
    Em tempo: Por que em sua declaração de bens entregue a justiça eleitoral, consta um patrimônio de 135 mil reais, valor incompatível com os R$ 1.600.000,00 que ela ganhou ministrando palestras recentemente?

    • Vc pegou um ponto FUNDAMENTAL que até o presente não tinha visto ninguém mencionar. Isso é coisa para ser espalhada pela Internet. Façam isso, por favor, caros comentaristas a favor da Dilma.

Related Post