É visível como a tática midiática da oposição, de tempos para cá, tem sido a de centrar fogo em novas “denúncias” contra Lula e a mídia, ontem, quase chega ao orgasmo com a autorização – bem claramente não como investigado – do STF para que Lula preste depoimento à Polícia Federal sobre os negócios escusos ocorridos na Petrobras.
Comprazem-se, não pelo nada que Lula poderá acrescentar ao caso, mas pelo que supõe será a “humilhação” do ex-presidente, como desejaram, 60 anos atrás, que Getúlio Vargas fosse, afinal, humilhado na “República do Galeão” e destruído moralmente, o que veriam logo, lhes era impossível.
Não há nada de “republicano”, “democrático” ou “igualitarista” nesta convocação. Ministro da Justiça, Procurador e Ministro do STF sabem perfeitamente que o objetivo não é o de colher informações, porque não há nada em que se aponte a ação pessoal do ex-presidente. O objetivo é político, é sórdido e é a ele que se associam.
Há poucos dias, reproduzi aqui uma pequena nota do jornal O Dia, que dava conta que Cristiane Brasil, filha do ínclito Roberto Jefferson, apresentou a proposta de emenda constitucional do “Lula, nunca mais”, com o apoio do PSBD, proibindo que Lula seja candidato em 2018.
Sobre isso, encontro hoje no blog do professor Rogério Cerqueira Leite, o artigo do jornalista Juremir Machado da Silva em que isso é tratado com a mesma perspectiva histórica e como a projeção para o presente das sombras do passado brasileiro.
Os intelectuais de punhos de renda que se agarraram ao “operário de carne e osso”, como dizia Leonel Brizola, para fazer um PT antigetulista já se foram, quase todos, para o antipetismo, bons udenistas que eram. Ficaram aqueles que entendem que a história é maior do que os rótulos e que é a coerência na luta política, mais que o palavrório, quem dá o tamanho real dos homens.
Lacerdismo tardio e metamorfoses do golpismo
Juremir Machado da Silva, no Correio do Povo (RS)
Carlos Lacerda foi o algoz de Getúlio Vargas em 1954 e de João Goulart em 1964. Mas a sua vocação para o golpismo não lhe garantiu a realização do seu maior sonho: chegar à presidência da República. A UDN, partido de direita que o adotou (era bastardo do comunismo), só tomaria o poder pela terceirização, via ditadura militar, adotando o nome de ARENA. Foi o que lhe sobrou. Não era o projeto de todos os udenistas. Foi a aposta de muitos. Lacerda achava que o jogo seria rápido. Há quem pense que a UDN chegou ao poder antes com Jânio Quadros. É mais ou menos como convencer alguns peemedebistas gaúchos de que o PMDB está no poder, de fato, desde que se aliou como Lula e Dilma. Jânio era um cavaleiro solitário de triste figura.
A cavalgadura de Sancho Pança.
Carlos Lacerda, o Corvo, vivia para o golpismo. Ficou famosa a sua tirada sobre a candidatura de Getúlio para a eleição de 1950: “Vargas não deve ser candidato. Se for candidato, não deve ser eleito. Se for eleito, não pode tomar posse. Se tomar posse, não pode governar”. Lacerda quase sempre perdia. Jamais admitia. Getúlio foi eleito, tomou posse e tentou governar. Foi acuado com tentativas de golpe de todos os tipos, formatos e fórmulas. Pediu-se a sua renúncia. Tentou-se o seu impeachment.
Getúlio havia cometido crimes hediondos como defender o petróleo brasileiro, criar a Petrobras, elevar o salário mínimo em 100% e aumentar a contribuição patronal para a previdência. Contra ele se ergueu a bandeira moral do combate à corrupção.
Getúlio optou pelo suicídio. Saiu da vida e da história para virar mito.
A história, como dizia Karl Marx, só se repete como farsa. Marx, na verdade, disse isto: “Hegel observa em uma das suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”.
A farsa é a tragédia da repetição da história como caricatura.
A UDN foi a tragédia.
Até Lacerda foi trucidado. Não levou a presidência. O poder não lhe caiu no colo. Foi o Corvo que caiu em desgraça. Perdeu.
A bola da vez agora é Lula. Em 2018, não deve ser candidato. Se for candidato, não deve ser eleito. Se for eleito, não pode tomar posse. Se tomar posse, não pode governar. Se tentar governar, deve ser acuado por tentativas de impeachment e pedidos de renúncia. Se quiser se suicidar, os adversários não lamentarão. Alguns já pediram o mesmo à presidente Dilma Rousseff. Por enquanto, a operação do lacerdismo tardio consiste em tentar evitar que Lula seja candidato à sucessão de Dilma. A prova disso é “Projeto de Emenda Constitucional” protocolado na Câmara de Deputados por Cristina Brasil, filha de Roberto Jefferson, o homem que detonou o escândalo do mensalão. Um Projeto de Emenda Constitucional, nomenclatura que me parece mais pertinente pela natureza dos conteúdos, é uma Proposta de Emenda à Constituição. Como projeto, antecipa o futuro, quase sempre por razões pouco presentes. Como proposta, enfrenta o contraditório. Como realidade, neste caso, é um casuísmo.
A PEC 125/2015, apelidada de PEC anti-Lula, tem um único objetivo: evitar que Lula possa se eleger daqui a três anos e meio.
É um recibo de manobra eleitoreira.
Mostra o medo que a direita tem de perder outra vez para Lula. O texto, que atinge de prefeitos a presidente da República, tem alvo certo. Proíbe a “reeleição por períodos descontinuados para cargos do Executivo”. Ou seja, quem cumpriu seus mandatos, está fora do jogo para sempre. O oportunismo da PEC tem a sutileza de um coice. A justificativa da proposta merece ser estudada em cursos de lógica: “Ademais, um candidato recorrente possui uma vantagem desproporcional e desleal sobre os seus adversários, visto que este já possui um nome e um legado já conhecido pelo povo”. Melhor é não possuir nome nem legado conhecido pelo povo. E se o povo considerar o legado bom? Não pode o povo decidir por conta própria? Ou o povo não sabe escolher e deve ser protegido das suas escolhas irracionais? Deve-se proteger o povo de votar nos outros.
A Europa dá, por outros caminhos, exemplos frutíferos de continuidade.
A rigor, numa democracia, não deveria existir qualquer limitação de mandatos. Quem escolhe é o eleitor. Se ele quer mais do mesmo, bom ou ruim, por que não? A limitação de mandatos é uma forma de dizer que a população não vota racionalmente ou se deixa enganar com facilidade. Não deixa de ser uma modalidade de tutela e de paternalismo. Quem está no poder, gosta de reeleições. Quem não está, quer sempre acabar com elas. Os tucanos, a nova UDN, garantiram por meios pouco republicanos, com valores declarados por deputados réus confessos (que não se tornaram réus de fato por falta de vontade investigativa e punitiva com a turma dos camarotes), a emenda de reeleição que deu a FHC um segundo mandato. Hoje, militam contra a reeleição e devem apoiar a PEC anti-Lula. Um espectro ronda o Brasil. Não é o comunismo. É o lacerdismo tardio.
Como foi que o PSDB, nascido para ser social-democrata, quem sabe um PTB (de antes de 1964) de elite, tornou-se neoliberal e golpista, sucedâneo da UDN e, por extensão, uma mutação da ARENA? O DEM, que foi PFL, metamorfose da ARENA, deve morrer de inveja. O PSDB tomou-lhe as bandeiras e já se apropria também da sua biografia. Do corvo ao vampiro.
Como foi que o PT passou de partido da ética a partido da corrupção?
Só o PMDB não muda.
Conseguiu um modus vivendi com a ditadura.
Ajeitou-se na transição.
Convive com o PT.
FHC bola fórmulas lacerdistas: pacto nacional e depois renúncia de Dilma. Não se envergonha?
Como doutor em sociologia e historiador, especializado em Brasil do século XX, conhecedor da era Vargas e das raízes do golpe de 1964, com livros sobre o assunto, não tenho dúvidas: a tragédia atual é a farsa do golpismo como solução democrática.
Há brasileiros que, por índole monarquista, preferem eleger para o presidencialismo, mas, por tendência histórica golpista e de falta de paciência para esperar o final dos mandatos, preferem derrubar por uma espécie de parlamentarismo de ocasião.
Em 1964, a UDN foi a tragédia (tentativa de repetição de 1954).
Quem é a farsa hoje?
Pode a história acontecer três vezes?
View Comments (13)
Realmente o Lacerdismo da UDN esta no DNA dos nossos partidos atuais da direita , PSDB e DEM, que tem origem na mesma família em comum o GOLPISMO. Como nos anos 50 seus objetivos são os mesmos impedir a ascensão da classe trabalhadora e perpetuar os privilégios das elite mantendo a corrupção.
A mídia trabalha para o Império. E, daqui a pouco chegam os trolls ao blog, em êxtase. Bom dia a todos eles.
O hashtag da luz no final do túnel :
"Se desligar a Globo, o Brasil melhora"*
*PHA.
Em tempo: O embaixador da Líbia procurou o Lula, para que ele interceda na pacificação do país que os americanos e suas bombas levaram ao caos, com apoio dos seus bombardeios midiáticos espalhadas mundo afora, como atestam os noticiarios tendenciosos da imunda Globo, da sionista Veja e do pútrido e anacronico Estadão. Michel Temer, o pérfido Amigo da Onça reunificar este país? Quá, quá, quá. Peçam aos deuses para não destruírem o Lula, o único capaz de fazer a interlocução entre todas as partes quando a verdadeira tragédia, já às portas, acometer de vez a nação.
Pelo que entendi, tanto Teori quanto Janot afirmam que Lula irá depor por livre e espontânea vontade, que contam com sua boa vontade de cidadão. Muito bem, também sei que existem precedentes de testemunhas com "boa vontade" segundo o juiz, que escolhem o lugar onde vão depor. Para preservar sua dignidade, Lula deveria exigir que fosse ao Instituto para tal depoimento. Depoimento que deveria ser gravado pelo próprio instituto para que as 'versões vazadas' não saiam por aí inventando historinhas. Acho que é o mínimo de respeito a um ex-presidente que não é réu de nada (mesmo com a grande torcida destorcida da oposição).
A odiosa e constante delinquência moral e criminal, que a grande mídia decadente executa, sem trégua, contra Lula, Dilma e o PT é o espelho real do seu insano desespero. Continuam insistindo em suas jurássicas e amadoras táticas de tentar formar e impor suas opiniões, mesmo sabendo do ridículo papel que se submetem quase diariamente aos olhos do mundo. Continuam, alucinadamente, tentando subestimar a inteligência da população, com a invenção de estórias absurdas, infantis, mentirosas e preconceituosas. Expõe, para todos, a sua vergonhosa fraqueza jornalística, a sua indecente submissão partidária, a sua flagrante derrocada e a incessante perda da credibilidade e do respeito.
Fala sério! querer blindar o Lula ao ponto de desqualificar um mero depoimento já é bajulação, digamos na mais boa fé das hipóteses, doentia.
Quem nomeou presidente e os diretores da Petrobrás?! foi a minha a vó?
Quem recebeu mais de 50 milhões de pixulecos das empreiteiras rés? foi a sua vó?
Quem foi delatado pelo aliado Pedro Correa como o 'avalista' do Petrolão?! foi a vó de alguém?
Quem nos emails escusos era tratado como Brahma e voava a tira-colo com o Marcelo Odebrecht, preso desde junho,?! foi a vó do Piu Piu?!
Quem é o 'dono' do Partido que mais recebeu pixulecos cujo tesoureiro está preso?! é a Vovó Metralha?
Quem foi acusado pelos próprios 'doadores' de serem extorquidos por emissários petistas para bancar sua eleição e de sua sucessora fora outros préstimos pessoais ?! foram as nossas AVÓS?!
Agora vem um blogueiro e quer insinuar que o chefe do governo, o dono do partido, o amigo dos petroleiros, figura central do esquema pela própria condição de mandatário maior do Executivo não pode ser ouvido nem como testemunha? nem como testemunha?!
Que Operação policial seria essa sem ouvir o ex-presidente Lula?
Aqui não é Cuba nem Venezuela.
Enquadra mesmo PF.
Enquadra mesmo MPF.
Enquadra mesmo Teori.
Vai ser 'sagrado' lá para suas negas pelego de nove dedos.
Enquanto o rabo estava escondido nada podia fazer.
Mas agora, como diz a expressão típica do destino que espera todos os deletérios 'desviadores do dinheiro público':
A CASA CAIU MERMÃO!
Que de fato a República desse país seja de fato e de direito proclamada a partir das efetivas condenações criminal, cível e administrativa dos delinquentes de luxo.
Que sejam processados dentro das absolutas garantias à ampla defesa e ao contraditório e se eventualmente comprovados o dolo e a culpa que compartilhem as mesmas celas e condições dos demais condenados de baixo ou sem coturnos.
Corrupção é crime hediondo para um país que tem mais quase toda sua população dependente de serviços públicos como saúde, educação e segurança.
Que todo pixuleco seja sequestrado ou repatriado e seja usado para a promoção do bem comum, NUNCA de camarilhas ou famiglias.
"... No Brasil, os juízes têm medo da mídia hegemônica... José Dirceu já estava condenado antes do julgamento do Mensalão - é a relação perniciosa entre mídia e Justiça... As elites brasileiras são cruéis..." Por Pedro Estevam Serrano, jurista, professor de Direito e escritor - autor do livro 'A Justiça na sociedade do espetáculo'
https://www.youtube.com/watch?v=ciW5PBH9rHY
Ao meu juízo,correta analise embora o autor,trabalhe num dos PIG-meu que existem por ai.Quanto ao Lacerda,não passava de AGENTE ESTADUNIDENSE,cuja tarefa não passou a de mero PROVOCADOR.Morreu no ostracismo.Ele e a sua UDN.Ou Unidos Devoraremos a Nação.O atual grupelho oposicionista,nem chega perto daquele,pois são mais MEDÍOCRES.Imagine-se alguém,sendo liderado por FHC.Cerra e Aécio? Que tipo de cérebro,terá? Terá cérebro?Duvido,contudo...
"MUITO OBRIGADO", rodrigo janot!
"MUITO OBRIGADO" teori zavascki!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
VEJA RETIRA DE LULA A SUA CONDIÇÃO HUMANA
Revista da família Civita conseguiu produzir a capa mais abjeta de sua história; nela, o ex-presidente Lula não é mais retratado como um ser humano real, de carne e osso, mas sim como um boneco alegórico criado por movimentos de extrema direita; decisão não foi acidental; ontem, ao noticiar que Lula será ouvido como informante num dos inquéritos da Lava Jato, o site de Veja não publicou a imagem de Lula, mas sim do mesmo boneco; ao transformar o presidente mais popular da história do País numa alegoria criada por seus agressores, Veja contribui para a escalada do ódio e do discurso fascista na sociedade brasileira; nesta edição, Veja também conseguiu uma proeza: fingiu desconhecer os US$ 5 milhões de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, na Suíça, e não publicou uma mísera linha a respeito
3 DE OUTUBRO DE 2015 ÀS 07:33
(...)
FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/199423/Veja-retira-de-Lula-a-sua-condi%C3%A7%C3%A3o-humana.htm
... Que não culpemos exclusivamente 'os(as) penas amestradas' a $oldo IMUNDO dos patrões barões do PIG!
O atual procurador 'Rodrigo Fernando Brindeiro Barbosa Moro Gurgel' (sic), 'O Sonso', é outro (ir)responsável:
imaginemos as 'trocentas' pautas oferecidas "de bandeja" ao PIG pela dupla Janot/Teori!
Em relação à decisão estapafúrdia de acatar requerimento de um [reles] preposto da *PTF para que o [eterno] presidente Lula seja ouvido no bojo da "Operação Lava [Tucano a] Jato".
Decisão que serve também para criar cortina de fumaça favorável a que o mesmo PIG continue blindando o gângster &$ [mega]corrupto réu confesso [eduardo] 'CU(nha)' "do 'Aécio Furnas Forever'"!...
*PTF (Polícia Tucana Federal)
RESCALDO:
bate um desânimo desgraçado!
"Jogar a toalha"?!...
EM TEMPO:
e o 'Zé Tucano' da "Justiça" com aquela [indefectível] cara de paisagem de fauna Tucana manifestando interesse em ir estudar nos Estados Unidos, e a presidente Dilma: "fica 'Zé'!"
Ou será "fica 'Edu?!'"
NOTA FÚNEBRE:
e a militância só comendo poeira, ouvindo os desaforos do pessoal da direitona - e, ultimamente, sendo vítimas de agressões físicas em plena vias públicas
ajuste desprezível:
Ou será "fica 'Edu'!"?!