A Folha, como se não bastassem tantas, registra mais uma vergonha no escandaloso processo de corrupção de parlamentares levado desesperadamente em frente por Michel Temer para conseguir aprovar a reforma previdenciária. Agora é o perdão de até 90% das multas e juros sobre os R$ 26 bilhões de dívidas com o fisco empresas e produtores rurais, que já tinham direito a 10 anos de prazo para quitá-las.
A contribuição patronal para o Funrural que incide sobre a produção agropecuária é, segundo a lei, de 2,1% da receita bruta de venda da produção, sendo 2% para o INSS. Nenhum absurdo, portanto: R$ 21 sobre cada mil reais em faturamento bruto.
Explica a reportagem:
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal declarou constitucional a cobrança sobre a receita bruta com a venda da produção agrícola devida pelo empregador rural pessoa física. Mais de 15 mil processos estavam suspensos na instância de origem à espera do desfecho do julgamento.
Representantes do governo disseram ter ouvido do deputado Newton Cardoso Júnior (PMDB-MG), relator do projeto, que tinha 54 votos contrários às reformas propostas pelo governo Temer se as mudanças forem vetadas.
O “bom negócio” nas costas dos aposentados veio em meio às negociações com os ruralistas, que acharam “pouco” a proposta oficial de baixar a alíquota para 0,25% ou então pagarem 1% sobre sua folha salarial ao INSS. Um por cento, vejam!
No final de semana que passou, produtores rurais estiveram em Brasília para pressionar os deputados a “segurarem” a reforma previdenciária até que o governo anistiasse totalmente multas e juros de suas dívidas fiscais. Levaram quase tudo: 90%.
O curioso – e trágico – que é este dinheiro que custeia a aposentadoria rural, uma da áreas do sistemaa de seguridade social que, segundo o próprio governo, é deficitária.
Embora nada no governo Temer seja mais deficitário que seu espírito público e a seriedade desta “reforma” que só visa, mesmo, desmontar a previdência brasileira.
View Comments (20)
Infelizmente, só causa indignação, mas nenhuma surpresa.
É Bancada BBB ...BOI...BALA...BÍBLIA...Escravizando o Povo Trabalhador...Não é à toa que o Escravagista Caiado dá um peido no Congresso e todos "com raras exceções" SE CAGAM !!!
E a mídia só se lembra do PT.
Em 1889, a "elite" conspirou com os militares o golpe para derrubar o Imperador e moldar todas as instituições do país definitivamente aos seus interesses. Parafraseando aquele roqueiro reaça, que em seus tempos lúcidos pareceu alguém consciente, a favela virou a nova senzala e até as regras eleitorais forma adequadas à manutenção do poder pelos homens de benz da época. Ocorre que em 1930 Getúlio precisou liderar um outro golpe para tirar do poder central a elite branca da época para impôr, na marra, medidas visando a modernização do brasil. O erro de Getúlio foi perseguir a esquerda em vez de dizimar as velhas elites, mas ele também tinha ali sua origem. Finalmente conseguiram derrubar Getúlio em 1945, mas ele se elegeu novamente para a presidência para continuar tentando modernizar e tornar soberana esta terra. Daí veio o suicídio, a tentativa de derrubar outro nacionalista, JK, e, finalmente, um golpe que derrubou Jango e a democracia. Mas, porém, contudo, todavia, os militares tinham traço de nacionalismo e não devolveram todo o poder aos descendentes daquelas oligarquias que haviam derrubado o Imperador para tomar o país. A redemocratização foi uma simulação e agora, quando a elite branca reuniu forças e contou com apoio dos ianques, desfecharam o golpe de 2016 e estão levando o curso da nossa história de novo para aquele rumo que seus ancestrais, os golpistas de 1889, pretendiam. A alta burguesia não mudou nada e vai nos transformar naquilo que Cuba era antes da Revolução, a Venezuela era antes de Chavez, a Nicarágua era antes da Revolução Sandinista, etc. Será que o povo brasileiro conseguirá, finalmente, tomar posse de seu país algum dia? Tenho quase certeza de que não viverei pra saber disso. Ficando só no exemplo nicaraguense, eles demoraram mais de 40 anos para derrubar a ditadura imposta com apoio dos ianques nos anos 30.
A grosso modo, é assim que se resumem os quase 130 anos da história do brasil "república".
Boa análise, Carlos.
Formei esta opinião apenas com o conhecimento básico de história do brasil que qualquer um recebe. Claro que historiadores ou pessoas com conhecimento mais profundo podem acrescentar e corrigir coisas, mas sabe o que acho? Quando se começa a escarafunchar milhares de detalhes, se perde o foco. Assim eu considero que o golpe de 2016 foi o contragolpe que a alta burguesia, finalmente, conseguiu emplacar contra o Gdetúlio de 1930, já que o resto do país, que estava com o saco cheio de sustentar a burguesia paulista falida pela crise 1929, deu as costas para SP em 1932. A Velha República foi restaurada em 2016.
Coloca tudo isso na panela atual da crise capitalista mundial trazendo o conservadorismo de volta; bate tudo junto com as imensas riquezas naturais brasileiras, com muita ganância dos rentistas; e, depois coloca numa forma com doriana pra ficar no forno até não sobrar ninguém pra contar a historia. Sei, ja estou falando abobrinhas ... Também o que dizer ? Estamos feito baratas tontas e confesso que é apavorante ... Precisamos falar sobre as lutas que estão sendo organizadas como o Ocupa Brasilia e outras ...
Sim, existem os fatores externos. Foram os fatores externos, como a necessidade dos países ricos em tomar as riquezas naturais do brasil (e do resto da América do Sul) e a crise do sistema financeiro que já não tem mais o que sugar em outros lugares, inclusive na própria Europa, que levou ao apoio e cooperação no golpe praticado pela "elite branca" brasileira. O negócio é a gente simplificar, pra não perder o foco. É por isso que me recuso a ler textão no facebook. Intelectuais e similares falam, falam, analisam, reanalisam, citam mil nomes de filósofos, historiadores, etc e nada acontece. Tá na hora dos "ignorantes" tomarem alguma atitude.
Eu tenho cada vez mais certeza de que não teremos eleições no ano que vem! Pra toda essa corja anti-povo foi prometido também mais tempo no poder, eles não estão nem aí para o eleitorado, não tem essa de "suicídio político", estão passando como um trator porque têm a certeza de que não precisarão do crivo das urnas. E a história se repetindo como tragédia e como farsa, estamos em um dejavu de 1964 p/ 1965 e até a colaboração dos militares está aparecendo!
Todos na suruba proposta pelo Jucá. Some-se à isso tudo o dinheiro gasto na propaganda enganosa da reforma da previdência. Até o Sílvio Santos entrou nessa furada, mas com muito dinheiro dos cofres públicos. Empresário fazendo propaganda da reforma? Ah, então ela deve ser boa para o trabalhador. Somos imbecis?
Este Golpe serviu para pelo menos par expor com uma clarevidência solar o que é a DIREITA no Brasil. Não há nenhuma consideração com o povo, nem com a pátria, somos considerados como lixo a ser removido. Esse grupo dominante é hegemônico e quer todas as riquezas para si e os seus. Não se pode ter diálogo com quem age desta forma, pois eles são autoritários e selvagens.
{A luta pelo direito, que é sustentada pela existência do “sentimento de direito” entre os homens. Considera “um dever de todo homem para consigo combater por todos os meios de que disponha a desconsideração para com a sua pessoa no desprezo do seu direito” .Dessa forma estará defendendo não apenas a si próprio, mas toda a sociedade.
A luta é indispensável, faz parte do direito, de outra forma ele não poderá concretizar-se ou avançar. Cada conquista, mesmo individual, reverte em benefício de todos, no presente e no futuro, e corresponde ao enfrentamento de forças conservadoras e interesses de minorias que lhe fazem resistência.} http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v2n1_direitos.htm
Como explicar isso para este povo, passivo,despolitizado (os pts nada fizeram para mudar isso) e que mora num país que ao invés do resto da América Latina espanhola ,não tem nenhum herói de verdade em sua luta pela independência ?.Até a própria guerrilha brasileira foi pacata ,se comparada com as restantes.No Uruguai ,na Argentina daqueles tempos,estes caras não se criavam,tombavam.A própria bandeira já diz o como as coisas tem que ser,a ordem é colocada por nós(bem comportadinhos) o progresso é só pra eles.
Mas ainda assim não desisto,tenho o dever de persistir,porque, assim como na ditadura ELES SERÃO DERROTADOS.
Continuo suspeitando fortemente de que não haverá eleições em 2018, a não ser que seja um simulacro, sem Lula (ou mesmo quem ele apoiar) e sem PT. Da suspeita à certeza: este elenco de golpistas planejaram o golpe e suas "reformas" há muito tempo (o lulopetismo sempre soube disto e não fez absolutamente nada, nem mesmo uma tentativa para tomar posição ainda que derrotada). Os ganhos são muitos para os golpistas (incluindo aí o judiciário e seus anexos e... bem que eu desconfiava, agora mais claro do que nunca, as forças armadas) e tão óbvios que não os menciono por razões de espaço e em respeito à inteligência dos leitores. Provavelmente não vai acontecer nenhuma reação eficiente por parte dos trabalhadores e do povo em geral, mas ainda assim tenho certeza que dois ícones deste golpe, judiciário e seus anexos e as organizações globo (já calejadas na prática em oportunidades passadas) precisam ser destruídos. O resto cai por gravidade.
Barbaridade! A direita é uma coisa escabrosa!
Só uma palavra: NOJENTO!!