Para quem não percebeu, o registro: amanhã, ainda que não se formalize imediatamente a aceitação, por Sérgio Moro, do cargo de “superministro” da Justiça, é a data da fundação do novo estado policial brasileiro, agora já saindo de sua fase larval para começar a tomar sua forma adulta.
A montagem é cuidadosa: não será só colocar sob um comando incontestável, o de Moro, a Polícia, o Ministério Público e o poder Judiciário, intimidado, a seu reboque.
Será dar-lhe, também, o COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), o que significa, na prática, colocar sob seu controle toda a vida econômico-financeira dos cidadãos e das empresas.
“Grampeia-se” assim a intimidade do bolso de todos, posto sob lupa e, como se sabe, “de perto, ninguém é normal”
A “engenharia” é simples: escolhem-se os “culpados”, então manda-se separar as “provas” as eles relativas.
Abre-se, então, a “investigação”.
Com o “devido processo legal” assim invertido, de que ilegalidade se vai reclamar?
PS. Vou voltando a escrever, com dificuldades, do poço de uma dengue impiedosa que, somada à derrota da democracia, é de moer qualquer um. Espero voltar aos meus deveres o mais breve possível, mas não posso deixar de apontar que, nesta história do “super-Moro” há mais que uma jogada de propaganda: há a cooptação da Justiça e um laço que amarra o resto de autonomia que se poderia esperar do Supremo.
View Comments (142)
Melhoras, Fernando. Dengue é pra moer a gente mesmo. Oh doença infernal!
Sentimos sua falta, caro Brito. Nao sei se seria demais te pedir um favor. Fiquei em duvida sobre em quem votar no primeiro turno entre Ciro e Lula (Haddad). Ciro, pela razao, afinal o antipetismo era a grande arma do fascista. E Haddad, sobretudo pelo coracao, por que era o pedido de um preso politico que nos levou corajosamente por mares nunca dantes navegados. Na duvida, votei com o coracao. E agora o Lula ta mofando na cadeia por que segui meu coracao e o fascismo esta no poder. Nao dizem que na duvida, siga o coracao? Steve "Goebbels" Bannon e guerra hibrida sao suficientes para explicar esse desastre? O que voce pensa sobre isso?
Moro montará essa estrutura, compatível com o que fez John Edgar Hoover nos EUA, e, em 2020, irá para o STF concluir a cadeia de controle, sabedor dos podres de todos os seus pares e de todos os políticos de situação e de oposição.
Seria cômico, se não fosse trágico, pois Hoover manteve-se no poder por 48 anos, sempre chantageando os poderosos norteamericanos, na maior nação democrática do planeta.
Mas em Pindorama a sobrevida dos chantagistas costuma ser bem menor. Embora ainda possua dossiês e tenha feito negociações após prisão fake decretada pelo torquemada das araucárias, o gângster Eduardo Cunha foi tirado de circulação e não conseguiu um mandato para a filha, como havia negociado com canalhas do sistema judiciário.
Cunha é um ladrão, um punguista.
Moro atua dentro da lei para alcançar seus objetivos, tem ambição além do cofre, o poder. Além de suas conexões, dizem, com os americanos. Menosprezar o adversário é soberba, péssima conselheira, como vimos recentemente.
Acho que concluíram que Eduardo Cunha era um "cachorro louco", perigoso demais, mesmo pelos seus aliados. Por isso o tiraram de circulação.
A pergunta de ouro que fica é: o que será do Temer depois de primeiro de janeiro? Será que essa coisa de aumentar o protagonismo dos militares (como o Etchegoyen) foi a negociação de um salvo-conduto?
com certeza.
O Brasil é governado por uma junta militar desde maio de 2016. Michel Temer e a camarilha que já o acompanhava, são corruptos profissionais; MT, juntamente com a turma da contravenção (jogo do bicho, bingos, etc.) operavam esquemas milionários em SP; foi na gestão de MT como secretário de segurança pública de SP que o PCC se estabeleceu e passou a controlar o sistema prisional paulista e de outros estados, ocupando a liderança nacional em "alguns segmentos". Os altamente rentáveis tráficos de armas e drogas de alto valor agregado sempre tiveram e têm a participação das instituições que compõem o aparelho repressor-coercitivo do estado (polícias, FFAA, RFB, juízes, procuradores, promotores...) além de empresários (com destaque para os do agronegócio), políticos e agentes religiosos (nunca se investigou, mas as doações não fiscalizadas e o fato de não recolherem impostos, fazem das igrejas as principais lavanderias de dinheiro).
Michel Temer, mediante acordo com os donos do poder real e com os militares vira-latas e entreguistas, aceitou o papel de mais corrupto, odiado e impopular ocupante da presidência da república; em troca, ele desmontou o Estado Brasileiro e promoveu entreguismo de nossas riquezas e setores estratégicos aos estrangeiros. MT não foi e não será punido pelos crimes porque ele e seu (des)governo golpista e quadrilheiro estão cumprindo o script traçado pelo alto comando internacional do golpe (o Deep State estadunidense); é pele mesma razão que os militares vira-latas e entreguistas, hoje no comando das FFAA, sobretudo do Exército, nada fizeram e nada farão com MT; afinal eles são parceiros no gole, no desmonte do Brasil e no entreguismo.
O STF é presidido por um general; outro general já ocupa o ministério da defesa e os parlamentares da câmara e do Senado, aprovaram as contra-reformas soba ameaças e chantagens de militares, os quais têm dossiês contra a maioria dos deputados e senadores.
A partir de janeiro Michel Temer deve ser premiado com alguma embaixada, na qual poderá usufruir com esposa e filho menor grande parte da riqueza amealhada com negociatas e corrupções.
Não duvido que isso tudo que você mencionou aconteça.
Mas o fato é que Temer protegido será mais uma máscara da "moralidade" a cair.
Bom retorno e boa recuperação, Brito! Suas palavras fazem falta ao nosso cotidiano, mas sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar!
Quanto ao Savonarola dos Pinhais, é um tirano! Revelar-se-á nos próximos anos! Seus inimigos eram Lula e a Esquerda, porém, do alto de sua vaidade, passará a eleger como inimigos todos que hj o bajulam tomando cada vez mais gosto pelo poder. Se não o frearem a tempo, buscará e atingirá o poder total. Todos tememos uma Ditadura Bolso-militar, mas poderemos ter uma ditadura Moro! Por isso, mais uma vez; guilhotina nele!!
Isso não vai dar certo.
Mesmo os antipetistas sabem que Moro é um juiz político. E que isso é um risco para todos os partidos e políticos.
Além disso, a ONU comprometeu-se a manifestar seu parecer quanto ao lawfare contra Lula.
Supondo que ela não afine e dê um jeito de ficar em cima do muro, a verdade vai desmoralizar o "superministro".
Não aposto um centavo na durabilidade desse governo.
Em seis meses o governo vai estar em frangalhos. O Aécio era puritano se comparado ao Bozo.
E o Temer, um santo a ser canonizado. Esse ministério do Bozo e sua "inteligentzia" vão deixar saudades do Marun & Cia...até porque será a mesma coisa só que piorada.
Tão daninha ou mais daninha que a falta total de consciência política é uma consciência política erguida sobre alguns pilares falsos. A falsidade como base nunca propiciará a estabilidade e a segurança necessárias para a luta consciente por democracia plena. Pedro Cardoso, quando diz à televisão portuguesa que o PT traiu o povo, mesmo que esteja ao mesmo tempo descrevendo Bolsonaro como um monstro a ser combatido, está também investindo equivocadamente contra o único grande partido que tem defendido intransigentemente o povo em todos os momentos de sua existência, e que tem feito um trabalho gigantesco em favor deste mesmo povo e do progresso e da soberania de seu país.
Assim, a polarização da política brasileira não se faz entre "políticos" e "apolíticos", como propala a elite escravagista quando quer enfiar em eleições novos nomes para sustentar seu velho esquema de dominação, haja visto Collor de Mello. A polarização existe, mas se faz sem qualquer sombra de dúvida entre partidários e aliados do Partido dos Trabalhadores, por um lado, e os partidários de uma nova crença chamada por estudiosos de anti-petismo, por outro lado. Sendo que estes últimos geralmente são vítimas de sistemáticas manipulações de pura propaganda política, transportada pela mídia conservadora e outras, em favor da mesma velha elite escravagista e aliada de piratas internacionais. Pedro Cardoso dá um passo à frente e dois para trás na marcha da luta política. Se iguala quase a Ciro, que estupidamente ou convenientemente acredita ou finge acreditar que Lula recebeu "presentes indevidos".
Boa análise.
É uma coisa doida o que aconteceu nesse país. Com raras exceções, parece que todos acham que o PT, por algum motivo para mim indecifrável, tem que ser julgado com um rigor infinitamente maior que qualquer outro partido que existe ou existiu no Brasil.
É que a narrativa da mídia conseguiu convencer que antes do PT, o Brasil era um país onde só se bebia água benta, faziam-se orações a Deus pelo menos cinco vezes por dia, e podiam-se ver anjinhos tocando harpas no céu azul-anil.
e que éramos país de 1° mundo
com saúde de 1°
educação de excelência
zero de corrupção
Petrobrás impecável - sem nenhuma corrupção
etc
etc
etc
Moro e talvez o próprio Bolsonaro parecem entender que este super-cargo de justiça e segurança, que deveria ser coisa exclusiva do executivo, poderá ser compreendido como uma espécie de satrapia com jurisdição sobre todo o poder judiciário. Moro deu a entender que vai interferir, e interferir fortemente, no poder judiciário, de onde é originário. Vai Moro ser um insólito sátrapa que reinará absoluto acima do próprio Supremo Tribunal Federal? De certo modo, esta seria uma solução mais factível que fechar aquele poder com um cabo e dois soldados.
Moro diz que resolveu ser ministro da justiça para "afastar riscos de retrocesso em nome de um bem maior". Isto soa como uma confissão de que ele vai aceitar o cargo para, entre coisas semelhantes, evitar que o Luis Inácio Lula da Silva seja solto. Ou não? Parece absurdo? Pois podem acreditar que ele, neste novo posto, está acima do judiciário, que se coloca inteirinho a seus pés. Quando ele fala que confia no trabalho dos que ficaram em seu lugar em Curitiba, é porque confia mesmo. Eles lá continuam a ser seus soldados particulares, é ou não é? Porém, há o risco de que deixem que ele monte em seu ministério o tal Estado Policial, uma complexa estrutura de repressão política, e depois o descartem, botando em seu lugar quem seja profissionalmente treinado para mandar.
E ainda tem gente que acha que Ciro Gomes pode liderar
Acho difícil ofendendo Lula Haddad Leonardo Boff
Quem será o próximo alvo de Ciro?
mas eu não tenho a menor dúvida que o pretendido é isso mesmo
se no piso o cara já era insuportável
imagine o que fará sentado no topo com plenos poderes ditatoriais
eu acho - só acho - que existe um sentimento generalizado que não se conforma com a força do PT e de Lula
vamos combinar - quem mais aguaentaria todos esses ataques que acontecem desde sempre?
aí pedem para ajoelhar no Minho e se chicotear em público - e tem que sangrar...
ótima obeservações
estou até agora pensando onde e como PT traiu quem
o Paulo PImenta do PCO - ontem tbm desceu o cacete no Haddad - só não chamou de santo, o resto foi de A a Z
ou seja - PT continua apanhando de todos os lados
e mesmo assim resiste e trabalha por todos
Sei de um punhado de gente que vai apoiar o desmonte da Petrobrás
"Acabar com a roubalheira "
Não entendi até agora porquê nenhum jornalista investigativo se interessou em saber algo sobre o imenso patrimônio detido pela família do mitomaníaco.
No blog do jornalista Luis Nassif foi publicada uma reportagem feita pelos Jornalistas Livres sobre o império da família Bolsonaro no Vale da Ribeira em SP. O link é esse aqui: http://jornalggn.com.br/noticia/o-imperio-bolsonaro-no-vale-da-miseria-por-jornalistas-livres?fbclid=IwAR2el2dqAXRw-QVhFdNXdIy0f0jhetjyoHeDYNL56u5tnmeq3cr2-IamrlE#.W9O53quk-rM.facebook
Deve ser por isso que Boçalnaro quis censurar o blog dos Jornalistas Livres na Justiça e não conseguiu. https://jornalistaslivres.org/bolsonaro-tenta-censurar-os-jornalistas-livres/
mas não prospera,
a grande midia não se importa com nada disso
e fica só entrae nós que acompanhamos essas midias alternativas
Mas eu vou espalhando sobre isso em qualquer portal onde os coxinhas costumam comentar, seja no IG, UOL, etc. até que alguém se toque e veja o quão honestos são os Bozzos. E acho que o pessoal que mora no Vale da Ribeira e adjacências já deve estar careca de saber dessa história dos Bozzos.
vc. está certa
já que a midia nada fala, vai depender da gente divulgar essas coisas
sempre terá alguém para ler e se informar
Concordo plenamente. Ao invés de uma, serão mil máscaras que cairão de uma só vez. O deslustre será impiedoso, porque as contradições serão flagrantes. E tal super-xerife não poderá ser investigado, sobre o que meio mundo e o Tacla Duran já sabem? Quem quiser se preservar, que fique longe deste esquemão.
Emília, vc ainda não percebeu o momento? General assessorando o Toffoli, general na entrevista do TSE...Entramos num longo período de trevas. Podem tirar o Bolsonaro, o que não significará nada. Ou alguém ainda tem ilusão que uma "frente democrática" vai levar a alguma coisa?
Há algo inquietante no ar. Tenho falado com várias pessoas e verificado junto a familiares e percebi que a doutrinação via whatsapp continua em ritmo forte, aparentemente, como forma de garantir a posição e assegurar a continuidade do estado de demência coletiva em que foi colocada importante parcela da população do país. Para quem diz que era só retórica de campanha, é bom que comece a abrir os olhos.
bom dia Emilia
meu medo é que Moro está se lixando para ONU, opinião publica nacional e internacional, e seja mais o que for - ele presta serviço aos EUA e só isso importa
Caro Brito,estamos todos juntos nessa luta,não tenho muito o que falar," Luto para mim é verbo"
Vamos em frente ....
Bom retorno, Brito. Estimo que supere essa dengue logo! qto ao juizeco, logo logo estará se pegando aos tapas com o Coiso. Ali não tem espaço para os showzinhos personalistas de ambos.
Também junto aos seus os meus votos de pleno restabelecimento do muito querido e indispensável Brito. A dengue serve para temperar a pessoa e prepará-la para viver mais de cem anos. Quem escapa da peste fica muito mais resistente, lá no Nordeste é chamado de "cabra da peste".
;))
Antes de mais nada, bom retorno. Suas análises fizeram falta neste período. Quanto ao Moro, o véu cairá de vez. Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre a solida e inviolável urna que o elegeu.
Ah, que bom que você está voltando. Só por esta análise, pode-se comprovar o quanto você faz falta. Se cuide, ficamos torcendo para você se recuperar logo e totalmente.
Muita saúde porque precisamos de seis textos!