Depois de aceitar que Paulo Roberto Costa passou ao menos três anos roubando “enojado” e “enojado” continuava recebendo parcelas de propinas por contratos mesmo depois de ter sido afastado da empresa, agora temos a história mais que capciosa de D. Venina Fonseca, a quem não posso, por desconhecimento, acusar de nada – a Petrobras não abriu os detalhes dos processos interno que correm contra ela, embora ela tenha ido ao Fantástico acusar a presidente da empresa de cúmplice de todos os malfeitos da empresa.
Mas posso, como qualquer jornalista deveria fazer, comparar o que ela disse na televisão com o que é, segundo ela própria, sua carreira na empresa.
Segundo a transcrição da entrevista feita pelo Diário do Centro do Mundo, ela diz que “eu trabalhei junto com Paulo Roberto, isso eu não posso negar. Na diretoria de abastecimento, a partir de 2005”.
Não é verdade, segundo a própria Venina informa em seu currículo no Linkedin.
Lá, consta que ela era – o texto eu cito em inglês, como está escrito – “Manager, Implementation of Integrated Management Systems at Natural Gas Logistics Supervision Centre. De “ – (2 years 1 month)“.
Ora, de 2001 a 2003, Paulo Roberto Costa era responsável pela Gerência Geral de Logística da Unidade de Negócios Gás Natural da Petrobras…
Depois, segundo a própria Venina, em seu Linkedin, foi ser “Assistant Manager to the Downstream Director’s Office” (diretor de abastecimento), em maio de 2004.
Paulo Roberto Costa assumiu a diretoria de abastecimento em… 14 de maio de 2004.
Não seria justo inferir ligações anteriores, mas é a própria Venina quem documenta que não foi “na diretoria de Abastecimento, a partir de 2005”, mas que durante ao menos sete anos era auxiliar de confiança de Paulo Roberto Costa.
Mais adiante, Venina diz:
“A opção que eles fizeram em 2009 foi realmente me mandar para o lugar mais longe possível, isso está entre aspas, onde eu tivesse o menor contato possível. Com a empresa, aparentemente eu estaria ganhando um prêmio indo para Cingapura, mas o que aconteceu foi que realmente quando eu cheguei lá me foi dito que eu não poderia trabalhar, que eu não poderia ter contato com o negócio, era para eu procurar um curso”.
De fato, Venina foi para Cingapura, como “Chief Executive Officer, PM Bio Trading Pte Ltd”, uma joint-venture entre a Petrobras, a Mitsui e a empreiteira Camargo Correia, empresa subordinada a… Paulo Roberto Costa, o diretor de Abastecimento, o enojado …
Quando PRC cai, Venina não é perseguida, mas promovida.
Passa a diretora-gerente (“Managing Director, Petrobras Singapore Private Limited”).
E, segundo ela própria, com amplos poderes pois assim ela define suas funções, desde então:
“Responsável por conduzir o aumento das receitas junto com as margens de lucro e ser responsável por todos os contratos, a evolução dos negócios, as principais partes interessadas e clientes. – Reestruturação de toda a unidade, que resultou em significativa redução de custos e aumentando o lucro líquido três vezes nos primeiros seis meses de nomeação. – Liderou s Petrobras Singapore (PSPL) para atingir um lucro líquido recorde de US 59,5 milhões em 2012 de US $ 18 milhões em 2011, e, posteriormente, outro avanço no lucro líquido, de US $ 184 milhões em 2013”
Nada de ficar “encostada”, portanto. E muito menos de viver trancada, numa situação de quase “escrava branca”, algo que justificasse a melodramática declaração ao Fantástico de que ” me afastar(am) do meu país, das empresas que eu tanto gostava, dos meus colegas de trabalho. Eu fui para Cingapura, eu não vi minha mãe adoecendo. Minha mãe ficou cega, transplante de coração, eu não pude acompanhar minha mãe. Meu marido não pôde mais trabalhar, ele teve que retornar.”
O marido de Venina, Mauricio Luz, também segundo o seu Linkedin, “had been lived in Singapore from january 2010 to june 2012, working as a consultant and helping to implement the Braskem office in Singapore“.
A Braskem é uma empresa que tem, entre os principais acionistas … a Petrobras, com 47% e a Odebrecht, com 50%.
A saída de Luz, também casualmente, coincide com a queda de Paulo Roberto Costa.
Não se faz aqui, como se viu, nenhuma acusação a Venina, porque seria um absurdo acusar, como ela faz, alguém de irregularidades e cumplicidades sem ter provas cabais disto.
Mas não é possível afastá-la de todo deste caso. Ela estava dentro dos esquemas de Paulo Roberto ou, pelo menos, aceitou-os.
O Brasil está mesmo virando uma fábrica de “santinhos”
View Comments (67)
Venina ou Veneno?
A Globo ainda está na velha estratégia de produzir provas, fabricar intrigas e inventar futricas.... Os únicos que ainda vêem Globo e se deixar holofatar são o MP, o PSDB, o PT (claro) e não pode faltar o STF... O resto não está nem aí
faltou mencionar os coxinhas. Esses ainda acreditam nas fofocas da globo...
Veneno Veloz
Venina Veneno, o mundo é pequeno demais pra nós dois...hehe! (essa veio da minha mãe!)
Venina Veneno, Antonio-SC.
Não confundir com Menia Veneno, do Ritchie.
Então,a moça chorou igualzinha aa Marina,sem nenhuma lágrima,estranho né ?
Então, a moça chorou sem derramar nenhuma lagrima, estranho né? igualzinho ao choro da Marina.
Por acaso vocês não ouviram falar de uma tal Ve(nal)nina? Esta é mais uma que será levada chorume abaixo.
Graça Foster ao vivo no JN , isso sim é tiro no pé ! Agora ela cai !
Eita Governo que não começa sô !
2015 nem começou e o PIG segue firme e forte com seu imundo trabalho ultra seletivo de bombardear o PT. O PIG segue seu plano 100 % planejado, proposital de tentar derrubar o governo do PTO PIG também vai uma hora ou outra querer atingir, prestem atenção nisso, querer envolver Lula e Dilma em escândalos. Pois esse é o objetivo do PIG. Tirar o PT do poder. Nada é por acaso nesse caso da Petrobras muito estranho isso não mesmo ? O PIG age em conformidade também a interesses $$ estrangeiros que querem a Petrobras mão beijada para eles. E é por isso que está acontecendo como a Petrobras não é mesmo ?
Querem também que o Brasil volte a ser dependente do FMI ou seja uma volta ao atraso total.
Querem o brasil como uma eterna colônia que financie os países ricos, afinal juros altos por aqui nos já pagamos não é mesmo ?
A OGX já está dando lucro... O petróleo está nas mãos de "malucos" - árabes, Putin, Venezuela - e o tão comentado xisto não deve durar mais que 20 anos. Não se mudam matrizes energéticas em tão puco tempo. Os EUA e os países ricos precisam fabricar e fomentar crises. Para isto, contam com a PIG, os heróis venenosos e os coxinhas.. Ah, por que será que os bancos detêm grande parte das ações das empresas X?
A menina veneno tá mais pra escorpião em desespero,se mata com seu próprio veneno.
INTERPOL PROCURA MALUF NO MUNDO INTEIRO, MENOS NO BRASIL, GRAÇAS À "JUSTIÇA" BRASILEIRA:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ricardomelo/2014/12/1565781-a-justica-malufou.shtml
Maurício Luz-Ex marido de Venina-Coordenador de Projeto Salvaterra/2000 – 2009 (9 anos)
Coordenação técnica dos projetos: Gestão de SMS nas Unidades do E&P-SERV; Desenvolvimento de modelo de Gestão de SMS para empresas coligadas da área de Gás & Energia - Petrobras; BR Distribuidora – Treinamento;
Transpetro – Implantação Sistema de Gestão de SMS;
CENPES – Implantação Sistema de Gestão de SMS.
Chamem o delegado da polícia federal sr. Eliot Ness (bolivariano, não tucano!)para descobrir a história financeira da famiglia da moça.
Aqui e no exterior.
Dará uma ótima novela!!!!
Viva o PIG!
Alguém sabe disso?
http://sputniknews.com/latam/20141219/1016046921.html
Maurício Luz/Sempre sem licitação/Engenheiro mecânico, diretor executivo da Catalina Consultores Associados Ltda, tendo participado em
mais de uma centena de projetos de implantação de sistemas de gestão, principalmente nas áreas de meio ambiente e responsabilidade social. Coordenou em 1997 os projetos piloto de gestão ambiental da Petrobras
e da BR Distribuidora ( Amazônia e Aeroporto do Galeão). Desde então coordenou mais de 50 processos de certificação na Petrobras culminando em 2005 com a implantação do novo Modelo de Gestão da área de Abastecimento , constando de 11 refinarias, 2 fábricas de fertilizantes, toda a área petroquímica e os serviços de logística (planejamento, dutos e navios), marketing e comercialização e serviços corporativos,considerado o maior Modelo de Gestão da América latina.
Aqui é o único lugar do mundo onde bandido(a) é canonizado pela mídia, a condição, é acusar o Lula e a Dilma, alguém do PT também serve, que virão santos em redoma de vidro!
Isso, realmente, é Fantástico !!!!!!!!!!!!!
Desculpem o erro, leia-se, viram e não virão .