O ex-presidente Lula lançou nota desmentindo a reportagem publicada hoje pelo Valor onde diz-se que ele estaria formulando “um plano” para a economia que consistiria em “uma flexibilização das políticas monetária e fiscal, com redução da taxa de juros “na marra” e o afrouxamento do gasto público, para criar as condições de retomada da atividade econômica ainda que por um período limitado, de dois a três anos.”
Ou seja, até a eleição de 2018 e, claro, a sua própria apresentação como candidato.
Quem conhece um pouco de política e alguma coisa sobre Lula nem precisaria de desmentido para saber que isso não existe.
Pode existir – e existe – a divergência de Lula com um arrocho recessivo que, como se vem demonstrando há nove meses, só afunda mais a recessão e retroalimenta o processo de retração econômica e, com ele, o próprio déficit nas contas públicas.
Mas Lula não faria, tanto por ética quanto por lucidez, o papel de chamar a si aquilo que ele não tem como administrar sem o cargo de Presidente: o governo brasileiro.
Mais importante do que a história fantasiosa que se construiu para as repórteres é quem e porque foi construída.
É evidente que se o fez com inspiração dos setores “levistas”, e não exatamente com a intenção de fazer a Presidenta Dilma não intrigar-se com Lula – os dois tem canal direto para concordar ou divergir direta e pessoalmente.
Mas com o objetivo duplo de, primeiro, fixar a imagem de Joaquim Levy de que não tem tido sucesso porque é boicotado, contrariado e sabotado em suas “sábias” (quais?) providências econômicas. E, segundo, de colocar Dilma numa posição de constrangimento em qualquer situação em que ela discorde do que propõe o Ministro da Fazenda, para que isso não seja apresentado como justificativa para o fracasso das medidas econômicas.
É provável que, para isso, tenha contado com o auxílio luxuoso de ministros petistas igualmente mal-sucedidos no que lhes compete: a articulação política.
Muito conveniente que se atribua, também, as dificuldades em aprovar o tal “pacote” por uma “oposição do lulismo” às medidas, quando o fato real é que a inviabilização das propostas parte da direita e do empresariado.
Que Lula discorda da condução da política econômica nos moldes em que está sendo feita, até aí morreu Neves. É só olhar os resultados e qualquer um discordará. Dizer, porém, que Lula age para derrubar a equipe econômica do Governo Dilma, a esta altura, seria o mesmo que afirmar que ele estaria apostando na queda da Presidente.
Ainda que se possa especular sobre o grau de divergência entre ele e Dilma, não faz sentido algum afirmar que possa existir uma iminente ruptura, menos ainda um ruptura traumática e só dá para colocar a hipótese de um “plano Lula” que resultasse na perda total de autoridade da Presidente no campo do delírio.
Ou, então, num também delirante “bota a culpa no Lula” pelos fracassos que não são seus.
View Comments (10)
Isto que muitos chamam de VALOR,nem sei o porque já que não o li nenhuma vez,pois para saber a opinião do dono da" publicação", prefiro falar com o DONO MESMO esta fazendo o jogo dos ABUTRES AGIOTAS.Somente isso!
A nossa imprensa em se tratando do PT em especial da Dima e do Lula há muito passou a ter o dom da Clarevidência, telepatia, premonição, percepção extrassensorial. Em especial articulistas da Globo e repórteres políticos tais como Gerson Camarotti são os reis de adivinhações todas evidentes, desfavoráveis ao governo . Suas fontes são em geral amigos próximos, conversas de bastidores, políticos íntimos do palácio. O preocupante é que servem de acusação na justiça, vide o que aconteceu ontem no STF com as declarações estapafúrdia do Gilmar Mendes, ou nas delações do tribunal do Moro. O mais difícil atualmente é ter uma fonte realmente comprovada. Mas em se tratando da nossa Mídia e justiça isso não é mais necessário.
O Valor Econômico é o mais importante veículo de economia, finanças, negócios e futricas do Brasil
O CALOR DAS BRASAS GOLPISTAS JÁ PRODUZ MAIS DO QUE FUMAÇA!
- e que a honrada e nacionalista presidente Dilma Rousseff não se esqueça de convocar o honesto povo trabalhador brasileiro para bater na porta da "Corte Suprema"!
A presidente que vá confiando, apenas, nas decisões "técnicas" do STF da IMUNDA &$ [mega]corrupta Casa Grande irrecuperável!
Entenda
##################
Dilma vai ao STF se perder no TCU ou se processo de impeachment for aberto
A presidente Dilma Rousseff já instruiu seus ministros para que preparem uma estratégia de resistência jurídica no caso de uma derrota no TCU (Tribunal de Contas da União) ou se um processo de impeachment for instalado contra ela na Câmara dos Deputados. O governo vai apresentar recursos ao Supremo Tribunal Federal para manter a petista no comando do país o quanto for possível.
(...)
FONTE: http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2015/09/17/dilma-vai-ao-stf-se-perder-no-tcu-ou-se-processo-de-impeachment-for-aberto/
Gente! Gente! vamos usar a razão. Não vamos apoiar os corruptos que querem tirar a presidenta para continuarem livres dos seus crimes e roubando a gente ainda mais. Vamos atuar em favor de todos nós brasileiros. Não vamos permitir que os corruptos – que tentam se passar por limpo – fiquem esculhambando o país e nosso emprego e, hipocritamente, usando a corrupção como cortina de fumaça. Vamos vencer essa crise juntos, que é melhor para todos. Infelizmente a imprensa golpista não tem contribuído. Por certo, se agisse dignamente, fazendo jornalismo sério, sem lado político, a situação já teria mudado. Mas os seus donos querem também dar o golpe. Vamos repudiar as ações dos golpistas que só contribuem para aprofundar a crise ainda mais. Pensem nisso!
Levy é a desgraça do Brasil e pior, com o amém da Dilma.
Então a notícia não é verdadeira? Que pena!!! Por um momento tive a esperança de que a sensatez estivesse voltando...
Um jornalista estuda vários anos, faz um juramento e no final fica escrevendo várias m... e mentiras. Isso, aquela vizinha fofoqueira faz melhor e sem ter perdido noites de sono estudando!
É intriga típica do mercadante, sendo ele um "queridinho" do PiG como é.
E com base em que vc discorda dessa possível movimentação do Lula? Baixa a bola, isso não basta de uma opinião mediana! E mais: A aprovação do pacote tem resistência apenas da direita.... Vc mora em que país, amigo! Tá sem tempo para pensar, o melhor é se calar! Que texto estúpido!