A história na janela

O Chico Alves, coleguinha de O Dia, sangra a veia da saúde já “meia-boca” deste blogueiro aqui, postando a foto acima, quando uma pequena multidão se formou para apoiar Brizola nas horas seguintes ao primeiro turno das eleições de 1989.

É do  fotógrafo Ricardo Beliel, que narrou, no facebook,  como a  clicou.

Na data do primeiro turno fiquei no Rio para votar e logo segui para o endereço residencial do Brizola, o único candidato que morava na mesma cidade que eu. Na Avenida Atlântica seus eleitores comemoravam o que achavam ser uma barbada, sua eleição ainda no primeiro turno. Eu estava no apartamento do Brizola quando o vi sair do quarto, onde acompanhava a apuração pelo rádio, e repentinamente ele apareceu na sala, caminhou abatido até a janela, sem falar com ninguém, debruçou-se no parapeito e emocionado ficou observando a multidão gritando “Brizola Presidente do Brasil”. Virou o rosto para mim e percebi seus olhos cheios de lágrimas. Voltou para o quarto e não apareceu mais. Lula foi para o segundo turno e perdeu para Collor, que tinha o apoio da maioria das empresas de comunicação.

Os cariocas achavam que Brizola venceria no primeiro turno porque, aqui, teve  60% dos votos.

O amargo resultado doeu ainda mais porque  apenas 454 mil votos no país, 0,6% dos votos válidos, o tiraram do segundo turno.

Na hora desta foto, eu estava cinco andares abaixo, onde um apartamento vazio no prédio 3.210  da Avenida Atlântica, que havia sido alugado para reuniões de campanha, fervilhava de gente angustiada. Hoje, aliás, mora lá um amigo comum, a mim e ao Chico, e me falta coragem para atender aos seus convites para que vá rever aquele lugar, quase 12 anos depois da morte de Brizola.

Não foi só o “seu” Adopho Bloch – que, narra Beliel, “também ficou emocionado com a cena e acho que disse para o Mugiatti, editor da revista, não maltratar o gaúcho com essas coisas” e não a publicou – que se doeu.

Todos nós ficamos por ali, sem saber o que fazer.

Uma bobagem momentânea.

No dia seguinte, “o cadáver morto do defunto” toca a campainha e entra lépido e fagueiro, no “bunker” da campanha e já começa a dar orientações sobre o que deveríamos  fazer para o segundo turno.

Estava claro que ele faria o que deveria ser feito, ainda que meu bom amigo Ricardo Kotscho tenha esquecido que no casamento a prioridade é da noiva e tenha atropelado na divulgação da intenção de Brizola apoiar Lula,  vazando para os jornais um telefonema dado para seu apartamento no Uruguai, número que eu sabia de cor: 005962826….

Participei diretamente, pela imprudência de Brizola, das delicadezas desta aliança. Um guri de 31 anos, mal completados.

Brizola pisou no seu próprio pescoço e no seu orgulho ferido para fazer de Lula presidente.

Lembro de assistirmos juntos ao último debate na Globo e dos olhares trocados, sobrancelhas franzidas, com o visível nervosismo de um Lula ainda inexperiente diante da postura se senhor da Casa Grande de Collor. Logo depois, Lula foi ao seu apartamento e tudo o que recebeu foi apoio e carinho, como compete aos mais velhos dar.

O que faz um herói não é só a valentia, também é a humildade de não se achar dono da história, mas seu servo.

Brizola aceitou dar a Lula e, mais importante, os brizolistas aceitaram dar a Lula a linha de frente de suas lutas de décadas.

No Rio e no Rio Grande, a transferência de votos foi maciça, total. Lula tinha 9% no Rio; teve 70% no segundo turno.

Lula perdeu em São Paulo e nas então incontestáveis elites nordestinas.

Que se entendem e se identificam.

Ainda há lições a tirar daquele episódio.

O primeiro dever do político é saber o seu lado.

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • Boa tarde,

    pois é! Brizola fez muito no rio e os atuais destroem quanto os feitos políticos como os de estrutura a população, deixando só o que interessa a um grupo. Que é o sambódromo e destroem as escolas, como em SP. Mas acredito em algo maior que o mal do ser humano, eles passaram e surgirá um sol entre essas nuvens negras que assola o Brasil. O Brasil é maior que emissoras, políticos corruptos e empreiteiras, pois o Brasil e o povo e seus símbolos. Esses permaneceram !!

  • Tenho o maior arrependimento de não der dado o meu primeiro voto a Brizola. Votei em Lula em todas as eleições e agora em Dilma, duas vezes, mas hoje sei que se Brizola fosse para o segundo turno, hoje teríamos um país muito melhor, sem a Globo.
    Lula não aprendeu com Brizola (muito menos Dilma e o PT) que enquanto houver Globo, não haverá Brasil como país.

  • Nesse 2016, Fernando Brito não escreverá sobre:

    1. Renan Calheiros, mais sujo que pau de galinheiro;

    2. As peripécias financeiras do wiki-consultor Luís Cláudio (caçula de Lula) da Silva;

    3. A ligação de Nicolás Maduro com o narcotráfico na América Latina;

    4. Os empréstimos facilitados por Lula no BNDES às empreiteiras que "contratavam suas palestras" e que doavam algum ao Instituto Lula;

    5. Sobre como especificamente Dilma consertará a economia brasileira e controlará a inflação;

    6. Sobre como foi e está sendo importante para o Brasil a Operação Lava Jato;

    7. Sobre como é danoso para o Brasil (BNDES que o diga) o Foro de São Paulo;

    8. Sobre a frustração dos estatizados porque o processo de venezuelização do Brasil foi decapitado pelo Congresso Nacional e pela sociedade brasileira;

    9. Sobre Gleiso, André Vargas, Vaccari, Dirceu e a petralhagem envolvida no roubo à Petrobras;

    10. Sobre a amizade de Lula e Bumlai (benditas fotografias);

    11. Sobre o triplex que Dona Marisa Letícia nunca terá.

    • Para que se tem você e sua competência para escrever...monta um blog e se farte, Klaus...ou seria Clóvis? Tanto faz, quanto fez, né?

    • Em 2016 Fernando Birto vai escrever o que ele quiser porque as verdades tem que ser ditas e, além do mais, o blog é dele. Se a verdade dói em voce, entao escolha sair da igorancia e colocar a sua cabeça para pensar ou vá escrever as suas asneiras e dar ordem no seu próprio blog. Duvido que terá gente para ler as suas idéias sem nenhuma honestidade com os fatos.
      Nao adianta criar perfis para tentar camuflar porque a sua hostilidade e indigencia política a gente conhece de longe pela maneira como voce se expressa.
      Voce é hostil ao querer dizer sobre o que o Brito vai ou nao escrever no blog dele. Aqui voce entra só se quiser., entao é bom ter respeito, garoto.

      • Esses urubus só sobrevivem à custa da atenção que as pessoas sérias lhes dão atenção.
        Vamos ignorá-los, simplesmente.

    • Espero que ele não escreva nenhuma linha no mesmo nível que seus textos ridículos e cheios de erros de português, até um jumento poderia fazer melhor. Pra escrever esses lixos já existem a Veja e outros esgotos similares. A propósito, já mandaram você para aquele lugar em 2016?

    • E os trollers, como esse, vão continuar trollando...
      Pelo menos enquanto receberem seus soldos dos demo-tucanos.
      E vão continuar sendo ignorados... esses coitados.

    • O jornalista Fernando Brito tem competência comprovada ao longo do tempo, por isto pode e deve escolher e desenvolver qualquer assunto que julgue oportuno e adequado, conforme fez agora com esse texto memorável, que revela também sensibilidade política e histórica.

    • Não existe nada pior que comentarista tentando pautar blogs.
      Esses fatos que você enumerou (alguns não se sustentam) são amplamente discutidos nos blogs dos seus ídolos, Azevedo, Leitão, Mainardi... Aqui temos justamente o contraponto ao noticiário extremamente enviesado.
      E por fim, como já disseram: o blog é do Fernando Brito e ele escreve o que ele quiser.

  • Pois é, Brito, assim como Brizola, agora é o Lula vai ter que fazer algo parecido - apoiar o Ciro para que tenhamos uma chance de unir todos os progressistas, que estao divididos hj, para focarmos num único candidato e o elegermos logo em 1° turno, senao vai ser difícil derrotar os conservadores, porque se os progressistas se dividirem em 2 candidatos nao vamos eleger nenhum deles.
    Ciro Gomes é o único progressista melhor preparado, experiente, e conhecedor dos problemas e cotidiano da política brasileira, porque ele tem só 36 anos de vida pública. Ciro tem experiencia e perfil político para o cargo de chefe do executivo, aliás, esse perfil sempre faltou a Dilma, infelizmente.
    Com os progressistas dividos corremos risco de perdermos para os conservadores. Lula precisa apoiar o Ciro para 2018, senao...

    • Concordo, infelizmente rs.
      .
      Digo infelizmente, pois sempre imaginei que as próximas candidaturas deveriam renovar a cara da política brasileira.
      .
      Caso os principais partidos de esquerda tivessem pensado na formação política contínua de jovens lideranças, desapegadas da imagem já desgastada das "raposas" e caciques partidários, e que estimulasse o espírito de combatividade tanto na população quanto na militância ... criaríamos um elo, uma identidade de debate político com nossa juventude
      .
      Tirando toda essa expectativa pessoal que sempre tive, de real mudança, de fato acredito que Ciro tenha o cacife que até 2018, certamente faltará ao Lula.
      .
      Imagem pessoal preservada
      .
      Depois disso, ele será o próximo alvo noite e dia
      E acredito que dará conta do recado

      • Também acho, Leo. Nao houve nenhuma iniciativa para criar lideranças criando uma identidade capaz de abranger a juventude sobre a importancia de lutarmos pela continuidade de políticas sociais e a manutençao de conquistas já adquiridas. Na verdade, o pt se traiu, se perdeu no caminho e se deixou seduzir pelo carros pretos, facilidades, enfim, pelo poder compactuando com as sacanagens que deveria combater.
        Ciro Gomes é a nossa única saída, amigo. De uma olhada no youtube nas entrevistas que ele tem dado, principalmente nesses últimos 2 meses. Nao tem nenhum progressista com a experiencia dele para 2018.
        Se os progressistas insistirem em lançar 2 candidatos ao invés de 1 só, vamos entregar o país para os conservadores porque estaremos errando na estratégia e nao elegeremos nenhum dos nossos.
        Será que nos progressistas vamos ser inteligentes e entender que se nós nos unirmos em torno de 1 só candidato conseguiremos elege-lo logo em 1° turno???
        Espero que sim, senao vai ser um desastre para nós e para o país.

        • Luíza, parabéns por colocar este assunto em discussão!

          Você tem toda razão. O fundamental é não deixar a direita vencer. Temos que ter uma estratégia para vencer, seja com um plano A, seja com um plano B. Temos que saber a hora de insistir ou de mudar.

          Até 2018 o desgaste do Lula, da Dilma e do PT serão enormes, por causa do massacre da mídia. O risco de apostar até o final no Lula poderá ser alto demais.

          A candidatura do Ciro poderá vir com o formato de uma Frente Ampla de esquerda, para manter a mesma linha dos governos populares, do Lula e da Dilma. A hora já é de somar tudo que for possível.

          Mas, prepare-se, se o caminho for com o Ciro, logo será ele o alvo do massacre da mídia.

          • Leonel, só os progressistas é que estao dormindo no ponto e falando em Lula/2018, porque a oposiçao toda já percebeu que o "nosso cara" é, na verdade, o Ciro Gomes, nao mais Lula, por isso Ciro já entrou no radar dos consevadores há meses,e eu estou acompanhando isso de janelinha.
            Ciro voltou à vida política e a dar entrevistas há meses atrás, desde que começou já em janeiro essa conversa mole de impeachment. Ele veio com tudo e começou a mostrar os dentes em defesa do respeito à democracia, ao voto da maioria e desclassificou os argumentos da oposiçao, aliás, ele vem ameaçando a oposiçao frontalmente dizendo que se os conservadores insistirem nessa loucura, ele, Ciro Gomes, vai abrir o bico e entregar o que sabe dessa gente e o povo é que vai saber o que está por trás dessa gente toda.
            Ele fez o que ninguém mais fez, saiu da zona de conforto e confrontou a oposiçao e a mídia. Ele nao tem papas na língua e nem rabo preso, já provou isso pelo tom com que ele fala.
            O nosso cara é o Ciro Gomes, ponto final. Se até a oposiçao percebeu há meses isso, mas os progressistas insistirem em ficar cada um querendo lançar o seu proprio candidato, nao vamos eleger nenhum deles porque é a uniao em torno de 1 só candidato, e a esquerda tem maioria para isso, é que vai determinar o resultado da eleiçao/2018, sacou?
            O Ciro já está no PDT e é o candidato anunciado para presidente em 2018, já está em campanha praticamente, e só os progressistas é que nao perceberam isso. No youtube os ataques a Ciro Gomes se multiplicaram por mil desde que ele começou a falar. Nao demora e esse ataque vai ficar ainda pior para tentar descontruí-lo, porque a oposiçao sabe que se a esquerda se unir nao tem prá ninguém, entao, eles apostam na vaidade e burrice dos progressistas, óbvio.
            O nosso maior pesadelo é o psol e a rede, porque no psol luciana gentro é um poço de vaidade, ciumenta com Jean W. e ela é que quer sair presidente; Nessa maldita Rede a coisa é pior ainda porque eles sao "dissimulados" e estao junto com a oposiçao no bastidor.
            Progressista mesmo é o pc do B, parte do pt, o PDT do Luppi e agora do Ciro e mais uns simpatizantes do psol aí, excluindo a luciana gentro,essa coisa que só anda decepcionando a gente pela sua falta de inteligencia e vaidade extrema.
            Espero dos progressistas inteligencia e estratégia para 2018, porque a campanha para 2018 já começou faz tempo.
            Temos que fechar com o Ciro e formar uma corrente em torno dele para proteger nossos interesses, senao vamos ser derrotados, pode ter certeza.

          • Luíza, você tem razão. É hora de ter humildade e estratégia. Quem tem que vencer é a causa e não a pessoa.

            Veja o comentário do Brizola Neto, neste mesmo post (comentário postado às 13:29 de hoje). Ele fala que os grandes líderes devem ter humildade e entender que a causa é maior que eles mesmos. Cita também o “herdeiro do bastão”, que, todos esperamos, haverá de saber abdicar de suas vaidades, se isto for necessário para assegurar “a independência do Brasil e a emancipação de seu povo” (digo eu).

            Sobre Psol e Rede, o melhor é nem contar com eles. Mais atrapalham do que ajudam. Infelizmente, já deram mostras suficientes de que não são confiáveis. Não têm um pingo de humildade. Se algum integrante quiser participar da Frente, que venha, mas venha quieto, sem confusão.

          • Já vi diversas entrevistas do mesmo, Luiza, e concordo com vc e Leonel.

            Porém, devagar com o andor que o santo é de barro.

            Ciro (e isso até ele mesmo reconhece), não é a panaceia para as principais deficiências de nossa estrutura macroeconômica, quiçá política.

            Eu pessoalmente, por exemplo, tenho sérias reticências quanto às ideias que ele defende para uma intervenção mais "apurada" no mercado de câmbio.

            Ou, sobre como e com qual alívio orçamentário, iniciaria uma política de estímulo ao comércio exterior industrial, de maior intensidade tecnológica.

            Ainda assim, a profundidade das suas reflexões e a capacidade de pensar o país estrategicamente, me fazem ter profundo respeito pelo mesmo (e a preferência em sua provável candidatura futura)

            Abs.

      • http://www.dicionariodoaurelio.com/progressista

        O proverbial "pai dos burros" taí. No geral, pessoas favoráveis a uma mudança profunda na sociedade brasileira, que vem sendo executada, a trancos e barrancos, pelos governantes de esquerda no Brasil, contra os velhos sabujos de sempre, e seu coro infindável de falsos moralistas

        • Ou seja, os progressistas querem elevar o Brasil a uma potência mundial equiparada à Venezuela, verbi gratia.

  • Ciro precisa deixar de ser a única cocada preta do pedaço. Aprender a unir.

  • "O Brasil levou 500 anos para arranjar uma dívvida de 38% do PIB, o governo do presidente FHC elevou essa dívida para 78% do PIB. A carga tributária era de 27% do PIB, passou para 35% do PIB. Na universidade brasileira foram congelados os salários dos professores e se perdeu um terço de mestres e doutores. Depois chegou-se ao cúmulo de faltar energia (apagão). Tudo isto foi feito em apenas oito anos, e o José Serra foi ministro de FHC durante os oito anos." [Ciro Gomes, entrevistado no Jogo do Poder, 19-09-2009].

    • “O Brasil levou 500 anos para arranjar uma dívida de 38% do PIB, ..."

  • Caro Fernando, mais um vez, não consigo entender o teu " republicanismo" em deixar que um analfabeto idiota chamado Alisson Souza continue postando besteira no teu blog! Até quando?

  • Votei no Brizola no primeiro turno, em 1989. Depois, como ele, apoiei o Lula no 2º.
    -
    Até hoje mantenho a convicção de que Leonel Brizola era o homem para o momento. Se ele tivesse ido ao 2º turno, teria moído o Collor e se elegido.
    -
    Brizola teria dado outro rumo ao país e não teríamos caído nas mãos destruidoras de FHC e de seus emplumados. Vale do Rio Doce, Telefonia, Energia Elétrica, Petróleo, setores altamente estratégicos para uma nação, estariam ainda nas mãos dos brasileiros. E teríamos ainda muito mais instrumentos para tocar um projeto nacional de desenvolvimento sustentável e integrador.
    -
    Mas, teve um Collor no meio disso tudo, que começou a abrir, com mais ênfase, as comportas do país para o domínio quase absoluto do grande capital. Collor impedido, coube a FHC terminar o trabalho e afundar o país no neoliberalismo, estágio do qual só sairemos daqui a várias décadas; se tivermos profundo espírito nacional.
    -
    Como afirmou o saudoso Aloysio Biondi, "FHC destruiu a alma nacional", destruiu 60 anos de esforço, orgulhoso, do povo brasileiro na construção de uma nação compatível com o seu potencial e na qual todos teriam direito a viverem uma vida minimamente digna. Esforço este que começou na Era Vargas.
    -
    Como veio para destruir todo este esforço e entregar o país ao grande capital, o vende-pátria FHC não se cansava de mentir para o povo brasileiro afirmando que tudo de ruim que tínhamos era oriundo da Era Vargas.

  • "O primeiro dever do político é saber o seu lado".
    -
    Parece que, na eleição presidencial do ano passado, um conterrâneo meu, figura máxima do PSB, atualmente, resolveu definir "o seu lado". E este lado, definitivamente, não é o do povo brasileiro. Hoje, seu partido está apoiando essa coisa que chamam de governo aqui no Rio Grande do Sul.
    -
    Sartori faz um governo neoliberal que pretende destroçar os últimos resquícios do Estado que Getúlio Vargas e Leonel Brizola se esforçaram tanto para construir. E o PSB apoia ferrenhamente o governo Sartori.

    • PSB é uma das maiores decepções depois das eleições de 2014. Deixou Marina entrar. Não poderia dar outra. Explodiu.

  • Nas eleições de 1986, eu, um jovem militante da Viração no movimento estudantil, braço do PCdoB, não aceitava o "centralismo democrático " do partido em apoiar M%#@@rda Teixeira e não Darcy Ribeiro. Aquela conversa de dar visibilidade ao partido, poder fazer um deputado federal - Jandirá Feghali - e um estadual - Edmilson Valentim, era muito pouco convincente diante da militância em torno dos dois candidatos que entrariam por suas lutas políticas e não pela coligação. Minha felicidade só foi retomada quatro anos depois, quando trabalhamos juntos para reconduzir Brizola ao Palácio Guanabara. Durante a contagem dos votos no "Sargento" de Cascadura, conheci um grupo de militantes que renderam ótimas conversas entorno de um café fraco e frio. Na eleição para Presidente, voltamos a nos encontrar no mesmo "Sargento", só que dessa vez nosso combate foi contra os "capitães do mato" do Collor e suas urnas "emprenhadas". O pau comia solto porque queríamos impugnar as urnas fraldadas e eles querendo que se apurasse de qualquer maneira.
    De um bom papo e uma boa briga, formou-se bons amigos e grandes admiradores de Leonel Brizola.

Related Post