A história não é feita pelos caprichos dos homens

Leio muitas bobagens – parte delas bem intencionadas, até – que atribuem o drama que atravessamos aos “caprichos” de Lula em querer manter-se candidato e de não ter reconhecido que Ciro seria candidato mais bem sucedido na disputa.

Outros dizem que “faltou autocrítica” ao PT pelos desvios de conduta de alguns de seus integrantes, numa visão de um imaginário “leninismo católico”, numa visão de que o arrependimento produziria a epifania da verdade e a conversão às boas políticas.

Não nego nem a uma nem a outra atitude importância na política, mas jamais as vejo quando distancio o olhar para o panorama histórico.

A presença de alguém como Jair Bolsonaro como símbolo e líder da direita brasileira não é um acidente provocado pela “teimosia” de Lula ou porque alguns picaretas do PT e de outros partidos abocanharam dinheiros públicos.

Bolsonaro é um produto, antes de tudo, da degradação da elite brasileira, que não consegue mais produzir valores minimamente civilizados capazes de sustentar o seu “não-projeto” para o país, o qual se resume, faz tempo, apenas na predação de nossas riquezas e do fruto do trabalho de nosso povo, na qual buscam ser os gerentes do entreposto.

Ou, no que, em uma palavra, se reduziu a economia: “O Mercado”.

As extensões burocráticas desta elite, as classes médias ligadas à burocracia estatal e privada sofreram, igual, este processo de degradação. E isso se expressa, com clareza solar, em todos os campos da cultura: literatura, música, arte em geral, nos símbolos de valor e inserção social, seja no consumo mais amplo, sejam nos ícones de indumentária, pertencimento coletivo, seja nos caminhos de identificação de valor dos indivíduos.

Tudo isso aconteceu, não apenas do período dos governos petistas, mas nos anteriores, especialmente na década de 90, em todos os campos – desde os mais altos, com a substituição dos capitães de indústria pelos “gestores de capitais” quanto no caldeirão da cultura social.

Há alguns anos, nele se jogou o ingrediente final, aquele que “engrossou o caldo”: a judicialização do país, criando os tribunais da inquisição que legitimaram a mídia para promover suas fogueiras de reputação, que levaram de roldão toda a camada dirigente da política, inclusive aqueles que lhes riscaram os fósforos.

Foram para o poste em meio às chamas com o monstro que ajudaram a criar.

O drama do Brasil não foi criado pela esquerda, pelo PT ou por seus erros, mas por um processo que, afinal, na aliança entre mídia e  judiciário encontrou a forma de empalmar o poder, ainda que com a mais tosca de suas criaturas.

Este é o ponto central, o resto – inclusive as opções políticas de cada corrente política que, em tese, deveriam fluir naturalmente no confronto de 2° turno – é apenas o confeito deste bolo fétido.

São longas digressões que se deve fazer e isso não cabe no momento de combate final de duas semanas contra o triunfo do fascismo. Mas é importante para que não se caia num processo de autofagia que nos imobilize na luta.

É tudo o que querem nossos adversários, que forjaram a sólida aliança da mediocridade com o fanatismo.

De nós não esperem sejamos cúmplices nisso. Vamos chamar, chamar, chamar até ficarmos roucos todos os que têm, conosco, o dever de partilhar esta luta de salvação do Brasil.

Fernando Brito:

View Comments (86)

  • Brito, acabei de comentar sobre isso em outro tópico seu. Perfeita a sua análise. Os que acham que o Lula deveria abrir mão do partido lançar candidato não sabem nada de política.

    • Perfeito, além de não entenderem nada de política devem sofrer de uma infantilidade atrós, pois devem achar que política é feito brincadeira de criança. "Agora você já brincou demais e tem que passar o brinquedo adiante para que outra criança possa brincar", algo impensável e completamente sem noção na política.

      • De tempos em tempos surgem políticos infantis e mimados que, não sabendo perder, furam a bola pra acabar com a brincadeira

      • Fruto do iletramento, todo mundo quer postar suas opiniões, tudo bem, faz parte do processo democrático. Mas opinião desprovida de conhecimento teórico ou mesmo empírico não passa de fumaça.
        Como bem alguém definiu , SE não entra em campo.

  • Maravilhoso texto. Que muitos ressentidos o leiam e entendam que, como se diz no futebol, o SE não joga. Agora é fácil e mesmo desonesto ficar dizendo que assim ou assado seria melhor. O fato é que é uma tolice pretender que o partido mais POPULAR e o candidato PREFERIDO do povo, abrissem mão do compromisso com quem lhes deu esta condição, para apoiar outro candidato, porque "intelectuais" da política decidiram que seria o correto.

    • Antônio, planeta terra chamando. O pt não é o partido mais popular e o Lula não é o candidato preferido pelo povo. Deu uma olhada nos números do 1º turno, fazendo uma análise comparativa?

      • O imbecil o Pt a despeito do massacre midiático e da perseguição nazista do judiciário formou a maior bancada do Congresso!!!!! Mas como disse Mark Twain: Nunca discutas com um idiota, ele arrasta-te até ao nível dele e depois vence-te pela experiência.

        • Exato Fred, quando na primeira frase percebo que vão "bostejar", nem continuo a ler.

          Estou vivendo como na música do Titãs...."eu só quero saber do que pode dar certo, não tenho tempo a perder".

      • Não sei se você sabe, mas o Lula não disputou o primeiro turno, porque a justiça o sequestrou. Porque será que fizeram isso ? E o candidato dele, o desconhecido Haddad, deu uma lavada no Ciro. Aahhhh não é o PT o partido mais popular ? Que descoberta a sua, então conta pra gente qual é. Kkkkkkkk
        Eu é que tenho que voltar pra Terra é ? Kkkkkk

        • Ok, assim que Haddad vencer o Bolsonaro veremos quão popular e hegemonico é o Lula. Lula nao participou mas jogou aos 4 ventos que Haddad é Lula.
          PT tem sim sua responsabilidade: quando o adversario é forte e voce nao consegue combater, enquanto outro consegue, voce errou de estratégia. E no caso errou por puro ego.

          • Afinal, estamos conversando sobre fatos ou sobre perspectivas? O fato é que o PT com Haddad e SEM LULA passou para o segundo turno. Contra tudo e contra todos. E Ciro foi uma perspectiva, principalmente e exaltadamente de alguns teóricos e analistas políticos. Ao fim e ao cabo faltaram votos. Votos que o PT teve, na medida exata, para impedir o fascista Bolsonaro de levar no primeiro turno, que era o que eles queriam, para fugir do confronto direto no segundo turno. É pouco coisa conseguir isso diante do massacre que viemos sofrendo desde o mensalão? Agora é hora de união de todos os que não querem o fascista no poder. E nem Ciro, nem nenhum cirista pode fugir dessa responsabilidade.

        • Apesar do massacre da mídia, do judiciário, do Moro, dos pastores pedindo votos em igrejas e até ameaçando, do Ciro agredindo dia sim e no outro tb, da campanha sórdida do Alckmin, do Álvaro Dias... A bem da verdade e, parafraseando Gilberto Carvalho em 2014, é um milagre ainda estamos na disputa

    • Não me importo com seus kas kas kas porque a manifestação é sua, não minha. É preciso ler,, entender e refletir mais: Marcos Dantas, A lição de Lenin no Conversaafiada e A voz terrível das urnas no Cafezinho de Miguel do Rosário. Este último que manifesta as opiniões acima que venho dizendo há muito tempo, contem gráficos e tabelas muito ilustrativos. O futuro congresso vai ter menos membros do pt do que atual. O pt vai ficar com o mesmo numero de governadores, alguns apenas. Praticamente todas as capitais do nordeste (creio que a Bahia foi exceção) a vitória foi de Bolsonaro. A população lulista dos eleitores sempre ficou na casa dos 30% e Haddad sequer chegou a isso.

      • O texto do Marcos Dantas vai bem ao ponto mesmo. A hegemonia das pautas identitárias, sobrepondo-se a questões de impacto generalizado, acabou pulverizando a esquerda, não q as pautas indentitárias não devam ter espaço, mas porque precisam ser incluídas num quadro maior, não somente na prática mas também no discurso e de forma bem inteligível ao cidadão comum de periferia frequentador de igreja evangélica. Vale a pena mesmo refletir no texto.
        https://www.conversaafiada.com.br/politica/marcos-dantas-o-pt-nao-tem-mais-com-quem-falar

        • Mas claro q nada justifica neutralidade no momento, que fique claro, depois acertamos as contas com o PT.

        • Recomendo, com toda humildade, que vc procure ler e ouvir mais sobre "interseccionalidade". Principalmente o material produzido pelas feministas negras. Leia Angela Davis ("Mulher, Raça e Classe") e Djamila Ribeiro (pode buscar palestras desta última) para entender como essa narrativa que vc usa das "pautas identitárias" dá ingenuamente as mãos à direita que busca capturar o termo e dar um sentido simplificador e simplista. As feministas negras no Brasil e no mundo ligam capitalismo e suas formas de opressão e controle para não apenas uma questão de luta de classes, elas expandem brilhantemente o entendimento das engrenagens do poder que perfazem o capitalismo. A esquerda precisa urgentemente há décadas atualizar-se com as nem tão novas produções do conhecimento, fundamentalmente das feministas negras. É libertador.

      • aplaudindo tb e no momento Antonio Passos está 13 ^ (curtidas) e preferi deixar o número do nosso candidato Haddad 13 e Lula Livre !!

    • Perfeita a análise meu amigo, poucas , mas sábias e cortantes palavras.

      P.S. Acho que cliquei no deslike sem querer, perdoe-me.

    • Certíssimo, tudo agora é culpa do PT que, segundo eles, devia ter aberto caminho para o Ciro porque o PT não deixariam governar ou seja é culpa do PT até a canalhice golpista dos outros, ah mas o Ciro tinha mais chances no segundo turno, ceder a essa chantagem é já concorrer sob a égide do golpe, é assumir o executivo como uma concessão. Povo ridículo.

  • e vejo muitos ciristas declarando voto nulo
    enquanto isso Ciro passeia na Europa, e muitos dizem que ele se recupera de cirurgia...
    ora bolas, e se ele estivesse no 2° turno? tbm ia se recuperar na Europa?

    • são eleitores que enxergaram no Ciro um caminho de meio termo entre seus dois horrores, mas são antipetistas de carteirinha!

      eu tento entendelos assim: imagine (não se ofenda, é uma inversão para compreender o que acontece) que o Bolsonaro se elege e traz progresso em muitas frentes ao país. eu ia ter uma dificuldade enorme para aceitar. eles têm essa mesma aversão ao Lula.

      ontem um homem nada versado em política, eleitor do Bolsonaro por desgosto, que não faz a menor ideia de onde fica Cuba nem do que quer dizer comunismo, nem o que é executivo e o que é legislativo, falou que ele sabia o que o Haddad tinha que fazer para ganhar.

      "ele precisa dizer que vai mesmo receber ordens do Lula, é isso que o povo quer ouvir"

      achei de um pragmatismo pra lá de funcional.

      • eu não sei ao certo quem s]ao esses ciristas
        assim se declaram, mas podem estar fazendo jogo
        pela internet tudo é possivel

    • Ciro agiu lamentavelmente no mesmo estilo de Marina. Magoado, e querendo dá um troco em Haddad e no PT. Mas lembremos, que o próprio Ciro dava declarações que o afastava do PT e dos petistas. Principalmente quando disse que mudaria partes do programa do governo pra agradar o DEM. Com o PT, ele não tinha essa exceção. E muitos criticavam Marina, que ficava inerte nos momentos cruciais do Brasil, e Ciro nada difere de Marina ao ter viajado. Ele nesse segundo turno, teria uma ótima participação nas inserções, chamando Bolsonaro de fascista.

      • exatamente

        ele chutava e eu via ciristas reclamando que PT não dei apoio
        que Pt não deixou ciro ser eleito
        chega ser esquizofrênico isso

  • O ESFAKEADO AGORA VAI COMER CAPIM?SEMANA QUE VEM SE FANTASIA DE TRANS.

  • Comentei dias atrás com um revoltado Cirista que seria muita coisa pedir ao PT que cedesse seus mais de três mil Diretórios e seus quase dois milhões de militantes a quem nos critica,e ofende,oras se o cara fosse o bom teria conseguido os votos necessários.Na verdade esse pessoal vai votar no porco nazista enquanto o coroné da risada nos Campos Eliseos tomando sorvete de menta.

    • Ciro ganharia folgado no 2o turno.
      Por isso que os milhoes do pt que hj estao esperneando elenao deveria ter baixado a bola.

      • PORQUE NÃO GANHOU NO PRIMEIRO?PORQUE NÃO FOI PARA O SEGUNDO?FALTOU O QUE ALÉM DE CARISMA,HUMILDADE,FIDELIDADE? VIU QUANTOS "DADE"?CADÊ O CARA PREOCUPADO COM O POVO? TÁ ONDE AGORA?

  • Sim, a história é feita pelos caprichos dos homens. Napoleão dizia que a história se escreve nas alcovas. Quando se tem um déspota que sequer é esclarecido, um caudilho que paga qualquer preço para a hegemonia de seu partido e uma legião (mostrou-se que não tão grande assim e insuficiente) de seguidores raivosos e radicais com baixíssimo grau de discernimento, sim dá no que deu. Para muita gente como eu votar em Haddad, o preposto do Lula, é apenas fazer voto útil.

    • A mim me parece que você, Romero, dirige suas palavras a outros admirando-se no espelho. É bom ver isto. Talvez seja uma doença.

      • Jessé Souza fala que parte do povo brasileiro está doente. Talvez seja por aí, não sei. Tenho ouvido coisas simplesmente absurdas. Veja esta.
        Jovem, em torno de 27 anos, segundo grau completo, bem falante, frequenta a Assembleia de Deus. Segundo ele, Ideologia de Gênero é um projeto da ONU para acabar com as famílias e transformar todos em homossexuais. Falo que, até onde eu saiba, ele é bem casado e eu só amarrado e olhe lá. Sua resposta: "Mas tem gente que se deixa convencer muito facilmente"
        Experimente assistir este vídeo
        https://www.youtube.com/watch?v=TX7Px1as7gY

  • Fernando Brito, sempre preciso, cirúrgico, corajoso. Quanta falta nos faz seres humanos, cidadãos e jornalistas (ainda os há?) dessa mesma madeira. Parabéns e obrigado mais uma vez

  • Excelente texto, Fernando! Os únicos responsáveis por uma eleição do coiso serão seus eleitores, os quais, em breve, sumirão como os de Collor e Aécio.

    • Não somente os seus eleitores, mas também os que se omitirem nesse momento tão grave, que não admite isenção.

  • Que tal os eleitores do Ciro cobrarem do Ciro um pouco mais de responsabilidade e vir enfrentar o coiso; no dia seguinte ele volta para a oposição, sem problemas. Ou será que para ele tanto faz Haddad ou coiso?

    • Certamente para ele, tanto faz, afinal, se o coiso ganhar, ele já fica em Paris de uma vez ????

      • Tem gente que deixa a inveja engolir a própria biografia. Como seria fácil para o Ciro se posicionar neste momento, construir uma imagem de que acima de tudo está a luta pela Democracia. Sairia da eleição como alguém que pensa no País, que tem responsabilidades com seus inúmeros eleitores.

      • Ciro e Marina o muro não é lugar pra vocês, já est3a infestado de tucanos. Venham lutar com a gente. O momento é crítico, vocês não podem se omitir.

Related Post