A imundície “psicografada” da Veja com o “volta, Lula”

 

A coluna “Radar”, da Veja, apócrifa desde que Lauro Jardim a deixou, em setembro, publica uma nota que é forte candidata ao “Troféu de Jornalismo  Psicografado” e vencedora, por antecipação, ao “Prêmio Eduardo Cunha de Caráter sem Jaça”

 

Diz que Lula foi ao encontro do PT que aprovou, em maio, a candidatura de Dilma Rousseff à reeleição  com “um discurso no bolso” onde, em lugar dela, lançaria a si próprio como candidato.

 

Ao chegar – “radiante”, segundo a nota – foi chamado para uma conversa a sós com Dilma, de 20 minutos. E deixou de ser candidato, para que Dilma concorresse à reeleição.

 

Em outra nota, continuação da primeira, diz o Radar que “Dilma trouxe à baila o assunto da compra da Refinaria de Pasadena, negócio fechado no governo Lula quando ela era a presidente do Conselho de Administração da Petrobras.” E, em seguida, fala que deste negócio teriam saído “R$ 4 milhões” para a campanha de Lula.

 

A nota fala que, depois do encontro, era Dilma quem estava “radiante” e Lula, “abatido” e “falou de improviso e não rimou lé com cré.”

 

Sem ter a coragem de assumir, a revista leva seus leitores a acharem que se deu uma chantagem.

 

Bem, eu não sou dotado de poderes paranormais para saber o que  se passou numa conversa a dois, a menos que um dos interlocutores conte.

 

Não parece crível que Dilma pudesse ter chantageado Lula – que é, afinal, o que a nota diz –  e muito menos que vá dizer a alguém que o fez.

 

Da mesma forma, não se suporia que Lula fosse andar dizendo isso.

 

Como não tenho as capacidades mediúnicas da Veja, fui olhar os fatos, no caso o discurso do ex-presidente naquele dia, que está reproduzido na íntegra no Youtube.

 

Lula falou por mais de 35 minutos.

 

Usou partes do discurso escrito, mas a maior parte foi no improviso, o que não é nenhuma novidade nele. Constangido Lula estaria se ficasse apenas lendo

 

Se o ex-presidente  “rimou lé com cré” para a turma da Veja, não sei, porque criticou duramente a grande mídia e as “elites ingratas”  com os progressos do país, o que certamente não é muito poético para a revista.

 

Não parecia em nada ressentido e foi muito claro quando disse que não havia outro candidato, senão Dilma. O  vídeo, no ponto que cito, pode ser acessado aqui.

 

Mas, para saber mesmo se Lula estava ansioso com a história de ser candidato e gostando de estimular a história do “Volta, Lula”, posso, por um imenso acaso, dar uma contribuição pessoal ao esclarecimento.

 

20 dias antes, na entrevista de Lula aos blogueiros, este escriba que vos entedia, ao final do encontro, ao agradecer a entrevista, fez uma brincadeira – talvez algo inconveniente, mas bem “brizolista” –  com as declarações que ele tinha feito,  bem claras,  de que não seria candidato. Fiz, de forma irreverente, a observação de que ele não deveria dizer isso, para deixar “eles (os conservadores) pensarem que era”.

 

O trecho está aqui, no ponto, e a reação de Lula não deixa nenhuma margem a achar que ele estivesse agoniado  com isso.

 

Agora, brincadeiras à parte, é um retrato pronto e acabado do mau-caratismo da Veja, sem fonte nem provas, atribuir  a Presidente e ao ex-presidente um episódio de chantagem  desta natureza que – ainda com a comicidade com que se o tratou aqui – é de uma absurda irresponsabilidade.

 

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (37)

  • Por essas coisas, sou a favor de se usar a justiça e punir severamente esse tipo de reporcagem e quem escreveu e nada de perdão como fez Mantega, não se perdoa mau-caráter.E vivemos hoje ( com algumas e boas ressalvas) um jornalismo ruim e de gente com caráter muito duvidoso.

    • Justiça? Por aqui, Ângela? É bem capaz de um desses juízes excessivamente bem pagos por nós, os contribuintes, mandar Lula indenizar a revista, pela ousadia de reclamar.

  • Brito, como Espírita preciso lhe dizer que compreendo sua citação a Chico Xavier, mas há que diferenciar Chico servia ao bem, à caridade, ao consolo dos tristes e desalentados, não comercializava o conteúdo que eram dos bons espíritos, já os psicografia da veja servem às trevas, ao sub mundo, ao esgoto, ao vil metal, para promover a dor em seus semelhantes. Chico se considerava um cisco nesse mundo e apenas pediu ao Cristo que desencarnadas num dia que os Brasileiros estivessem muito felizes e assim lhe foi concedido em 2002,Brasil penta campeão na Alemanha.

    • Tirei o Chico Xavier, pode dar margem a achar que é uma ofensa a ele, e não é. Ele não merece isso.

      • Compreendo sua posição, lhe admiro muito pela retidão em sua honrada profissão. Saudações Brizolistas, Muta Paz e Saúde a você e familiares.

    • Brasil penta-campeão contra a Alemanha e Lula presidente do Brasil !!!

  • O medo deles está explícito no vídeo.
    Olê Olê Olê Olê Olá Lula Lula.
    Não tem pra ninguém.

    • Perfeito. A cada dia o MEDO deles aumenta. A medida que crescem os ataques revela-se o cagaço dos perdedores que tentam antecipadamente justificar o massacre que sofrerão nas urnas. Revista Veja e Rede Goebbels, dois diferentes tipos de câncer a serem extirpardos da jovem democracia brasileira. Em suma, PERDERÃO e estão cientes disto. É desespero da turma do anteontem elevado à enésima potência.

  • Nao rimou lé com cré.
    Excesso de adjetivaçao, mormente esta que nao tem o mesmo significado para todos os leitores é recuso típico dos embromadores. Apontar estes urubus é nobre.

  • Lula é fominha pela presidência.
    Desde 1989 até no ano passado.
    Foram disputadas sete eleições.
    Perdeu três, ganhou duas.
    Nunca deixou feito uma moscar sobrevoar o Planalto.
    No primeiro mandato de Dilma, ficou ali traficando influência.
    Agora no segundo mandato de Dilma golpeou e tomou o governo junto com o PMDB. Dilma cachorro morto faz do impeachment ser uma eventualidade não mais uma imperiosa necessidade.
    O PMDB com maior espaço, dinheiro e influência vai bombar em 2016 base para 2018.
    Lula se blinda, PMDB assume em 2018.
    Dilma no ostracismo e PT atrás das grades.
    Não precisa ser médium para descrever o óbvio.
    O plano Lula-PMDB é esse.
    Falta combinar com os russos .daqui

    • Sr. Klaus Barbie, antes assim. Que o senhor esteja correto. Quem sabe não enterremos de uma vez por todas os demo-tucanos junto com os cunhas fariseus....

      • O DEM será espalhado em outros partidos de de viés balconista vai orbitar o PMDB.
        O PT atrás das grades soterra também outros ditos esquerdilhas como Psol, Pc do B e etc. por terem apoiado e se calado perante roubalheira petralha. Os menos piorzinhos dessa gente vai migrar para Rede que pode junto com o PDT representar causas progressistas.
        PSDB continuará fora do poder mas vai ser o principal contraponto do PMDB.
        Esse é o cenário depreendido do golpe Lula-Temer.
        Contanto, pedra ou pedras podem aparecer no meio do caminho.
        Política é feita de bajulações e traições.
        Dilma vai aceitar ser entregue às traças?
        O PT não vai se cansar de segurar as pontas do seu Calabar?
        juízes, delegados e procuradores vão arrefecer na luta de enquadrar esses meliantes de luxo?
        e, a discórdia na divisão do butim não vai revelar mais e mais esquemas corruptos e mais ousados?
        A sociedade vai aceitar bovinamente a marginalização, do banditismo da política?

    • Sua "análise" - está mais para wishfull thinking - está errada. Foi Lula que colocou o PMDB no segundo governo Dilma, agora. 2018 é horizonte longínquo, em termos tupiniquins. Este é um país de curto prazo. Como dizia o Ivan Lessa: em 15 dias, o brasileiro esquece o que se passou nos 15 dias anteriores.

  • Psicografado deve ser o depoimento do petralha Dutra que foi acertar as contas sabe-se lá aonde.
    Pode ter escapado da justiça dos homens mas não a da divina.

  • Acho que isso é um problema de saneamento básico. Ainda tem muito esgoto "in natura" no país.

    • O dinheiro para o saneamento também foi convertido em pixuleco.
      Não é à toa que Brasília fede, o cheiro maior vem do Planalto.

  • Estou com dúvidas:

    Klaus é um imbecíl, um drone, um mau caráter ou mais um sem provas falando como lavadeiras?

    Me desculpem as lavadeiras, não quis ofende-las.

    • O Barbie Klaus esta tentando fazer aqui o que o PSDB quer fazer com o Brasil: ESCULHAMBAR. Evidentemente é um sujeito mal-intencionado, um "troll", que entra aqui no blog para ofender e para brigar, enquanto a maioria (das pessoas decentes) entra aqui para se informar. Ô, Brito, se continuar assim, sugiro mudar o nome do blog, quem sabe o BLOG DO KLAUS! Não fica melhor?

    • O único argumento e resposta que o Klaus/Kloves tem para TODOS os assuntos aqui no Tijolaço é sempre esse: fim dos petralhas ladrões, especialmente do chefe brahma (e outros adjetivos pejorativos e caluniosos que usa para o Lula). Fora isso, são palavras sem nexo algum.
      Achava que ele é um doente obsessivo em acabar com a raça da esquerda , porém estou achando que o cara é apenas um troll pirado que se acha divertido e intelectual. Espero que não evolua para um quadro irreversível.
      Talvez ele ainda esteja aqui (bem como o tal padilha no Face, Ernesto e outros) por dar audiência ao irritar os que entram neste blog em busca de informações, mas o preço é alto: eles interditam qualquer debate sério e democrático.
      Por fim, parece que ele adorou o apelido de Klaus Barbie, não sei se é por causa do nazista ou da boneca.

  • Das duas uma: Lula ou Dilma, um dos dois, está passando pra Veja informaç?o privilegiada, o que seria uma estupidez, OU a Veja está mentindo. E isto n?o me surpreende.

  • O bom de tudo isso é que o aecio cheirador nao terá a minima chance em 2018 , até a marina bla,bla,bla pode emplacar com sua rede mas o traficante nao.

Related Post