Ontem, ia escrever sobre o suposto aviso de uma gerente – Venícia Fonseca – de que havia gastos irregulares na área de comunicação da Diretoria de Abastecimento e, depois, na Refinaria Abreu e Lima.
Desisti porque a resposta da Petrobras havia sido pífia, tratando os fatos com uma contenção inadmissível a quem está sendo atacado com acusações desta natureza.
Como a empresa, depois, deu maiores informações e, agora, já é possível tratar do episódio, com fatos e lógica, sem cometer leviandades ( adoto o termo de Aécio, para que não restem dúvidas).
Aos fatos e às versões, para que os leitores julguem.
A Folha descreve assim o primeiro caso denunciado pela funcionária:
As primeiras denúncias de Venina Fonseca referiam-se a pagamentos de R$ 58 milhões por serviços que não foram realizados na área de comunicação, em 2008.Segundo a gerente, ela procurou Costa para reclamar dos contratos. Este teria apontado uma foto do presidente Lula e questionado Venina se ela queria “derrubar todo mundo”, relata a reportagem.
O leitor do jornal, portanto, fica supondo que manteve-se a irregularidade.
O que só se reforça, ao final da matéria, quando a Folha vai ouvir “o outro lado” e limita-se a registrar que a empresa “diz ter instaurado comissões internas em 2008 e 2009 para averiguar os indícios de irregularidades em contratos e pagamentos da gerência de Comunicação da diretoria de Abastecimento e que o resultado das análises foi “encaminhado às autoridades competentes”.
Sem que isso implique qualquer desconsideração pelo que teria dito a ex-gerente, era dever da Folha ter registrado que a Petrobras, mesmo numa resposta pífia, que o “ex-gerente da área” (assim, sem o nome, que é Geovane de Moraes) teria sido demitido em abril de 2009, embora tenha conseguido adiar o afastamento com sucessivas licenças médicas. Como, aliás, faz hoje.
E porque não o fez de imediato, quando já sabia que o caso não fora “deixado para lá”, mas tornou-se objeto de apuração na empresa – ao contrário do que diz Venina – e da decisão de demitir o responsável pela “área de comunicação”? Tanto que a própria Folha o publicou em 22 de junho de 2009, inclusive com insinuações nada suaves de que o gerente Geovane de Moraes teria beneficiado interesses petistas.
Repito, não uso de acusações ou defesas levianas, mas de fatos publicados.
E, aliás, recentemente republicados, pela Época, em setembro, onde se fica sabendo que o cidadão é filiado ao PMDB, não ao PT, foi objeto de investigação por ordem da Presidência da Petrobras e que o assunto foi mandado, como deveria ser, à Polícia, mais especificamente à 10a. Delegacia Policial, onde consta do Procedimento 005.07275 do mesmo ano de 2009.
Se o caso era para “derrubar todo mundo”, inclusive o Presidente Lula – cujo retrato, diz Venícia, Paulo Roberto Costa apontou – parece que não se teve medo de apurar, não é?
Se a demissão de Geovane levou tanto tempo para se consumar, por força de licença psiquiátrica, é o caso de saber-se se havia acordo coletivo impedindo demissões durante licença – sei que há garantindo complementação do INSS até por quatro anos, justo o prazo em que ele voltou e foi mandado embora – ou se seu chefe, Paulo Roberto Costa, passou-lhe a mão na cabeça até sua própria demissão, em 2012.
Esclarecido o caso inicial, que é objetivo, passemos ao perfil da denunciante.
Foi, durante muitos anos, pessoa de confiança de Paulo Roberto Costa, muito antes do governo Lula. Trabalhou com ele, no período FHC e foi ele quem a levou, como pessoa de estrita confiança, para a Diretoria de Abastecimento. Coisa que ela própria descreve, no e-mail mostrado ontem no Jornal Nacional:
“Diz que desde 1999, quando conheceu o então diretor, teve muitas oportunidades de crescimento. Destaca que “tendo a sorte de trabalhar com ele, saí de uma situação de extrema pobreza e dificuldade na infância para o cargo de gerente executiva da Petrobras, atuando na diretoria de abastecimento”.
Lá, dirigiu licitações, foi do conselho da refinaria Abreu e Lima e tudo o que se podia esperar de proximidade com alguém que a tirou ” de uma situação de extrema pobreza e dificuldade na infância”.
Durante dez anos, portanto, Venina foi unha e carne com Costa e aceitou suas falcatruas, como parece ter ocorrido ?
E agora, quando a Comissão Interna da Petrobras lhe aponta responsabilidades nos casos que podem, em tese, levar à sua demissão ou arrolamento em processos criminais (além daqueles que responde no TCU), é acometida de uma crise de honestidade e começa a usar um suposto e-mail dirigido a Graça Foster como álibi?
Porque o e-mail divulgado no JN mostra, sem nenhuma dúvida, que Venina foi cúmplice de Costa: “me deparei com a possibilidade de ter de fazer coisas que supostamente iriam contra as normas e procedimentos da empresa, contra o Código de Ética e contra o modelo de gestão que implantamos não consegui criatividade para isso. Foi a primeira vez que não consegui ser convencida a fazer. Não consegui aceitar a forma. No meio do diálogo caloroso e tenso ouvi palavras como ‘covarde’, ‘pular fora do barco’ e ‘querer me pressionar’. Confesso que eu esperava mais apoio e um pouco mais de diálogo”.
Como assim “diálogo”?
– Ah, querida, é só mais uma roubadinha, vai… Eu sei que você é honesta, que aceita eu roubar só por gratidão, e sabe que eu roubo só porque preciso, porque eu estou enojado, já te contei…
Ainda bem que a imprensa brasileira não é levada a sério. Porque, senão, íamos ter uma inflação de santos, tanta gente safada que se “converte” à moralidade quando sabe que, por razões políticas, vai ganhar perdão por suas “delações premiadas”.
View Comments (29)
Cadeia. Cadeia. Cadeia
A Imprensa Brasileira é levada a sério sim, pela imensa maioria do povo brasileiro, ela só não é levada a sério por nós que nos informamos nos "Blogs Sujos". Este é o nó da questão a maioria está acreditando no JN e outros jornais da Televisão e uma minoria na Veja, Isto É, que aliás já fala abertamente em Impeachment da Dilma,que aliás entrou no governo muda e sairá calada. Só Freud explica!!!
Ou seja, já está sangrando demais!
Brasileira, concordo com você! Não pensem que não acreditam pois acreditam sim!
Mandou bem Brito!
Fernado..onde esta o e-mail.
parece que tiraram.
FFBB: 'dupla de dois'! Bota auréola de novo! http://refazenda2010.blogspot.com
Guardar documentos da empresa e depois pressionar a diretoria para obter ou se manter em cargos é chantagem. A nota da Petrobrás deveria ter apresentado os números e datas processos e ofícios encaminhados às autoridades de modo a enfatizar as providencias tomadas. A grande imprensa reacionária, vil e manipuladora esta dando voz a uma chantagista para atacar Graça Foster e obviamente tripudiar sobre a Petrobrás. Com a cotação do barril de petróleo em baixa, possibilidade processos de acionistas na bolsa de Nova York, operação lava jato e sob fogo cerrado da mídia golpista,o momento requer competência e firmeza dos dirigentes e, também, apoio de todos os brasileiros que defendem a Petrobrás. Todo apoio a Graça Foster!
Pois é Fernando. Vi a "denúncia bomba" ontem logo que saiu por volta das 17h. Fiquei desconfiado pois era o dia que a Petrobrás tinha anunciado a entraga de resultados do 3T14 masmo sem auditoria. Pensei: aí tem …
Segui para um outro raciocínio que leva a uma outra operação além da política como você já mostrou neste texto.
É o racicínio do mercado. Porque a notícia saiu por volta das 17h? Porque a coincidência (seria casual?) com o horário de encerramento das negociações? Seria para aproveitar o leilão de fechamento?
As ações da PETR cairam ontem 5,7% e 6,5% e vem caindo muito nos últimos dias. Mas caem com um grande volume de negociações, ou seja, alguém está comprando de baciada, alguém tá enchendo o carrinho, como se diz por aí.
Quem será? Seriam aqueles mesmos fundos lá nos eua que estão movendo processo por perdas? Quem será que quer comprar o Brasil barrratinha, barrratinha. Quem pechincha?
Escrevendo este comentário me lembreida velho ditado: quem desdenha quer comprar.
abraço
Gente! Vamos no popular: "Amante do Paulo Roberto Costa delata mais umas falcatruas do amásio". Ou alguém aí tem dúvida? Se tem, prepare-se que nos próximos 12 dias um velhinho vestido de vermelho com uma carruagem voadora chegará à sua casa exatamente às 24:00 horas. Aliás, em todas as casas do planeta Terra exatamente à 24:00 - assim como e na velocidade do "Super Homem".
Não seriam amantes? Será que no quadro da Petrobrás não teriam diversos funcionários competentes para ocupar alguns dos cargos que essa nova santa ganhou de PRC? Cúmplice e sócia é pouco ainda!!!
Vejamos que a mídia grande veiculou a ida dessa santa para Singapura como se fosse uma punição, quando ela fora ocupar uma polpuda diretoria naquele país...
Certo é que o ninho das serpentes fora tecido e aquecido muuuuiiito antes, desde a ditadura, desde Sarney, desde Color, desde FFHH, que deu um empurrão a mais, outorgando à Empresa o direito de fazer contratações fora da Lei de Licitações, Lei essa que não impede as negociatas, mas dificulta, cansa bastante primeiro. Os governos do PT não tiveram inteligência para conhecer a estrutura que estavam recebendo, e deixou ali dentro as mesmas serpentes agindo.
Idêntico caso, só que bem menor, foi encontrado no Ministério da Saúde, pelo ministro Humberto Costa, que a maldita imprensa acabou por atingir com a imunidície ali descoberta.
Trata-se do caso da operação Vampiro, creio eu, onde os elementos ali inciaram a corrupção no governo Collor, passaram livremente pelo Itamar, FFHHCC (8 anos!) e logo no início do governo Lula Humberto Costa suspeitou e pediu ajuda Pa Polícia Federal para desmontar a estrutura criminosa. Lembremos que elementos levados pelo Ministro Humberto Costa para o Ministério, ali chegando para ocupar cargos de confiança do ministro, chegaram e se acumpliciaram com os corruptos ali aninhados há anos. Quando José Dirceu tomou medidas para afastar elementos do Roberto Jeferson de cargos dos Correios, eis que Roberto Jeferson, em conluio com Carlinhos Cachoeira e o jornalista da Veja, armaram uma incrível arapuca para incriminar José Dirceu, veiculando vídeo feito há dois anos antes com Valdomiro Diniz, na Loteria do Rio, como se fosse hoje, no Palácio do Planalto.
Os corruptos não aceitam ser molestados, e têm meios de revidar, como é o caso dessa tal Verçosa...
Resumo: é muito difícil administrar...
Acabei de ser informado que está havendo a maior correria da Polícia Federal, na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. A Pedido do Juiz Moro, a PF quer descobrir qual a foto do Lula que foi apontado pelo crime. Os policiais federais que querem saber se é pra apreender também a moldura da foto, pois tem um policial federal que veio de Curitiba, que está desconfiando de uma moldura.
Os Ministros Gilmar Dantas, Tóffoli e Marco Aurélio, talvez tenham que ficar de plantão, pois a qualquer momento podem ser acionados.
Assim que eu souber de mais detalhes eu juro que informo a todos vocês.
Beijos
Qual Lula? O que afirmou que mentiu (inclusive esse blog estava no evento e não teve nenhuma nota sobre isso) sobre os números dos menores de rua no brasil? E agora desapareceu pra evitar que o petrolão respingue nele?