Outro dia, em sua coluna, Merval Pereira sugeria como remédio para a corrupção a abertura do mercado brasileiro (que já é aberto, claro) para as empreiteiras norte-americanas.
E ontem, o Globo deu manchete para um comentário que, apesar de genérico, foi apresentado como uma ameaça de punição à Petrobras feita pela procuradora-geral assistente do Departamento de Justiça dos EUA, Leslie Caldwell, durante uma apresentação na semana passada.
Abstraindo-se o fato de que a Petrobras, como qualquer companhia que negocie ações na Bolsa de Nova York, está sujeita aos controles financeiros daquele país, é curioso ficar sabendo que a entrevista da procuradora norte-americana é sobre a corrupção praticada pelas empresas dos EUA em outros países, como ficamos sabendo pela reportagem do correspondente da Carta Capital nos Estados Unidos, Eduardo Graça.
Mais especificamente, sobre os US$ 31 bilhões desviados dos cofres públicos que estão sendo investigados em 237 processos de fraude e malversação praticados em conluio com o “complexo industrial-militar”, desde negócios na Guerra do Iraque, boa parte com empreiteiras contratadas para serviços de engenharia, até maracutaias na manutenção dos helicópteros que transportam Barack Obama.
Evidente que não há justificativa para roubar dinheiro público, seja em reais ou em dólares.
Mas é bom vermos, para que se evite a hipocrisia e o “complexo de vira-latas” que corrupção é própria (e imprópria) de um qualquer sistema de contratos públicos, em toda a parte do mundo.
O que não é possível é que, aqui, fiquem impunes, exceto quando turbinados por razões políticas.
Ou você lembra de algum que tenha dado condenação, afora o chamado “mensalão”?
View Comments (22)
Esta notícia só aparecerá na imprensa brasileira se algum militar americano envolvido tiver um sobrinho um amigo ou foi vizinho de alguém que foi simpatizante do PT.
Lá não tem lei de licitações. É tudo ação entre amigos, e claro, com a intermediação (lobby) dos ínclitos congressistas.
Será que a globo de lá também sonega impostos?
Não só as "Globos" americanas, como todas as empresas gigantes. Microsoft, Apple, Google, todas são adeptas do irlandês duplo (double irish, http://en.wikipedia.org/wiki/Double_Irish_arrangement). A diferença é que isso, lá nos EUA, é legal. Ou era, parece que a justiça e o governo finalmente tão percebendo que poderiam estar arrecadando dólares.
Que comparação ridícula!
Só para começar, e se alguém nos blogs sujos tivesse um mínimo de inteligência ou cultura, lembrariam que o financiamento de campanha por corporações/empresas é proibido desde 1907. Na verdade é permitido doar até 2000 dolares, tanto um cidadão comum, quando uma corporação.
MAS... se esta corporação for uma EMPREITEIRA, ou seja, se tiver contratos com o governo, ela não pode doar nada, nem mesmo seus funcionários podem doar.
Em 1907 THEODORE ROOSEVELT, um dos maiores presidentes REPUBLICANOS dos EUA de todos os tempos, em seu segundo mandato de luta pessoal contra as grandes corporações, fez aprovar um ato que moralizava as doações de campanha. Ele também foi responsável em dissolver grandes trustes e corporações, como a Std. Oil, dividida nas 7 irmãs do petróleo.
O que sempre esperamos do PT fosse que Lula fizesse reformas como a de Roosevelt. Alias, o outro Roosevelt, que era DEMOCRATA, fez incríveis reformas e venceu a depressão e a segunda guerra.
Comparar a corrupção individual, que em estado de guerra é sempre maior, a uma corrupção que é um prjeto de manutenção do poder,como é o caso do PT, pe ridículo!
O PT vai ter seu registro caçado. Todos os cidadãos de bem que trabalham e foram enganados pelo PT esperam ver esse mínimo de justiça.
Sugiro ao senhor,se tiveres um minimo de inteligencia a leitura do livro "A Melhor Democracia que o Dinheiro pode Comprar" de Greg Palast ou melor ainda "O Estado Militarista" de Fred J.Cook ou ouça o discurso de despedida do REPUBLICANO Dwigth Eisenhwer e vias aprender um pouco sobre Complexo Industrial Militar e como as grandes corporaçoes controlam o poder nos EUA. Vais adquirir um pouco mais de cultura e parar de repetir as besteiras publicadas na veje e veiculadas na globo e suas afiliadas.
Ah sim, claro, porque claramente apenas pessoas físicas, cidadãs e residentes dos EUA doaram dinheiro para as campanhas presidenciais. Tão ricos são os cidadãos e tão assíduos são com seus candidatos que arrecadaram mais de 2 bilhões de dólares só nas presidenciais de 2012. Realmente, nenhuma sombra de irregularidade nisso.
Vou simplificar pra você como funciona lá: Uma empresa faz uma doação para uma organização social, quase sempre esta de fachada e a organização de fachada faz a doação para o candidato, diretamente ou através de um PAC (political action comitee). Ah, e o dinheiro recebido nesse PAC pode facilmente sumir, até o Stephen Colbert mostrou como é fácil.
http://www.csmonitor.com/USA/DC-Decoder/Decoder-Buzz/2012/1114/Stephen-Colbert-shuts-super-PAC.-Where-did-the-money-go
E agora José?
Rapaz, Rapaz, não sei porque insistimos em discutir com o ignorante.
Todos sabemos que ele nos levará até seu próprio nível e nos derrotará pela larga experiência que tem.
Ainda mais por ser ignorante e desonesto.
Bom link o que você colocou aí, mas é perda de tempo pois o sujeito jamais vai ler. Não é da Veja, não está traduzido e, você sabe, a direitalha é extremamente vagabunda: nem o gúgol eles têm competência pra consultar.
Mas ainda tá chorando, cavalgadura?
Você não cansa?
Quer dizer que o Teo Roosevelt, o do porrete, o do Destino Manifesto, enfim, o assassino, era um padrão de moralidade?
Ele conseguiu que fossem fechados os bares nos domingos à noite? É isso?
Não se pode esperar grande coisa de um celerado que tem o Teo como herói.
E o F. D. Roosevelt "ganhou" a SGM, é?
Onde? Em Warm Springs?
Foi o Villa que te ensinou isso? Ehehehehe
"O que sempre esperamos do PT"
"Esperamos" quem, cara pálida? Quem disse pra você que nós, petistas, "esperamos" isso ou aquilo?
Fique com sua enorme insignificância e não encha nosso saco.
Ademais seu candidato é o punguista Aéves Néscio, o que não te recomenda muito bem.
"Comparar a corrupção individual, que em estado de guerra é sempre maior"
O imbecil acéfalo não consegue somar dois mais dois e entender o porquê dos EUA estarem SEMPRE em guerra...
Moleque, vai estudar alguma coisa, vai...
Essa é a "istória" contada pelos "livros" do Villa, é?
Ah, senhor, não existe limites para a ignorância e nem forma de combatê-la: estamos f(*) e mal pagos...
Me parece que o senhor nunca ouviu falar de uma prática chamada de superfaturamento, com sobras encaminhadas para campanhas através de outra prática chamada de caixa 2. Sabemos que todas as duas são consideradas crimes inafiançáveis nos EUA, tanto que quando pegos, corruptores e corruptos pegam cana dura e têm suas contas zeradas pelo governo (dos EUA).
Comeste mais MERDA que o normal, hoje, hein, companheiro !?!? Pelamor ... Que comentário ridículo. Vai tomar banho com Cândida, seu TUCANO CAGALHÃO !!!
"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
O difícil é entender por que a Petrobrás, uma empresa, que mesmo sendo pública, não prescinde de uma boa imagem e, para isso, é necessário que faça propaganda de seu nome e de seus produtos, ainda gasta bilhões de reais em publicidade na Globo, se esta não quer outra coisa senão a sua própria destruição e/ou a entrega total da PETROBRAS,, com Pré-Sal e tudo, gratuitamente, para os americanos. Que a Globo fale mal e deseje sua falência e destruição, pode-se dizer que é normal, pois a família Marinho, dona da Globo, é anti Brasil até a medula. Agora a PETROBRAS (e o governo como um todo) pagar para que a Globo denigra, minta e peça, claramente, a sua destruição, não faz o menor sentido. Que não se veicule mais nada na Globo, pois, de um jeito ou de outro elará, sempre, ser contra a empresa e o governo. Chega de tanta submissão. Se é para o circo pegar fogo que deixe pegar de uma vez e que os que são contra o Brasil, contra o povo e contra a Petrobrás, sejam desmascarados. Que os verdadeiros inimigos do povo e do Brasil, que só sabem se locupletarem às suas custas, sejam postos em evidência, nem para isso tenhamos que ter uma guerra. Chega de tanto ser submisso. Eu, que voto no PT há mais de 30 anos, estou cansado, de tanta frouxidão. Se não é para enfrentarem esta máfia midiática, de uma vez por todas, que entreguem os o governos a estes bandidos, pelo menos assim, o povo não será mais iludido e não terá mais falsas esperanças (que nunca se realizam), pois saberá que os está governando são grupos que odeiam o Brasil e seu povo. Se a Dilma tiver um pouquinho de disposição de enfrentar esta nossa mídia corrupta e culpada pela maioria das desgraças deste país, indicará o Roberto Requião para ministro das Comunicações. Chega de conversa, está na hora da ação contra os xupins Brasil, a começar pela família Marinho, da Globo!!!!!!!!
Alguém tem notícias do aecim?
Infelizmente ainda está vivo.
Respira por aparelhos, mas está vivo.
Aposto que tá de férias no Leblão, com uma mulher de aluguel pra ficar batendo.
Batendo, só ser for ..., bom, deixa pra lá.
Só mesmo o PIG, que além de golpista é vira-lata, para Citar os Estados Unidos como exemplo de transparência. É a subserviência explícita.
Parabéns pelo comentário, Ricardo.
O problema é que a lavagem cerebral feita pelo PIG em relação aos EUA tem funcionado. Não é que aconteceu de brasileiros (?) enviarem solicitação para que os EUA interviessem em nosso país, depois que Dilma foi eleita?
Para boa parte da população, Cuba ou bolivarianismo passaram a ser sinônimos de ... nem sei, dos piores pecados.
Em contrapartida, o "americanismo" (abomino esta palavra com o significado que lhe dão, afinal, americanos somos todos nós que nascemos nas Américas) representa a suprema virtude.
Não diga uma coisa dessas! Todo mundo sabe que nos países desenvolvidos as pessoas são honestas e não há crimes!
E todo mundo sabe que quem inventou a corrupção foram os petralhas! Antes, na era FTHC, não esxistia corrupção assim como não há corrupção, por exemplo, no Estado de São Paulo, mais especificadamente no Metrô!
Seria tão bom acompanhar como isso é tratado na imprensa americana.
A de lá é igual à daqui. Melhor dizendo a nossa é subsidiária à de lá.
*************
****
*************.
* . . . . **** . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** ... "Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma" *** * Joseph Pulitzer. **** ... ... "Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo" *** * Malcolm X. ... ... ... Ley de Medios Já ! ! ! . . . ... ... ... ...