O Ministro Teori Zavascki registrou, na discussão sobre a prisão do senador Delcídio Amaral, os vazamentos da Lava-Jato:
“Vem à tona a grave revelação de que André Esteves tem consigo cópia de minuta do anexo do acordo de colaboração premiada assinado por Nestor Cerveró, confirmando e comprovando a existência de canal de vazamento na operação Lava Jato que municia pessoas em posição de poder com informações de complexo investigatório”.
Quem ouve a gravação da reunião entre Delcídio, um assessor, o advogado – Edson Ribeiro – e o filho do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró descobre, porém, que é muito mais grave.
Os integrantes da reunião comentam abertamente que a remoção de Cerveró da Superintendência da PF será feita para abrir espaço para novos presos e todos dizem que será o empresário José Carlos Bumlai, detido anteontem.
A gravação foi feita no dia 4 de novembro.
O advogado “prevê” que serão presos funcionários graduados da Petrobras – “pessoal de nível de gerência, operadores”.
Doze dias depois, foram presos ou conduzidos coercitivamente vários funcionários da empresa.
Dezenove dias depois, José Carlos Bumlai.
No dia 16, 12 dias depois da gravação, já com seu conteúdo de posse do Ministério Público Federal em Curitiba, foi fechado o acordo de delação premiada de Cerveró, claro que levando em conta a “bomba” oferecida pelo outro defensor do acusado.
E só no dia 20, domingo, foi levada ao protocolo do Supremo, embora envolvesse pessoalmente quatro dos seus integrantes: o próprio Teori, Dias Toffoli, Luiz Fachin e Gilmar Mendes e, indiretamente o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o vice-presidente da República, Michel Temer.
É preciso explicar o que aconteceu neste imenso “limbo” em que esta gravíssima situação ficou por duas semanas.
Bastaria ouvi-la para que, imediatamente, fosse encaminhada à Procuradoria Geral da República, por envolver várias pessoas que só ela pode acusar.
O Supremo Tribunal Federal, se quer ser coerente com o que disse o Ministro Teori Zavascki deve inquirir o Ministério da Justiça e a PGR sobre o que ocorreu com este material, ao longo deste tempo imenso.
Onde se negocia tanto dinheiro e tanto poder, não é compreensível que não haja a transparência total sobre o que se fez com uma prova flagrante de crime de um senador da República.
View Comments (53)
Essa operação lava-ratos é um escárnio, do ponto de vista jurídico e moral. Vazamentos criminosos, escutas ilegais, prisões "preventivas" de 1 ano, delações com premiação com viagens para a Califórnia, ativismo político-partidário, etc. O combate à corrupção é a última das prioridades dessa turma de super-heróis da direita, representada por figuras em destaque em cargos federais e que quer dar um golpe contra a democracia. Afinal, como explicar a prisão do Delcídio e o CÚnha estar livre, leve e solto? A lei deveria ser igual pra todos, mas aqui é essa esculhambação.
Vi agora um vídeo que o PHA publicou sobre a homenagem da Veja ao Moro, no qual o juiz fala que foi criticado por causa da audiência com Youssef e Paulo Roberto Costa na época do período eleitoral e que as informações daqueles processos eram públicas. Eu só queria que o juiz explicasse como então a Veja pôde fazer uma capa mentirosa contra Lula e Dilma enquanto a declaração do dinheiro de Furnas desviado para Aécio Neves só veio aparecer no ano seguinte. Ou seja, as informações são, como diz o Moro, publicizadas conforme seus interesses políticos, para beneficar A e prejudicar B. Pelo menos é o que eu entendo do caso.
Como a Lava Jato alterou a data do empréstimo do BNDES a Bumlai para pegar Lula.
Mentiram para enganar quem? O juiz? O povo? Tamanho absurdo vai ficar por isso mesmo?
A cruzada da Lava Jato para apanhar Lula ganhou mais um capítulo no vale tudo empenhado por Sergio Moro e sua equipe. O pedido do Ministério Público Federal na operação que resultou na prisão do pecuarista José Carlos Bumlai declara, textualmente, o seguinte:
“Em 3/02/2005, pouco tempo depois de BUMLAI auxiliar na obtenção de empréstimo em favor do Partido dos Trabalhadores, quando ainda estava inativa, a SÃO FERNANDO AÇUCAR E ALCOOL LTDA (CNPJ Nº 05.894.060/0001-19) recebeu R$ 64.664.000,00 de crédito do BNDES . A empresa voltaria a obter créditos do BNDES em 12/12/2008, quando recebeu investimentos de aproximadamente R$ 388.079.767.”
Trocando em miúdos, fala-se de um empréstimo em 2005, pouco tempo depois de Bumlai dar dinheiro ao PT.
Acontece que não houve nada naquele ano. Os 64 milhões são de 2009. Por que 2005? Para fazer caber na narrativa de que o “Barba”, o “Brahma”, sabia de tudo no auge do mensalão.
“Os personagens são basicamente os mesmos do mensalão, José Dirceu e Pedro Correa. E agora temos essa tipologia de concessão de empréstimos que jamais são quitados”, disse o procurador Diogo Castor de Mattos na coletiva.
Os dados estão disponíveis no site do BNDES, neste link. Por que ninguém checou?
Na sanha de estabelecer conexão de qualquer coisa com qualquer coisa, a realidade vai sendo atropelada. “A Receita constatou que a empresa estava inativa na época, não tinha empregado, nem receita operacional quando ocorreu o primeiro empréstimo”, disse Mattos, baseado numa data fantasma.
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-a-lava-jato-alterou-a-data-do-emprestimo-do-bndes-a-bumlai-para-pegar-lula-por-kiko-nogueira/
agora as maracutaias da calada da noite dentro do judiciário deverão ser explicadas.
Comprei uma grande quantidade de pipocas, hehehe
Brito e seus tijoletes devem desculpas públicas à revista VEJA.
Pelo áudio fica comprovado que Romário tinha conta secreta sim na Suíça.
E que avisado retirou os pixulecos, fechou a conta e por fraude conseguiu falsa declaração de que não tinha essa conta.
Tirando onda de porreta e injuriando os repórteres de VEJA.
Quando na verdade fez acordo com Eduardo Paes para não sair candidato à prefeitura do Rio e ainda apoiar o espancador de mulher Pedro Paulo.
Agora quem vai pagar milionários danos morais é o Baixinho.
Assim como o Cunha ser cassado por quebra de decoro.
VEJA sai fortalecida.
E esse blog desmoralizado.
"Pelo áudio fica comprovado que Romário tinha conta secreta sim na Suíça."
ô Klaus, na boa vai... quer dizer que este áudio COMPROVA que o Romário tem contas na Suíça, e que aquela revista inominável tinha razão ?!
Sinceramente... é muita, mas muiiiiiiiiita vontade de causar, hein ?
O banco da Suíça, que negou a existência da conta, vai ter que se explicar com o Klaus.
Presta atenção Vargas:
O banco suíço que declarou que Romário não tinha conta é o BSI.
O BSI pertence ao BTG Pactual do pilantra André Esteves preso hoje junto com Delcídio, senador líder de Dilma.
André Esteves fez a falcatrua de declarar que Romário não tinha conta no BSI em troca de sua desistência da prefeitura do Rio e apoio ao espancador de mulher Pedro Paulo.
O mascote do Tijolo vai receber cartão vermelho e ser expulso do Senado.
Acorda Vargas, Veja vence todas. Já derrubou Collor, anões do Orçamento, mensalão, petrolão e como troco vai dar uma piaba no fanfarrão Romário.
Galera, vcs nao perceberam? É o Klauschoeira, editor da Veja que vos fala!
Klauss, a sua revista veja elegeu o Collor, quem o derrubou foi a ISTO É.
O que a sua revista Veja bandida publicou foi um extrato "FALSO" da conta, por isso, se borrou toda quando o Romário contestou.
Ilustre coxinha golpista e claramente ratazana a serviço do PIG, se este blog é desmoralizado por que uma pessoa como você vem diariamente a este blog escrever asneiras e sandices?
Vc percebeu que os seus protegidos estão na cadeia?!
Quem é sandeu?
eu ou tu brucutu?
Ahhh, Klaus.....
Faço um desafio , ô impoluto.
Abro meu sigilo fiscal e bancário e você abre o seu. Publicamos para que todos possam ver.
Assim vamos descobrir quem paga as suas contas pra ficar enrolando as pessoas .
É claro, tirou o dinheiro, fechou a conta, depois pediu um documento para o Banco Suiço dizendo que não era dele o dinheiro nem a conta e o banco deu. Tem que se esforçar demais para acreditar nisso, pelo amor de Deus. Ainda disseram que acionariam a Justiça por usarem documento falso em nome do Banco.
Espero agora na segunda feira próxima a prisão do amigão de Aécio,Serra,Paulinho do Golpe,Globo,Veja,Falha e ComatosoEstado de São Paulo, a prisão de Cunhas. Nada mais justifica a não prisão desse mafioso.Depois tem que se chegar no núcleo tucano da Roubalheira da Petrobrás já que Delcidio,por exemplo, foi gerente de gás e energia em 2000/2001 no apagão do desgovernado do PSDB levando o Brasil a segunda quebra em apenas 6 anos de governo e confirmando aquilo que pelo menos 4 delatores já disseram:a Roubalheira na Petrobrás começou na década de 90.Mas isso tem que partir do supremo porque a turma de Sérgio Moro não vai mexer com os mafiosos do PSDB.
O STF tem a obrigação moral de mandar prender senadores e deputados de partidos como o PSDB, DEM e PMDB, pois se o petista-tucano Delcídio foi preso por tentar atrapalhar os andamentos da justiça, integrantes do PSDB, DEM e PMDB (caso do Achacador Cunha) destroem provas e atrapalham o andamento das investigações.
Parabéns ao STF, agora cumpra a sua obrigação e mande prender os demais corruptos com mandatos parlamentares de outros partidos.
Quem são os responsáveis por resguardar os documentos da Lava Jato? Procuradores do Paraná e o Mister M da justiça.
Se não os responsáveis diretos pelo vazamento, prevaricam ao não evitá-los.
Vão ser investigados, responder a sindicâncias?
O Moro falou no encontro de empresas falidas de jornalismo que os vazamentos contribuem com a justiça, agora o Teori diz que os vazamentos são feitos para beneficiar poderosos. Quem está com a razão? O que defende os vazamentos ou que é contra?
Se o Moro está errado ao defender vazamentos, pois segundo um ministro do STF eles são feitos para favorecer poderosos, qual a legitimidade do juiz paranaense para continuar à frente das investigações.
No mínimo, coloca-se sob suspeição a sua atuação, as suas decisões, inclusive as que envolvem os mandados de prisão.
Depois da fala do ministro do Supremo os vazamentos vão continuar?
A PF vai investigar ou "não vem ao caso"?
Pois senhor F.Britto.Todo esse imbróglio,não passa de uma ARMAÇÃO DO JUDICIÁRIO,em cumplicidade com o que muitos chamam e acham que seja IMPRENSA,com o único propósito,de derrubar o governo.Não passa disso.As vezes,a pressa é tão grande,que alguns MIJAM FORA DO PENICO,por incompetência mesmo,e deixam vazar para um número limitado de público.Público que assiste somente o que lhe interessa,nutridos por esse mundo de canalhas jornalistas,que estão também,mancomunados com o golpe.Raras exceções.Até para não generalizar,e correr riscos.
O zé não sabe de NADA. E é capaz de acordar com as calças borradas e ir trabalhar sem se limpar. E o puliça japonês bonzinho esta ganhando uns trocadinhos vazando TUDO para os porcalhistas do PiG e para o padrinho do aécio, o Andrezinho.
A prisões do Delcídio e do banqueiro são, de fato, acontecimentos que estremecerão a República… Neste caso, fatos e argumentos fomentam-se, tal qual no caso associado ao Cunha.
No fundo, a excelente notícia foi que a decisão sobre as prisões PASSOU A ANOS LUZ DO MORO E DO PiG. Ou seja, é um acontecimento não contaminado pela patranha mediática.
Sem dúvida, quando a cadeia chegar aos dois meliantes - eles abrirão o bico…
Aí, te cuida Aécio, te cuida Serra, te cuida Dantas, te cuida Gilmar, te cuida FHC, te cuida Veja, te cuida Folha, te cuida Estadão, te cuida rede Globo e, claro, te cuida corrupto(s) dentro do PT…
(Ainda bem que a Presidenta lavou as mãos na Justiça, tanto isso é verdade que foi um Juiz, recomendado por ela, ao STF, o protagonista principal do último acontecimento).
Eis o fato histórico: nunca dantes, na história desse país, um presidente NÃO interferiu na prisão de seu representante, no Senado, apesar de todo o desgaste político associado ao fato: parabéns, Presidenta, a história do Brasil lhe agradecerá!
Quanto ao PT, ficou um vazio, um trago amargo, que trago há muito… Quando Ayrton Soares, Bete Mendes, Erundina e Heloisa Helena foram excluídos do Partido, deu-se ali o início da clivagem entre uma esperançosa militância inocente e os pragmáticos, que se tornaram políticos profissionais - da pior espécie - pela conquista do poder… Isso fica cristalino, agora, com o cinismo de um Delcídio…
Não toco, aqui, em Lula, pois até o momento não há contra ele fatos e/ou argumentos concretos que o condenem… E se tais fatos e/ou argumentos houver não serão oriundos do PiG, mas da Justiça que, finalmente, começou a mostrar a sua cara: doa a quem doer!
Se Lula for, de fato, um criminoso ficarei, certamente, muitíssimo triste, pois a maior parte da minha vida estive, com meu coração, ao seu lado … Mas não temo a verdade… Por outro lado, se Lula for inocente: te cuida OPOSIÇÃO! Não restará pedra sobre pedra, após 2018…
Viva a Democracia! Viva o Estado de Direito! Viva o futuro de nossos filhos!
Tá pra lá de estranha essa história toda. Há dois dias atrás, o pessoal do lava jato afirmava categoricamente que Lula não estava sendo investigado e que as futuras prisões foram realizadas para preservar Lula e Dilma. Será? Não seria para preservar ou, muito pelo contrário, para vazar e intimidar nomes mais discretos do STF? Não dá mais para acreditar em quem quer que seja no momento. E a lava jato estava entrando na geladeira, tanto que foi muito pouco prestigiada a palestra do Moro no evento promovido pela Abril. Naquele em que ele disse ser importante os vazamentos para a mídia em época de eleições. Na minha modesta opinião, tem dedo do Gilmal Dantas aí. E do Serra também.