A ‘lei do silêncio’ não permite que se diga que o crime é a polícia

Evidente que não se fala que todo policial é criminoso.

Muitos não são, mas sabem que a estrutura é e, por isso, melhor calar.

Mas é simplesmente inaceitável ler em O Globo que “ninguém jamais havia investigado Ronnie Lessa [0 sargento apontado como o executor de Marielle Franco].

“Embora os corredores das delegacias conhecessem a fama do sargento reformado, de 48 anos, associada a crimes de mando pela eficiência no gatilho e pela frieza na ação, Lessa era até a operação desta quarta-feira um ficha limpa”.

O cara sofre um atentado a bomba acionada por controle remoto via celular, andando numa Toyota blindada e ninguém investigou a razão, sendo aceitável que ele era “segurança” (ou ex-segurança) de bicheiro e vida que segue?

O sujeito mora em um condomínio de luxo na Barra, tem casa com lancha num outro, de luxo, em Angra dos Reis, desfila num automóvel blindado Infinity que, se tiver sete ou oito anos de uso custa mais de R$ 120 mil, tudo isso com uma aposentadoria da PM que fica pouco acima de R$ 7 mil, e ninguém desconfia de nada?

E vejam que era um mero sargento, nem mesmo um oficial. Será que nem nestes há o brio de, vivendo modestamente, não investigar porque há tantos “colegas” podres de ricos?

Como isso é possível sem cumplicidade e muita?

Há uma estrutura criminosa dentro de nossas polícias e a “licença para matar” que já lhe é dada há muito tempo só a faz prosperar, inclusive agenciando as atividades dos “bandidos-bandidos”, com seus arreglos e proteção.

Meses atrás o ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse que comandantes de batalhão da PM do Rio eram “sócios do crime organizado” e nada aconteceu.

Vivi, de perto, as dificuldades de um governo, o de Brizola, que se dispôs a enfrentar os desvios da polícia. A sério, sem aquelas demagogias de escolher meia-dúzia para expulsar e continuar “deixando a festa rolar”. A imprensa fazia coro ao “não deixam a polícia trabalhar”.

Vê-se agora o quanto trabalham. Deve realmente ser trabalhoso não ver um mercenário milionário bem diante dos seus olhos.

Haverá, nos jornais, quem faça a básica pergunta de como isso foi possível?

 

Fernando Brito:

View Comments (28)

  • hoje vi um tuite do Eduardo Bolsonaro dizendo que aquentaram por 13 anos a falta de segurança do PT e só agora Marcia Tiburi e Jean Willys lembraram de sair do país - olha só ki fofo de rapaz, só escreve coisa sensata....

    • Já passou da hora de alguém enfiar uma bucha no bebedor de " lavagem" deste indivíduo!

    • Agora está seguro pros milicianos mesmo, famíglia toda inclusa...

  • O velho ditado diz: "boca fechada não entra mosca".

    Nestes casos, vamos atualizar o ditado: "boca fechada não entra formiga".

  • Essa cumplicidade também interessa à Globo, para ser usada APENAS nas horas de necessidade - como no caso do "excelentíssimo senhor presidente da República" que ultimamente tem dado preferência ao SBT - Sistema Bozo de Televisão.

  • Uma das propostas de Bolsonaro é uma polícia ainda mais violenta, inclusive dando aos policiais permissão para matar sem serem investigados.
    Mas, é claro, ele nunca desconfiou de nada do que acontece na polícia.

  • A mídia-empresa, venal e corrupta, não quer saber pois é cúmplice de tudo o que de pior existe no país. E não é de hoje.

    #LulaLivre

  • Parabéns pela postagem. É preciso que TODOS os que se dizem jornalistas sérios e progressistas tenham essa coragem e dignidade. Crime só é organizado quando tem a participação de agentes do Estado, o que está mais do que provado; e não só no RJ, mas neste estado de forma mais evidente, com provas cabais de que integrantes das instituições/corporações que integram o aparelho repressor estão eivadas de criminosos, que são os mais perigosos, como essas denúncias mostram. O PIG/PPV sabia de tudo isso há tempos; mas os donos dos veículos, que também integram ORCRIMs impediram que as notícias-crime fossem divulgadas antes das eleições. Agora Inês é morta e o crime organizado domina os três poderes da república.

  • Aí ele dirá igual o Anão do Orçamento, João Alves: " Deus me ajudou e eu ganhei 26 vezes na Loteria! ???? Santa Sorte!

  • E o senhor esperava que OS JORNAIS,esse antro de corrupção e cumplicidade,fosse fazer denúncias?Ora,senhor Fernando,A INGENUIDADE,MATA A INTELIGÊNCIA.Polícia existe,pra prender pobres,e fazer batidas em comícios e passeatas,desses "COMUNISTAS"que votam nos candidatos contra os BURGUESES.

Related Post