A lição de um guri contra o preconceito

Não conheço  Thomas Conti e, pela foto que tem em seu blog, é um guri de pouco mais de 20 anos, o que é um guri para “coroas” feito eu.

É mestrando de História da Unicamp e, pelo visto, será um ótimo professor.

Porque encontrou uma forma gráfica e didática de mostrar o quanto há de preconceito nesta história de dizer que o Brasil está geograficamente dividido entre “vermelhos-Dilma” e “azuis-Aécio”.

Vi no blog do Miguel do Rosário e quis trazer também para cá.

Ele usou um recurso do Excel, programa que constrói gráficos e tabelas a partir de números e que permite colorir um gráfico – que ele fez no formato do Brasil, com a proporção da cor atribuída a cada candidato.

E o resultado está aí em cima.

Nenhum estado é exatamente azul e nenhum estado é totalmente vermelho.

Porque as pessoas não pensam igual, em qualquer parte do Brasil ou do planeta.

Tanto que Dilma teve um pouco mais de um terço dos votos paulistas, como Aécio teve um em cada cinco votos dos piauienses.

Nem é só de ricos e pobres a divisão, pois nem 64% dos paulistas são ricos, muito menos 20% dos moradores do Piauí votaram em Aécio porque estão cheios da grana.

Já imaginaram o Piauí com 20% de gente rica, que maravilha?

Algo, que, parece, escapa à compreensão dos corações cheios de ódio, de racismo e preconceito.

Como escapa, também, aos nossos “mui sabidos” comentaristas da mídia que Dilma teve mais votos no Sudeste (20,9 milhões) do que no Nordeste (20,1 milhões).

Show de bola, Thomas, este seu de provar que, também estatisticamente, o ódio é uma burrice.

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • Muito bom! Ontem em SP eu pensava justamente isso: SP deu para Dilma quase 40% dos votos no maior colegio eleitoral do Brasil. Não é pouco não.

    • O que me impressionou mesmo foi o nordeste.
      Somente 21 municípios do nordeste deram vitória ao Aécio.

      AL 12 - BA 5 - CE 0 - MA 1 - PB 2 - PE 1 - PI 0 - RN 0 - SE 0
      Nenhuma capital, nenhuma cidade importante.

      Dilma tem agora a obrigação moral de mostrar ao Brasil e aos brasileiros de bem (que não tem preconceito mas estão acreditando que foi o Bolsa Família que deu a vitória dela no nordeste), o que foi feito no nordeste nesses últimos 12 anos para receber um reconhecimento tão expressivo. Assim, Dilma estará prestando contas de verdade e acabando com as versões preconceituosas que ainda persistem nas pessoas de bem.

  • Que venha agora o terceiro turno, onde o embate agora é Dilma X Mídia Comercial. A militância virtual (no youtube, nas redes sociais, nos espaços para comentários e fóruns dos portais de notícias, etc.)não pode baixar a guarda durante esses próximos 4 anos, porque a guerra apenas começou.

    • Angela tem razão, realmente como foi dito acima, o terceiro turno já começou!
      Como previa, agora posso ver e ouver pessoas como as que deixou aqui(acima, abaixo) seu testemunho, já chorando pelo filho que não consegui nada com o ENEM por que é uma manobra política, chorando pelo seu filho assassinado pela lei podre desse pais, chorando nas portas dos prontos socorros sem atendimento, chorando porque não pode se alimentar, chorando porque a inflação agora irá aparecer de forma forte, chorando pelo seu probre dinheirinho distribuido para os "mensaleiros" pelos "elementos da Petrobras", chorando, chorando, chorando.....porque está acostumada ao "Panis et Circensis". Povo doente, amedrontados e burros, são facilmente manobraveis, como burro de engenho.
      Nunca acreditei que o outro candidato faria desse país, o melhor, não, o que o povo precisa é aprender a dizer não, nãããããããoooooo nas urnas. Quem sabe se deletar-mos esses candidatos possa aparecer uma nova geração de políticos dispostos a fazer desse país, o melhor do planeta. Tenham certeza de que o Brasil tem esse potencial. Mas é preciso ser HOMEM de verdade, e nós um povo de verdade.

  • As próprias pesquisas já indicavam isto, ninguém teve 100% de votos em uma categoria sequer. Esta divisão interessa aos des-informados patrocinadores e leitores de Veja e CIA. Já propuseram até um muro no Brasil, só pode ser por pessoas que não conhecem a alma brasileira.

  • Um ministério ao PSOL, a fim de construir pontes.
    Adriano Diogo na secretaria de Recursos Humanos.
    Tarso Genro na Educação.
    Requião, na cota do PMDB, na Justiça.
    Franklin Martins nas Comunicações.
    Mercadante embora e Wagner na Casa Civil.
    Manter todos que cuidam da política externa e defesa: Figueiredo, Marco Aurélio Garcia e Celso Amorim.
    Dona Luiza (Magazine Luiza), setor produtivo, como Ministra da Fazenda.
    Fauto De Sanctis para o STF.

    • isso é uma boa ideia, é por ai mesmo ,reforma ja e fora os tucanos disfarçados de petista.

      • Eita! Finalmente, alguém de bom senso nesses blogs começa a abrir os olhos e para de "levantar a bola" para juízes "justiceiros" no nosso STF. Eles são um perigo. Ou alguém deseja um novo JB? Gente. Sejam mais cuidadosos! Não é sempre que surge um Luiz Roberto Barroso ou um Lewandovisk. E Dilma já sabe disso! Confiem nela! Ela não fará novas aventuras nessa seara.

  • bela analise e nos mostram com clareza tudo isso que esta acontecendo, desde quando a dilma so com os votos do nordeste nao seria eleita. se nao tivesse votaçao nos estados que perdeu juntando com os que ela venceu , é deu a vitoria para ela. ela nao tivesse votaçao nenhuma em sp , pr , sc, go, mt, ms,df,es,nao seria derrotada. é dessa forma é que nos temos que avaliar e nao execrar esses estados. mas na verdade que esta querendo separaçao sao essa corja golpista que nao serve para. logico que foi importante esses estados para o pt.

  • Vamos ser justos: no Bom Dia Brasil de hoje, o Alexandre Garcia criticou de maneira contundente essa ideia de “Brasil dividido”, batendo de frente com a colega Ana Paula, a qual soltou essa pérola. Disse que isso não é produtivo, não leva a lugar algum e que “somos todos brasileiros”.

    Outra menção que gostaria de fazer: o Datafolha praticamente cravou o resultado das eleições e, ao menos comigo, recuperou sua credibilidade, que vinha em queda desde 2010.

    Nomes para ministérios:

    Wagner – Casa Civil;
    Trabucco – Fazenda (importante para gerar confiança nos mercados);
    Tarso Genro – Educação;
    Nomes do PSOL para Secretarias de Direitos Humanos e de políticas para as mulheres;
    Saúde – volta o Padilha;
    Comunicações – Franklin Martins;
    Fausto De Sanctis no STF;
    Justiça: qualquer um é melhor do que o Cardoso.

    • Fausto De Sanctis no STF? Queres um novo Joaquim Barbosa no Supremo? Eu não!

      • Eu não sabia que De Sanctis é de direita. Sempre pensei o contrário.

  • Brasil, meu Brasil brasileiro..
    Meu .....mulato ...............
    Ai que dozinha que eu tô dos Tucanos.
    Hoje a avenida amanheceu cheia de pena
    de Tucano.
    Dizem que é tempo de muda..o bichinho fica
    assim, meio que pelado, dai não sai do ninho.

Related Post