A manipulação sem limites mora na Veja

Um cidadão que se abriga no valhacouto jornalístico da Veja, Felipe Moura Brasil, espalhou na internet um vídeo onde diz que Dilma Rousseff baixou um decreto onde “protege” a Samarco, equiparando o rompimento de barragens a “desastre natural”.

Está dando trabalho aos sites que desmontam farsas na internet, porque isso é falso.

Dilma baixou, de fato, um decreto que muda a regulamentação não de crimes ambientais, mas de regras para saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, que é uma forma de dar emergencialmente recursos às pessoas.

Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990, modificada pela Lei nº 10.878, de 2004, que usa a expressão “desastre natural” para efeito de liberação do saque do FGTS. O decreto de Dilma, de maneira absolutamente clara, define que a a equiparação se dá – só e apenas – para efeito do saque.

A advogada  Dáfani Reategui, no site jurídico Jus Brasil depois de atribuir o caso ao “ódio nas redes e a falta de análise crítica dos brasileiros”, explica pacientemente:

Mas o rompimento de barragens vai ser considerado desastre natural mesmo que comprovada negligência?

Claro que não. O decreto serve tão somente para possibilitar às vítimas de rompimento de barragens a hipótese de saque do FGTS. Isso está expresso no próprio decreto.

Nem assim, quase desenhando, a turma do ódio sossega.

Fernando Brito:

View Comments (14)

  • O que estou ganhando em saber o que este fulano escreve ou deixa de escrever?

  • O Portal Vermelho,denunciou o Sen.Randolphe Rodrigues e uma tal de Sandra Cureou,como responsáveis por essa MENTIRA.E os vigários aproveitam.

  • 10% da virulização dessa mentira é ódio e 90% é completa falta de análise crítica do brasileiro.

  • 10% da virulização dessa mentira é ódio e 90% é completa falta de análise crítica do brasileiro.

  • Pela primeira vez concordo com meus amigos otimistas. Ficou ridículo, não tem mais credibilidade alguma.

  • Na verdade, pessoas que leem os termos do decreto e acham que há nele alguma brecha para a Samarco/Vale têm sérios problemas de interpretação de texto. Ou são simplesmente pessoas sem caráter, como esse tal de Felipe Moura Brasil, um conhecido fascistão da internet.

  • Confesso que quando vi a notícia no Facebook eu me assustei. Mas como trabalho em órgão público de Meio Ambiente já decifrei na hora o texto inicial do Decreto ... ''para fins de resgate de FGTS''. A falta de comunicação ainda é um pouco problemática no governo Dilma.

  • Tática nazista está sendo adotada por todo o cartel midiático, especialmente pela Rede Goebbels de Manipulação.
    Se já é difícil administrar um país das dimensões do Brasil sob severa uma crise econômica mundial, a ação de golpistas nas instituições do próprio Estado (Legislativo, Judiciário e até no Executivo) e de fascistas CRIMINOSOS nos veículos de comunicação torna o governo uma tarefa impossível.
    O próximo passo será o recurso à violência nas ruas (já aconteceu em Brasília), para amedrontar o povo e ao mesmo tempo provocar reações violentas.
    O Brasil está sendo atacado e o Governo Federal titubeia no momento em que deveria assumir atitudes mais fortes para garantir a manutenção da ordem democrática enquanto pode.
    Tratar fascistas com essa leniência não é apenas burrice, é CRIME! É prevaricação, é omissão inaceitável e a História cobrará caro por essa mistira infeliz de irresponsabilidade e incompetência.

Related Post