A “máquina de guerra” da cultura bolsonarista, se é que isto é possível

O homem da Funarte que acha que rock é de Satanás não foi o último.

Ainda tinha o olavista escalado para a Biblioteca Nacional, um certo Rafael Nogueira, que acha que Caetano Veloso é um promotor do analfabetismo e – apesar dos conceitos do colega que acha o rock satânico – é adorado do Shaman e de suas letras, escritas em inglês, of course.

O time que o governo Bolsonaro formou na cultura é destes que lembram o alemão Hans Johst, autor do famoso “Quando ouço [a palavra] “Cultura’ destravo minha [pistola] Browning!”, trecho de um diálogo na peça Schlageter, homenagem a um protonazista alemão.

No nosso caso, porém, para um suicídio da inteligência.

O gajo que vai cuidar do maior acervo literário do país diz na Folha que espera que o legado de Olavo de Carvalho preencha o vazio deixado por Machado de Assis!

Junta-se a um time de desesperança: o secretário negro que acha que ser escravo foi um progresso, a reverenda Jane que cuida da diversidade cultural, o pastor Tutuca para a secretaria de Audiovisual e mais um leque de nulidades para ocupar a “máquina de guerra cultural” do fanático Roberto Alvim.

Nunca antes na história deste país a área cultural esteve entregue a gente tão obtusa, tão desqualificada, tão fanática e obscurantista.

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • No orçamento da cultura desses tempos não deve faltar alfafa e muito capim de sobremesa. Que nos perdoem os equinos e asininos mas a concorrencia está desleal. Humanóides estão ocupando os espaços. A purgação do Brasil está muito forte e demorada; o nosso pecado deve ter sido muito grande e, certamente, cometido por nossas elites.

  • Com pessoas como estas à frente de instituições tão respeitáveis, torna-se lícito temer pela integridade do patrimônio cultural brasileiro. É preciso ficar de olho e todo cuidado é pouco. Poderemos estar a depender, para preservar nossos tesouros culturais, apenas da vigília atenta de funcionários zelosos, como por exemplo os servidores de cafezinho.

  • Se você elegesse uma criança de cinco anos para presidente, ela botaria o Bob Esponja como ministro da cultura.

    • E o Lula Molusco como porta-voz.
      Mas pro Brasil de hoje ta mais pra um South Park com os personagens de American Dad como protagonistas

      • Tem gente que perde um amigo, mas não perde a piada. Este gana de não perder a piada o traiu.

      • livra-te dessa repressão. Ela te adoece! open your mind, Fuja de ser:
        Cabeça dinossauro
        Pança de mamute
        Espírito de porco

      • Quando o bozo sofreu cirurgia, os exames que estão sob sigilo e em segurança máxima em um cofre inviolável e em local não sabido, mostram que ele é ,na verdade, uma pereba que nasceu no cu de um demônio da Tasmânia híbrido ,que foi infectado por radiação atômica.
        Daí essa afinidade incrível dele com os bolsonetas ,que chamam uns aos outros de "Olho do Cu", talvez também por inspiração do Olavo Asshole da América.

      • Lula Molusco (a definiçãoé sua) é um absoluto e total GÊNIO diante de imbecilidade que nos assola desde a ascenção do cachorro louco, que nos envergonha no país, no continente, no mundo. O país e o presidente, antes respeitados no mundo, hoje são motivo de riso, de chacota e de pena.

  • Infortunadamente,esse tipo de GENTE,É O RETRATO DE GRANDE PARCELA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.Não tem cérebros .Não vamos nos iludir.Mesmo aqueles,que durante algum tempo,demonstraram o mínimo grau de inteligência,FOI UM RIO QUE PASSOU,NAS NOSSAS VIDAS.

    • Porque tanto desprezo pelos brasileiros? Já não basta o Bolsonaro e cúmplices?

  • Há momentos, depois da terceira ou quarta cerveja, em que eu chego a imaginar que é uma pegadinha. Quando volto à realidade e me dou conta do próprio delírio peço mais uma. Já me peguei também tentando acordar. Aí, quando fiquei cansado, desisti e fui arrumar o que fazer.

  • Um bando de idiotas. Ouvirem Shaman é um alento. Grande banda! E mesmo cantando em inglês é música de altíssima qualidade. E nao negam suas origens.

  • Os ratos do esgoto estão tomando conta da readlidade do nosso dia a día.
    A ascensão da quadrilha miliciana provocará tamanho dano,que levará muito tempo e esforço para refazer a civilidade que tinhamos conseguido.
    Nada que não seja merecido por grande parcela da massa que habita este país ,a burrice virou virtude e a inteligência é assassinada diariamente.Restará algo para ser resgatado?

    • Há uns 6 meses, disse a um gerente de marketing de uma marca muito conhecida no mercado de massas, sucos e outros produtos na região sul que os danos causados pelo governo do cachorro louco ao país levariam décadas para serem revertidos. Provávelmente por respeito à minha idade, só respondeu com um "o senhor acha?". Hoje, acredito que ele deve, sentado em sua cadeira, se é que ainda a tem, estar pensando: "não é que o velhinho tinha razão."

  • Reafirmando o que Nelson Rodrigues previu: se os idiotas ainda não tomaram conta do mundo, o Brasil já está sob o seu controle.

  • A cara do paspalho! Foi aberto o campeonato para quem consegue o troféu de maior boçal deste desgoverno do Boçalnato. O páreo é duríssimo quando a gente pensa que o ultimo a assumir uma pasta é insuperável aparece outro mais boçal ainda, fazendo crer que um pior ainda há por vir.

Related Post